Lista de episódios de El Chavo del Ocho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.

Lista do programa humorístico mexicano El Chavo del Ocho, conhecido como Chaves no Brasil, que contém os episódios comuns, anuais, perdidos, e inéditos exibidos pelo SBT. Os episódios foram exibidos originalmente entre 27 de abril de 1972 e 7 de janeiro de 1980.

O Início (1971-1972)[editar | editar código-fonte]

A estréia de El Chavo del Ocho foi no Programa Chespirito, criado por Roberto Gómez Bolaños, em 27 de Abril de 1972. Os episódios eram no formato de esquetes e tinham duração de 5 a 8 minutos (alguns especiais como "Quem Canta Seus Males Espanca" chegavam a ter 15 minutos) e eram acompanhados por esquetes de outros quadros como Chespirito, Dr. Chapatín, Los Caquitos. O programa já tinha se destacado por exibir esquetes de El Chapulín Colorado exibido antes da esquete do Chaves. A partir de 29 de maio de 1972, o programa passou a ser exibido nas segundas feiras.

O cenário, os figurinos e até os trejeitos dos personagens eram muito pobres. No episódio conhecido como "Remédio Duro de Engolir" (em espanhol "El Ropavejero") marcaram presença apenas três personagens principais: Chaves (Roberto Gómez Bolaños), Chiquinha (María Antonieta de las Nieves) e Seu Madruga (Ramón Valdés). Quico (Carlos Villagrán) estreou no episódio "A Moeda Perdida"; já Dona Florinda (Florinda Meza) e Dona Clotilde, a Bruxa do 71, (Angelines Fernández) estrearam em "Quem Canta, seus Males Espanca"; enquanto o Senhor Barriga (Édgar Vivar) estreou em "O Despejo".

Antes da estréia de Quico e Dona Florinda, a Chiquinha e o Seu Madruga (que vestia uma camisa amarela) moravam no 14. Chaves chorava aos berros ao invés de seu bordão "Pipipipipipipi", o chão da vila era o do estúdio e o interior das casas da vila ainda não existia.

Alguns esquetes de 1971-72 foram compilados e introduzidos na temporada de 1973, ano em que Chaves tornou-se uma série de meia hora, tendo sua estreia pela Televisa, emissora recém-fundada no mesmo ano, contando os comerciais. A causa disso se deve ao fato de que Chespirito se machucou gravemente na mão, impossibilitando de gravar novos episódios. Por isso, esses esquetes fazem parte da temporada de 1973 juntamente com os episódios originais da mesma, mas são dos anos de 1971-72.

Chaves permaneceu no ar durante vinte e um anos e se tornou uma das séries mais assistidas da América Latina. No Brasil, chegou a ser tema de dissertação de mestrado.

Esquetes e Episódios de 1971-1972[editar | editar código-fonte]

Episódio Título em Espanhol Título em Português Nota
1 (a) Chespirito: El Limosnero del Parque Chespirito: Ladrão que rouba ladrão Esquete comum
Resumo: Chespirito foi assaltado por um mendigo ladrão. Junto de uma velhinha, ele tenta recuperar o seu dinheiro.
1 (b) El Chavo del Ocho: El Ropavejero Chaves: Remédio duro de engolir Disponível em DVD. Curiosidade: Considerada a primeira aparição de Chaves, Chiquinha e Seu Madruga. Participação de Roupa Velha, interpretado pelo ator José Luiz Fernández.
Resumo: Chiquinha se recusa a tomar um remédio e Seu Madruga diz que as crianças desobedientes são levadas pelo velho do saco (que é conhecido nesse episódio como Roupa Velha). O problema é que um vendedor ambulante aparece por lá, levando um saco enorme nas mãos. Chaves e Chiquinha pensam que ele é o "velho do saco".
1 (c) El Chavo del Ocho: Dinero perdido Chaves: Quem semeia moeda Disponível em DVD.
Curiosidades: Considerada a primeira aparição de Quico.
Resumo: Quico perde uma moeda no pátio da vila que Chaves acaba encontrando, mas a Chiquinha o engana e fica com a moeda perdida. Então, eles começam a brincar de adivinhações, onde Chaves acaba apanhando muito da Chiquinha. Seu Madruga que observa tudo pela janela de sua casa, pega a Chiquinha no flagra e bate nela. No final, Chiquinha pergunta ao Chaves qual o animal que bate nos filhos.
2 (a) Dr. Chapatín: El enfermo Dr. Chapatin: O doente Regravado em 1977.
Resumo: Dr. Chapatin visita uma casa onde o marido faz os serviços domésticos. Como sua mulher controla todo o dinheiro que ele ganha no trabalho, ele resolve fazer um acordo com o Dr. Chapatin. O médico cobrará de sua mulher o 600 mil cruzeiros invés de 50 que é o seu preço normal. Pois assim, os dois podem dividir a quantia igualmente, depois.
2 (b) El Chavo del Ocho: Buena Vecindad Chaves: Quem canta, seus males espanta Foi exibido originalmente em 3 de julho de 1972. Disponível em DVD. Curiosidade: Considerada a primeira aparição de Dona Florinda e Dona Clotilde. Regravado em 1973 e 1976.
Resumo: A turma do Chaves faz uma festa na vila. Cada um faz uma promessa. Seu Madruga toca violão, Quico recita "O Sapinho Dô-dô-dô", Chaves declama "O Cachorro Arrependido" e Chiquinha canta e toca violão. Mas como sempre, eles acabam brigando, e tudo graças ao Chaves, pois queria repetir o verso de seu poema 20 vezes.
3 (a) Chespirito: Se Solicita Secretario Chespirito: A procura de desemprego Esquete ex-perdido
Resumo: Um homem procura um secretário que fale Inglês, Francês e Alemão.
3 (b) El Chavo del Ocho: Ensuciar a Quico Chaves: Como sujar a roupa do Quico Foi exibido originalmente em 31 de julho de 1972. Regravado em 1974 e 1976.
Resumo: Quico precisa ir a uma festa e não pode sujar sua roupa. Então, Chaves e Chiquinha tem a ideia de sujar o terninho do Quico com farinha.
3 (c) El Chavo del Ocho: Los Globos Chaves: Ajudem-se uns aos otros Regravado em 1974 e 1976.
Resumo: Quico e Chiquinha estão comprando vários balões, mas Chaves não tem nenhum porque não tem dinheiro. Depois de várias confusões com o pessoal da vila, Chaves resolve ir embora do cortiço. Todos se comovem e pedem para ele não partir. Seu Madruga compra vários balões para Chaves, que acaba voando com eles.
4 (a) Chespirito: Día de Campo Chespirito: O piquenique voador -
Resumo: Em um piquenique com amigos, Chespirito acredita ter visto um disco voador, mas ninguém acredita nele.
4 (b) Dr. Chapatín: Boxeadores Doutor Chapatin Regravado em 1977.
Resumo: Dr. Chapatin tenta cuidar de um boxeador que está machucado e arranja a maior confusão.
4 (c) El Chavo del Ocho: El sobre del dinero Chaves: O despejo Curiosidade: Considerada a primeira aparição do Senhor Barriga, que era chamado apenas de Senhor. Foi exibido originalmente no dia 14 de agosto de 1972. Regravado em 1978.
Resumo: O dono da vila coloca o Seu Madruga na rua, por falta de pagamento. Pórem, o Seu Madruga já conseguiu o dinheiro, só que não sabe onde está. No meio dos móveis espalhados pelo pátio, ele decide procurar e pede ajuda as crianças que só atrapalham.
5 (a) Dr. Chapatín: El Contrabando Dr. Chapatin: Contrabandistas de joías Esquete comum, estreou no Brasil no dia 21/03/2015. Possui duas dublagens. Participação Especial de José Luis Fernándes. Regravado em 1978.
Resumo: Dr. Chapatin senta em um banco de praça para ler o seu jornal, mas nem desconfia que aquele é o ponto de encontro de uns contrabandistas.
5 (b) El Chavo del Ocho: La Nueva Vecina - parte 1 Chaves: Uma visita muito importante - Parte 1 Esquete ex-perdido, voltou ao ar com nova dublagem no dia 17/03/2015. Participação especial de Maribel Fernández, como a primeira versão de Glória. A sinopse desse episódio foi descoberta na Tele-Guía nº 1.046, de 24 a 30 de agosto de 1972, com a cobertura televisiva das Olimpíadas de Munique na capa. Foi exibido originalmente no dia 28 de agosto de 1972. Regravado em 1975 e 1978.
Resumo: Chega à vila uma nova vizinha e Seu Madruga se apaixona por ela. Ela combina de voltar à tarde, para ver se consegue algum apartamento. Ao mesmo tempo, Dona Florinda promete voltar à tarde para bater no Seu Madruga, enquanto Dona Clotilde, pretende ir visitá-lo. Então, ele combina com as crianças o que fazer, quando cada uma delas chegar. Mas, eles confundem tudo e acaba sobrando para o Seu Madruga.
5 (c) El Chavo del Ocho: El Chavo y Don Ramón se enamoran - parte 2 Chaves: Uma vizinha - Parte 2 Esquete ex-perdido, voltou ao ar com nova dublagem no dia 23/03/2015. Participação especial de Maribel Fernández. Nota: Primeira versão de Paty, interpretada por Ana Lilian de la Macorra. A sinopse desse episódio foi encontrada na Tele-Guía nº 1.049, de 14 a 20 de setembro de 1972. Foi exibido originalmente no dia 18 de setembro de 1972. Regravado em 1975 e 1978.
Resumo: Glória, a nova vizinha, arranja um apartamento na vila e se muda com a sua sobrinha, Paty. Chaves e Quico se apaixonam pela menina, deixando Chiquinha com ciúmes. E Seu Madruga continua apaixonado por Glória, deixando Dona Clotilde com mais ciúmes ainda.
6 (a) Dr. Chapatín: La Indigestión Doutor Chapatin Curiosidade: Neste esquete, Florinda Meza e Carlos Villagrán aparecem como figurantes. Regravado em 1977.
Resumo: Um casal está almoçando no restaurante e o marido começa a passar mal. Por sorte, o Dr. Chapatin está no mesmo restaurante e tenta socorrer o sujeito.
6 (b) Chespirito: El Mosco es Algo Tosco Chespirito: O mosquito Disponível em DVD.
Resumo: Chespirito quer dormir, mas uma mosca não o deixa em paz. Por isso, ele tenta matá-la. Mas isso não vai ser tão fácil quanto parece...
6 (c) El Chavo del Ocho: El Chavo se Enamora - parte 3 Chaves: Beijinhos - Parte 3 Episódio ex-perdido disponível em DVD. Participação especial de Maribel Fernández. A sinopse desse episódio descoberta na Tele-Guía nº 1.051, de 28 de setembro a 4 de outubro de 1972. Foi originalmente exibido no dia 2 de outubro de 1972 Regravado em 1975 e 1978.
Resumo: Chaves e Quico descobrem que sempre quando são beijados por Paty, desmaiam de emoção. E para curá-los, é presciso jogar neles baldes de água fria! Todos acabam se molhando, e o Seu Madruga se atrapalha todo tentando conquistar Glória.
7 (a) Los Caquitos: Las Bolsitas de Papitas Os Ladrões: O cofre Esquete comum. Estreou pelo SBT em 16/01/2014. Remake de 1970.
Resumo: Peterete está tentando abrir um cofre, mas Chompíras não para de abrir saquinhos de batatas, fazendo ruído e tirando a concentração de seu parceiro.
7 (b) El Chavo del Ocho: Don Ramón Carpintero Chaves: Marteladas Esquete comum. Estreou pelo SBT em 16/01/2014. Disponível em DVD. Regravado em 1974 e 1977.
Resumo: Seu Madruga está tentando cortar uma tábua, mas as crianças só atrapalham. No meio da confusão, surge o Sr. Barriga que após sofrer várias marteladas, consegue o dinheiro do aluguel.
7 (c) El Chavo del Ocho: La Cervatana Chaves: Zarabatana e chumbinhos Esquete comum. Estreou pelo SBT em 16/01/2014. Disponível em DVD.
Resumo: Chaves compra uma zarabatana e uma porção de chumbinhos. Porém, Chiquinha acaba roubando sem que Chaves perceba e agora, a menina começa a aprontar todas com o pessoal da vila.

Episódios perdidos mundialmente[editar | editar código-fonte]

Em meados de 1973, Chespirito se machucou gravemente na mão, impossibilitando-o de gravar novos episódios, tanto de Chaves quanto de Chapolin. Então, a Televisa decidiu reprisar os episódios do Programa Chespirito (1971-72). Foram 8 semanas com Chespirito nessa situação. Mas, em Chaves só se tem registro de sete compilações de esquetes. Chapolin também, mas, isso ocorreu, pois, no dia da última compilação foi exibido um jogo de futebol.

Episódio Título em Espanhol Título em Português Nota
1 (a) Los Caquitos: Asaltando una casa Os Ladrões: Assaltando uma casa Esquete inédita
Resumo: Beterraba e Peterete assaltam uma casa.
1 (b) Ramoncito Chaves: Um banho para o cachorro Esquete inédito. Circula na internet uma foto deste episódio, onde as crianças estão dando banho em um cachorro. Regravado em 1974 e 1977. Foi exibido em 28 de maio de 1973.
Resumo: Chaves encontra um cãozinho abandonado, e junto com Quico e Chiquinha resolvem dar um banho no cachorro, mas causam muitas confusões na vila.
1 (c) Los tronadores Chaves: Bombinhas são perigosas, ainda mais em mãos erradas Episódio perdido, exibido no dia 19/03/1991 numa exibição de emergéncia no SBT. Regravado em 1973 e 1976.
Resumo: Chaves e Quico brincam de policia e ladrão, mas a Chiquinha começa a aprontar todas com suas bombinhas.

Mais cenários e novos personagens (1973-1974)[editar | editar código-fonte]

Com o sucesso da temporada anterior, os atores foram contratados pela Televisa que, na época, era uma emissora recente com pouca audiência. Nessa temporada, os personagens já ficaram mais definidos quanto à roupa, às atitudes e aos bordões.

Rubén Aguirre, que era um alto executivo da Televisa e ja havia participado de Chepirito e El Chapulin Colorado, entra no seriado na pele do Professor Girafales. Apareceram outros cenários como o segundo pátio, o interior das casas do Seu Madruga e da Dona Florinda.

1ª temporada (1973)[editar | editar código-fonte]

