Limnátide

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
G Bussiere - Nenuphars - Waterlilies.png
Ninfas

Limneida ou limnátide (grego: Limnatis [Λιμνάδες / Λειμενίδες]; de límne, “do lago”), segundo a mitologia grega, era um tipo de ninfa associada diretamente com a água parada dos lagos e dos pântanos. Assim como qualquer divindade aquática, as belas limneidas podiam se metamorfosear em outros seres e, dessa forma, seduzir suas vítimas.

A limneida mais famosa se chamava Salmácis, e era a ninfa do lago em que se banhava o belo deus Hermafrodito, filho de Hermes e Afrodite. Sua fonte ficava próximo ao Mausoléu de Halicarnasso, na atual Turquia. Apaixonada pela maravilhosa visão do filho de Afrodite, Salmácis agarrou o rapaz e implorou aos deuses que nunca mais os separassem. Seu desejo foi atendido e ambos foram fundidos num só, e Hermafrodito se tornou um ser andrógino, homem-mulher.

Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia grega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.