Lista de personagens de SpongeBob SquarePants

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta lista reúne os personagens da série animada americana SpongeBob SquarePants, no (Brasil: Bob Esponja Calça Quadrada).[1]

Personagens principais

Robert "Bob" Esponja Calça Quadrada/Spongebob Squarepants (Tom Kenny)

Tom Kenny (dublador original de Bob Esponja) na Comic-Con International de 2008.

Na Fenda do Bikini, uma região no Oceano Pacífico, vive Bob Esponja Calça Quadrada (no original, SpongeBob SquarePants), uma esponja do mar amarela que trabalha numa lanchonete chamada Siri Cascudo, cujo dono é o Seu Sirigueijo, um siri muito pão-duro que só pensa em dinheiro. Outro funcionário é um polvo ranzinza, Lula Molusco, que é vizinho de Bob Esponja e sempre se irrita com suas criancices (que é capaz de irritar qualquer um). O melhor amigo de Bob é Patríck (apesar de os dois já terem entrado em conflito em alguns episódios , por exemplo: Castelos de Areia na Areia (6ª temporada), Nana Neném Conchinha (3ª temporada), entre outros), uma estrela-do-mar rosa com pouca inteligência. Eles passam por diversas situações juntos no fundo do mar. Bob Esponja também é o protagonista da série, e por isso é o único que aparece em todos os 194 episódios.

Gosta de caçar águas-vivas e seu esporte favorito é lutar caratê. Ele adora fazer hambúrgueres de siri, mesmo não ganhando dinheiro nenhum ou nada. Nasceu em 14 de julho de 1986 (29 anos) e mora na Rua da Concha, 124. Possui um grande coração (apesar de ser um porífero) e é capaz de amar a todas as pessoas que vivem ao seu redor (até mesmo quem não gosta dele) e está sempre disposto a ajudar quem esteja precisando. Não tem muito apego às coisas materiais (exceto por sua espátula), mas é extremamente apegado aos amigos, e já entrou em depressão por ter brigado com o Patrick e com a Sandy e também quando o Gary fugiu de casa. Em "Aniversário de Casamento do Unicelular" (6ª temporada), Plankton chama ele de acessório poroso de cozinha.

Não demostra ser muito ambicioso ou ganancioso, mas tem alguns sonhos grandes, como ser o maior cozinheiro do mundo (o que pode ser viável, pois até o Rei Netuno o aprovou), se tornar o dono do Siri Cascudo (não que ele queira tomar o lugar do Sr. Sirigueijo, mas pela sua devoção ao lugar. Ele tem chances muito grandes, pois Sr. Siriguejo já está ficando velho e Bob Esponja é o único capaz de um dia ocupar seu lugar com sucesso), e ser um caçador de águas-vivas reconhecido. Na verdade, ele não trabalha por dinheiro, mas por prazer, por isso não se importa em ganhar tão pouco e nem trabalhar o dia inteiro (nem à noite, ou aos domingos e feriados algumas vezes). Os pais dele, ao contrário do que se pensava no começo, não são quadrados, e nem a sua avó, mas ele tem um tio e também alguns antepassados que sabe-se que eram quadrados como ele. O nome dos pais dele são Harold e Margaret como mostrado no episódio "Férias da Família Calça Quadrada" (8ª temporada) (na versão brasileira, ele é dublado por Wendel Bezerra). OBS: existem episódios que mostram quando ele conheceu a Sandy, o Gary, o Plankton, a Senhora Puff e o Lula Molusco, mas não o Patrick nem o Seu Siriguejo. Por ser uma esponja, o personagem principal apresenta uma série de habilidades anormais (Para dar surrealidade à série) que não muito raramente, aparecem ao longo dos episódios, como:

  • Espirrar água ou inflar (Como visto na abertura)
  • Esticar os braços, as pernas, o corpo, os olhos e a língua(Como visto em "Siri das Neves")
  • Absorver sabão e outras substâncias (Como visto em "Bob Esponja - O Filme")
  • Produzir diversas bolhas ao mesmo tempo, também pelos poros. (Como visto em "Espuma")
  • Se seus membros, sejam braços ou pernas, e órgãos , como o coração ou os olhos, forem arrancados, eles crescem novamente. (Como visto em "Casca em Choque")
  • Ele tem uma incrível habilidade de poder ser comprimido, o que lhe confere a capacidade de atravessar fendas .(Como visto em "Delonga")
  • Ser cortado em múltiplos pedaços sem sofrer grandes danos por isso. (Como visto em "A Esponja Que Sabia Voar")
  • No episódio "Pressão" Bob Esponja diz a Sandy que pode se reproduzir por brotamento (pequenos clones podem brotar dele).
  • Por ser uma esponja, ele pode usar seu próprio corpo para limpar objetos ou ambientes de maneira bem rápida e efetiva. (Como visto em "Esponja Modelo")
  • Além disso ele também pode girar seus braços e pernas em qualquer ângulo (Como visto em "Karatecas Fatiadores")

Note: O verdadeiro nome de Bob Esponja é Robert , como visto em Patrick Calça Esperta (4ª temporada).