Episódio Título em Espanhol Título em Português Nota
8 (a) Los Caquitos: Rateros torpes Os Ladrões: Boas festas Foi exibido originalmente no dia 26 de fevereiro de 1973. Regravado em 1975.
Resumo: Peterete encontra uma casa com uma janela aberta e chama Beteraba para ajudá-lo a roubar o local.
8 (b) El Chavo del Ocho: Los globos Chaves: Balões Foi exibido originalmente no dia 26 de fevereiro de 1973. Regravado em 1975.
Resumo: Chaves tenta estourar todos os balões da Chiquinha e do Quico com uma tesoura.
9 (a) El Chavo del Ocho: El Chavo Barre el Piso Chaves: O gorro do Chaves Introdução inédita. Foi exibido originalmente no dia 12 de março de 1973.
Resumo: Chaves está varrendo o chão do pátio, mas se atrapalha toda hora com o seu chapéu.
9 (b) Chespirito: El Mozo Revoltoso Chespirito: O homem das mil caras Esquete ex-perdido, voltou no SBT no dia 14/04/2015. Foi exibido originalmente no dia 12 de março de 1973.
Resumo: O bandido Mil Caras escapou da prisão ele pode se disfarçar de qualquer pessoa mas é facil reconhece-lo pois tem uma cicatriz em forma de coração no joelho.
9 (c) El Chavo del Ocho: La pintura Chaves: Pintores amadores Episódio perdido. Foi exibido originalmente no dia 12 de março de 1973. Regravado em 1976. Primeira aparição do Professor Girafales.
Resumo: Seu Madruga está tentando pintar seus móveis, mas Chaves, Chiquinha e Quico, sempre ficam atrapalhando.
10 (a) El Chavo del Ocho: Competencia con los Numeros Chaves: Moedas Introdução comum. Foi exibido originalmente no dia 26 de março de 1973.
Resumo: Chaves tem uma moeda e a Chiquinha também. Ela quer fazer uma competição. Quem vencer leva as duas moedas. Chiquinha ganha a competição e leva as duas moedas. Chaves faz uma competição com o Quico valendo a moeda dos dois. No final, Chaves perde novamente
10 (b) Los Caquitos: Vendiendo Paletas Os Ladrões: Dois ladrões Foi exibido originalmente no dia 26 de março de 1973.
Resumo: Beterraba está vendendo picolés, mas se assusta quando percebe que trocou seu carro de sorvetes por um carrinho de bebê.
10 (c) El Chavo del Ocho: La enfermedad de la Chilindrina Chaves: Dando bolo Foi exibido originalmente no dia 26 de março de 1973. Regravado em 1976.
Resumo: Chiquinha começa a se sentir mal depois de comer um bolo inteiro, que Dona Clotilde tinha feito. E quando Seu Madruga força Chiquinha a tomar o remédio, isso deu o resultado de ela tentar se livrar do remédio.
11 (a) El Chavo del Ocho: Las Monedas Iguales Chaves: Truques de economia Foi exibido originalmente no dia 2 de abril de 1973. Introdução inédita.
Resumo: Chaves acha uma moeda de 20 centavos. Chiquinha pergunta para ele se quer fazer uma troca de moedas e ele diz que sim. Chiquinha fala que vai dá duas moedas iguais para ele, em troca da moeda de 20 centavos. Chaves aceita, mas ele se dá mal, pois as moedas são de 5 centavos.
11 (b) Chespirito: El Metichito Chespirito: O dedo duro Foi exibido originalmente no dia 2 de abril de 1973.
Resumo: Rubén tem duas namoradas e tenta fazer de tudo para que elas não desconfiem de nada, mas seu amigo Chespirito, acaba sempre falando mais do que devia.
11 (c) El Chavo del Ocho: Sarampión Chaves: O surto de catapora Foi exibido originalmente no dia 2 de abril de 1973. Regravado em 1975 e em 1979.
Resumo: Seu Madruga diz ao Sr. Barriga que Chiquinha está com catapora, para não precisar pagar o aluguel. Porém, todos da vila acabam acreditando que ela está mesmo doente. No final, todos da vila pegam catapora, exceto Chaves, que esconde no barril chorando após ver uma calça com bolinhas vermelhas no varal da vila.
12 (a) Chespirito: El Utilero Inútil Chespirito: O ensaio Foi exibido originalmente no dia 4 de junho de 1973.
Resumo: Chespirito é um contra-regra que irrita os atores. O diretor quer despedi-lo e conversa isso com um dos atores. Mas Chespirito escuta a conversa e acha que eles querem matá-lo.
12 (b) El Chavo del Ocho: El gato y los peces Chaves: O mistério dos peixinhos Foi exibido originalmente no dia 4 de junho de 1973. Disponível em DVD. Regravado em 1979.
Resumo: Seu Madruga ganha um aquário com peixinhos coloridos, mas estes começam a sumir do nada. Então ele acha que o responsável por esses sumiços é o gato da Dona Florinda, e por isso promete matar o bichano mocorongo, mas logo após matá-lo, ele se sente culpado, pois seus peixinhos continuam sumindo, mas o que ele não sabia é que Chaves estava comendo os peixinhos para matar a fome.
13 (a) Los Caquitos: ¿Qué es lo que hay que Hacer cuando Entra un Ladrón a la Casa? Os Ladrões: O que fazer quando entra um ladrão em casa? Foi exibido originalmente em 11 de junho de 1973.
Resumo: Os Ladrões tentam roubar outra casa e arranjam a maior confusão.
13 (b) El Chavo del Ocho: El jardinero Chaves: O pezinho de chirimóia Episódio inédito. Foi exibido originalmente em 11 de junho de 1973. Disponível em DVD. Regravado em 1975 e 1978.
Resumo: Seu Madruga consegue um pezinho de cherimóia e pensa em plantá-lo em um vaso. Porém, Chaves e Quico ficam atrapalhando e não deixam ele terminar o serviço. Para piorar as coisas, ele ainda arranja uma encrenca com a Dona Florinda.
14 (a) El Chavo del Ocho: ¿Porque Botan las Pelotas? Chaves: Por que as bolas pulam? Foi exibido originalmente no dia 18 de junho de 1973. Introdução inédita.
Resumo: Chaves pergunta para o Seu Madruga o motivo das bolas pularem.
14 (b) Chespirito: Las Coplas Rancheras Chespirito: Por uma mulher formosa Foi exibido originalmente no dia 18 de junho de 1973.
Resumo: Chespirito regressa para se casar com Toña (Maria Antonieta de las Nieves), mas ela já tem outro noivo. Agora, os dois tentam disputá-la através de um confronto de música. Mas no final acaba ficando com outro, e deixando os dois pra trás.
14 (c) El Chavo del Ocho: Las preguntas / El tendedero Chaves: Grito de independência / Este varal é meu! Foi exibido originalmente em 18 de junho de 1973. Disponível em DVD, dividido em duas partes, sendo que a primeira tem o título "Independência do Brasil" e a segunda "O Varal da Vila". Regravado em 1976.
Resumo: As crianças estudam a guerra da Independência na casa do Seu Madruga. Depois, Seu Madruga, Dona Florinda e Dona Clotilde disputam o varal da vila.
15 (a) El Chavo del Ocho: Competencia de Fuerza Chaves: As apostas Foi exibido originalmente no dia 25 de junho de 1973.
Resumo: Chaves e Quico estão fazendo apostas sendo que a última que o Chaves dá, seria o Quico mergulhar no chão.
15 (b) Los Caquitos: Caja fuerte Os Ladrões Foi exibido originalmente no dia 25 de junho de 1973. Disponível em DVD.
Resumo: Beterraba e Peterete entram na casa de um policial e tentam abrir o cofre.
15 (c) El Chavo del Ocho: Jugando a la escuelita Chaves: Escolinha da Chiquinha Foi exibido originalmente no dia 25 de junho de 1973. Disponível em DVD.
Resumo: Chaves, Chiquinha e Quico brincam de escolinha e acabam sujando a janela do Seu Madruga.
16 El Desayuno Chaves: Oras, Bolas Foi exibido originalmente no dia 2 de julho de 1973. Estreou no SBT no dia 31/03/2015, com dublagem MAGA. Disponível em DVD. Regravado em 1976
Resumo: Seu Madruga convida Chaves para o café da manhã, mas acaba descobrindo que Chiquinha já havia aberto todos os ovos inutilmente. Depois, o Sr. Barriga se comove com o caso e paga mais ovos para o desjejum de Chaves. Enquanto isso, Quico convida Chaves para jogar ping pong, e os dois acabam fazendo a maior bagunça.
17 (a) Los Caquitos: El jefe Os Ladrões: O chefe Foi exibido originalmente em 9 de julho de 1973. Esquete perdido no SBT desde 1988 e comum na TLN e na Turner.
Resumo: Peterete fala a Beterraba que Cuajinais quer disputar a liderança do bando. Então, eles começam a brigar para ver, quem será o novo "chefe" de Beterraba.
17 (b) El Chavo del Ocho: El lechero Chaves: O leiteiro Foi exibido originalmente em 9 de julho de 1973. Disponível em DVD. Regravado em 1976.
Resumo: Seu Madruga agora trabalha como leiteiro. Chaves e Chiquinha encontram cachorrinhos recém-nascidos que estão morrendo de fome. Com pena, eles resolvem pegar as garrafas de leite do Seu Madruga e dar aos cachorrinhos.
18 (a) Los Caquitos: El Limosnero Os Ladrões: O mendigo Foi exibido originalmente no dia 16 de julho de 1973. Esquete inédito.
Resumo: Peterete faz Beterraba se vestir de mendigo e pedir esmolas, para conseguir dinheiro.
18 (b) El Chavo del Ocho: Faltando a clases en domingo Chaves: As Crianças Faltam á Escola Foi exibido originalmente no dia 16 de julho de 1973. Episódio inédito. Regravado em 1976 e 1979.
Resumo: Chaves, Chiquinha e Quico faltam à escola e ficam com medo do Seu Madruga. Então, Chiquinha tem uma ideia: dizer que Chaves teve um piripaque e ficou paralisado o dia inteiro.
19 (a) El Chavo del Ocho: El peluquero Chaves: Barba, cabalo... e graxa! Foi exibido originalmente no dia 23 de julho de 1973. Disponível em DVD. Regravado em 1976.
Resumo: Seu Madruga começa a trabalhar como cabeleireiro no salão da esquina. Pórem, as confusões acontecem quando Chaves, começa a trabalhar como engraxate.
19 (b) Especial: México 73 Especial: México 73 Foi exibido originalmente no dia 23 de julho de 1973. Esquete inédito.
Resumo: Seu Madruga, Quico, Chaves, Chiquinha e Dona Florinda falam sobre a campanha "México 73".
20 (a) Los Caquitos: La Viejita Os Ladrões: Agenta Zero Zero Zeta Foi exibido originalmente no dia 30 de julho de 1973. Esquete Ex-perdida. Voltou a ser exibida no SBT no dia 07/02/2015.
Resumo: Beterraba e Peterete entram na casa de uma velha louca.
20 (b) El Chavo del Ocho: Por jugar con el agua Chaves: Barquinhos de papel Foi exibido originalmente no dia 30 de julho de 1973. Disponível em DVD. Regravado em 1976.
Resumo: Chiquinha está brincando com barquinhos de papel em uma bacia no pátio da vila, ao mesmo tempo que Quico está fazendo o dever de casa. Mas Chaves aparece e acaba arranjando encrenca com os dois.
21 (a) Chespirito: El mareo Chespirito: O marujo enjoado Foi exibido originalmente no dia 20 de agosto de 1973. Esquete comum. Voltou a ser exibido em 18/01/2014. Remake de 1970.
Resumo: Chespirito é um marinheiro que está enjoado e acaba arranjando encrenca com todos os passageiros.
21 (b) El Chavo del Ocho: Los sustos Chaves: Sustos na vila Foi exibido originalmente no dia 20 de agosto de 1973. Episódio comum. Estreou pelo SBT em 18/01/2014. Regravado em 1976.
Resumo: Chiquinha começa a contar histórias de terror para o Chaves. À noite, Quico fica sozinho e diz que está assustado. Então, Chiquinha tem a ideia de assustá-lo ainda mais, dizendo ao Chaves para se disfarçarem de fantasmas.
22 El traje Chaves: A louca da escadaria Foi exibido originalmente no dia 27 de agosto de 1973. Participação especial de Janet Arceo como Dona Edwiges. Regravado em 1976
Resumo: Seu Madruga herda um terno do seu falecido tio e pretende usá-lo no Festival da Boa Vizinhança. Mas percebe-se que o "defunto era muito maior", pois o terno fica extremamente grande para ele. Seu Madruga resolve colocar um cinto para segurar as calças e a confusão começa, quando Chiquinha junto de Quico e Chaves brincam de "cinto escondido".
23 La fiesta de la vecindad Chaves: A festa da boa vizinhança Foi exibido originalmente no dia 3 de setembro de 1973. Episódio inédito. Participação especial de Janet Arceo como Dona Edwiges. Remake de 1972. Regravado em 1976.
Resumo: A turma da vila faz mais uma festinha da boa vizinhança: Chaves fala sobre o "cão arrependido", Quico faz um poema sobre as mães e Chiquinha conta a história do "Jeca Valente"
24 El patio sucio después de la fiesta Chaves: A Guerra da Independência Foi exibido originalmente no dia 17 de setembro de 1973. Episódio inédito. Regravado em 1976.
Resumo: Seu Madruga está trabalhando como vendedor de bombinhas, línguas-de-sogra, confete, cornetinhas, etc. Então, Chiquinha encontra um saco de bombinhas e começa a dispará-las no meio da vila, causando um rolo danado com Chaves e Quico.
25 Los Insectos Chaves: Os insetos do Chaves Foi exibido originalmente no dia 24 de setembro de 1973. Episódio inédito. Regravado em 1976 e 1979.
Resumo: Chaves está matando insetos com gasolina e jogando em um saquinho de pipoca. Isso causa a maior confusão na vila, pois todo mundo acaba comendo os insetos achando que são pipocas.
26 (a) Los Caquitos: Amigo Asalta a Amigo Os Ladrões: Quem brinca com fogo faz pipi na cama Foi exibido originalmente no dia 1 de outubro de 1973. Disponível em DVD.
Resumo: Beterraba e Peterete tentam vender um revólver de brinquedo para Carlos, mas ele acha que é um assalto.
26 (b) El Chavo del Ocho: Grupo musical Chaves: Uma aula de canto 2 Foi exibido originalmente no dia 1 de outubro de 1973. Disponível em DVD. Curiosidade: Este é o último episódio com a Chiquinha em 1973. Regravado em 1976.
Resumo: Chaves, Quico e Chiquinha brincam de orquestra. Por causa disso, Seu Madruga que não suporta o barulho, decide tapar os seus ouvidos com miolos de pão. Depois, o Professor Girafales conversa com as crianças sobre música.
27 El perro Chaves: O cãozinho Satanás Foi exibido originalmente no dia 5 de novembro de 1973. Episódio inédito. Disponível em DVD. Regravado em 1976 e 1979.
Resumo: Dona Clotilde está procurando o seu cãozinho, Satanás. Enquanto chama por ele, Chaves e Quico pensam que ela está invocando o diabo.
28 El robachicos Chaves: Bebês versus compras Foi exibido originalmente no dia 12 de novembro de 1973. Regravado em 1978.
Resumo: Dona Clotilde cuida de sua sobrinha pequena. O problema é que Dona Florinda manda colocar um cartaz, proibindo ter animais e crianças na vila. Agora, a confusão está armada.
29 El zapatero - parte 1 Chaves: Seu Madruga sapateiro - Parte 1 Foi exibido originalmente no dia 19 de novembro de 1973. Regravado em 1978.
Resumo: Seu Madruga trabalha como sapateiro e resolve consertar os sapatos do Sr. Barriga. No entanto, a confusão está armada quando Chaves e Quico resolvem brincar de sapateiros.
30 El fútbol callejero - parte 1 Chaves: Jogando bola - Parte 1 Foi exibido originalmente no dia 3 de dezembro de 1973. Regravado em 1978.
Resumo: O Sr. Barriga proíbe as crianças de jogarem futebol no pátio. Depois, eles pensam que o Chaves foi atropelado e saem correndo na rua desesperados. No final, o Sr. Barriga e Seu Madruga terminam com a perna quebrada.
31 Los atropellados - parte 2 Chaves: A perna quebrada - Parte 2 Foi exibido originalmente no dia 10 de dezembro de 1973. Episódio inédito. Regravado em 1978.
Resumo: Seu Madruga ainda está com a perna quebrada e Dona Clotilde decide comprar-lhe algumas coisas no mercado. Chaves, ao ver que Seu Madruga ganhou comida fácil, decide fingir que foi atropelado também usando ketchup. Porém, o pessoal da vila também acredita que ele foi atropelado.
32 La posada de la vecindad Chaves: A festa da amizade Foi exibido originalmente no dia 17 de dezembro de 1973. Remake de 1972. Regravado em 1976.Disponível em DVD.
Resumo: A turma do Chaves resolve fazer uma festa com uma enorme pichorra.
33 Carta a Santa Claus Chaves: Natal, Noite de Paz Foi exibido originalmente no dia 24 de dezembro de 1973. Episódio anual, Estreou no SBT em 25/12/2014. Disponível em DVD.
Resumo: Dona Florinda convida o pessoal da vila, para comemorar o Natal em sua casa. No final, Chaves ganha um caminhão de brinquedo, mas dá ele ao menino da portaria, pois ele é pobre. E isso ensina a muitos fãs a grande lição de que dar é muito melhor que receber.
34 El año nuevo Chaves: O Ano Novo de Chaves Foi exibido originalmente no dia 31 de dezembro de 1973. Episódio anual. Disponível em DVD. Atualmente a Televisa distribui a reprise. Regravado em 1976.
Resumo: Seu Madruga sente vergonha por não ter dinheiro para fazer uma ceia de Ano Novo. Por isso, a Dona Clotilde tem uma ideia: ele fornece a casa e os outros, a comida. Depois, todos fazem suas boas promessas para o próximo ano.

Episódios perdidos mundialmente[editar | editar código-fonte]

Título em Espanhol Título em Português Nota
Viendo la televisión Chaves: Assistindo à televisão Esquete inédito. Pertence ao programa Chespirito. Foi descoberto na Tele-Guía nº 1.066, de 11 a 17 de janeiro de 1973. Foi exibido originalmente no dia 16 de janeiro de 1973 junto com os esquetes: Chapolin Colorado - Um Chapolin Encolhido (El Chapulín Colorado - Un Chapulín Reducido) (Provavelmente é a primeira versão do esquete "O Bandido da Lanchonete", de 1980) / Dr. Chapatin - O Caso da Rebimboca (Dr. Chapatín - El Caso del Chiripiolcas).
Resumo: O Chaves estava ansioso de ver o jogo de futebol na televisão do Seu Madruga, mas percebe que a antena está sem funcionamento devido a falta de pagamento.
La Casita de Quico Chaves: A casinha do Quico Episódio inédito. Pertence ao programa Chespirito. Circula na internet dois vídeos deste esquete em uma homenagem a Chespirito. Regravado em 1977.
Resumo: Quico monta uma casa no meio do pátio e não deixa o Chaves ajudá-lo. Então, os dois começam a brigar.
Un baño para el Chavo Chaves: Um banho para o Chaves Episódio perdido. Foi descoberto na Tele-Guía n. 1.073, de 1º a 7 de março de 1973 Foi exibido originalmente em 5 de março de 1973. Regravado em 1975, 1978 e 1979.
Resumo: Todos os inquilinos da vila decidem banhar o Chaves, já que ele está há vários meses sem tomar banho. No final, a Dona Clotilde joga água de um balde despercebidamente no barril do Chaves e ele saiu molhado de dentro do barril, fazendo todos rirem dele.
Confusión de Cartas Chaves: Bilhetes trocados Episódio perdido. Foi descoberto em uma das edições da Tele-guia. Foi exibido originalmente em 19 de março de 1973. Regravado em 1975 e 1977.
Resumo: Seu Madruga manda Chaves ir até o açougue e lhe entrega uma lista de compras. Enquanto isso, o Professor Girafales mostra à Dona Florinda que lhe escreveu uma carta de amor. Porém, ele deixa a carta cair no chão e quando Chiquinha a encontra, troca com a lista do açougue, causando a maior confusão na vila.
  • Resumo baseado a partir da versão de 1977.
La carretilla de toros Chaves: Como pegar o touro da unha Foi exibido originalmente em 10 de setembro de 1973. Episódio perdido. Está disponível na internet em português por uma gravação do SBT datada de 1991. Regravado em 1976.
Resumo: O Sr. Barriga presenteia as crianças com um touro de mentira para eles brincarem de toureiros, mas isso acaba arranjando muitas confusões na vila.
Los Caquitos: ??? Os Ladrões: ??? Esquete inédito
Resumo: ???
El Chavo del Ocho: La Caja de Madera Chaves: A Caixa de Madeira Episódio inédito. Foi exibido originalmente em 8 de outubro de 1973. Foi descoberto na Tele Guía nº 1.160, de 31 de outubro a 6 de novembro de 1974. NOTA: Essa Tele-Guía é de Outubro/Novembro de 1974, mas segundo informações já confirmadas, em novembro e dezembro de 1974 houve reprises de episódios de 1973. Foi reprisado no dia 4 de novembro de 1974. Regravado em 1975 e 1977.
Resumo: As crianças brincam de esconde-esconde. Enquanto isso, Seu Madruga resolve pregar uma caixa de madeira. Quico vê a caixa no meio do pátio e se esconde dentro dela. O problema é que Seu Madruga prega a tampa e Quico fica preso.
  • Nota: Resumo feito a partir da versão de 1977.
El Perrito Callejero Chaves: Proibido animais Episódio inédito. Foi descoberto na Tele-Guía nº 1.105, de 11 a 17 de outubro de 1973. Foi exibido originalmente no dia 15 de outubro de 1973. Regravado em 1976
Resumo: Chaves foi mordido por um cachorro. Todos da vila estão muito preocupados.
Jugando con las cosas de don Ramón Chaves: Brincando com as coisas do Seu Madruga Episódio inédito. Foi exibido originalmente no dia 22 de outubro de 1973. Foi descoberto na Tele- Guía nº 1.161, de 7 a 13 de novembro de 1974. NOTA: Essa Tele-Guía é de Novembro de 1974, mas segundo informações já confirmadas, em novembro e dezembro de 1974 houve reprises de episódios de 1973. Foi reprisado no dia 11 de novembro de 1974. Regravado em 1975 e 1979.
Resumo: Chaves "rouba" o spray de barba do seu Madruga para fazer tortinhas de merengue.
Goteras en Casa de Don Ramón Chaves: Goteira na Casa do Seu Madruga Episódio inédito. Foi descoberto na Tele-Guía nº 1.107, de 25 a 31 de outubro de 1973. Foi exibido originalmente no dia 29 de outubro de 1973. Regravado em 1978.
Resumo: O Chaves ajuda o Seu Madruga a tirar a água de sua casa, inundada devido a inúmeras goteiras.
Los zapateros - parte 2 Chaves: Os sapateiros - Parte 2 Episódio inédito. Foi exibido originalmente no dia 26 de novembro de 1973. Regravado em 1978. Nota: Seu Madruga fez a chamada deste episódio no final da primeira parte.
Resumo: Seu Madruga ensina Chaves a trabalhar de sapateiro.
  • nota: Resumo feito a partir da versão de 1978.

Época sem a Chiquinha (1973-1975)[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 1973, María Antonieta de las Nieves, intérprete de Chiquinha, se afastou das gravações para cuidar de sua gravidez. Ficou fora do programa por mais de 1 ano. Nessa época, também ocorreu a criação de personagens como Pópis (Florinda Meza, a mesma intérprete da Dona Florinda), Nhonho (Edgar Vivar, o mesmo intérprete do Senhor Barriga) e Godinez (Horacio Gómez Bolaños, irmão de Roberto Gómez Bolaños (Chespirito)).

