Lins de Vasconcelos (bairro do Rio de Janeiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lins de Vasconcelos
Lins de Vasconcelos.svg
Bairro do Rio de Janeiro Bandeira do Município do Rio de Janeiro.png
Área: 266,92 ha (em 2003)
Fundação: 23 de julho de 1981
IDH: 0,859[1] (em 2000)
Habitantes: 37 487 (em 2010)[2]
Domicílios: 13 336 (em 2010)
Limites: Engenho de Dentro, Méier,
Engenho Novo,Grajaú e
Jacarepaguá[3]
Região Administrativa: XIII Região administrativa (Méier)

Lins de Vasconcelos é um bairro da zona norte da cidade do Rio de Janeiro.

Faz limite com os bairros Engenho de Dentro, Méier, Engenho Novo,Grajaú e Jacarepaguá.[4]

Seu IDH, no ano 2000, era de 0,859, o 44º melhor da cidade do Rio de Janeiro.[5]

Faz parte do Grande Méier. No bairro encontra o Hospital Naval Marcílio Dias, a maternidade pública Carmela Dutra e as escolas de samba Lins Imperial e Unidos do Cabuçu. Foi nesse bairro que nasceu o escritor Carlos Heitor Cony e morou na adolescência o cantor e compositor Roberto Carlos.

Sua principal via de acesso é a rua Lins de Vasconcelos, que se inicia na rua 24 de Maio e seu término é nas esquinas das ruas Pedro de Carvalho e Nossa Senhora da Guia.

É um bairro tipicamente residencial. É servido pelas linhas de ônibus 232 (Lins x Praça Quinze), 606 (Rodoviária x Engenho de Dentro), 651 (Méier x Cascadura - Via Arquias Cordeiro) e 652 (Méier x Cascadura - Via Lins), sendo que, no período do verão, também é servido por uma linha em direção à praia do Leme, o se 232 .

Possui um sub-bairro: Boca do Mato, que se localiza no fim das ruas Aquidabã e Maranhão.[6] Nesse local se encontra o Colégio Estadual Antônio Houaiss, onde a maioria dos jovens da área estudam, no Ensino Médio. Também é cercado por diversas favelas em suas encostas, sendo que já foram catalogadas mais de 12 comunidades. As favelas mais conhecidas são: Barro Preto, Barro Vermelho, Encontro, Bacia, Amor, Árvore Seca, Cachoeirinha, Cachoeira Grande e Gambá.

O bairro possui uma comunidade modelo, a Barreira do Lins, localizada numa rua pequena, a Antenor Nascentes. Trata-se de um conjunto habitacional de apartamentos da CEHAB. Há uma creche modelo também: a Creche Odetinha Vidal de Oliveira. Não podendo ser esquecida a Rua Mar de Espanha, rua fechada por portão automático, arborizada e tranquila, parece um local longe da violência e da perturbação urbana.

Foi agraciado com o Projeto Rio Cidade da prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através de emenda ao orçamento, onde estão sendo reformada toda a Rua Lins de Vasconcelos, com galerias de águas pluviais, nova iluminação, asfaltamento diferenciado, reforma de calçadas com piso intertravado, e aligação das galerias de águas pluviais com o Rio Jacaré, obra espetacular para os moradores do Lins de Vasconcelos, as intervenções vão desde a Rua Vinte e Quatro de Maio, até a Rua Aquidabã com Pedro de Carvalho.

Bairros vizinhos[editar | editar código-fonte]

Dados[editar | editar código-fonte]

Lins de Vasconcelos faz parte da XIII Região administrativa (Méier) da cidade do Rio de Janeiro.

Bairros integrantes da região administrativa são: Abolição, Água Santa, Cachambi, Encantado, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Jacaré, Lins de Vasconcelos, Méier, Piedade, Pilares, Riachuelo, Rocha, Sampaio, São Francisco Xavier, Todos os Santos.

Limites[editar | editar código-fonte]

Delimitação do bairro Lins de Vasconcelos, Código 062, segundo o Decreto No 5.280 de 23 de agosto de 1985.[7]Do entroncamento da Rua Vinte e Quatro de Maio com a Rua Lins de Vasconcelos, seguindo por esta (incluída) até a Rua Azamor; por esta (incluída) até a Rua Joaquim Méier; por esta (incluída) até a Rua Carolina Santos; por esta (incluída) até a Rua Aquidabã; por esta (incluída) até o seu final; Rua Maranhão (incluída) até o seu final; daí, subindo em linha reta a vertente até o ponto de cota 362m; daí, pela cumeada da Serra dos Pretos Forros, passando pelo ponto de cota 404m, até o ponto de cota 338m; deste ponto, descendo e subindo os espigões, passando pelo entroncamento da Avenida Menezes Côrtes com a Rua Orós (incluída) e pelos pontos de cota 314m, 292m e 338m, até o ponto de cota 346m; daí, descendo a vertente em linha reta, até o final da Rua Sargento Jupir; por esta (excluída) até a Rua Dona Francisca (incluída); Rua Cabuçu (incluída); Rua Maria Antônia (excluída); Rua General Belegarde (excluída e excluindo a Rua Jaú); Rua Allan Kardec (excluída); Rua Vinte e Quatro de Maio (excluída) ao ponto de partida.”

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]