Lista de clubes de futebol primodivisionários de países da UEFA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
  Mapa das 6 confederações de futebol mundiais com os países da UEFA.

A União de Associações de Futebol Europeias (Union of European Football Associations; UEFA) é o órgão administrativo e controlador do futebol europeu. É formada por 53 associações-membros, cada uma responsável pelo futebol no seu respetivo país.[1]

Todos os países localizados inteiramente na Europa são membros, com as excepções do Mónaco e da Cidade do Vaticano. Sete países parcial ou inteiramente fora da Europa são também membros: Arménia, Azerbaijão, Rússia, Geórgia, Cazaquistão, Israel, Chipre e Turquia.[1] O Reino Unido é divido em quatro associações de futebol separadas: Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales; cada associação constitui-se como um membro separado da UEFA. As Ilhas Féroe, uma região autónoma da Dinamarca, também tem a sua própria associação de futebol que também é membro da UEFA.[1] Países e territórios que não são reconhecidos pela maioria dos países europeus (como a Abecásia, Transnístria, Kosovo, Ossétia do Norte, República Turca do Norte do Chipre e Nagorno-Karabakh) não pertencem a UEFA. As ilhas de Guernsey, Jersey, Ilha de Man,Ilhas do Canal e Svalbard e Jan Mayen também não pertencem a UEFA. As equipes de Åland jogam tanto no campeonato sueco como no campeonato finlandês.

Albânia

Alemanha

Andorra

Armênia

Áustria

Azerbaijão

Bélgica

Bielorrússia

Bósnia e Herzegovina

Bulgária

Cazaquistão

Chipre

Croácia

Dinamarca

Escócia

Eslováquia

Eslovênia

Espanha

Estônia

Finlândia

França

Geórgia

Gibraltar

Grécia

Hungria

Ilhas Faroe

Inglaterra

Irlanda

Irlanda do Norte

Islândia

Israel

Itália

Letônia

Liechtenstein

Lituânia

Luxemburgo

Macedônia

Malta

Moldávia

Montenegro

Noruega

País de Gales

Países Baixos

Polônia

Portugal

República Tcheca

Romênia

Rússia

San Marino

Sérvia

Suécia

Suíça

Turquia

Ucrânia

Ver também

Referências

  1. a b c David Ornstein (8 December 2008). «Big four to feel wind of European change». BBC Sport. Consultado em 18 July 2010  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)

Ligações externas