2ª temporada (1974)[editar | editar código-fonte]

Episódio Título em Espanhol Título em Português Nota
35 Los pasteleros Chaves: Com quantos ovos se faz um bolo? Foi exibido originalmente no dia 7 de janeiro de 1974. Regravado em 1975 e 1978. PS.: Ramón Valdez(Seu Madruga) não aparece neste episódio por razões desconhecidas, e seu papel é substituído por Edgar Vivar como Seu Barriga, sendo assim, o roteiro original sofre pequenas mudanças para se adaptar ao personagem.
Resumo: Dona Clotilde faz um bolo para o Seu Madruga e lhe escreve também um bilhete, contando que está apaixonada por ele. Enquanto isso, Dona Florinda pede ao Quico que lhe compre um bolo para o Professor Girafales. Mas por causa de uma confusão, o Sr. Barriga pensa que Dona Florinda está apaixonada por ele.
36 La alcancía Chaves: Um porquinho de cada vez Foi exibido originalmente no dia 14 de janeiro de 1974. Regravado em 1977.
Resumo: Seu Madruga tem um cofrinho cheio de dinheiro, e tenta escondê-lo do Sr. Barriga. Enquanto isso, Chaves e Quico apostam seus próprios cofrinhos, para ver qual dos dois tem mais dinheiro.
37 El yoyo Chaves: Os campeões de iô-iô Foi exibido originalmente no dia 21 de janeiro de 1974. Regravado em 1978. Participação especial de José Luis Amaro como Policial.
Resumo: Seu Madruga convida dois artistas internacionais para um show de ioiôs. Enquanto isso, Chaves começa a vender jornais pela rua e ao ver os jogadores de ioiôs, resolve fazer o mesmo brincando com o Quico. Ai como o de costume a dona Florinda viu o cigarro que foi dado pelo Seu Madruga, e pensou que ele deu para as crianças fumarem. Então em seguida ela entra na casa dele e mata ele de pancadas .
38 El Billete de Lotería Chaves: Muito azar na sorte grande Foi exibido originalmente no dia 28 de janeiro de 1974. Regravado em 1976 e 1979
Resumo: Chaves que vendia bilhetes de loteria, vende seu último bilhete para o Seu Madruga, que no dia seguinte, descobre que ganhou o prêmio. Porém, ele acaba perdendo esse bilhete. O problema agora é encontrá-lo.
39 El Sonámbulo - parte 1 Chaves: O mistério dos pratos desaparecidos - Parte 1 Foi exibido originalmente no dia 4 de fevereiro de 1974. Regravado em 1977.
Resumo: Seu Madruga é sonâmbulo e, acaba deixando pratos todas as noites no barril do Chaves, pois se preocupa com a fome do menino.
40 El misterio de los platos - parte 2 Chaves: A volta dos espíritos zombeteiros - Parte 2 Foi exibido originalmente no dia 11 de fevereiro de 1974. Regravado em 1977.
Resumo: O mistério dos pratos desaparecidos no barril do Chaves continua. Então, Dona Clotilde acha que isto é obra dos "espíritos zombeteiros", e decide fazer uma sessão espírita na casa de Seu Madruga. Mas no final, percebeu que Seu Madruga estava agindo como um sonâmbulo o tempo todo, e recebe seus pratos e seu chapéu de volta, mas logo após que ele coloca o chapéu na cabeça, farinha cai em cima dele e ele deixa seus pratos caírem no chão.
41 La declaración de amor Chaves: Um triângulo amoroso Foi exibido originalmente no dia 18 de fevereiro de 1974. Regravado em 1977.
Resumo: O Professor Girafales pretende se declarar à Dona Florinda, mas não consegue. Por isso, decide pedir conselhos ao Seu Madruga. No entanto, Chaves e Quico pensam que os dois estão tendo um caso.
42 La Enfermedad de Quico Chaves: A doença do Quico Foi exibido originalmente no dia 25 de fevereiro de 1974. Regravado em 1976 e em 1979
Resumo: Dona Florinda pede ao Seu Madruga para ir comprar remédios, pois Quico está doente. Na sequência, Quico pede para que Chaves jogue os remédios fora, porque não quer tomá-los. Mas o Chaves se engana e joga fora a urina para exame.
43 (a) Especial: Premio Heraldo Especial: Prêmio Heraldo Foi exibida originalmente no dia 4 de março de 1974. Esquete inédito.
Resumo: Ramón Valdés (Seu Madruga), Carlos Villagrán (Quico), Roberto Gómez Bolaños (Chaves), Rubén Aguirre (Professor Girafales) e Florinda Meza (Dona Florinda/Pópis) agradecem ao Jornal Heraldo, por ter premiado as séries "El Chavo del Ocho" (Chaves) e " El Chapulín Colorado" (Chapolin Colorado) como os melhores programas humorísticos da televisão mexicana.
43 (b) El Chavo del Ocho: El Duelo Chaves: A troca de chapéus Foi exibido originalmente no dia 4 de março de 1974. Disponível em DVD. Regravado em 1976 e 1979.
Resumo: Seu Madruga briga com o Professor Girafales e pede ao Chaves que guarde o chapéu do seu patrão, que ele levou à vila por engano. Porém, o garoto se atrapalha e acaba grudando um chiclete no chapéu.
44 El Loco Chaves: A Cruz Vermelha Foi exibido originalmente no dia 11 de março de 1974. Regravado em 1976 e 1979.
Resumo: Chaves está coletando dinheiro para a Cruz Vermelha. Enquanto isso, Seu Madruga começa a fingir que está louco para não pagar o aluguel. Ao mesmo tempo, Chaves pensa que o Sr. Barriga enlouqueceu. Então, Chaves e Quico tentam curá-los com baldes de água fria!
45 Los Globos Chaves: Amarelinhas e balões Foi exibido originalmente no dia 25 de março de 1974. Episódio inédito. Regravado em 1977.
Resumo: Chaves aprende com o Seu Madruga uma lição importante que é compartilhar as nossas coisas e ajudar os outros. Ao saber disso, Quico resolve dividir seus balões com Chaves mas eles acabam brigando. Enquanto isso, Dona Florinda bate no Seu Madruga pensando que foi ele que amarrou os balões na sua cesta de compras.
46 (a) Los Caquitos: La Cuenta Os Ladrões: Quem convida, paga / Uma refeição indigesta Foi exibido originalmente no dia 1 de abril de 1974. Possui duas dublagens. A dublagem que acompanha o episódio principal estreou no dia 12/05/2012 no SBT, mas no dia 24/05/2012 o SBT exibiu a esquete com dublagem de 1988, usando-la até hoje. Nota: A esquete "Quem convida paga" foi reprisada no México em dezembro de 1974, antecipando o episódio "Natal, noite de paz".
Resumo: Beterraba e Peterete querem sair do restaurante sem pagar a conta. Por isso, Peterete tem a ideia de causar uma briga. Mas como sempre, tudo dá errado.
46 (b) El Chavo del Ocho: El tendedero Chaves: Quem baixa as calças, fica sem elas Foi exibido originalmente no dia 1 de abril de 1974. Regravado em 1976.
Resumo: Seu Madruga lava as calças e as pendura no varal. Porém, Dona Florinda, que está com um novo penteado, se enfurece pois vai receber a visita do Professor Girafales e manda ele tirá-las de lá. Mas, Seu Madruga se recusa, e acaba comprando briga com a "valentona do 14". No final, ele rouba a roupa do Quico no varal, que se viu forçado a pegar o barril do Chaves para evitar de ficar pelado o dia todo.
47 El ladrón del Señor Hurtado Chaves: Um ladrão na vila Foi exibido originalmente no dia 8 de abril de 1974. Episódio inédito. Participação especial de José Antonio Mena. Regravado em 1976.
Resumo: Um ladrão rouba objetos da vila, mas ninguém sabe quem é ele. Chaves é acusado injustamente e decide ir embora do cortiço. Depois, ele volta, e conta que rezou para que o ladrão se arrependesse e devolvesse os objetos roubados.
48 Llegando tarde a la escuela Chaves: O festival da burrice Foi exibido originalmente no dia 15 de abril de 1974. Regravado em 1976 e 1979. Primeira aparição de Nhonho, Pópis e Godinez
Participações especiais de María Luisa Alcalá como Malicha, Marta Zabaleta como Elizabeth e Ángel Roldan como Cândida.
Resumo: As crianças se preparam para o primeiro dia de aula na escola do Professor Girafales. O Sr. Barriga chegou à vila sem receber pancadas, porque o Chaves foi para escola junto com o Quico e a Pópis, e pediu ao Seu Madruga para levar seu filho, Nhonho. Os alunos fazem muita bagunça e não aprendem nada e no final, ninguém consegue responder uma pergunta fácil sobre pérolas.
49 La Invisibilidad Chaves: O homem invisível Foi exibido originalmente no dia 22 de abril de 1974. Regravado em 1976.
Resumo: Chaves e Quico estão procurando o homem invisível. Depois, Seu Madruga diz a eles que conhece a fórmula da invisibilidade, mas na verdade, tudo não passa de um truque para enganar os meninos.
50 La lagartija Chaves: O caçador de lagartixas Foi exibido originalmente em 29 de abril de 1974. Disponível em DVD. Regravado em 1976. Participação especial de María Luisa Alcalá.
Resumo: Chaves caça lagartixas na vila e todo mundo se assusta com elas.
51 Harina para polvorear Chaves: Como sujar uma roupa de festa Foi exibido originalmente no dia 6 de maio de 1974. Participação especial de María Luisa Alcalá. Remake de 1972. Regravado em 1976.
Resumo: Quico tem de ir à festa dos Lopes Gabiroba e por isso não pode sujar a sua roupa de marinheiro. No entanto, Malicha tem a ideia de Chaves jogar talco no Quico, para que ele não possa ir à festa.
52 (a) Los Caquitos: Las Islas Marías Os Ladrões: As férias dos folgados Foi exibido originalmente no dia 13 de maio de 1974.
Resumo: Peterete quer ir às Ilhas Marias e junto com Beterraba eles decidem assaltar uma igreja.
52 (b) El Chavo del Ocho: La Casita del Chavo Chaves: A casinha do Chaves Foi exibido originalmente no dia 13 de maio de 1974.
Resumo: Chaves constrói uma casinha para brincar. Enquanto isso, o Seu Madruga precisa pagar pelo menos um mês de aluguel ao Sr. Barriga caso contrário será despejado.
53 Las Corbatas de Don Ramón - parte 1 Chaves: Quem dorme com criança, acorda molhado - Parte 1 Foi exibido originalmente no dia 27 de maio de 1974. Regravado em 1977.
Resumo: O Professor Girafales presenteia o Quico com um cachorrinho. Enquanto isso, Seu Madruga tenta pendurar suas gravatas no varal, mas as crianças ficam tirando elas o tempo todo para brincar.
54 El perrito de Quico - parte 2 Chaves: Mentira tem perna curta / Gente sim, animal não! - Parte 2 Foi exibido originalmente no dia 3 de junho de 1974. Possui duas dublagens. Regravado em 1977.
Resumo: Na vila do Chaves, fica proibido ter animais e crianças pequenas na vila. Por isso, Dona Florinda resolve devolver o cachorrinho do Quico ao Professor Girafales. Mas Quico, sem saber disso, acha que seu cachorro foi transformado em regador pela Bruxa do 71.
55 El Ratón - parte 3 Chaves: Um rato na contramão - Parte 3 Foi exibido originalmente no dia 10 de junho de 1974. Disponível em DVD. Regravado em 1977
Resumo: Chaves está caçando lagartixas, ao mesmo tempo que Quico tenta esconder seu rato. Todos vêem o ratinho e resolvem capturá-lo, mas Quico fica contra e tenta proteger o bicho de qualquer forma.
56 Falta de agua Chaves: Tempestade em balde d'agua Foi exibido originalmente no dia 1 de julho de 1974. Regravado em 1977.
Resumo: A vila ficou sem água. Por isso, Chaves e Quico ficaram encarregados de irem buscar água em outra vila. E a confusão começa, com Seu Madruga e Dona Florinda brigando pelos baldes de água.
57 (a) Los Caquitos: Intento de robo Os Ladrões: Os dois ladrões Foi exibido originalmente no dia 8 de julho de 1974. Disponível em DVD.
Resumo Peterete tira do saco a panela de barro e diz que é aparelho para cortar cristais e o Beterraba tem um aparelho para cortar cristas e quebra a janela.
57 (b) El Chavo del Ocho: La carpintería - parte 1 Chaves: Seu Madruga Carpinteiro - parte 1 Foi exibido originalmente no dia 8 de julho de 1974. Remake de 1972. Regravado em 1977.
Resumo: Seu Madruga está trabalhando como carpinteiro. Mas, as crianças pegam seus instrumentos de trabalho e estragam uma cadeira da Dona Florinda. Agora, é o Seu Madruga quem vai ter que consertá-la.
58 La carpintería - parte 2 Chaves: Muitas Marteladas - parte 2 Episódio exibido somente no Brasil. Foi exibido originalmente no dia 15 de julho de 1974. Remake de 1972. Regravado em 1977.
Resumo: Seu Madruga, que está trabalhando como carpinteiro, acaba martelando os dedos a toda hora. Enquanto isso, Chaves e Quico resolvem brincar de carpinteiros e nisso, acabam acertando o Professor Girafales com várias marteladas.
59 Las Aguas Frescas - parte 1 Chaves: O vendedor de refrescos - parte 1 Foi exibido originalmente no dia 22 de julho de 1974. Regravado em 1977.
Resumo: Chaves começa a vender refrescos no segundo pátio. Enquanto isso, o Seu Madruga tem dois problemas: Seu Barriga e Dona Florinda. Por isso mesmo, ele resolve pedir a ajuda de Chaves,que aproveita para fazer chantagem para vender seu refrescos.
60 Las Aguas Frescas - parte 2 Chaves: Mais vale uma noite bem dormida que uma boa comida - Parte 2 Foi exibido originalmente no dia 29 de julho de 1974. Regravado em 1977.
Resumo: Seu Madruga está com insônia e Dona Clotilde indica um remédio milagroso para resolver o problema. Mas Chaves e Quico pensam que ela enfeitiçou Seu Madruga.
61 (a) Los Caquitos: La casa de la viejita Os Ladrões: O feitiço contra o feiticeiro? Foi exibido originalmente no dia 5 de agosto de 1974.
Resumo: Beterraba e Peterete tentam assaltar uma velha louca.
61 (b) El Chavo del Ocho: El Béisbol Chaves: Nada como ser um expert no assunto - parte 1 Foi exibido originalmente em 5 de agosto de 1974. Regravado em 1977.
Resumo: Chaves, Quico e Nhonho jogam beisebol, o que causa muita bagunça na vila.
62 Estampitas Chaves: Nada como ser um expert no assunto - parte 2 Foi exibido originalmente em 12 de agosto de 1974. Regravado em 1977.
Resumo: Quico e Nhonho colecionam álbuns de figurinhas com notas de dinheiro, deixando Chaves com inveja. Depois, o Seu Barriga deixa cair várias notas de dólares no chão que Chaves pensa que são figurinhas. Seu Madruga descobre e tenta enganar o Chaves para ficar com elas.
63 El inquilino boxeador Chaves: Seu Madruga vai ser despejado / O despejo do grande campeão Foi exibido originalmente no dia 19 de agosto de 1974. Possui 2 dublagens. Regravado em 1977.
Resumo: O Sr. Barriga decide despejar o Seu Madruga, deixando todos na vila muito tristes. Chaves e Quico ajudam Seu Madruga a arrumar suas coisas e acabam encontrando um álbum de fotografias antigo, com fotos do tempo em que ele era um lutador de boxe. Culpado de ter despejado Seu Madruga, Sr. Barriga decide deixar ele ficar mais na vila.
64 Clases de Box Chaves: Uma lição de boxe Foi exibido originalmente no dia 26 de agosto de 1974. Regravado em 1977.
Resumo: Seu Madruga recorda dos velhos tempos de boxeador, e percebe que Chaves tem porte para se tornar um. Por isso, resolve treinar o menino para lutar boxe, emprestando suas luvas. Mas, quando Chaves bate em Quico, tentando ensiná-lo a lutar, isso acaba causando problemas com o Professor Girafales, que ameaça bater no Seu Madruga, No Final caso Chaves esteja usando as luvas de boxe.
65 Disgusto Amoroso Chaves: A briga dos pombinhos Foi exibido originalmente em 16 de setembro de 1974. Episódio comum.
Resumo: O Professor Girafales tem uma briga com a Dona Florinda e pede ajuda ao Seu Madruga, prometendo lhe pagar muito dinheiro. Porém, antes disso, ele precisa comprar a bola quadrada que prometeu ao Quico.
66 Los Yeseros Chaves: Os gesseiros Foi exibido originalmente no dia 23 de setembro de 1974. Remake de 1972. Regravado em 1978.
Resumo: O Sr. Barriga faz um acordo com o Seu Madruga e lhe desconta alguns meses de aluguel. Porém, o Seu Madruga precisa engessar toda a vila. Mas, todo mundo bebe o gesso pensando ser leite.
67 (a) Chespirito: Cyrano de Bergerac Chespirito: Cyrano de Bergeràc Foi exibido originalmente no dia 30 de setembro de 1974. Regravado em 1978 como episódio do Chapolin Colorado.
Resumo: É narrada a história de um francês chamado Cyrano de Bergérac, um homem narigudo que matava a todos aqueles que zombassem de seu nariz.
67 (b) El Chavo del Ocho: Perdonar a los enemigos Chaves: Ama o teu inimigo Foi exibido originalmente no dia 30 de setembro de 1974. Regravado em 1978.
Resumo: Seu Madruga está trabalhando como jardineiro mas o pessoal da vila, o atrapalha.
68 (a) Chespirito: El Quijote Chespirito: Dom Quixote Exibido originalmente em 7 de outubro de 1974. Regravado em 1978 dentro do episódio "O Show Deve Continuar".
Resumo: É narrada a história de Dom Quixote. Não como foi, mas como "poderia" ter sido.
68 (b) El Chavo del Ocho: Torta de Jamón Chaves: Isto merece um prêmio! Foi exibido originalmente no dia 7 de outubro de 1974. Regravado em 1977.
Resumo: As crianças fazem desenhos na escola, mas o Professor Girafales quer saber quem desenhou uma caricatura sua. Com medo da bronca, Quico pede ao Chaves que assuma a responsabilidade pelo desenho em troca de um sanduíche de presunto. Mas ele se dá mal.
69 (a) Chespirito: La Historia de Napoleón Bonaparte Chespirito: Napoleão Bonaparte Foi exibido originalmente no dia 14 de outubro de 1974
Resumo: É narrada a história de Napoleão Bonaparte. Não como foi, mas como poderia ter sido.
69 (b) El Chavo del Ocho: El Callo Chaves: O calo do Sr. Barriga Foi exibido originalmente no dia 14 de outubro de 1974. Regravado em 1977.
Resumo: O Sr. Barriga tem um calo muito grande no pé e, todos acabam acertando ele. Enquanto isso Chaves pensa que ficou milionário porque assinou um vale de 1 milhão de pesos.
70 Los Platillos voladores sí existen Chaves: Discos voadores Foi exibido originalmente no dia 28 de outubro de 1974. Disponível em DVD. Regravado em 1977.
Resumo: Quico ganha um disco voador de brinquedo. Enquanto isso, Seu Madruga combina com Chaves, para quando o Sr. Barriga chegar ele gritar: "Já chegou o disco voador!". Mas, o plano sai errado quando o Quico se confunde com seu brinquedo.

Episódios perdidos mundialmente[editar | editar código-fonte]

Título em Espanhol Título em Português Nota
El Vendedor de Globos Chaves: O vendedor de balões Episódio inédito. Foi descoberto na Tele-Guía. Foi exibido originalmente no dia 18 de março de 1974. Regravado em 1977.
Resumo: Chaves confunde o Senhor Barriga com um balão.
Los cuernos del profesor Chaves: Os chifres queimados do professor Girafales Episódio inédito. Foi descoberto na edição da Tele Guía nº 1.140, de 13 a 19 de junho de 1974. Foi exibido originalmente no dia 17 de junho de 1974. Regravado em 1978.
Resumo: Dona Florinda sai e deixa no fogão chifres de nozes para o Professor Girafales. Porém, quando ele chega a vila, pensa que foi traído pela Dona Florinda. Mas no final, Chaves come os chifres queimados e todos riem dele.
  • Nota: Resumo baseado na segunda versão de 1978.
El Corto Circuito Chaves: O curto circuito Episódio inédito. Foi descoberto na Tele-Guía nº 1.141, de 20 a 26 de junho de 1974. Foi exibido originalmente no dia 24 de junho de 1974. Regravado em 1977.
Resumo: Chaves está muito entusiasmado para ver os jogos do Mundial e vai até a casa de Seu Madruga, mas quando estão se divertindo, a luz é cortada por falta de pagamento.
El Profesor Enamorado Chaves: O professor Apaixonado Episódio inédito. Foi descoberto na Tele-Guía nº 1.151, de 29 de agosto a 4 de setembro de 1974. Foi exibido originalmente no dia 2 de setembro de 1974. Regravado em 1976.
Resumo: Chaves e Kiko fazem vida pesada ao professor Jirafales que está perdidamente apaixonado pela "bruxa".
Los globos Chaves: Os balões Episódio inédito. Supostamente exibido no SBT, mas sem confirmação. Foi descoberto na edição da Tele Guía nº 1.152, de 5 a 11 de setembro de 1974. Foi exibido originalmente no dia 9 de setembro de 1974. Regravação de 1972 e regravado em 1976.
Resumo: Seu Madruga resolve vender balões, mas o negócio não vai bem. Depois, as crianças começam a brigar por causa das bexigas e colocam a culpa no Chaves, que decide ir embora da vila por ser sempre culpado.
  • Nota: Resumo baseado na versão de 1976.
La locura del Chavo Chaves: O cavaleiro das mil encrencas Episódio inédito. Foi descoberto através de uma foto de um vídeo com nome e data de exibição do episódio. Foi exibido originalmente no dia 21 de outubro de 1974. Regravado em 1977.
Resumo: Chaves começa a falar com as portas e todos pensam que ele está louco.
  • Nota: Resumo baseado na segunda versão de 1977.

