Linux From Scratch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde janeiro de 2014).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Linux From Scratch (LFS) é o nome de um livro digital (e-book) escrito por Gerard Beekmans. Nesse e-book é explicado como montar um sistema Linux. O e-book está disponível livremente no sítio do desenvolvedor. Linux From Scratch atualmente está na versão 7.5 (maio de 2014). A idéia do Linux From Scratch é instalar pacotes um a um conduzindo o usuário a um aprendizado. Além, naturalmente de ter que compilar todo o software especificamente para o sistema funcionar geralmente resulta em um sistema mais leve e mais rápido, tornando assim um sistema feito por você e para você.

Parte do livro descreve a criação de um ambiente para a compilação, um sistema temporário, tal sistema também é fornecido através de um Livecd, encontrado no sítio do desenvolvedor, este CD contém também o código fonte necessário para a compilação de diversos aplicativos. A tradução do livro para o português pode ser encontrado no sitio lfs-br. além de uma lista de discussão.

Projetos relacionados[editar | editar código-fonte]

  • ALFS (Automated Linux From Scratch) [1] - O foco é a criação de uma base para construção automatizada de um LFS.
  • BLFS (Beyond Linux From Scratch) [2] - Semelhante ao LFS, mas visa acrescentar funcionalidades a um LFS já feito, como ambiente gráfico, por exemplo.
  • HLFS (Hardened Linux From Scratch) [3] - Semelhante ao LFS, mas com alterações específicas (hackings) para obter segurança e funcionalidades adicionais
  • LFS LiveCD [4] - Projeto de criação de cds com sistemas inicializáveis feitos a partir do LFS.
Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências