Lince-do-canadá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lince-canadense)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaLince-do-canadá

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Subclasse: Eutheria
Ordem: Carnivora
Subordem: Feliformia
Família: Felidae
Género: Lynx
Espécie: L. canadensis
Nome binomial
Lynx canadensis
(Kerr, 1792)
Distribuição geográfica

O lince-do-canadá (Lynx canadensis) é uma espécie de felino nativa do Canadá e parte dos Estados Unidos.

Características físicas[editar | editar código-fonte]

As linces canadenses possuem uma pelagem bem espeça para mantê-los quentes, entre as almofadas de suas patas também tem pelo para ajudar a não passar frio, já que a temperatura de sua região é muito baixa. Esta espécie é bastante reconhecida por conta de suas orelhas, pois há um tufo bem na ponta delas, e o rabo curto (10-15cm). A coloração de seu pelo geralmente é cinza ou um bege claro, com pequenas manchinhas espalhadas pelo corpo, e a ponta de suas orelhas, cauda e patas são mais escurecidas. Elas possuem olhos com um tom de âmbar, que são capazes de enxergar no escuro, e também tem as grandes patas com garras enormes, que ajudam na hora de se locomover na neve.

O comprimento de corpo de espécimes adultos varia entre 67 a 107 cm e o peso de 5 a 17 kg. Os machos são maiores do que fêmeas.

Habitat e presas[editar | editar código-fonte]

O espécime vive em meio a Taiga, um bioma gelado e com uma grande biodiversidade dentro de seu território.

A lince-do-canadá é carnívoro. As lebres americanas são parte importante de sua dieta, ambos se adaptaram para sobreviverem, sendo as linces caçadores especialistas em caçar as lebres, e as presas são ótimas durante a fuga. Ambas se tornaram tão boas nisso que as duas tem mais ou menos a mesma quantidade de espécimes vivos. Mas estes felinos também podem se alimentar de alguns roedores como esquilos e também de peixes, mas durante o inverno talvez ate de um cervo.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

O cio da lince dura por 5 dias, e quando finalmente esta prenha a fêmea vai em busca de um lugar seguro para fazer ser ninho, talvez de baixo de troncos caídos, em meio de emaranhados de galhos ou no oco das arvores. A mãe geralmente da a luz a 2 ou 3 filhotes, mas o máximo é de 8 pequenos felinos. Os pequeninos mamam até os 5 primeiros meses de vida, entre tanto no primeiro mês a mãe já leva pedaços de carne para que os seus filhotes se acostumem.

Distribuição geográfica[editar | editar código-fonte]

Canadá, e partes de Estados Unidos que incluem Montana ocidental e partes vizinhas de Idaho, Washington. Populações também pequenas em Nova Inglaterra, Utá.

Subespécies[editar | editar código-fonte]

Existem três subespécies de lince canadense:

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «IUCN red list Lynx canadensis». Lista vermelha da IUCN. Consultado em 22 de junho de 2022