A Era de Ouro (1975-1978)[editar | editar código-fonte]

Os tempos de glória da trupe de Bolaños começaram em 1975 quando, além de um seriado de humor inigualável e inconfundível, Chaves se tornou uma marca de lucro garantido. Começaram a ser lançados bonecos, jogos, discos e o Chapolin Colorado chegou a visitar a Vila em uma de suas aventuras.

Com a volta de María Antonieta de las Nieves, o elenco inicial do programa foi reconstituído e foram feitas as versões aclamadas das histórias dos três anos anteriores. A vila também sofreu alterações, tais como: o chão da vila, que antes era o próprio chão do estúdio, agora passou a ter um piso próprio; e a saída da vila, que era composta de uma arcada redonda e oval, passou a ser quadrada e maior.

3ª temporada: (1975)[editar | editar código-fonte]

Episódio Título em espanhol Título em português Nota
71 La Independendcia Chaves: Viva a independência! Episódio ex-perdido, voltou no dia 20/02/2012, depois de vinte anos. Foi exibido originalmente em 6 de janeiro de 1975. Regravado em 1978.
Resumo: Chaves, Quico e Nhonho brincam de guerra da independência. Depois, eles resolvem fazer uma "fanfarra", com direito a muito barulho. Dona Clotilde tenta falar com Seu Madruga a solução que encontrou para que Dona Florinda não bata mais nele. Porém, não consegue, pois toda vez que tenta, algum dos meninos interrompe.
72 El viejo del costal - parte 1 Chaves: Seu Madruga pega no batente - parte 1 Foi exibido originalmente em 13 de janeiro de 1975. Regravado em 1978.
Resumo: Para dar um susto no Quico, Dona Florinda diz que se ele a desobedecê-la, o velho do saco irá levá-lo embora. Em seguida, chega Seu Madruga, com uma sacola enorme, pois está trabalhando como vendedor ambulante. Quico pensa que ele é o velho do saco e pede ajuda ao Chaves .
73 (a) Chespirito: Su Desconcierto en Fu Remol para Piano y Matraca Chespirito: História de pianista Foi exibido originalmente em 20 de janeiro de 1975.
Resumo: Chesperito é um pianista super atrapalhado
73 (b) El Chavo del Ocho: El ropavejero - parte 2 Chaves: Seu Madruga larga o batente - parte 3 Foi exibido originalmente em 20 de janeiro de 1975. Regravado em 1978.
Resumo: Chaves e Quico encontram uma bola de boliche no saco que Seu Madruga estava carregando. Depois de muitas confusões, ele conta que jogou boliche em sua juventude. E no final de tudo dona Florinda sai da casa do seu Madruga . Que por sua vez sai arrebentado das pancadas que levou .
74 La bola de boliche - parte 3 Chaves: Uma troca muito justa - parte 3 Foi exibido originalmente em 27 de janeiro de 1975. Regravado em 1978.
Resumo: O Sr. Barriga tem interesse pela bola de boliche do Seu Madruga e resolve pegá-la, em troca de alguns meses de aluguel. Mas Chaves acaba pegando a bola com a mão cheia de cola e não consegue mais soltá-la.
75 El primo de Don Ramón Chaves: O primo do Seu Madruga Foi exibido originalmente em 3 de fevereiro de 1975. Possui 2 dublagens. Regravado em 1977. Participação especial de: Germán Robles.
Resumo: O primo do Seu Madruga visita a vila e logo de cara, já bate no Chaves, recebe uma bofetada da Dona Florinda e uma cantada da Dona Clotilde. Além disso ele tenta pregar uma caixa, na qual Quico acaba ficando preso dentro dela.
76 La guitarra Chaves: Violonistas e violinadas / Tocando violão Foi exibido originalmente em 10 de fevereiro de 1975. Possui 2 dublagens.
Resumo: Chaves e Quico querem aprender a tocar violão, tendo como mestres o Seu Madruga e o Professor Girafales.
77 Pelea de agua Chaves: Lavagem completa Foi exibido originalmente em 24 de fevereiro de 1975. Regravado em 1978.
Resumo: Chaves se oferece para lavar o carro do Sr. Barriga. No entanto, o garoto não consegue terminar a lavagem, pois todos ficam atrapalhando.
78 El Regreso de la Chilindrina Chaves: Estou morrendo de saudades da minha amiga / Chiquinha, o terror do cortiço Exibido originalmente em 17 de março de 1975. Possui duas dublagens. Regravado em 1977.
Resumo: Chiquinha, nossa amiga e o terror do cortiço, logo após muito tempo morando com as tias no Presidente Prudente, está de volta! Assim que chega, já começa a aprontar: rouba a zarabatana e os chumbinhos de Chaves e começa a atirar em todo mundo, provocando a maior confusão na vila.
79 La Fuente de los Deseos Chaves: A fonte dos desejos Exibido originalmente em 24 de março de 1975. Regravado em 1978 e em 1979.
Resumo:Para roubar as moedas do Quico,Chiquinha diz ao Quico que a fonte do segundo pátio é uma fonte dos desejos. Para realizá-los, basta pegar as moedas e jogá-las dentro da fonte.No entanto, a mentira acaba se espalhando e todos acabam acreditando que é mesmo uma fonte dos desejos.Porém a confusão começa quando Chaves e Chiquinha tentam roubar as moedas da fonte.
80 Los Bomberos Chaves: Os bombeiros Exibido originalmente em 31 de março de 1975. Episódio comum. Estreou pelo SBT em 22/01/2014. Disponível em DVD. Regravado em 1978.
Resumo: Chaves, Quico e Chiquinha brincam de bombeiros e causam a maior confusão na vila
81 El Sueño Chaves: O pobre adormecido / O belo adormecido Exibido originalmente em 7 de abril de 1975. Esse episódio possui 3 dublagens. Regravado em 1978.
Resumo: Chaves não conseguiu dormir a noite toda e agora fica deitado no chão o tempo inteiro, fazendo com que todos tropeçem nele. Então, as crianças resolvem brincar de "enfeitiçados", e quem sofre no final é o Seu Madruga.
82 Jugando a los pasteleros Chaves: Posso não emprestar o que é meu, mas dos outros... Exibido originalmente em 14 de abril de 1975. Regravado em 1979.
Resumo: As crianças pegam as coisas do Seu Madruga emprestadas e sem pedir autorização. Então, Chiquinha "rouba" o spray de barba do pai para fazer tortinhas de merengue. No final, todo mundo recebe tortas de spray na cara.
83 Cumpleaños de Quico Chaves: O aniversário do Quico Foi exibido originalmente em 21 de abril de 1975.
Resumo: Quico está fazendo mais um ano de vida e vai dar uma festinha, em sua casa. Ele convida as crianças da escola, mas acaba virando uma bagunça, pois todos discutem por causa das brincadeiras. No final, o Chaves destroça o bolo de aniversário, mas aprende a compartilhar suas coisas.
84 La mascota de Quico (Parte 1) Chaves: Era uma vez, um gato... - Parte 1 Foi exibido originalmente em 28 de abril de 1975.
Resumo: O Professor Girafales dá um gato de presente ao Quico, que resolve contar piadas para o bichano, mas este acaba fugindo. Todos saem para procurar e o Chaves aproveita para usar a bicicleta que o Seu Madruga havia arranjado para seu novo emprego. Só que, com ela, acaba atropelando o gatinho do Quico.
85 El Juicio del Chavo (Parte 2) Chaves: Era uma vez, um gato... - Parte 2 Foi exibido originalmente em 5 de maio de 1975.
Resumo: O Professor Girafales tem a ideia de fazer um julgamento, para decidir se Chaves é culpado ou inocente por ter matado o gato do Quico. Todos aceitam, e se encontram na casa de Dona Florinda para realizar o tal julgamento. No final, Chaves é declarado inocente, e causou uma confusão enorme.
86 Fútbol en la vecindad Chaves: Jogando futebol Foi exibido originalmente em 16 de junho de 1975.
Resumo: As crianças começam a jogar futebol com Chaves como jogador, Quico como goleiro e Chiquinha como cronista. Porém, além de causarem a maior bagunça, o Seu Madruga ainda apanha no final, voando até longe depois de um chute dado pela Dona Florinda.
87 El Libro de Animales Chaves: O livro da Chiquinha Foi exibido originalmente em 23 de junho de 1975. Regravado em 1979.
Resumo: Chiquinha ganha do Seu Madruga um livro de animais. Então, ela resolve dar uma olhada junto com Chaves e Quico, o que resulta em uma briga entre os três. Depois, eles resolvem brincar de adivinhações e o coitado do Chaves acaba apanhando bastante.
88 El Cumpleaños de Don Ramón Chaves: A morte do Seu Madruga Exibido originalmente em 30 de junho de 1975. Esse episódio possui 2 dublagens
Resumo: É o aniversário do Seu Madruga, mas ele se esqueceu. Enquanto isso, Chiquinha e os outros vizinhos estão planejando fazer uma festinha para ele. Mas, Seu Madruga se apavora pois pensa que vai morrer e pede ajuda ao Chaves para protegê-lo.
89 (a) Los Caquitos: Las locas Os Ladrões Exibido originalmente em 7 de julho de 1975.
Resumo: Beterraba e Peterete tentam assaltar uma casa, mas ela é habitada por duas loucas solteironas, que começam a tratá-los muito bem, achando que são príncipes disfarçados de ladrões. E como é que eles vão fugir sem aquelas loucas perceberem?
89 (b) El Chavo Del Ocho: La guerra del Chavo Chaves: Guerra é guerra! Exibido originalmente em 7 de julho de 1975. Regravado em 1979.
Resumo: Seu Madruga irritado, diz que vai declarar guerra a todas as crianças da vila. Depois, ele resolve empenhar sua carabina e acaba assustando a todos, que pensam que ele está querendo disparar de verdade.
90 Examen de Admisión Chaves: Bagunça desorganizada / Ser professor é padecer no inferno! Foi exibido originalmente em 14 de julho de 1975. Esse episódio possui 2 dublagens.
Resumo: Chaves, Chiquinha, Quico, Nhonho e Pópis precisam prestar um exame de admissão, caso contrário serão reprovados pelo Professor Girafales.
91 Todo por un pastel Chaves: Mal entendidos/Trocando os Bolos Foi exibido originalmente em 21 de julho de 1975. Remake de 1974. Regravado em 1978. Nesta versão, Seu Madruga faz o papel que na versão de 1974 era correspondente ao Seu Barriga. Chiquinha se faz presente nesta versão, alterando alguns detalhes no enredo.
Resumo: Dona Clotilde prepara um bolo e um bilhete para o Seu Madruga e pede ao Chaves que o deixe em sua casa. Mas, Chaves pega o bolo e o come todo. Ao mesmo tempo, Quico chega com outro bolo que Dona Florinda havia encomendado para o Professor Girafales. No entanto, por causa de um mal entendido com os bolos e com o bilhetes, Seu Madruga pensa que Dona Florinda que está apaixonada por ele, e então tenta paquerá-la para zelar a paz entre eles.
92 Mujeres y Don Ramón (Parte 1) Chaves: O dia internacional da mulher - Parte 1 Foi exibido originalmente em 28 de julho de 1975. Disponível em DVD. Remake de 1972. Regravado em 1978. Participação especial de: Olivia Leiva. Curiosidade: O episódio original fala sobre o ano internacional da mulher, remetendo à conferência da ONU sobre o tema que ocorreu no México em julho de 1975. No Brasil, o episódio é exibido em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Resumo: No Dia Internacional da Mulher, chega uma nova vizinha à vila e Seu Madruga se apaixona por ela. Ele a convida para sua casa, mas antes, tem de escapar de Dona Florinda e também da dona Clotilde. Por isso, pede ajuda ao Chaves e a Chiquinha para avisar a que horas cada uma delas vai chegar. Mas, as crianças entendem tudo errado e a confusão está armada.
93 (a) Los Caquitos: La ventana abierta Os Ladrões: Não é fácil roubar Foi exibido originalmente em 4 de agosto de 1975. Remake de 1973
Resumo: Beterraba e Peterete tentam invadir uma casa, entrando pela janela que está aberta. Mas, tem um policial por perto, que está vigiando o local.
93 (b) El Chavo Del Ocho: Las vecinas nuevas (Parte 2) Chaves: A chegada das novas vizinhas - Parte 2 Foi exibido originalmente em 4 de agosto de 1975. Remake de 1972. Regravado em 1978. Participação especial de: Olivia Leiva e Rosita Bouchot
Resumo: Glória consegue um apartamento na vila e muda-se com sua sobrinha, Paty. Chaves e Quico se apaixonam pela menina, enquanto Seu Madruga continua apaixonado pela tia. Ao saber disso, Dona Clotilde fica com ciúmes.
94 Invitación al Cine (Parte 3) Chaves: O Namoro do Seu Madruga - parte 3 Foi exibido originalmente em 11 de agosto de 1975. Remake de 1972. Regravado em 1978. Participação especial de: Olivia Leiva e Rosita Bouchot
Resumo: Seu Madruga continua apaixonado pela nova vizinha Glória e, desta vez, decide convidá-la para ir ao cinema.
95 Los desmayos (Parte 4) Chaves: Se beijo fosse sapinho, o mundo seria um brejo - parte 4 Foi exibido originalmente em 18 de agosto de 1975. Remake de 1972. Regravado em 1978. Participação especial de: Olivia Leiva e Rosita Bouchot
Resumo: Chaves e Quico descobrem que toda vez que são beijados por Paty, desmaiam de emoção. Então, as crianças, para curar os outros dos desmaios, usam baldes de água fria. Sendo assim, todo mundo acaba se molhando no final.
96 Ponchando globos Chaves: Cai Cai Balão Episódio inédito (disponível em DVD). Foi exibido originalmente em 25 de agosto de 1975.
Resumo: O balão do Quico fica preso em um lugar alto, no segundo pátio, e Chiquinha pede ao Chaves que tire-o de lá. No final, Chaves estoura o Nhonho como se ele fosse um balão.
97 Los coches Chaves: Vamos brincar de carrinhos? Foi exibido originalmente em 1 de setembro de 1975.
Resumo: O carro do Sr. Barriga está com defeito. Isso, porque Chiquinha roubou o carrinho de Quico e o escondeu dentro dele. Então, o Sr. Barriga pede ao Seu Madruga que conserte o seu carro, em troca de alguns meses de aluguel.
98 El Foco Chaves: O trocador de lâmpadas Foi exibido originalmente em 8 de setembro de 1975. Regravado em 1979.
Resumo: Chaves quebra a lâmpada que fica na entrada da vila e Seu Madruga decide trocá-la. Mas, sempre ocorre outro acidente com as lâmpadas que ele pega.
99 El partido de fútbol Chaves: Assistindo ao jogo Foi exibido originalmente em 15 de setembro de 1975.
Resumo: Dona Florinda expulsa todos de sua casa que estavam vendo uma partida de futebol pela televisão. Depois, Quico pega um radinho de pilha para escutar a partida. Chaves briga com ele e atira o rádio em Quico que o acaba engolindo.
100 La bruja del 71 Chaves: A casa da bruxa Foi exibido originalmente em 22 de setembro de 1975.
Resumo: Seu Madruga pede para a Chiquinha devolver um jornal para a casa da Dona Clotilde. Com medo da Bruxa do 71, Chiquinha pede para Chaves e Quico acompanhá-la. Ao entrarem na casa, as crianças começam a imaginar coisas, por causa do medo. No final, eles ainda ganham pirulitos da Dona Clotilde e aprendem que é feio colocar apelidos nas outras pessoas.
101 Primer día de clases (parte 1) Chaves: O primeiro dia de aula/Seu Madruga volta á escola - Parte 1 Foi exibido originalmente em 29 de setembro de 1975.
Resumo: Para escapar da Dona Florinda, Seu Madruga se esconde na escola do Professor Girafales, mentindo que está com muita vontade de voltar a estudar.
102 El estudiante (parte 2) Chaves: O primeiro dia de aula/Professor Madruga - Parte 2 Foi exibido originalmente em 6 de outubro de 1975.
Resumo: Enquanto o Professor Girafales ficava ausente da escola por alguns minutos, enquanto conversava com a Dona Florinda, que esclarece o porque de Seu Madruga estar lá, Seu Madruga tenta "substituí-lo", e prende a atenção dos meninos, com sua aula sobre Perigos de Morte.
103 Los atropellados Chaves: O atropelamento Foi exibido originalmente em 13 de outubro de 1975.
Resumo: As crianças começam a brincar de atropelamento. Quico faz o papel de atropelado e acaba assustando a todos na vila. No final, Dona Florinda bate no Seu Madruga, pois pensa que tudo foi uma brincandeira inventada por ele.
104 Tratando de bañar al Chavo Chaves: O banho do Chaves Exibido originalmente em 20 de outubro de 1975. Regravado em 1978 e em 1979.
Resumo: Chaves, que nunca tomou um banho na vida, causa aborrecimentos com os outros moradores da vila. Então, Quico e Chiquinha resolvem banhá-lo à força, com baldes de água.
105 La Viruela Chaves: Quem com catapora fere, com catapora será ferido! Exibido originalmente em 3 de novembro de 1975. Episódio comum. Curiosidade: um trecho deste episódio em que Chaves sai do quarto da Chiquinha chorando e volta pra ele é perdido mundialmente. Remake de 1973. Regravado em 1979.
Resumo: Chiquinha inventa que está com catapora e por isso falta à escola. Ao saber do fato, Seu Madruga resolve fingir para não pagar o aluguel ao Sr. Barriga, com a desculpa que sua filha está doente. E as confusões começam, quando Chiquinha resolve brincar com Chaves e Quico e começa a apovorar todo mundo com sua catapora.
106 Las palomitas del Chavo Chaves: Os insetos do Chaves / Coleção de insetos Exibido originalmente em 10 de novembro de 1975. Possui duas dublagens. Remake de 1973. Regravado 1979.
Resumo: Chaves começa a matar insetos com gasolina e os joga em um saquinho de pipocas. Depois de várias confusões, a casa do Seu Madruga ainda explode no final do episódio.

Episódios perdidos mundialmente[editar | editar código-fonte]

Título em espanhol Título em português Nota
Dinero Perdido O dinheiro escondido Episódio inédito. Foi descoberto em uma edição da Tele Guía. Foi exibido originalmente em 17 de fevereiro de 1975. Remake de 1972. Regravado em 1978.
Resumo: Seu Barriga coloca Seu Madruga na rua, por falta de pagamento. Pórem, Seu Madruga já conseguiu o dinheiro, só que não sabe onde está. No meio dos móveis espalhados pelo pátio, ele decide procurar e pede ajuda às crianças que só atrapalham.
  • Resumo baseado a partir da versão de 1978. Remake de 1972. Regravado em 1978.
Confusión de Cartas Bilhetes trocados Foi exibido originalmente em 3 de março de 1975. Episódio inédito. Foi descoberto em uma edição da Tele Guía. Remake de 1973. Regravado em 1977.
Resumo: Seu Madruga manda Chaves ir até o açougue e lhe entrega uma lista de compras. Enquanto isso, o Professor Girafales mostra à Dona Florinda que lhe escreveu uma carta de amor. Porém, ele deixa a carta cair no chão e quando Nhonho a encontra, troca com a lista do açougue, causando a maior confusão na vila.
  • Resumo baseado a partir da versão de 1977.
El Perico de Don Ramón O papagaio do Seu Madruga Episódio inédito. Foi descoberto na Tele Guía nº 1.178. Regravado em 1983 e 1986 no programa Chespirito onde Jaiminho é o dono do papagaio. Foi exibido originalmente em 10 de março de 1975.
Resumo: Dona Clotilde dá um papagaio de presente ao Seu Madruga. Logo, o papagaio começa a chamar de "Covarde" a Seu Madruga e o Quico quando chora. Então, Seu Madruga põe o papagaio no barril, fazendo que Quico e Chiquinha acreditem que a Dona Clotilde transformou o Chaves em papagaio.
  • Resumo baseado a partir da versão de 1983.
La Chirimoya A chirimóia Episódio perdido com única exibição em 1984. Foi exibido originalmente em 27 de outubro de 1975. Remake de 1973. Regravado em 1978.
Resumo: Seu Madruga consegue um pezinho de cherimóia e pensa em plantá-lo em um vaso. Porém, Chaves e Quico ficam atrapalhando e não deixam ele terminar o serviço. Para piorar as coisas, ele ainda arranja uma encrenca com a Dona Florinda.
  • Resumo baseado a partir da versão de 1978.

