Limusina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde junho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Uma limusina Mercedes S600 Pullman.
Uma limusina baseada no Ford Excursion.

Limusina (português europeu) ou limusine (português brasileiro) (do francês: limousine) é um automóvel de grande porte e luxuoso. Seu chassis é geralmente estendido pelo fabricante a partir de modelos pré-existentes de automóveis de luxo, e são tradicionalmente de cor negra ou branca.

Segundo a definição da ISO de Outubro de 1971, uma limousine é uma carroçaria de automóvel fechada por um tecto rígido fixo, com um pára-brisas fixo, quatro ou seis portas laterais, seis vidros laterais no mínimo, com uma mala traseira sem comunicação directa com o habitáculo.

As limusinas são quase sempre conduzidas por chauffeurs que têm um compartimento separado do restante habitáculo, e fazem muito sucesso entre pessoas ricas e celebridades. Algumas marcas famosas de limusinas são a Lincoln e a Cadillac. Há algumas que têm TV, bares e espaço para oito pessoas.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Limusina