Lula Molusco(Rodger Bumpass)

Ficheiro:Squidward.png
Lula Molusco

Ranzinza, sempre de mal com tudo e com todos, Lula Molusco Quincy Tentáculos (no original, Squidward Quincy Tentacles) é o antipático e mal-humorado vizinho do Bob, apesar do nome Lula, ele é um polvo (ou cefalópode como prefere dizer) . Lula mora na Rua da Concha, nº 122 e trabalha no Siri Cascudo como caixa, junto ao atrapalhado Bob, e quase sempre se irrita com o comportamento infantil do companheiro e com os fregueses pelo ''mau gosto''. Sua casa é um dos moais da ilha de Páscoa. Adora tocar clarineta, e espera se tornar um dia um músico famoso, mas não é muito bom nisso, tem uma namorada chamada Lulaura. Seu arquirrival da escola se chama Squilliam Fancyson, além disso possui um trauma, o de ser careca. Nasceu em 09 de outubro de 1977 (39 anos). Sua primeira voz no Brasil é de Daoiz Cabezudo e a segunda é Marcelo Pissardini (substituindo Daoiz desde seu falecimento em 2006). Em um episódio é revelado que ele tinha um cabelo bem comprido e loiro , mas de repente sumiu. Já em outro ele diz que sua comida predileta é linguiça defumada. E em outro ele fala que é alérgico a frutos do mar. Obs: em muitas das situações que decide interagir com Bob Esponja e Patrick , acaba se dando mal.Ele é Amaldiçoado como revelado por seu sextavô Luloso,em Masmorras e Dragões,ele fala que se não conseguir tocar a clarineta, quer que seu sextaneto seja amaldiçoado.

Patrick Estrela(Bill Fagerbakke)

Patrick Estrela (no original, Patrick Star) é uma estrela-do-mar rosa não muito inteligente e o melhor amigo de Bob Esponja e de Sandy. Mora debaixo de uma pedra na Rua da Concha, nº 120 na Fenda do Bikini e dificilmente entende as confusões nas quais se mete, um típico bonachão, quase sempre em sua casa e não possuindo nenhum emprego, embora algumas vezes já tenha trabalhado no Siri Cascudo. Às vezes, Patrick aparece sem roupa (o calção verde com flores roxas), como por exemplo quando ele aparece dentro de casa. Por ser uma estrela do mar, se seus membros forem arrancados (inclusive a cabeça), podem crescer novamente, na realidade um membro perdido pode dar origem a outra estrela do mar, criando clones do Patrick, o que ocorreu no episódio Estrela do caratê. Ele levanta ás 3 horas da manhã para comer um hambúrguer de siri , como revelado no episódio Turno macabro. No episódio Acorde Disposto é mostrado sua rotina diária ( que aparenta ser difícil , já que ele não é muito esperto ).Patrick nasceu em 26 de fevereiro de 1986 (29 anos atualmente) e tem sua voz dublada no Brasil por Sérgio Moreno e por Marco Antônio Abreu. Obs: ele e a Sandy são os únicos personagens principais que tem irmãos(Sandy tem seu irmão gêmeo Randy e Patrick tem sua irmã mais velha Sam).

Seu Sirigueijo(Clancy Brown)

Eugene H. Sirigueijo (no original, Eugene H. Krabs) ou somente Seu Sirigueijo mora na Avenida Aguado,3541 e sua casa é uma âncora cinzenta gigante. É proprietário da lanchonete Siri Cascudo (Krusty Krabs)e patrão de Bob Esponja e de Lula Molusco. Adora ganhar dinheiro e está sempre fazendo as contas do lucro da lanchonete. Sua única outra preocupação é cuidar da filha mimada Pérola, que vive reclamando do fato do pai ser pão duro e envergonhá-la em público. Ele é um siri. Em alguns episódios Seu Sirigueijo tem as suas garras arrancadas por motivos variáveis... mas como é um siri elas crescem novamente... o que explica porque ele estar com elas novamente no episódio seguinte. Nasceu em 30 de novembro de 1942 (72 anos), e sua voz é dublada originalmente por Clancy Brown (no Brasil recebeu as vozes de Felipe Di Nardo, Nelson Machado, Luís Carlos de Moraes e por Renato Márcio,sendo que os dois o dublam atualmente). Tem sotaque de marinheiro.Obs: No episódio Amor cascudo ele demonstra algumas "ondas de amor" pela senhorita Puff.