Os Remakes[editar | editar código-fonte]

De 1976 em diante, pode-se notar uma imensa quantidade de episódios regravados que, por sua vez, também resultaram em versões novas que se dividissem em mais partes do que as originais.

4ª temporada (1976)[editar | editar código-fonte]

Episódio Título em espanhol Título em português Nota
107 La Basura en su Lugar A limpeza do pátio Foi exibido originalmente no dia 12 de janeiro de 1976.
Resumo: Dona Florinda faz Seu Madruga varrer o pátio da vila. Depois de tudo limpo, as crianças começam a sujar de novo. Quico joga cascas de banana pelo chão, fazendo todo mundo escorregar. E Chaves precisa entregar suas latas vazias para a venda da esquina.
108 Cubriendo al repartidor O Leiteiro Episódio inédito. Foi exibido originalmente no dia 19 de janeiro de 1976. Remake de 1973.
Resumo: Seu Madruga trabalha como leiteiro. Ao mesmo tempo, Chaves e Chiquinha encontram cachorrinhos recém-nascidos que estão morrendo de fome e resolvem pegar as garrafas de leite do Seu Madruga para dar a eles.
109 Pollo Asado O frango da Dona Clotilde / A galinha da vizinha é mais gorda do que a minha Foi exibido originalmente no dia 26 de janeiro de 1976. Possui 2 dublagens. Remake de 1973.
Resumo: Chiquinha começa a se sentir mal depois de comer um frango inteiro, que Dona Clotilde tinha feito.
110 La nueva profesión (parte 1) Ser pintor é uma questão de talento (parte 1) Foi exibido originalmente no dia 2 de fevereiro de 1976. Episódio exibido somente no Brasil. Remake de 1973.
Resumo: Seu Madruga está pintando uma cadeira. As crianças começam a brincar com um pincel e pintam os lençóis de Dona Florinda.
111 La nueva profesión (parte 2) Uma epidemia de pintores / Pintando o Sete (parte 2) Foi exibido originalmente no dia 9 de fevereiro de 1976. Possui 2 dublagens. Remake de 1973.
Resumo: Seu Madruga decide pintar a porta e as crianças “pintam o sete”.
112 El Traje de Don Ramón O defunto será maior? / A roupa do parente falecido Foi exibido originalmente no dia 16 de fevereiro de 1976. Possui duas dublagens. Remake de 1973.
Resumo: Seu Madruga herda um terno do seu falecido tio e pretende usá-lo no Festival da Boa Vizinhança. Mas percebe-se que o "defunto era muito maior", pois o terno fica extremamente grande para ele. Seu Madruga resolve colocar um cinto para segurar as calças e a confusão começa, quando Chiquinha junto de Quico e Chaves brincam de "cinto escondido".
113 Los Tronadores Bombinhas são perigosas, ainda mais em mãos erradas Foi exibido originalmente no dia 23 de fevereiro de 1976. Remake de 1973.
Resumo: Chiquinha encontra um saco de bombinhas que Seu Madruga estava vendendo e começa a dispará-las no meio da vila, causando um rolo danado com Chaves e Quico.
114 Quico el Enfermo Os remédios do Quico Foi exibido originalmente no dia 8 de março de 1976. Remake de 1974.
Resumo: Dona Florinda manda Chiquinha ir comprar remédios para o Quico, que está doente. Depois, Quico pede para Chaves e Chiquinha jogarem os remédios fora.
115 Las Historias de terror Eu não creio em fantasmas, mas existem Foi exibido originalmente em 15 de março de 1976. Remake de 1973.
Resumo: Chaves e Chiquinha estavam em casa, assistindo um filme de terror, quando Dona Clotilde aparece e disse a Chiquinha que segundo ao Seu Madruga, ela estava de castigo sem ver televisão. Os dois decidem ver o filme na casa do Quico, mas a sorte saiu do lado deles, quando a Dona Florinda chegou em casa e disse ao Quico que ele vai ficar sem ver televisão por dois dias, devido à isso, Chaves e Chiquinha saem da casa do Quico, e Chiquinha fica com a ídeia de assustar o Quico com lençoís e máscaras, mas acaba assustando também Dona Florinda e Dona Clotilde.
116 Música para Todos A orquestra Exibido originalmente em 22 de março de 1976. Episódio inédito. Remake de 1973.
Resumo: As crianças brincam de orquestra no pátio da vila e, com isso, acabam incomodando o Seu Madruga.
117 Trabajo Nuevo De engraxate a cabelereiro / Confusão no Cabeleireiro Exibido originalmente em 29 de março de 1976. Possui 2 dublagens. Remake de 1973.
Resumo: Seu Madruga está trabalhando como cabeleireiro e Chaves, como engraxate. Quico e o Sr. Barriga também vão ao salão, e lá acontecem muitas confusões.
118 Los Toreros y Toros (parte 2) Entre Touros e Chifradas (parte 2) Foi exibido originalmente em 12 de abril de 1976. Episódio comum. Estreou pelo SBT em 10/01/2014. Remake de 1973.
Resumo: O Seu Madruga e o Professor Girafales lembram dos tempos em que eram toureiros. Então, o Sr. Barriga dá de presente um touro de brinquedo para as crianças.
119 ¡Qué golpiza! (parte 3) Os Toureadores (parte 3) Foi exibido originalmente em 19 de abril de 1976. Episódio comum. Remake de 1973.
Resumo: As crianças brincam de toureiros. Dona Florinda se assusta com o touro de mentira e, no desespero, acaba abraçando o Seu Madruga. Por causa disso, o Professor Girafales pensa que está sendo traído e desafia o Seu Madruga.
120 Piratas y barquitos de papel Barquinhos de Papel Exibido originalmente em 7 de junho de 1976. Disponível em DVD. Remake de 1973.
Resumo: Chaves brinca de pirata. Depois, Chiquinha vai brincar com barquinhos de papel, na fonte do segundo pátio, ao mesmo tempo que Quico tenta fazer a lição de casa.
121 La siembra de un huevo A guerra é de terra Exibido originalmente em 14 de junho de 1976. Remake de 1973. Disponível em DVD. Estreou pelo SBT em 06/01/2014.
Resumo: Chaves está plantando ovos para que nasça uma árvore de galinhas, mas com isso acaba sujando o pátio de terra. Ao saber disso, Quico começa a sujar todo o pátio que Chaves e Chiquinha tinham acabado de limpar. Ao descobrirem isso, os adultos resolvem dar uma lição no Quico.
122 Exámenes (parte 2) O Exame de Recuperação (parte 2) Exibido originalmente em 28 de junho de 1976. Estreou no Brasil em 15/01/2014. Disponível em DVD. Regravado em 1979.
Resumo: Seu Madruga e Dona Florinda acompanham Chaves, Quico e Chiquinha na escola do Professor Girafales, pois ficaram de recuperação na escola.
123 Exámenes (parte 3) O Castigo Vem a Cavalo (parte 3) Exibido originalmente em 5 de julho de 1976. Regravado em 1979.
Resumo: : Ainda na aula de recuperação, o Professor Girafales tenta ensinar as crianças sobre a história do México.
124 Venta de la vecindad (parte 1) A Venda da Vila (parte 1) Foi exibido originalmente em 12 de julho de 1976. Participação especial de Ricardo de Pascual como Sr. Calvillo. Possui duas dublagens (Maga e RioSound/Dubrasil)
Resumo: O Sr. Barriga fica sabendo que está com problemas cardíacos e resolve vender a vila para o Sr. Calvillo. A turma da vila fica triste e resolve se reunir para decidir o que fazer.
125 Venta de la vecindad (parte 2) A Venda da Vila (parte 2) Foi exibido originalmente em 19 de julho de 1976. Disponível em DVD. Participação especial de Ricardo de Pascual como Sr. Calvillo. Estreou no Brasil em 08/01/2014.
Resumo: Continuando a história, o Sr. Barriga decide que irá morar em Acapulco. Ao mesmo tempo, o Sr. Calvillo começa a se interessar pela Dona Clotilde. Por fim, surge o Seu Madruga que com uma ideia absurda, decide comprar a vila também.
126 Ropa sucia A briga de quem é o varal / Roupa Suja Lava-se em Público Foi exibido originalmente em 26 de julho de 1976. Possui 2 dublagens. Remake de 1973.
Resumo: O pessoal da vila briga pelo varal. Então, Chiquinha tem a ideia do Chaves jogar a roupa da Dona Florinda no chão, e os problemas começam.
127 El desayuno del Chavo (parte 1) O Desjejum do Chaves (parte 1) Foi exibido originalmente em 2 de agosto de 1976. Remake de 1973.
Resumo: Seu Madruga convida o Chaves para um café da manhã. Para que ele não faltasse com a palavra, Chaves passou a noite inteira dormindo na porta da casa do Seu Madruga. No entanto, quando a Chiquinha chega com os ovos para o desjejum do Chaves, Quico "sem querer querendo" os quebra, enquanto jogavam Ping Pong.
128 La invitación a desayunar (parte 2) O jogo de ping pong (parte 2) Foi exibido originalmente em 9 de agosto de 1976. Possui 2 dublagens. Remake de 1973.
Resumo: O Sr. Barriga se comove e paga mais ovos para o café da manhã do Chaves. Enquanto isso, Nhonho traz sua mesa de ping-pong para eles possam jogar com as raquetes e as bolinhas que Quico ganhou do Professor Girafales. Mas, após uma confusão com os ovos podres, Seu Madruga acaba apanhando de Dona Florinda e Chaves termina o episódio esperando ele se recuperar, para enfim tomar seu café.
129 Fútbol Americano O Futebol Americano Foi exibido originalmente em 16 de agosto de 1976.
Resumo: O Sr. Barriga e o Professor Girafales têm uma grande ideia: ensinar as crianças a jogarem futebol americano. E o treinador é ninguém menos que o Seu Madruga!
130 El globero Os Balões Exibido originalmente em 23 de agosto de 1976. Episódio inédito. Remake de 1972 e 1974.
Resumo: Seu Madruga resolve vender balões, mas o negócio não vai bem. Depois, as crianças começam a brigar por causa das bexigas e colocam a culpa no Chaves, que decide ir embora da vila por ser sempre culpado.
131 Los sombreros A troca de chapéus Exibido originalmente em 30 de agosto de 1976. Episódio inédito. Remake de 1974. Único episódio da temporada que não tem a Chiquinha.
Resumo: Chaves gruda seu chiclete no chapéu do patrão do Seu Madruga. Com medo, ele tenta tirar o chiclete com uma tesoura, e acaba fazendo um buraco enorme no chapéu, mas no final, se vê que ele tinha feito o buraco no chapéu do Professor Girafales.
132 El sorteo de la lotería O Sorteio da Loteria Foi exibido originalmente em 6 de setembro de 1976. Episódio inédito. Remake de 1974. Regravado em 1979.
Resumo: Chaves vende o último bilhete de loteria para Seu Madruga. No dia seguinte, Seu Madruga acha que ganhou o prêmio maior, mas o bilhete sumiu e eles precisam encontrá-lo.
133 La muñequita prieta de la Chilindrina Roupa Limpa Suja-se em Casa Exibido originalmente em 13 de setembro de 1976. Remake de 1972 e 1974.
Resumo: Quico irá à festa dos Pires Cavalcanti e não pode sujar a sua roupa de marinheiro. Por isso, Chiquinha faz um plano e junto de Chaves, eles tentam jogar talco no Quico.
134 Clases de animales O Aluno Mais Inteligente Exibido originalmente em 20 de setembro de 1976. Episódio inédito. Remake de 1974. Regravado em 1979.
Resumo: O episódio mostra mais um dia na escola do Professor Girafales, onde os alunos fazem muita bagunça e não aprendem nada. No final, ninguém sabe responder uma pergunta fácil sobre pérolas, só quando o professor Girafales diz: "com o que são formados os colares de pérolas" e o Godines responde: "Com a Pérolas".
135 Los Pantalones del Tendedero As calças do Seu Madruga Exibido originalmente em 27 de setembro de 1976. Remake de 1974.
Resumo: Seu Madruga lava as calças e pendura elas no varal. Dona Florinda se enfurece, pois vai receber a visita do Professor Girafales e não quer nada que deixe a vila feia. Mas, Seu Madruga se nega a tirar e as confusões começam.
136 Invocando a Satanás A invocação no Satanás Exibido originalmente em 4 de outubro de 1976. Episódio inédito. Remake de 1973. Regravado em 1979.
Resumo: Dona Clotilde vive perdendo o seu cãozinho, Satanás. Enquanto procura por ele, Chaves, Chiquinha e Quico pensam que ela está invocando o diabo.
137 Festival de la Buena Vecindad (parte 1) A Grande Festa (parte 1) Exibido originalmente em 11 de outubro de 1976.
Resumo: Seu Madruga prepara um palanque para o próximo Festival da Boa Vizinhança, mas para isso terá que enfrentar a Dona Florinda que é contra a festança.
138 Festival de la Buena Vecindad (parte 2) Um Festival de Vizinhos (parte 2) Exibido originalmente em 18 de outubro de 1976. Episódio exibido somente no Brasil. Remake de 1972 e 1973.
Resumo: Começa o Festival da Boa Vizinhança! Seu Madruga é o diretor e as atrações são o Chaves que recita o poema do "Cão Arrependido", Quico, que prepara um poema dedicado às mães e Chiquinha que conta as "Aventuras do Jeca Valente". Mas, no final todos acabam brigando.
139 Festival de la Buena Vecindad (parte 3) E o Festival Continua (parte 3) Foi exibido originalmente em 25 de outubro de 1976. Possui 2 dublagens.
Resumo: Continuando o Festival, as crianças encenam um teatro onde Chaves interpreta o Chapolin Colorado. Porém, as confusões começam quando ele começa a bater no Quico de verdade com a sua marreta biónica.
140 Festival de la Buena Vecindad (parte 4) O Festival da Boa Vizinhança (parte 4) Foi exibido originalmente em 1 de novembro de 1976. Episódio comum. Estreou pelo SBT em 24/01/2014. Disponível em DVD com apenas 10 minutos.
Resumo: Na última parte dos festejos a Dona Clotilde recita um poema sobre o amor, fazendo toda hora trocadilho com o nome de Seu Madruga. Dona Florinda e o Professor Girafales cantam a canção "Óyelo, Escúchalo" e quase se beijam. Chaves, Quico e Chiquinha fazem truques de mágica, e o truque de mágica do Chaves deu o resultado de todo mundo cair na gargalhada. No final, tudo termina bem. E a saga termina com mais uma execução de "Óyelo, Escúchalo".
141 Hombre Invisible Invisibilidade Foi exibido originalmente em 8 de novembro de 1976. Remake de 1974.
Resumo: Chaves e Quico estão procurando o homem invisível. Nisso, Chiquinha diz que o pai dela conhece a fórmula da invisibilidade. E por fim, Chaves tenta salvar o Sr. Barriga do homem invisível, jogando tinta.
142 El ratero arrepentido O Ladrão da Vila Foi exibido originalmente em 15 de novembro de 1976. Participação especial de Ricardo de Pascual como Seu Furtado. Remake de 1974.
Resumo: O Seu Furtado anda roubando objetos dos moradores da vila. Chaves é acusado injustamente e resolve ir embora da vila. Depois, Chiquinha consegue trazê-lo de volta e Chaves conta que rezou muito para que o ladrão se arrependesse. Ao ouvir isso, o Seu Furtado se comove e além de devolver os objetos roubados, ainda presenteia o Chaves com um sanduíche de presunto.
143 La Resortera O matador de lagartixas Foi exibido originalmente em 22 de novembro de 1976. Primeiro episódio exibido no Brasil. Remake de 1974.
Resumo: Chaves está caçando lagartixas e quase acerta o Professor Girafales. Depois, o garoto mata uma lagartixa, mas todos pensam que ele matou o Seu Madruga. No final, Dona Florinda também se assusta com a tal lagartixa e desmaia.
144 Las locuras de Don Ramón Uma ajuda para a Cruz Vermelha Foi exibido originalmente em 29 de novembro de 1976. Episódio inédito. Remake de 1974. Regravado em 1979
Resumo: Chaves e Chiquinha estão coletando dinheiro para a ajudar a Cruz Vermelha. Enquanto isso, Seu Madruga tem a ideia de fingir que está louco para não pagar o aluguel. Ao mesmo tempo, Chaves pensa que foi o Sr. Barriga que ficou louco. Então, Chaves e Quico tentam curá-los com baldes de água fria!
145 Mordida Animais Proibidos Foi exibido originalmente em 6 de dezembro de 1976. Remake de 1973.
Resumo: Chaves foi mordido por um cão de rua e todos ficam preocupados, achando que ele pode estar com raiva. Mas no final, Seu Madruga dá banho no Chaves, logo após do cachorro morrer de uma infecção no focinho.
146 Fiesta navideña (parte 1) Sem pichorra não tem festa (parte 1) Foi exibido originalmente em 13 de dezembro de 1976. Episódio inédito. Remake de 1972 e 1973.
Resumo: A turma se prepara para mais uma Festa da Amizade e começam a enfeitar a vila, lembrando sempre que "sem pichorra não tem festa".
147 La Navidad Feliz Ano Novo! Foi exibido originalmente no dia 27 de dezembro de 1976. Episódio anual. Disponível em DVD. Possui roteiro semelhante ao episódio "Ano Novo na Vila" (1973).
Resumo: A turma da vila comemora o Natal e o Ano Novo. Quico exibe os brinquedos que ganhou e apronta a maior bagunça com Chaves, Chiquinha e Nhonho. Depois, todo o elenco do seriado se reúne e canta as músicas "La Juguetería", "Óyelo, Escúchalo" e "Un Año Más".

Episódios perdidos mundialmente[editar | editar código-fonte]

Título em espanhol Título em português Nota
No van a Clases Na escola... domingo Foi exibido originalmente em 5 de janeiro de 1976. Episódio perdido. Foi descoberto na edição da Tele-Guía n. 1.221, de 1 a 7 de janeiro de 1976 (com os Três Reis Magos na capa). Remake de 1973. Regravado em 1979.
Resumo: Chaves, Chiquinha e Quico faltam à escola e ficam com medo do Seu Madruga. Então, Chiquinha tem uma ideia: dizer que Chaves teve um piripaque e ficou paralisado o dia inteiro.
  • Nota: Resumo baseado na primeira versão de 1973.
Don Ramon apasionado Seu Madruga apaixonado Foi exibido originalmente em 1 de março de 1976. Episódio perdido. Foi descoberto na Tele-Guía n. 1.229, de 26 de fevereiro a 3 de março de 1976. Remake de 1974.
Resumo: Seu Madruga pede ajuda ao Chaves para tentar conquistar Dona Clotilde. (Único resumo conhecido).
Los Toreros (Parte 1) Os toureiros - Parte 1 Foi exibido originalmente no dia 5 de abril de 1976. Episódio perdido. Foi descoberto na Tele-Guia n. 1.234, de 1 a 7 de abril de 1976 (com Robert Young na capa). Remake de 1973.
Resumo: Chaves, Quico e todas as crianças da vila brincam de toureadores usando de muleta o mantel do Seu Madruga.
Jugando a la Escuelita Escolinha da Chiquinha Foi exibido originalmente no dia 26 de abril de 1976. Episódio perdido. Foi descoberto na edição da Tele-Guía n. 1.237, de 22 a 28 de abril de 1976 (edição especial do Dia das Crianças). Remake de 1973. Regravado no Programa Chespirito em 1980.
Resumo: Chaves, Chiquinha e Quico brincam de escolinha no pátio da vila usando a janela do Seu Madruga como lousa.
  • Nota: Resumo baseado na primeira versão de 1973.
Examen con los Padres - parte 1 O exame - Parte 1 Foi exibido originalmente em 21 de junho de 1976. Episódio perdido. Foi descoberto em uma edição da Tele-Guía. É provável que este episódio seja semelhante ao começo de "Ser Professor é Padecer no Inferno".
Resumo: Não há informações sobre este episódio.
Sin piñata no hay posada (Parte 2) Sem pichorra não tem festa - Parte 2 Foi exibido originalmente em 20 de dezembro de 1976. Episódio perdido. O anúncio no final da Parte 1, confirma que este episódio existe. Circula na internet um vídeo de uma entrevista com os atores, logo após a gravação desse episódio. Remake de 1972 e 1973.
Resumo: Não há informações sobre este episódio.

