Lista de peixes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lista de espécies de peixe)
Ir para: navegação, pesquisa

No mundo estima-se que existem atualmente cerca de 24 mil espécies de peixes, sendo 350 espécies na Mata Atlântica, 50 em Pampa, 325 no Pantanal, 239 na Caatinga, 1,2 mil no Cerrado e 3 mil espécies na Amazônia.[1] Atualmente, um dos peixes mais valorizados do mundo é o Atum azul, que chega a medir cinco metros e pesar até 680kg.[2] Os outros dez maiores peixes do mundo são Kaluga, com seis metros, Acipenser transmontanus, com seis metros, Himantura chaophraya, Pangasius gigas, com quatro metros, Catlocarpio siamensis, com três metros, Atractosteus spatula, com quatro metros, Arapaima gigas, Psephurus gladius e Hucho taimen, com dois metros.[3]

Na região amazônica os mais comuns são: Oxydoras, Astronotus e Pellona castelnaeana.[4] No entanto muitas espécies correm o risco de desaparecerem. Segundo fontes, as espécies mais ameaçadas são: Peixe-boi, Piabanha, Pirapitinga, Pirapitinga, Piracanjuba, Lambari, Andirá, Pacu, Engraçadinho, Piaba-faca, Pacu-prata, Barrigudinho e Guarú.[5] Algumas espécies também são usadas para a criação em aquários,[6] sendo que os mais conhecidos incluem Symphysodon, Carassius auratus e Poecilia.[7] A lista a seguir apresenta alguns dos peixes mais conhecidos:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. ICMBio. Artigos: UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NOS BIOMAS. Visitado em 21 de janeiro de 2013.
  2. Petiti Gastro. Atum azul, o maior e mais valorizado atum do mundo. Visitado em 21 de janeiro de 2013.
  3. Mundo dos Peixes. Os 10 maiores peixes do mundo. Visitado em 21 de janeiro de 2013.
  4. Pescasemfronteiras.com. Peixes da região Amazônica. Visitado em 21 de janeiro de 2013.
  5. Biodiversitas.com. LISTA NACIONAL DAS ESPÉCIES DE INVERTEBRADOS AQUÁTICOS E PEIXES AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO. Visitado em 21 de janeiro de 2013.
  6. UOL. Um milhão de peixes ornamentais são vendidos em Sto. André. Visitado em 21 de janeiro de 2013.
  7. Casa da Ada. Espécies de peixes. Visitado em 21 de janeiro de 2013.