Linden Scripting Language

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde maio de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.

LSL (acrônimo para Linden Scripting Language) é o nome de uma linguagem de programação orientada a eventos, utilizada no simulador Second Life. Seu nome é uma referência ao laboratório Linden, que projetou e desenvolveu o Second Life.

Características[editar | editar código-fonte]

A LSL é uma linguagem interpretada e orientada a eventos. Sua sintaxe assemelha-se à C, C++ e Java. O LSL permite aos usuários (chamados residentes dentro do simulador), editar objetos diversos, atitudes (ações) do avatar (personagem, dentro do simulador), além de uma infinidade de funcionalidades dentro do Second Life. É uma linguagem de fácil aprendizado embora não exista muito material a respeito da mesma na Internet até o momento.

Script padrão[editar | editar código-fonte]

Quando criamos um novo script para um objeto em Second Life, o script padrão apresentado para desenvolvimento é o seguinte:

default
{
  state_entry()
  {
    llSay(0, "Hello, Avatar!");
  }
 
  touch_start(integer total_number)
  {
    llSay(0, "Touched.");
  }
}

Temos nesse script padrão, duas funções pré-definidas: state_entry() e touch_start(), que representam dois eventos. state_entry() ocorre sempre que um novo estado é incorporado, incluindo o início do programa e é sempre o primeiro evento a ser executado. è semelhante ao conteúdo entre <head> e </head> em HTML. Essa função não recebe variáveis. touch_start() ocorre sempre que o objeto for tocado pelo residente (personagem em Second Life. Essa função recebe o valor de uma variável de tipo inteiro que contém o número do usuário (residente) que tocou o objeto.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre programação de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.