5ª temporada (1977)[editar | editar código-fonte]

Episódio Título em espanhol Título em português Nota
148 El negocio de las botellas O Porquinho Foi exibido originalmente no dia 7 de fevereiro de 1977. Episódio inédito. Remake de 1974.
Resumo: Seu Madruga tem um porquinho cheio de dinheiro, e tenta escondê-lo do Sr. Barriga. Enquanto isso Chaves e Quico disputam seus cofrinhos para ver quem tem mais dinheiro.
149 Día de la Amistad O Dia de São Valentim Foi exibido originalmente no dia 14 de fevereiro de 1977. Episódio inédito. O roteiro é semelhante ao episódio "Ano Novo na Casa do Seu Madruga (1973)"
Resumo: A turma do Chaves comemora o dia de São Valentim na casa do Seu Madruga.
150 Ramoncito (parte 1) As gravatas do Seu Madruga (parte 1) Foi exibido originalmente em 21 de fevereiro de 1977. Episódio inédito. Remake de 1974.
Resumo: Quico ganha um cachorrinho do Professor Girafales. Com a ajuda de Chaves e Chiquinha, resolve dar um banho nele. E é aí que a confusão começa.
151 Una broma blanca (parte 3) O Ratinho do Quico (parte 3) Foi exibido originalmente em 7 de março de 1977. Episódio inédito. Remake de 1974.
Resumo: Quico resolve aprontar com os vizinhos, escondendo um ratinho por todos os cantos. O pessoal da vila tenta caçar o bicho, que causa a maior bagunça.
152 Dinero en maceta Quem semeia moeda, colhe tempestade Foi exibido originalmente em 14 de março de 1977.
Resumo: Chaves está jogando terra no chão do pátio, para que nasça uma árvore de carambolas. O problema é que ele suja a vila toda de terra, incluindo alguns de seus moradores. Depois, Quico e Chiquinha brigam por causa de algodões doces, e no final Chaves tenta fazer crescer uma árvore de dinheiro.
153 El fotógrafo (parte 1) A máquina fotográfica (parte 1) Foi exibido originalmente em 28 de março de 1977.
Resumo: Seu Madruga encontra uma máquina fotográfica antiga em que o Chaves vive derrubando no chão. Depois, as crianças brincam de fotográfos.
154 Intento de fotografía (parte 2) O fotógrafo (parte 2) Foi exibido originalmente em 4 de abril de 1977.
Resumo: Seu Madruga começa a trabalhar como fotográfo e tenta tirar fotos do Godinez em um parque, mas é atrapalhado pelo Quico. Para piorar a situação, Chaves continua derrubando a câmera de Seu Madruga no chão o tempo todo.
155 Fantasma O fantasma da vila Foi exibido originalmente em 11 de abril de 1977.
Resumo: Chaves pensa que matou o Sr. Barriga com um golpe. Apavorados, os meninos pedem a ajuda do Seu Madruga. No entanto, isto é apenas um plano do Sr. Barriga, que pretende assustar o Chaves para ele deixar de ser atrapalhado. Mas a confusão realmente começa, quando o dono da vila começa a se vestir de fantasma no meio da noite. Todos se assustam menos o Seu Madruga pois ele sabia do plano.
156 Pago renta A Casinha do Quico Foi exibido originalmente em 18 de abril de 1977. Remake de 1973.
Resumo: Quico constrói uma casinha para brincar. Enquanto isso, Seu Madruga compra uma roupa nova e com isso tem uma briga com o Sr. Barriga, que o ameaça dizendo que se não receber pelo menos um mês de aluguel, ele não dormirá embaixo de um teto.
157 Ayuda a tus semejantes Ajudem-se uns aos outros / Amarelinhas e Balões Foi exibido originalmente em 25 de abril de 1977. Possui 2 dublagens. Disponível em DVD. Remake de 1974.
Resumo: Chaves aprende com o Professor Girafales que devemos compartilhar nossas coisas com os demais. Ao saber disso, Quico tenta dividir seus balões com Chaves, mas os dois acabam brigando. Enquanto isso, o Professor Girafales enfrenta um problema com Dona Florinda por causa de um mal entendido causado pelo Chaves.
158 El negocio de los globos O Vendedor de Balões Foi exibido originalmente em 2 de maio de 1977. Disponível em DVD. Remake de 1974. Curiosidade: Esse episódio tem uma espécie de ligação com o episódio anterior, mas não se trata de uma saga.
Resumo: Seu Madruga começa a vender balões e tem como ajudante o Chaves que está furando todos os balões do Quico. Porém quando achava que iria ganhar muito dinheiro descobre um problema: Chaves não entende o seu plano e acaba estragando tudo.
159 La locura O cavaleiro das mil encrencas Foi exibido originalmente em 9 de maio de 1977. Remake de 1974.
Resumo: Quico e Chiquinha acham que Chaves ficou louco porque o viram conversando com as portas. Então, eles decidem lhe dar um banho de água fria, para curá-lo. Mas toda vez que tentam, acabam errando o alvo e molhando sempre um dos adultos.
160 El carpintero (parte 1) Os carpinteiros (parte 1) Foi exibido originalmente em 16 de maio de 1977. Remake de 1972 e 1974.
Resumo: Seu Madruga, que está trabalhando como carpinteiro, acaba martelando os dedos a toda hora. Enquanto isso, Chaves e Quico resolvem brincar de carpinteiros e nisso, acabam acertando o Professor Girafales com várias marteladas.
161 El carpintero (parte 2) Quanto mais quente, pior! (parte 2) Foi exibido originalmente em 23 de maio de 1977. Remake de 1974.
Resumo: Ainda trabalhando como carpinteiro, Seu Madruga se vê obrigado a consertar a cadeira da Dona Florinda, que havia sido destruída pelas crianças. Então, ele resolve preparar uma cola especial, com a qual Quico acaba se queimando e o Seu Madruga também .
162 Viaje a Acapulco (parte 1) Vamos Todos a Acapulco (parte 1) Foi exibido originalmente em 30 de maio de 1977.
Resumo: Seu Madruga e Chiquinha ganham uma viagem para Acapulco com tudo pago, graças a um produto de limpar pratas que a garota comprou. A partir daí, todos decidem viajar para lá também. O Sr. Barriga chega para cobrar o aluguel e, ao descobrir que todos os inquilinos foram para Acapulco, resolve ir também. Com pena do Chaves que ia ficar sozinho, decide levar o garoto junto com ele.
163 Aventuras en Acapulco (parte 2) Os Farofeiros (parte 2) Foi exibido originalmente em 6 de junho de 1977.
Resumo: Ao chegarem em Acapulco, Chaves e o Sr. Barriga se hospedam no hotel. Depois na piscina, Chaves encontra Quico e Chiquinha e os três causam um rolo danado com o Seu Madruga e a Dona Florinda. No final, Chaves persegue Quico pelo clube e os dois causam a maior confusão.
164 Aventuras en Acapulco (parte 3) Os Farofeiros, segunda parte (parte 3) Foi exibido originalmente em 13 de junho de 1977.
Resumo: A turma da vila resolve almoçar no restaurante do clube, onde Chaves faz uma tremenda bagunça. Quico mergulha na água, o que deixa o Professor Girafales em pânico, pois ele não sabe nadar. Depois, Chaves persegue Chiquinha pela praia e acaba jogando todo mundo na água. No final, Chaves canta a música "Boa Noite, Vizinhança!"
165 Álbum de Billetes O Álbum de Figurinhas Foi exibido originalmente em 20 de junho de 1977. Remake de 1974.
Resumo: Quico e Chiquinha ganham um álbum de figurinhas com moedas de vários países. Enquanto isso, Chaves encontra dólares que o Sr. Barriga havia perdido e pensa que são figurinhas. Seu Madruga abusando da ingenuidade do Chaves, tenta enganá-lo para ficar com o dinheiro. Mas acaba se dando mal.
166 Sonámbulos (parte 1) Os Espíritos Zombeteiros (parte 1) Foi exibido originalmente em 27 de junho de 1977. Episódio inédito. Remake de 1974.
Resumo: Seu Madruga é sonâmbulo e coloca pratos todas as noites no barril do Chaves pois se preocupa que o garoto passa fome.
167 Sonámbulos (parte 2) Os Espíritos Zombeteiros (parte 2) Foi exibido originalmente em 4 de julho de 1977. Episódio inédito. Remake de 1974.
Resumo: Todos os moradores da vila são sonâmbulos, inclusive Quico e Dona Florinda. Seu Madruga diz para ter cuidado, pois pode ser perigoso acordá-los.
168 Sonámbulos (parte 3) Espíritos zombeteiros (parte 3) Foi exibido originalmente em 11 de julho de 1977. Remake de 1974.
Resumo: Dona Clotilde decide fazer uma sessão espírita na casa do Seu Madruga.
169 Escasez de agua (parte 1) Falta água, sobram problemas (parte 1) Foi exibido originalmente em 18 de julho de 1977. Remake de 1974
Resumo: A vila ficou sem água. Por isso, Chaves, Chiquinha e Quico são obrigados a irem até a vila mais próxima, buscar mais água. E a confusão começa quando os vizinhos começam a brigar pela água.
170 Escasez de agua (parte 2) Um bom encanador não entra pelo cano (parte 2) Foi exibido originalmente em 25 de julho de 1977. Disponível em DVD. Remake de 1974.
Resumo: A vila continua sem água e por conta disso todos os inquilinos (inclusive Dona Florinda) se recusam a pagar o aluguel ao Sr. Barriga, até que o problema seja resolvido. O problema é que o Sr. Barriga se recusa a consertar o problema da água enquanto não receber o dinheiro dos alugueis. Por conta disso Dona Florinda chama um encanador que conserta o problema da falta de água. Então, quando o defeito do encanamento já havia sido consertado, Chaves tem a grande ideia de jogar fora a água que já não faz falta e com isso acaba molhando o pessoal da vila.
171 Pie hinchado O Calo do Sr. Barriga Foi exibido originalmente em 1 de agosto de 1977. Episódio comum. Remake de 1974.
Resumo: Chaves acerta o Sr. Barriga no pé e o deixa com um calo muito grande. Enquanto isso, Quico assina um vale de um milhão de cruzeiros ao Chaves, que pensa que ficou milionário.
172 Corto Circuito Ah! Logo agora que eu queria ver o meu time jogar Foi exibido originalmente em 8 de agosto de 1977. Remake de 1974.
Resumo: Seu Madruga e Chaves querem ver um jogo de futebol pela televisão, mas acabou a luz no cortiço. Irritado, Seu Madruga quebra a televisão e quando tenta consertá-la acaba tomando um choque e o mesmo acontece com os outros.
173 Somos Cursis O Professor Apaixonado Foi exibido originalmente em 15 de agosto de 1977. Remake de 1974.
Nota: O início do episódio é cortado em todos os países.
Resumo: O Professor Girafales quer se declarar à Dona Florinda, para isso, pede ajuda ao Seu Madruga. Mas as crianças pensam que os dois estão namorando e a confusão está armada. No final do episódio, é apresentada a canção: "Somos Cafonas"
174 La tienda del Chavo (parte 1) Nem Todos os Bons Negócios são Negócios da China (parte 1) Foi exibido originalmente em 22 de agosto de 1977. Remake de 1974.
Resumo: Chaves começa a vender refrescos, mas o negócio não vai muito bem. Ainda mais quando, Quico se torna seu maior concorrente.
175 La tienda del Chavo (parte 2) Refrescos numa fria (parte 2) Foi exibido originalmente em 29 de agosto de 1977. Remake de 1974.
Resumo: Quico se torna um grande freguês dos refrescos do Chaves. Depois, o Seu Madruga tenta escapar da Dona Florinda e do Sr. Barriga. Aproveitando a oportunidade, Chaves faz chantagem para que ele compre os refrescos.
176 La tienda del Chavo (parte 3) A Insônia do Seu Madruga (parte 3) Foi exibido originalmente em 5 de setembro de 1977. Disponível em DVD. Remake de 1974.
Resumo: Chaves continua com a sua barraca de refrescos. Enquanto isso, Seu Madruga está com insônia. Dona Clotilde resolve lhe ajudar e compra um xarope poderoso para livrá-lo do problema. Mas as crianças pensam que ela enfeitiçou o Seu Madruga.
177 Los pensamientos del Profesor Com duas cartas no varal / Bilhetes Trocados Foi exibido originalmente em 12 de setembro de 1977. Possui 2 dublagens. Remake de 1975.
Resumo: Seu Madruga manda Chiquinha ir até o açougue e lhe entrega uma lista de compras. Enquanto isso, o Professor Girafales mostra à Dona Florinda que lhe escreveu uma carta de amor. Porém, ele deixa a carta cair no chão do pátio da vila e quando Chiquinha a encontra, troca com a lista do açougue, causando a maior confusão na vila.
178 El mejor escondite Esconde-Esconde Foi exibido originalmente em 19 de setembro de 1977. Remake de 1973 e 1975.
Resumo: As crianças brincam de esconde-esconde. Enquanto isso, Seu Madruga resolve pregar uma caixa de madeira. Quico vê a caixa no meio do pátio e se esconde dentro dela. O problema é que Seu Madruga prega a tampa e Quico fica preso.
179 La Caricatura del Profesor Jirafales Isto merece um prêmio! Foi exibido originalmente em 26 de setembro de 1977. Episódio inédito. Remake de 1974.
Resumo: As crianças fazem desenhos na escola, mas o Professor Girafales quer saber quem desenhou uma caricatura sua. Com medo da bronca, Quico pede ao Chaves que assuma a responsabilidade pelo desenho em troca de um sanduíche de presunto. Mas ele se dá mal.
180 Un fin de semana con las tías Estou morrendo de saudades da minha amiga, mas não muito Foi exibido originalmente em 3 de outubro de 1977. Disponível em DVD. Remake de 1975.
Resumo: Chiquinha, o terror do cortiço, está de volta! Assim que chega, já começa a aprontar: rouba a zarabatana e os chumbinhos de Chaves e começa a atirar em todo mundo, provocando a maior confusão na vila.
181 Los favores de Don Ramón O Disco Voador Foi exibido originalmente em 10 de outubro de 1977. Episódio comum. Remake de 1974.
Resumo: Quico ganha um disco voador de brinquedo. Enquanto isso, Seu Madruga combina um plano com Chaves que sempre que o Sr. Barriga aparecer, é para o garoto gritar "já chegou o disco voador!". Mas, o plano não sai como o combinado.
182 Pintando la Vecindad (parte 1) Abre a Torneira (parte 1) Foi exibido originalmente em 17 de outubro de 1977. Episódio comum. Curiosidade: Durante 21 anos foi usada pelo SBT como primeira parte do episódio: As Paredes de Gesso (1978), até que em 09/01/2014 estreou a segunda parte real do episódio.
Resumo: Os moradores da vila querem que o Sr. Barriga mande pintar o cortiço. A princípio, ele aceita, mas depois de uma confusão com o Chaves e o Seu Madruga que não pagou o aluguel, ele desiste. Depois, o Professor Girafales tem a ideia do Seu Madruga pintar a vila em troca de alguns meses de aluguel. A turma gosta da ideia, menos ele.
183 Pintando la Vecindad (parte 2) Pintando a vila - parte 2 Foi exibido originalmente em 24 de outubro de 1977. Episódio comum. Estreou pelo SBT em 09/01/2014.
Resumo: O pessoal começa a limpar a vila para depois pintá-la. Todos resolvem ajudar e depois de tudo pronto, o pessoal fica satisfeito, inclusive Chaves, que pinta seu barril.
184 La pancita de Don Ramón Panquecas Pra Dentro, Barriga Para Fora Foi exibido originalmente em 31 de outubro de 1977.
Resumo: Dona Clotilde prepara panquecas para Seu Madruga, mas Chiquinha come todas elas junto com o Chaves. Quico acaba levando a culpa.
185 El desalojo de Don Ramón (parte 1) O Despejo do Seu Madruga (parte 1) Foi exibido originalmente em 7 de novembro de 1977. Remake de 1974. Curiosidade: Primeira aparição de Dona Neves, ainda anônima.
Resumo: O Sr. Barriga resolve despejar Seu Madruga, depois dele lhe dever 14 meses de aluguel atrasado(no dia em que o Sr. Barriga despejou o Seu Madruga,os 14 meses de aluguel haviam completado 15 meses de aluguel).Enquanto Seu Madruga e as crianças estavam guardando as coisas,Quico encontra um álbum de fotografias antigo na casa de Seu Madruga e eles começam a olhar e lembrar os velhos tempos.
186 El desalojo de Don Ramón (parte 2) Recordações (parte 2) Foi exibido originalmente em 14 de novembro de 1977. Remake de 1974.
Curiosidade: Neste episódio, a cena de despedida de Frederico é perdida mundialmente, sendo exibida no Brasil até 2012.
Resumo: O pessoal continua vendo o álbum de fotografias, e lembrando de cenas como a chegada de Chaves na vila e a despedida do pai de Quico. O Sr. Barriga vê uma foto de quando Seu Madruga era lutador de boxe e com pena, inventa uma história, para deixar que ele e a Chiquinha continuem morando na vila.
187 El Chavo Campeón Como treinar um novo campeão / Campeão meio pesado Foi exibido originalmente em 21 de novembro de 1977. Possui duas dublagens. Remake de 1974.
Resumo: Seu Madruga se lembra dos tempos em que era um lutador de boxe. Depois, ele vê Chaves brigando com o Quico e acha que ele pode ser um grande boxeador. Seu Madruga tenta ensiná-lo a lutar, mas isso acaba causando problemas com o Professor Girafales, que se irrita ao descobrir.
188 El Casimir Um finnísimo tecido Made in Taubaté / Piquenique no pátio Foi exibido originalmente em 28 de novembro de 1977. Possui 2 dublagens.
Resumo: Seu Madruga decide trocar uma Casimira de Taubaté com o Sr. Barriga, mentindo que seu tecido é inglês. Chaves, Chiquinha e Quico pegam o tecido e fazem um piquenique com ele. Mas, Chaves acaba sujando todo o tecido.
189 La venta de churros - parte 1 A Sociedade - parte 1 Foi exibido originalmente em 6 de março de 1978. Foi descoberto em uma edição da Tele-Guía que esta saga pertence ao ano de 1977, mas foi exibida apenas em 1978.
Resumo: Seu Madruga e Dona Florinda resolvem se tornar sócios.Dona Florinda prepara os seus churros para Seu Madruga vendê-los. Mas, quando Dona Florinda já começava a prepará-los, Chaves e Quico resolvem ajudá-la e começam os problemas.
190 La venta de churros - parte 2 A Sociedade - parte 2 Foi exibido originalmente em 13 de março de 1978. Foi descoberto em uma edição da Tele-Guía que esta saga pertence ao ano de 1977, mas foi exibida apenas em 1978.
Resumo: Chaves briga com Quico por ter sido expulso da casa da Dona Florinda pela bagunça que fez. Ao mesmo tempo, Seu Madruga tenta proteger dos garotos, a mesinha com a qual vai vender os churros. Mas ele acaba tendo uma confusão com a Dona Florinda, por causa dos meninos. E depois, o Professor Girafales ainda aparece e seus churros são roubados pelo Chaves.
191 La venta de churros - parte 3 O vendedor de churros - parte 3 Foi exibido originalmente em 20 de março de 1978. Foi descoberto em uma edição da Tele-Guía que esta saga pertence ao ano de 1977, mas foi exibida apenas em 1978.
Resumo: Finalmente, Seu Madruga está pronto para vender os churros. Depois de muitas confusões, ele pede ao Chaves que vigie as vendas, enquanto vai ao banheiro. Mas quando volta, descobre que Chaves comeu todos os churros e no final, ainda assume a culpa pelo garoto.
192 La clase de música Uma Aula de Canto Foi exibido originalmente em 5 de dezembro de 1977. Episódio comum.
Resumo: O Professor Girafales decide ensinar música aos seus alunos. Depois, as crianças resolvem brincar de orquestra no pátio da escola. Neste episódio, são apresentadas as canções: "Se Você é Jovem Ainda" e "Que Bonita A Sua Roupa".

Episódios perdidos mundialmente[editar | editar código-fonte]

Título em espanhol Título em português Nota
El juego de béisbol O Jogo de beisebol Exibido originalmente em 21 de março de 1977. Episódio inédito no Brasil e perdido mundialmente. Foram exibidos trechos deste episódio em uma chamada do disco "Así Cantamos y Vacilamos en La Vecindad del Chavo" na Venezuela. Remake de 1974.
Resumo: Chaves e Quico brincam de beisebol e Seu Madruga conta que já jogou o esporte mas acaba levando um tapa da Dona Florinda quando fala das curvas.
  • Resumo baseado a partir da primeira versão de 1974.
En esta vecindad están prohibidos los animales (Parte 2) Quem não tem cão, caça com rato - Parte 2 Episódio perdido. Era exibido normalmente no SBT de 1984 a 1992. Está disponível na Internet em português por uma gravação do SBT datada de 1990. Remake de 1972 e 1974. Exibido originalmente no dia 28 de fevereiro de 1977.
Resumo: Dona Florinda é obrigada a levar o cachorrinho de Quico embora, pois é proibido ter animais na vila. Mas, Quico pensa que seu cachorrinho foi transformado em regador pela Dona Clotilde.

6ª temporada (1978)[editar | editar código-fonte]

Episódio Título em espanhol Título em português Nota
193 Enyesar la vecindad (parte 1) Um Gesseiro de Mão Cheia (parte 1) Exibido originalmente em 27 de março de 1978. Episódio comum. Estreou em 13/01/2014. Remake de 1974.
Resumo: O Sr. Barriga faz um acordo com o Seu Madruga e desconta alguns meses de aluguel, com a condição dele se comprometer a engessar toda a vila.
194 Enyesar la vecindad (parte 2) As Paredes de Gesso (parte 2) Exibido originalmente em 3 de abril de 1978. Remake de 1974. Episódio comum. Curiosidade: O SBT colocou por 21 anos esse episódio como a continuação de "Abre a Torneira - parte 1 (1977), em 13/01/2014 estreou a primeira parte real do episódio.
Resumo: Seu Madruga começa a engessar a vila, e tem uma confusão com o Chaves que pensa que o Gesso é leite de burra. Depois, Chaves e Chiquinha brincam de gesseiros e começam a engessar o Quico.
195 Los cuernos del profesor Os chifres queimados do Professor Girafales Exibido originalmente em 10 de abril de 1978. Possui 2 dublagens. Remake de 1974.
Resumo: Dona Florinda sai e deixa no fogão chifres de nozes para o Professor Girafales. Porém, quando ele chega a vila, pensa que foi traído pela Dona Florinda.
196 La Jardinera A mudinha de chirimóia Exibido originalmente em 17 de abril de 1978. Remake de 1973.
Resumo: Seu Madruga consegue um pezinho de "chirimóia" e tenta plantá-lo em um vaso. Porém, as crianças ficam atrapalhando e não deixam ele terminar o serviço.
197 El voceador Os campeões de iô-iô Episódio inédito. Remake de 1974. Foi exibido originalmente em 24 de abril de 1978.
Resumo: Seu Madruga faz uma exibição de ioiôs, com dois jogadores estrangeiros. Depois, Chaves e Quico começam a brincar com os seus ioiôs e arranjam uma tremenda encrenca para o Seu Madruga.
198 Ama a tus enemigos As Pessoas Boas Devem Amar seus Inimigos Exibido originalmente em 1 de maio de 1978. Remake de 1974.
Resumo: Seu Madruga tenta plantar pezinhos em vasos, mas acaba sendo atrapalhando por Chaves e Quico. Depois, de tanto apanhar do Seu Madruga, Chaves chora e Chiquinha diz uma frase: "As pessoas boas devem amar seus inimigos". Por conta disso, Dona Florinda termina o episódio sem bater no Seu Madruga, pois foi ele que criou essa frase.
199 Prohibidos los niños (parte 1) O Cãozinho da Dona Clotilde (parte 1) Exibido originalmente em 8 de maio de 1978. Remake de 1973.
Resumo: Seu Madruga manda Chaves comprar algumas coisas na venda da esquina. Enquanto isso, Dona Clotilde, que está cuidando de sua sobrinha, descobre que a Dona Florinda colocou um cartaz na vila proibindo os animais e as crianças pequenas.
200 La sobrina de la bruja del 71 (parte 2) Pai por Algumas Horas (parte 2) Exibido originalmente em 15 de maio de 1978. Remake de 1973.
Resumo: Chaves traz a cesta de compras. Ao mesmo tempo, Dona Clotilde esconde a sua sobrinha em outra cesta muito parecida. Mas, Quico acaba trocando as duas cestas. A neném acaba indo parar na casa do Seu Madruga, que resolve cuidar dela. Mas, Chaves quer ajudar e acaba atrapalhando.
201 La sorpresa del Profesor Mal Entendidos Foi exibido originalmente em 22 de maio de 1978. Episódio perdido. Remake de 1974 e 1975.
Resumo: Dona Clotilde faz um bolo para o Seu Madruga, e pede ao Chaves que leve para a sua casa, junto com um bilhete escrito por ela. Enquanto isso, Dona Florinda manda o Quico comprar outro bolo para o Professor Girafales. Mas o Seu Madruga, acaba confundindo e pensa que Dona Florinda está apaixonada por ele.
202 El sobre de renta O Dinheiro Perdido Exibido originalmente em 29 de maio de 1978. Remake de 1972 e 1975.
Resumo: Seu Barriga coloca Seu Madruga na rua, por falta de pagamento. Pórem, Seu Madruga já conseguiu o dinheiro, só que não sabe onde está. No meio dos móveis espalhados pelo pátio, ele decide procurar e pede ajuda às crianças que só atrapalham.
203 Chavo atropellado (parte 1) Estatísticas (parte 1) Foi exibido originalmente em 5 de junho de 1978. Remake de 1973.
Resumo: Quico fica proibido de brincar na rua por Dona Florinda. Então, ele resolve brincar de atropelamento com Chaves. Porém, as pessoas pensam que Chaves foi atropelado de verdade. O Sr. Barriga dá um dinheiro ao Seu Madruga para ajudar nas despesas médicas. Mas quando descobre que Chaves está bem, o Sr. Barriga sai correndo pela rua atrás do Seu Madruga e os dois acabam sendo atropelados.
204 Accidente de Don Ramón (parte 2) A Perna Quebrada (parte 2) Exibido originalmente em 12 de junho de 1978. Remake de 1973.
Resumo: Dona Clotilde resolve fazer compras no mercado para o Seu Madruga, que continua com a perna quebrada. Chaves então, tem a ideia de se fingir de atropelado para ganhar comida também. Mas o pessoal da vila acaba acreditando que ele foi mesmo atropelado. E quem acaba pagando o pato pela brincadeira, é o Seu Madruga.
205 El nuevo trabajo de Don Ramón (parte 1) Seu Madruga Sapateiro (parte 1) Foi exibido originalmente no dia 26 de junho de 1978. Remake de 1973.
Resumo: Seu Madruga começa a trabalhar como sapateiro e tenta consertar os sapatos do Sr. Barriga. As crianças ficam atrapalhando. Depois, ele se confunde e destrói o ramo de flores que o Professor Girafales tinha levado para Dona Florinda.
206 El nuevo trabajo de Don Ramón (parte 2) O Sapateiro Prodigioso (parte 2) Foi exibido originalmente no dia 3 de julho de 1978. Remake de 1973.
Resumo: Dona Florinda também deixa seus sapatos para o Seu Madruga consertar. Mas a confusão está armada, quando Chaves e Quico também brincam de sapateiros e destroem os sapatos do Sr. Barriga e da Dona Florinda.
207 La venganza nunca es buena (parte 3) Seu Madruga, o Sapateiro (parte 3) Foi exibido originalmente no dia 10 de julho de 1978. Remake de 1973.
Resumo: Seu Madruga ensina o ofício de sapateiro ao Chaves que trabalha como seu "ajudante". Depois, Professor Girafales e o Quico dão seus sapatos para que Seu Madruga os conserte. Mas as coisas complicam, quando as crianças jogam a cola de sapateiro do Seu Madruga por toda a vila.
208 Concurso en la TV O Concurso de Beleza Exibido originalmente no dia 24 de julho de 1978.
Resumo: Seu Madruga quer assistir ao Concurso de Miss Universo pela televisão. E para isso, eles resolvem "cuidar" do Quico enquanto assistem TV na casa dele. Dona Florinda chega e proíbe o pessoal de assitir, mas acaba desistindo quando o Professor Girafales aparece e fica ansioso em ver as mulheres em "traje de banho".
209 El baño del Chavo O Banho do Chaves Exibido originalmente em 31 de julho de 1978. Remake de 1975. Regravado em 1979.
Resumo: Chaves ainda não tomou banho pela última vez. Por isso, Quico e Chiquinha resolvem molhá-lo a força, causando a maior bagunça na vila.
210 Pateando la pelota Batendo uma Bolinha Exibido originalmente em 7 de agosto de 1978. Estreou em 07/01/2014 pelo SBT. Remake de 1973.
Resumo: Depois de aprontarem várias bagunças no cortiço, Chaves e Quico ficam proibidos pelo Sr. Barriga de jogarem bola no pátio.
211 Ciencias Naturales (parte 1) O Castigo da Escola (parte 1) Exibido originalmente em 14 de agosto de 1978.
Resumo: Dona Florinda e Seu Madruga descobrem que Quico e Chiquinha foram castigados na escola por terem chamado o Professor Girafales de "Mestre Linguiça". Depois, os alunos respondem as perguntas do Professor com respostas absurdas e no final, ele mostra um escorpião para eles.
212 Ciencias Naturales (parte 2) O Escorpião (parte 2) Exibido originalmente em 21 de agosto de 1978.
Resumo: Quico pede o escorpião do Professor Girafales emprestado, para que possa mostrar para a sua mãe. Quico por sua vez, acaba trocando o frasco do escorpião pelo frasco vazio que a Pópis estava brincando. Com isso, Quico pensa que o bicho escapou e todos se assustam.
213 Los astronautas Os Bombeiros Episódio inédito. Exibido originalmente no dia 28 de agosto de 1978. Remake de 1975.
Resumo: Chaves, Quico e Chiquinha brincam de bombeiros e ficam o tempo todo ligando e desligando a chave geral da vila, irritando assim, o Seu Madruga.
214 Una noche de desvelo A insônia do Chaves Exibido originalmente em 4 de setembro de 1978. Episódio inédito. Disponível em DVD. Remake de 1975.
Resumo: Chaves não dormiu a noite toda e agora não consegue parar em pé. Com isso, acaba fazendo todos tropeçarem nele. Depois, as crianças resolvem brincar de "enfeitiçados", e acabam fazendo o Seu Madruga entrar numa fria.
215 Don Ramón globero (parte 1) História do Brasil (parte 1) Exibido originalmente em 11 de setembro de 1978. Remake de 1972 e 1975.
Resumo: Seu Madruga está vendendo artigos para comemorar o dia da independência. Por isso, as crianças começam a brincar com os confetes e balões, causando a maior bagunça na vila.
216 Don Ramón globero (parte 2) A proposta (parte 2) Exibido originalmente em 18 de setembro de 1978. Remake de 1972 e 1975.
Resumo: Chaves fica encarregado de varrer a sujeira da vila. Depois, Dona Clotilde diz que tem a solução para os problemas de Seu Madruga, mas não consegue concluir o que ia dizer, pois as crianças ficam interrompendo o tempo todo com seus instrumentos musicais. Por fim, a proposta era o Seu Madruga se casar com ela.
217 El Chavo lavacoches Uma Epidemia de Gripe Exibido originalmente em 25 de setembro de 1978. Remake de 1975.
Resumo: Chaves consegue convencer o Sr. Barriga a deixar ele lavar o seu carro. E dessa vez, Seu Madruga resolve ajudá-lo também.
218 El amor llegó a la vecindad (parte 1) Errar é humano / Errar uma vez é humano (parte 1) Foi exibido originalmente no dia 2 de outubro de 1978. Episódio exibido somente no Brasil. Participação especial de Regina Torné como Glória. Possui duas dublagens, Remake de 1972 e 1975.
Resumo: Chega à vila uma nova vizinha e Seu Madruga se apaixona por ela. Ela combina de voltar à tarde, para ver se consegue algum apartamento. Ao mesmo tempo, Dona Florinda promete voltar à tarde para bater no Seu Madruga, enquanto Dona Clotilde, pretende ir visitá-lo. Então, ele combina com as crianças o que fazer, quando cada uma delas chegar. Mas, eles confundem tudo e acaba sobrando para o Seu Madruga.
219 Celos en la vecindad (parte 2) Vizinhança / A nova vizinhança (parte 2) Foi exibido originalmente no dia 9 de outubro de 1978. Participação especial de Regina Torné como Glória e Ana Lilian de la Macorra como Paty. Possui duas dublagens. Remake de 1972 e 1975.
Resumo: Glória, a nova vizinha, arranja um apartamento na vila e se muda com a sua sobrinha, Paty. Chaves e Quico se apaixonam pela menina, deixando Chiquinha com ciúmes. E Seu Madruga continua apaixonado por Glória, deixando Dona Clotilde com mais ciúmes ainda.
220 La gloria de Don Ramón (parte 3) Seu Madruga, o Conquistador (parte 3) Foi exibido originalmente no dia 16 de outubro de 1978. Participação especial de Regina Torné como Glória e Ana Lilian de la Macorra como Paty. Remake de 1972 e 1975.
Resumo: Seu Madruga continua apaixonado por Glória e, decide convidá-la para ir ao cinema para assistir ao filme "Terremoto".
221 El beso (parte 4) O Cupido ataca de novo (parte 4) Foi exibido originalmente no dia 23 de outubro de 1978. Participação especial de Regina Torné como Glória e Ana Lilian de la Macorra como Paty. Remake de 1972 e 1975.
Resumo: Chaves e Quico descobrem que sempre quando são beijados por Paty, desmaiam de emoção. E para curá-los, é presciso jogar neles baldes de água fria! Todos acabam se molhando, e o Seu Madruga se atrapalha todo tentando conquistar Glória.
222 Las Goteras De Gota em Gota, Minha Mãe Fica Louca Exibido originalmente em 30 de outubro de 1978. Remake de 1973.
Resumo: A casa da Dona Florinda está cheia de goteiras e ela se nega a pagar o aluguel para o Sr. Barriga, até que tudo esteja consertado. Então, Chaves e Quico decidem jogar a água fora, e acabam molhando todo mundo.
223 Nunca es demasiado tarde para estudiar Vizinhança Bem Educada Exibido originalmente em 6 de novembro de 1978.
Resumo: Os adultos discutem sobre a importância de estudar, e Dona Florinda mostra "o quanto" ela é inteligente! Depois, Dona Clotilde diz para Seu Madruga que adora os homens ao natural, mais ignorantes. É nessa hora que ele percebe que "nunca é tarde para estudar!".
224 La Guitarra O Violão do Seu Madruga Exibido originalmente em 13 de novembro de 1978.
Resumo: Chaves inventa a história de um amigo imaginário chamado "Cente", para roubar o sanduíche de presunto do Quico. Ao mesmo tempo, Seu Madruga prepara um grude para consertar seu violão.
225 El trabajo de Don Ramón (parte 1) O Velho do Saco (parte 1) Exibido originalmente em 20 de novembro de 1978. Remake de 1975.
Resumo: Quico quer brincar na rua, mas Dona Florinda o proíbe. Para assustá-lo, ela diz que se ele desobedecer, o velho do saco vai levá-lo embora. Em seguida, chega o Seu Madruga, com uma sacola enorme, pois está trabalhando como vendedor ambulante e Quico pensa que ele é o velho do saco.
226 Jugando con la bola (parte 2) Quem descola o dedo da bola? / A Bola de Boliche (parte 2) Exibido originalmente em 27 de novembro de 1978. Possui 2 dublagens. Remake de 1975.
Resumo: Seu Madruga mostra para as crianças uma bola de boliche e conta que jogou muito na sua juventude..
227 El trato (parte 3) Quem Descola o Dedo da Bola, número 2 (parte 3) Exibido originalmente em 4 de dezembro de 1978. Remake de 1975.
Resumo: O Sr. Barriga se interessa pela bola de boliche do Seu Madruga, e resolve pegá-la, em troca de alguns meses de aluguel. Mas o Chaves pega a bola com a mão cheia de cola e não consegue mais soltá-la.
228 Clase de primeros auxilios A Escolinha do Professor Girafales Foi exibido originalmente no dia 11 de dezembro de 1978. Participação especial de Ana Lilian de la Macorra como Paty. Este foi o último episódio com o Quico.
Resumo: O Professor Girafales tenta ensinar os alunos sobre acidentes e primeiros socorros. Mas, os alunos o respondem com besteiras e Godinez fica o tempo todo dizendo que "ainda nem começou a aula". Ao mesmo tempo, Chaves passa a aula com o rosto virado para a carteira de trás, para paquerar Paty, mas é repreendido pelo professor.

Episódios perdidos mundialmente[editar | editar código-fonte]

Título em espanhol Título em português Nota
La fuente de los desejos A fonte dos Desejos Episódio perdido. Foi descoberto em uma edição da Tele Guía. Foi exibido originalmente no dia 17 de julho de 1978. Remake de 1975. Regravado em 1979
Resumo: Chiquinha diz ao Quico que a fonte do segundo pátio é uma fonte dos desejos. Para realizá-los, basta pegar as moedas e jogá-las lá. No entanto, a mentira acaba se espalhando e todos acabam acreditando que é mesmo uma fonte dos desejos. No final, Chaves diz: "Em vez de ficar dando desejos com mortes, por que não me convidem para almoçar?"
  • Resumo baseado na versão de 1975

1979 - As Mudanças[editar | editar código-fonte]

O clima tenso dos bastidores da temporada de 1978 deu início às brigas, o que ocasionou a saída de Carlos Villagrán. No início de 1979, ele deixa o elenco CH, a fim de seguir carreira solo com o Quico que, na série, foi morar com as suas tias ricas. Alguns episódios depois, Ramón Valdés, também sai da série, em defesa da posição de Villagrán. Na série, o Seu Madruga viajou em busca de trabalho, e não regressaria até ficar rico.

Para preencher o imenso vazio deixado pela partida dos dois atores, Bolaños teve que introduzir mudanças. Após vários remakes na vila e na escola, foi criado um novo cenário: o restaurante da Dona Florinda. Lá, foram criadas histórias inéditas que serviram para alavancar a qualidade da série.

Para evitar que a Chiquinha morasse sozinha, Bolaños torna personagem oficial a sua bisavó Dona Neves (também interpretada por Maria Antonieta de las Nieves), que já tinha aparecido anteriormente em flashback no episódio O despejo do Seu Madruga (1977), e cria Jaiminho, um carteiro folgado de Tangamandápio (interpretado por Raúl Padilla).