Sandy(Carolyn Lawrence)

Sandy Bochechas (no original, Sandy Cheeks) é uma esquila do Texas que mora na Fenda do Biquíni e vive no fundo do mar, quase sempre com uma roupa de astronauta,ao invés de roupa de mergulho, que permite a ela viver e respirar debaixo d'água. Quando está em sua casa, a cúpula da árvore, fica de biquíni. Tem sua casa que é uma estufa e tem uma árvore, além de vários aparelhos de ginástica. Para sair de casa entra por uma porta e depois fecha, para depois abrir outra porta que só inunda de água a área que fica até a primeira porta, podendo o lugar ser drenado depois. Um processo parecido ocorre quando seus amigos vão visitá-la, sempre com aquários cheios de água na cabeça para não ressecarem, onde abrem a primeira porta e depois fecham, o lugar é drenado e eles podem enfim abrir a segunda porta. Aventureira, gosta de adrenalina e de lutar karatê com Bob Esponja, além de também ser uma ótima inventora. Curiosamente , em um episódio é mostrado que seus primos são marmotas.Obs: Na 1ª Temporada ela aparece sem rabo quando está com seu uniforme.

Chama seu pai de Papa, e nasceu em 17 de novembro de 1987 (29 anos). Na versão brasileira, é dublada por Leticia Quinto, mas no episódio "Puxe um Barril" (9ª temporada), foi dublada por Fernanda Bullara.

Note: O verdadeiro nome dela é Sandra , como visto em Patrick Calça Esperta (4ª temporada) e O Gato Kenny (9ª temporada).

Curiosidade: É possível que o mundo da superfície de onde Sandy tenha vindo possa ser um pouco parecido com o de Rocko's Modern Life (que teve como diretores Joe Murray, criador da série, e Stephen Hillenburg, criador de Bob Esponja).

Gary (Tom Kenny)

Gerald Wilson Jr., Gary Caracol, ou Gary B. Caracol é um caracol que mora com seu dono, Bob Esponja numa casa-abacaxi, na Rua da Concha, 124 . Aparenta ser mais inteligente que o dono. Gary é como se fosse uma espécie de gato em forma de caracol. Seu dublador no Brasil (apenas na 8ª temporada) foi Tatá Guarnieri. Obs: No episódio Reinado de Idiotas (4ª temporada), é revelado que ele é primo de primeiro grau do patrick , mas tirando o patrick nunca foi mostrado nenhum membro da família de Gary.

Plankton(Mr.Lawrence)

Sheldon Jeremy Plankton é, como o nome diz, um plâncton. Tem a aparência de um minúsculo copépode ciclópico, e tem a cor esverdeada, dois centímetros de altura ( Sem contar as antenas , como revelado no episódio Computador sobrecarregado ) e a voz bem grave. Ele é o principal antagonista da série (apesar de que o Bob Esponja, o Patrick, o Seu Sirigueijo, a Sandy e o Lula Molusco já tenham agido como amigos dele) e mora no Balde de Lixo, na Rua da Concha. Esse miúdo vilão de personalidade arrogante, tenta roubar, a todo custo, a receita secreta do hambúrguer de siri, propriedade do Seu Sirigueijo. Plâncton, apesar de reiteradas tentativas, nada conseguiu. Já foi o melhor amigo do Seu Sirigueijo, como mostrado em um episódio. Por ter só um olho, plâncton não tem noção de profundidade como revelado no episódio O olho bom do plâncton.

Dono da lanchonete Balde de Lixo (Chum Bucket, no original), vive o drama de nunca ter tido um único cliente. Em "O Exército de Plâncton" é revelado que ele tenta roubar a receita secreta há 25 anos. Em outro episódio é revelado que ele já tentou roubar a receita do hambúrguer de siri 1003 vezes ( no mesmo episódio ele diz também que o foi deixado com 4 vintenas e 40 quinzenas de fracasso). Já em outro ele diz que, de tanto roubar hambúrgueres ( mesmo sem sucesso ), ele aprendeu todos os ingredientes menos o ingrediente secreto ( que é um molho, como revelado no episódio "Não é Normal" ). Apesar disso, ele sempre acredita que da próxima vez vai conseguir.

No filme, é revelado que na verdade ele tem um objetivo bem maior do que se poderia imaginar: controlar as mentes de todos os habitantes da Fenda do Bikíni e transformá-los em escravos. Ele consegue, mas Bob Esponja e Patrick, quando tudo parece perdido aparecem e derrotam-no. Plâncton é pisoteado por uma multidão e depois vai preso. Nasceu em 30 de setembro de 1942 (72 anos).OBS: ele é bem forte para um microrganismo, pois consegue levantar a garrafa com a receita do hambúrguer sem muito esforço. Ele virou amigo do Bob Esponja no final de Um Herói Fora d' Água.

No Brasil, Plâncton é dublado por Guilherme Lopes.

