Limoncello

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Limoncello caseiro

Limoncello é um licor de limão produzido originalmente no sul da Itália, especialmente na região do golfo de Nápoles, na Costa Amalfitana e nas ilhas de Ischia e Capri, mas também é produzido na Sicília e na Sardenha. É feito à base de limão, álcool, água e açúcar; deve ser mantido no congelador e, conseqüentemente, bebido bem gelado.

Similares produzidos no Brasil[editar | editar código-fonte]

Licor de limão feito em Jaú

No Brasil, um licor similar, denominado de Citroncello Positano, é produzido na cidade gaúcha de Xangri-lá . É fabricado a partir do limão siciliano, em processo artesanal de infusão de suas cascas em álcool de cereais.

Também na cidade paranaense de São José dos Pinhais, produz-se um licor denominado "limão gelo", que tem clara inspiração no limoncello, tanto no nome quanto no seu conteúdo. É fabricado pela Indústria de Licores Mediterrâneo Ltda., que pertence a Massimiliano Visani.

A vinícola Georges Aubert também produz, no Rio Grande do Sul, um licor similar, denominado “Georges Aubert Limone”.

Outro licor semelhante ao limoncello é produzido de maneira artesanal na cidade de Jaú, estado de São Paulo, substituindo-se o álcool de cereais por cachaça. [1]

Receita[editar | editar código-fonte]

Deixar a casca dos limões junto com o álcool em um recipiente fechado por uma semana, agitando-o 1 vez por dia. Juntar depois os outros componentes a essa mistura e esperar mais um dia. Após esse período, a solução é coada, e o licor estará pronto.

Segundo a tradição siciliana, o limoncello é degustado como um licor. Nos Estados Unidos é comum beber-se como a vodca, em "shots" e gelada.

Referências na cultura popular[editar | editar código-fonte]

A cantora canadense Avril Lavigne aprecia a bebida e refere-se a ela na canção I can do better, de seu terceiro álbum de estúdio - The Best Damn Thing: I will drink as much limoncello as I can and I'll do it again and again... ("Vou beber tanto limoncello quanto eu puder, e vou fazer isso de novo e de novo...".

Referências

  1. Licor de limão Sottili
  2. Receita de limoncello. Canal Cozinha - receitas do mundo todo e fotos deliciosas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]