7ª temporada (1979)[editar | editar código-fonte]

Episódio Título em espanhol Título em português Nota
229 El cine Vamos ao Cinema? Foi exibido originalmente em 29 de janeiro de 1979. Curiosidade: Na versão original, o filme era El Chanfle.
Resumo: A turma do Chaves resolve ir ao cinema. Seu Madruga, Dona Clotilde e Chiquinha vão juntos, enquanto o Sr. Barriga leva o Chaves. Dona Florinda e o Professor Girafales também vão. Porém, ninguém consegue assistir o filme, pois Chaves insiste em dizer que "seria melhor ter ido ver o filme do Pelé".
230 El cambio del foco É Duro Ser Eletricista! Foi exibido originalmente em 5 de fevereiro de 1979. Remake de 1975.
Resumo: Chaves quebra a lâmpada principal da Vila. Seu Madruga tenta trocá-la, mas sempre ocorre algum acidente com as lâmpadas que ele pega para colocar no lugar da outra.
231 La fiesta de San Valentín (parte 1) O Dia dos Namorados (parte 1) Foi exibido originalmente em 12 de fevereiro de 1979. Episódio anual. Participação especial de Ana Lilian de la Macorra como Paty.
Resumo: A turma da vila se prepara para comemorar o dia dos namorados. Chiquinha aproveita um cartão que Dona Clotilde tinha dado para Seu Madruga em branco e escreve uma declaração para Chaves. Mas, ele pensa que o cartão é de Paty, deixando a Chiquinha triste.
232 Festejando el Día de la Amistad (parte 2) O Dia de São Valentim (parte 2) Foi exibido originalmente em 19 de fevereiro de 1979. O roteiro é semelhante ao episódio "Natal, noite de paz (1973)".
Resumo: Dona Florinda convida todos os vizinhos para comemorar o dia de São Valentim em sua casa. O Sr. Barriga leva presentes e, depois, eles servem um belo jantar. Mas, Chaves é tão desastrado, que consegue estragar tudo no final.
233 Los pasteles de la Chilindrina As tortinhas da Chiquinha Foi exibido originalmente em 26 de fevereiro de 1979. Episódio perdido, exibido em 1990. Disponível em DVD. Remake de 1973 e 1975.
Resumo: Chaves, Chiquinha e Pópis resolvem brincar de tortinhas de merengue, usando o creme de barbear de Seu Madruga.
234 Pretendiendo a Don Ramón Nas Pontas dos Pés Foi exibido originalmente em 5 de março de 1979. Remake de 1973 e 1975.
Resumo: Chaves está matando insetos com gasolina e guardando em um saco de pipocas vazio que Nhonho jogou no chão. O pessoal come, achando que são pipocas. Para piorar as coisas, todos machucam seus pés e começam a andar engraçado. No caso de Chaves, foi porque ele tinha comido todo o bolo da Dona Clotilde e depois não teve tempo de ir ao banheiro.
235 Los animales que pegan O livro da Chiquinha Foi exibido originalmente em 12 de março de 1979. Episódio inédito. Remake de 1975.
Resumo: Seu Madruga dá um livro sobre animais para Chiquinha. Depois, ela resolve ler o livro com o Chaves e a Pópis.
236 La mentira de la Chilindrina Quem com catapora fere, com catapora será ferido! Foi exibido originalmente em 19 de março de 1979. Episódio inédito. Remake de 1973 e 1975.
Resumo: Seu Madruga mente que Chiquinha está doente para não se dar ao trabalho de pagar o aluguel ao Seu Barriga. Mas todos acabam acreditando que ela está mesmo doente e ficam com medo de pegarem catapora.
237 El Actor Héctor Bonilla (parte 2) Um Astro Cai na Vila (parte 2) Foi exibido originalmente em 2 de abril de 1979. Participação especial de Héctor Bonilla.
Resumo: Héctor Bonilla pede para Seu Madruga um macaco emprestado para trocar o pneu. Enquanto isso, Dona Florinda convida o ator para uma xícara de café, deixando o Professor Girafales com ciúmes. Chiquinha e Dona Clotilde também dão em cima de Héctor, enquanto Chaves cobra 50 centavos para vigiar o carro do ator, que no final, lhe deu uma bola de futebol.
238 La guerra contra los niños A carabina / Guerra às Crianças Foi exibido originalmente em 9 de abril de 1979. Possui 2 dublagens. Remake de 1975.
Resumo: Seu Madruga resolve empenhar sua carabina velha. Chaves, Chiquinha e Nhonho se assustam, pois pensam que Seu Madruga declarou guerra às crianças.
239 El perro Peluchín O Cachorrinho Foi exibido originalmente em 16 de abril de 1979. Este foi o último episódio com o Seu Madruga.
Resumo: Chiquinha resolve brincar que Chaves é seu cachorrinho, fazendo tudo que ela manda. Porém, Chaves começa a agir feito um cachorro e começa a aprontar com os vizinhos. Depois, Seu Madruga compra um cachorrinho de pelúcia para Chiquinha brincar, que termina o episódio cantando a música "Peludinho."
240 La Clase de aritmética A prova de aritmética Foi exibido originalmente em 23 de abril de 1979. Participação especial de Ana Lilian de la Macorra como Paty.
Resumo: O Professor Girafales tenta ensinar sobre aritmética, mas sempre é interrompido por seus alunos.
241 Día del niño O Dia das Crianças Foi exibido originalmente em 30 de abril de 1979. Episódio anual. Participação especial de Ana Lilian de la Macorra como Paty.
Resumo: As crianças comemoram o "Dia das Crianças" e se uma reúnem na casa da Chiquinha para discutir sobre o assunto.
242 Manos sucias del Chavo O banho / Um Banho Para o Chaves Foi exibido originalmente em 7 de maio de 1979. Possui 2 dublagens. Remake de 1975 e 1978.
Resumo: Chaves é um "porquinho" que, provavelmente, nunca toma banho. Então, Chiquinha e Pópis tentam lhe dar um banho a força, mas acabam molhando todo mundo.
243 Clases de Inglés Santa Ignorância Foi exibido originalmente em 14 de maio de 1979. Remake de 1974 e 1976.
Resumo: O Professor Girafales ensina sobre animais e suas características. No final, ele tenta fazer uma simples pergunta sobre com o que se fabricam os colares de pérolas. Ninguém consegue responder, e depois de inúmeras tentativas, Godinez enfim responde que são com as "pérolas".
244 Las mascotas Peixe Cru Faz Bem Pra Memória Foi exibido originalmente em 21 de maio de 1979. Remake de 1973.
Resumo: Chiquinha ganhou peixinhos coloridos de sua bisavó, mas eles começam a desaparecer. A garota desconfia do gato que Dona Florinda ganhou do Professor Girafales. Mas, mesmo depois do gato ter morrido após ser atropelado por um caminhão, os peixinhos ainda continuam desaparecendo...
245 El examen de historia Uma aula de história Foi exibido originalmente em 28 de maio de 1979. Participação especial de Angélica María que faz propaganda da novela Yara, nome da personagem. Remake de 1976.
Resumo: O Professor Girafales tenta ensinar sobre a história do Brasil.
246 El saco del Señor Barriga Tem um chiclete no meu paletó! Foi exibido originalmente em 4 de junho de 1979. Episódio inédito. Remake de 1974 e 1976.
Resumo: Chaves gruda um chiclete no paletó do Sr. Barriga e fica desesperado, pois não consegue tirá-lo. Por isso, resolve cortar o pedaço com uma tesoura, deixando o Sr. Barriga louco.
247 El cachorro de Doña Clotilde O Cãozinho Satanás Foi exibido originalmente em 11 de junho de 1979. Remake de 1973 e 1976.
Resumo: Dona Clotilde vive perdendo o seu cãozinho, Satanás. Enquanto procura por ele, Chaves, Chiquinha e Nhonho pensam que ela está invocando o diabo.
248 La clase de higiene O último exame Foi exibido originalmente em 18 de junho de 1979. Participação especial de Ana Lilian de la Macorra como Paty. Remake de 1976.
Resumo: O Professor Girafales aplica um exame e os alunos começam a colar. Depois tenta ensinar sobre higiene.
249 La moneda del deseo A Fonte dos Desejos Foi exibido originalmente em 25 de junho de 1979. Remake de 1975.
Resumo: Chiquinha diz à Nhonho que a fonte da escola é uma fonte dos desejos. Só que a mentira acaba se espalhando e todos começam a acreditar que a fonte é mesmo dos desejos.
250 El Cumpleaños del Profesor Jirafales (parte 1) Os Penetras (parte 1) Exibido originalmente em 2 de julho de 1979. Participação especial de Ana Lilian de la Macorra como Paty.
Resumo: É o aniversário do Professor Girafales. Por isso, Dona Florinda resolve fazer uma festinha particular, mas ela não contava com a "agradável" companhia de Chaves, Chiquinha e Dona Clotilde. Após o jantar ter sido estragado por Chaves, os adultos resolvem ir ao bar da esquina para comer panquecas. É lá, Dona Florinda decide comprar o boteco e transformá-lo em um restaurante.
251 El restaurante de Doña Florinda (parte 2) Dona Florinda Abre um Restaurante (parte 2) Foi exibido originalmente em 9 de julho de 1979. Grande parte do roteiro tem semelhança com o episódio "Os Carpinteiros" (1977).
Resumo: Dona Florinda e Professor Girafales estão fazendo uma reforma no restaurante. Porém, a confusão começa quando Chaves e Chiquinha começam a ajudá-los.
252 La suerte del Profesor Dando sorte com muito azar Foi exibido originalmente em 16 de julho de 1979. Remake de 1974 e 1976.
Resumo: Chaves vende seu último bilhete de loteria para o Professor Girafales, que no dia seguinte, fica sabendo que ganhou o prêmio. Mas, ele perdeu o bilhete no restaurante. O problema agora é encontrá-lo.
253 Spaguetti para el Señor Barriga O Restaurante de Dona Florinda Foi exibido originalmente em 23 de julho de 1979. Participação especial de Ricardo de Pascual como Garçom do Restaurante.
Resumo: Dona Florinda coloca Chaves como ajudante no restaurante. Depois, Chiquinha tenta convencer o Sr. Barriga a lhe pagar um sorvete. Mas seu plano não dá certo, pois Chaves sem querer, acaba jogando macarrão em cima do Sr. Barriga. E toda a culpa cai em cima do garçom, que havia sido contratado por Dona Florinda.
254 Clases de geometría y aritmética Aula de Matemática Foi exibido originalmente em 30 de julho de 1979. Participação especial de Ana Lilian de la Macorra como Paty.
Nota: Ele tem semelhanças com o episódio "Seu Madruga Professor" (1975).
Resumo: O Professor Girafales ensina sobre geometria e aritmética. No final, ele resolve explicar de uma forma mais prática ao Chaves, desenhando Nhonho na lousa, que apavorado, pensa que o professor pretende cortá-lo em vários pedaços.
255 El bolero (parte 1) Vai graxa? (parte 1) Exibido originalmente em 13 de agosto de 1979. Episódio comum. Estreou pelo SBT em 20/01/2014. Participação especial de Ana Lilian de la Macorra como Paty.
Resumo: Chiquinha faz um acordo com Chaves que trabalha como engraxate e assim divida o que ganhar com ela.
256 La Resortera O caçador de lagartixas Exibido originalmente em 6 de agosto de 1979. Episódio inédito. Remake de 1974 e 1976.
Resumo: Chaves está caçando lagartixas e consegue matar uma. Mas todos pensam que ele matou a Dona Clotilde.
257 El Bolero (parte 2) O engraxate (parte 2) Exibido originalmente em 20 de agosto de 1979. Episódio comum. Estreou pelo SBT em 21/01/2014. Participação especial de Guillermo Gárdenas. Observação: Por erro da Televisa, o episódio "O estilingue" foi exibido entre a primeira e a segunda parte de "Chaves engraxate".
Resumo: Chaves continua trabalhando como engraxate e divide todo o dinheiro que ganha com Chiquinha.
258 La Congestión O restaurante da Dona Florinda Foi exibido originalmente em 27 de agosto de 1979.
Resumo: Chaves e Chiquinha conseguem almoçar no restaurante graças ao Professor Girafales, que paga o que eles comerem. Mas, Chaves começa a ter uma indigestão por comer dois sanduíches de presunto ao mesmo tempo.
259 La mosca en el café Tem Uma Mosca no meu Café! Foi exibido originalmente em 3 de setembro de 1979. Participação especial de Abraham Stavans como Freguês do Restaurante.
Resumo: Chiquinha faz um plano com Chaves para comerem de graça no restaurante da Dona Florinda: conseguir uma mosca (ou churrumino) e colocá-la dentro do café. Mas, Chaves causa a maior confusão no restaurante, quando começa a caçar os churruminos.
260 El pretexto para ir a la escuela Na escola... domingo Foi exibido originalmente em 10 de setembro de 1979. Remake de 1973 e 1976.
Resumo: Chaves, Chiquinha e Nhonho faltam na escola e ficam com medo do Professor Girafales. Por isso, eles resolvem invertar diversas mentiras até que no fim, descobrem que mataram aula no domingo!
261 Los enfermos Os doentes Foi exibido originalmente em 17 de setembro de 1979. Episódio inédito. Remake de 1974 e 1976.
Resumo: Dona Florinda fica doente e o Professor Girafales cuida dela, sendo ajudado por Chaves e Chiquinha, que enquanto isso resolvem brincar de médica e paciente.
262 El regreso de la biscabuela Nasce uma Bisavó Foi exibido originalmente em 24 de setembro de 1979. A partir deste episódio, Dona Neves se torna personagem oficial do programa. Primeira aparição de Jaiminho, o Carteiro.
Resumo: Chiquinha descobre que sua bisavó, Dona Neves, vai morar junto com ela. Ao mesmo tempo, chega um novo carteiro à vila: Jaiminho, um senhor vindo de Tangamandápio.
263 Cooperación para la Cruz Roja Uma Ajuda Para a Cruz Vermelha Foi exibido originalmente em 1 de outubro de 1979. Possiu 2 dublagems. Remake de 1974 e 1976.
Resumo: Chaves e Chiquinha estão coletando dinheiro para a Cruz Vermelha. Enquanto isso, Dona Neves tem a ideia de fingir que está louca para não pagar o aluguel ao Sr. Barriga. Já Nhonho, pensa que Dona Florinda ficou louca. Então, eles tentam curá-las com baldes de água fria!
264 La Feria (parte 1) Vamos ao parque? (parte 1) Foi exibido originalmente em 8 de outubro de 1979. Episódio inédito. Participação especial de Abraham Stavans como Dono do Parque.
Resumo: Um senhor resolve montar seu parque na rua que fica ao lado da vila. Dona Florinda se irrita com o barulho causado pelas pessoas que se divertem no parque e resolve reclamar com o Seu Barriga.
265 La Feria (parte 2) O Parque de Diversões (parte 2) Foi exibido originalmente em 15 de outubro de 1979. Participação especial de Abraham Stavans como Dono do Parque.
Resumo: Chaves, Nhonho e Godinez resolvem ir brincar no parque de diversões. Mas, Chaves faz a maior bagunça com o dono do parque. Depois, o Professor Girafales junto com a Dona Neves começam a brincar no carrosel. No final, o Professor Girafales e a Dona Florinda cantam a canção "Idilio Sin Igual".
266 Los sueños O sonho que deu bolo Foi exibido originalmente em 22 de outubro de 1979. Disponível em DVD. Participação especial de Ana Lilian de la Macorra como Paty.
Resumo: Chaves e Chiquinha tentam roubar um bolo no restaurante de Dona Florinda. Depois, eles começam a sonhar que são clientes bem tratados no local.
267 El mesero Eu sou a mosca que caiu na sua Sopa Exibido originalmente em 29 de outubro de 1979. Disponível em DVD.
Resumo: Chiquinha tenta enganar a Dona Clotilde para que ela lhe pague um almoço. Mas na hora de pagar a conta, Chiquinha se esconde no banheiro do restaurante mentindo que estava com vontade de ir e fica lá por mais de três horas!
268 Roedores en la fonda (parte 1) Caça ao Rato, primeira parte Exibido originalmente em 5 de novembro de 1979.
Resumo: O restaurante está cheio de ratos. Ao saber disso, Dona Florinda e Chiquinha ficam desesperadas!
269 Roedores en la fonda (parte 2) Caça ao Rato, segunda parte e conclusão Exibido originalmente em 12 de novembro de 1979.
Resumo: Chaves coloca ratoeiras em toda parte no restaurante e todos acabam se machucando com elas.
270 Ayuda al trabajador Reivindicação salarial para o Chaves / Reivindicações salariais Exibido originalmente em 19 de novembro de 1979. Possui duas dublagens.
Resumo: Dona Neves resolve defender Chaves para conseguir um salário fixo para ele, além das gorjetas. Mas, acaba causando o maior tumulto no restaurante, impedindo que Jaiminho coma a torta que pediu.
271 El pastel del Profesor O bolo Exibido originalmente em 26 de novembro de 1979. Disponível em DVD. Parte do roteiro é idêntico ao episódio "Mal Entendidos (1974).
Resumo: Dona Florinda manda Chaves comprar um bolo para o Professor Girafales, mas o garoto acaba estragando o bolo. Por isso, ele e Chiquinha decidem fazer outro.
272 Leche para la gata Os gatinhos do Chaves Exibido originalmente em 3 de dezembro de 1979. A história é semelhante com o episódio "O Leiteiro" (1973).
Resumo: Chaves e Chiquinha descobrem que os filhotes da gata de Dona Florinda, recém-nascidos, estão morrendo de fome. Com pena, eles resolvem pegar as caixas de leite do restaurante para dar aos filhotes.
273 Reparación de la vecindad (parte 1) Os Hóspedes do Sr. Barriga (parte 1) Foi exibido originalmente em 10 de dezembro de 1979. Episódio anual. Disponível em DVD.
Resumo: Seu Barriga manda reformar o setor principal da vila. Por isso, oferece sua casa para a turma do Chaves, que vai morar com ele por alguns dias. O problema é que Chaves já chega bagunçando tudo...
274 Reparación de la vecindad (parte 2) Os Hóspedes do Sr. Barriga (parte 2) Foi exibido originalmente em 17 de dezembro de 1979. Episódio anual.
Resumo: O Professor Girafales chega a vila e fica sabendo que Dona Florinda está morando na casa do Sr. Barriga. Então, ele briga com a Dona Florinda, pois pensa que está sendo traido por ela. Enquanto isso, Chaves conhece o quarto de Nhonho, que parece uma loja de brinquedos.
275 Quisiera ser pastor (parte 3) Os Hóspedes do Sr. Barriga (parte 3) Foi exibido originalmente em 24 de dezembro de 1979. Episódio anual.
Resumo: A turma do Chaves comemora o Natal na casa do Sr. Barriga. Depois, Chaves se imagina dentro do presépio, e canta a canção "Quisiera haber sido un pastor".
276 Reparación de la vecindad (parte 4) Os Hóspedes do Sr. Barriga (parte 4) Foi exibido originalmente em 31 de dezembro de 1979. Episódio anual.
Resumo: Dona Florinda finalmente se acerta com o Professor Girafales. Depois, a turma volta à vila e encontra tudo novo. penúltimo episódio.
277 Lavadora nueva A máquina de lavar / Antes um tanque funcionando do que uma lavadora encrencada Foi exibido originalmente no dia 7 de janeiro de 1980. Possui 2 dublagens.
Resumo: Cansada de ter que disputar o tanque principal da vila com Dona Neves e com Dona Clotilde, Dona Florinda decide comprar uma máquina de lavar roupas. Os vizinhos curiosos, ficam doidos para saber o que foi que ela comprou. E a confusão, começa quando Chaves começa a mexer na máquina de lavar da Dona Florinda.

Episódios perdidos mundialmente[editar | editar código-fonte]

Título em espanhol Título em português Nota
El Actor Héctor Bonilla Um Astro Cai na Vila Foi exibido originalmente em 26 de março de 1979. Episódio inédito - Participação especial de: Héctor Bonilla. Está disponível na internet por uma gravação estrangeira surgida em 2010, datada da década de 90.
Resumo: Héctor Bonilla, o famoso astro de novelas, chega à vila para pedir ajuda, pois um pneu de seu carro está furado.

Ver também[editar | editar código-fonte]