Linha de transmissão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Linha de transmissão, é um sistema usado para transmitir energia eletromagnética. Esta transmissão não é irradiada, é sim guiada de uma fonte geradora para uma carga consumidora, podendo ser uma guia de onda, um cabo coaxial ou fios paralelos ou torcidos.

Princípio[editar | editar código-fonte]

Equações de telegrafista[editar | editar código-fonte]

As equações de telegrafista determinam a propagação da energia elétrica ao longo da linha de transmissão. Para uma linha considerada sem perdas, as equações podem ser expressas como:

\frac{\partial^2 V(x)}{\partial x^2}+ \omega^2 L C\cdot V(x)=0
\frac{\partial^2 I(x)}{\partial x^2} + \omega^2 L C\cdot I(x)=0

Transmissão[editar | editar código-fonte]

No caso do exemplo ilustrado o gerador de enérgia é chamado de "Xmtr", nada mais é do que um gerador de radiofreqüência, ou fonte geradora de potência.

A linha de transmissão guia a energia até a carga, esta pode ser uma antena ou resistência pura. No primeiro caso a linha pode ou não ser balanceada, no segundo, não há necessidade de balanceamento, pois, a carga executa o trabalho de consumidor final de energia e não de irradiador.

Portanto, no caso do uso em radiofreqüência, a linha de transmissão pode servir em dois sentidos, tanto para guiar a energia eletromagnética que vai ser emitida pela antena em forma de sinais eletromagnéticos, quanto para guiar a energia absorvida pela antena.

E, no caso de transmissão de eletricidade, esta transmite energia ao consumo final, sem duplo sentido de transmissão/recepção.

Recepção[editar | editar código-fonte]

A Antena pode ser considerada como um gerador, onde a energia após ser guiada pela linha de transmissão, vai ao "RCVR" ou receptor de ondas eletromagnéticas (um radioreceptor, por exemplo, que neste caso pode ser considerado como uma carga consumidora).

Outros modos[editar | editar código-fonte]

conforme explicitado anteriormente, a linha de transmissão não guia somente radiofreqüência, ela pode transportar energia elétrica de corrente alternada (CA), para alimentação industrial, residencial etc; energia elétrica de corrente contínua (CC), no caso de equipamentos eletroeletrônicos industriais, etc; telefonia; e uma infinidade de sinais híbridos, redes de computadores, etc.

O transporte e os parâmetros[editar | editar código-fonte]

A energia gerada nem sempre será utilizada, ou consumida no lugar de sua geração, portanto, a LT precisa ter a maior eficiência possível. Esta é delimitada pela indutância, capacitância, velocidade de propagação ou fator de velocidade, comprimento de onda, constante de fase, comprimento elétrico, e impedâncias, entre vários outros.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Portal A Wikipédia possui o portal: