Lista de lutadores que tiveram seus títulos cassados pelo UFC

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A história do Ultimate Fighting Championship (UFC) já teve diversos exemplos de cinturões que ficaram vagos por motivos alheios às lutas.[1] Assim, este artigo traz uma lista de todos os lutadores que perderam o cinturão do UFC fora do octógono.

Não entram nesta lista lutadores que se aposentaram ou que abdicaram voluntariamente do título para a divisão não estagnar.

# Lutador Data Título Cassado (Categoria) Motivo Ref.
1 Estados Unidos Randy Couture Janeiro de 1998 Campeão peso pesado Foi destituído ao lutar no Vale Tudo Japan e assinar com o Rings.
2 Estados Unidos Jens Pulver Março de 2002 Campeão peso leve Foi destituído ao não chegar a um acordo de renovação.
3 Estados Unidos Josh Barnett Julho de 2002 Campeão peso pesado Foi destituído ao falhar no teste antidoping pós-luta, apesar da vitória contra Randy Couture e a conquisra do título não terem sido anuladas.
4 Brasil Murilo Bustamante Outubro de 2002 Campeão peso médio Foi destituído ao assinar com o Pride.
5 Estados Unidos B.J. Penn Maio de 2004 Campeão meio-médio Foi destituído ao assinar com o K-1.
6 Estados Unidos Tim Sylvia Setembro de 2003 Campeão peso pesado Foi destituído ao falhar no teste antidoping pós-luta, apesar da vitória contra Gan McGee e a defesa bem sucedida não terem sido anuladas.
7 Estados Unidos Frank Mir Agosto de 2005 Campeão peso pesado Foi destituído depois de sofrer uma lesão fora do ambiente de trabalho em um acidente de moto.
8 Estados Unidos Sean Sherk Dezembro de 2007 Campeão peso leve Foi destituído ao falhar no teste antidoping pós-luta, apesar da vitória contra Hermes França e a defesa bem sucedida não terem sido anuladas.
9 Estados Unidos Dominick Cruz Janeiro de 2014 Campeão peso galo masculino Foi destituído depois de sofrer uma série de lesões que o impediram de defender o título por 2 anos.
10 Estados Unidos Jon Jones Abril de 2015 Campeão peso meio-pesado Foi destituído por avançar o sinal em um acidente de carro e por deixar o local não prestando socorro a uma mulher grávida com o braço quebrado.
11 Estados Unidos Jon Jones Julho de 2016 Campeão interino peso meio-pesado Foi destituído ao falhar no teste antidopingpré-luta do UFC 200 em que ele enfrentaria o campeão linear Daniel Cormier pela unificação de títulos.
12 República da Irlanda Conor McGregor Novembro de 2016 Campeão peso pena masculino Foi destituído por se recusar seguidamente a defender o título, mesmo enfrentando Nate Diaz duas vezes no peso meio-médio e Eddie Alvarez pelo título dos leves.
13 Países Baixos Germaine de Randamie Junho de 2017 Campeã peso pena feminino Foi destituída por se recusar seguidamente a enfrentar Cristiane Justino.
14 Estados Unidos Jon Jones Setembro de 2017 Campeão peso meio-pesado Foi destituído ao falhar no teste antidoping pós-luta do UFC 214, além da sua vitória ter sido convertida em no contest e o título devolvido ao até então campeão Daniel Cormier.
15 República da Irlanda Conor McGregor Abril de 2018 Campeão peso leve Foi destituído por se recusar seguidamente a defender o título, mesmo enfrentando Floyd Mayweather no boxe. A sua destituição não foi automática, por causa do seu prestígio com a organização que tinha o interesse de mantê-lo campeão linear o máximo de dias possíveis, mas planejada para o inicio do UFC 223.
12 Estados Unidos Tony Ferguson Abril de 2018 Campeão interino peso leve Foi destituído depois de sofrer uma lesão fora do ambiente de trabalho em um palco de televisão durante a semana do evento UFC 223 que valeria o título linear contra Khabib Nurmagomedov.
16 Estados Unidos Nicco Montaño Setembro de 2018 Campeã peso mosca feminino Foi destituída depois de sofrer uma série de lesões e a doenças que a impediram de defender o título por 9 meses.
17 Estados Unidos Colby Covington Setembro de 2018 Campeão interino peso meio-médio Foi destituído por não está disponível ao fim da suspensão médica contra Tyron Woodley no UFC 228.
18 Estados Unidos T.J. Dillashaw Março de 2019 Campeão peso galo Abdicou do título ao ser notificado que falhou no teste para EPO contra Henry Cejudo pelo título dos moscas no UFC Fight Night: Cejudo vs. Dillashaw, mesmo ainda tendo o resultado da contraprova que também deu positivo.
19 Brasil Charles Oliveira Maio de 2022 Campeão peso leve Foi destituído por ter pesado 200 g acima do peso permitido contra Justin Gaethje no UFC 274, depois da polêmica da balança digital descalibrada do evento.


Referências

  1. superlutas.com.br/ Jones é mais um campeão a perder seu cinturão fora do octógono; relembre outros casos