Personagens secundários

Senhora Puff(Mary Jo Catlett)

Senhora Poppy Puff é uma baiacu que trabalha como professora de pilotagem da escola de barcos da Fenda do Bikini. Bob Esponja já freqüenta sua escola há muito tempo e já falhou inúmeras vezes. A Sra. Puff é dublada por Arlete Montenegro no Brasil. Ela nasceu em 10 de julho de 1955 (60 anos). Ela não gosta do Bob Esponja e já foi presa inumeras vezes por causa de Bob Esponja destruir a escola e as vezes outros lugares, como sua própria casa.

Pérola(Lori Alan)

Pérola Sirigueijo (Pearl, no original) é a filha do Seu Sirigueijo. É uma baleia loira com vestido rosa, muito mimada pelo pai que faz todas as suas vontades, menos quando ele tem de sacrificar o dinheiro dele para isso. Não aparenta ter muita inteligência para discernir o contexto que vive. Altamente influenciada por modas e tendências passageiras, acaba sendo dramática por motivos tolos. Nasceu em 12 de maio de 1990 (25 anos) e vive na Avenida Aguada, 3541.

Conforme mostrado no episódio "Aniversário da Baleia", Pérola sempre tem uma péssima festa de aniversário. A única vez que Pérola teve uma festa boa foi quando o Bob Esponja comprou uma montanha de presentes caros para Pérola, e ele ainda contratou uma banda chamada Os Meninos que Choram (sátira dos Backstreet Boys).Na versão brasileira, é dublada por Eleonora Prado, Tânia Gaidarji e Angélica Santos.

Larry, a Lagosta(Mr. Lawrence)

Larry, a Lagosta é uma lagosta vermelha bem alta que trabalha como salva-vidas na praia da Lagoa Goo. Ele é popular por viver perigosamente e louco por musculação. Também é bastante forte, musculoso e atrativo. Ele nasceu em 8 de janeiro de 1977 (38 anos)

Homem-Sereia(Ernest Borgnine)

É um herói aposentado e muito educado e um pouco atrapalhado.

O herói favorito de Bob Esponja e Patrick. Aparece na série já velho, morando em um asilo da Fenda do Bikini, porém por causa da insistência de Bob Esponja voltar para seu ofício. Tem como ajudante o Mexilhãozinho. Seu veículo é o barco-móvel invisível. É uma sátira do Batman e do Aquaman. Bob Esponja, Patrick, Sandy e Lula Molusco já foram até ajudantes honorários dele. Nasceu entre 1890/1900 ( em um episódio bob esponja fala que ele tem 65 anos ). Obs: ele e o Mexilhãozinho são os únicos humanos da Fenda do Bikini. Seu verdadeiro nome é Earn , como revelado no episódio "O Início Do Homem-Sereia"

Mexilhãozinho(Tim Conway)

O companheiro do Homem-Sereia. Tem uma personalidade parecida com a de Lula Molusco, odeia quando o Homem-Sereia o chama de garoto. Em alguns episódios ele odeia Bob Esponja e Patrick, ao contrário do Homem Sereia. Também foi feito em forma de sátira, dessa vez sobre o Robin e Aqualad (parceiro-mirim do Aquaman). Nasceu entre 1890/1900 (em um episódio ele fala que tem 68 anos) e já virou um vilão. Seu verdadeiro nome é Jim , como revelado no episódio "O Início Do Homem-Sereia".

Karen(Jill Talley)

É a esposa computador de Plankton. É muito sábia e não fica do lado de Plankton e o acha um pateta. Na versão original é dublada pela atriz Jean Conner e no Brasil já foi dublada por Cecília Lemes (maioria dos episódios), Rita Almeida, Fernanda Bock, Denise Reis, Lúcia Helena e Isabel de Sá.Foi criada por um técnico em 16 de julho de 1968 e reprogramada por ele em 1997.Em alguns episódios ela é uma tela gigante e , em outros , uma robô com braços e uma esteira ou rodas ao invés de pernas. No filme Bob esponja - Um herói fora d'água ela teoricamente morre quando liga a máquina do tempo de Bob Esponja e Plankton.

Inimigos do Homem-Sereia e Mexilhãozinho

Como não poderia deixar de ser, o Homem-Sereia e o Mexilhãozinho também têm seus inimigos. Dentre eles estão o Homem-Raio, a Bolha Suja, o Linguado Atômico, Camarão Jumbo, Lesma Sinistra e outros. O primeiro é um imenso sujeito vermelho com uma máscara azul que se encontrava preso em molho tártaro, até que foi libertado por Bob Esponja e Patrick, curiosos. A segunda consiste de uma imensa bolha com cara de vilão que aparece nos episódios Homem-Sereia e Mexilhãozinho 2 e 5 , O clube dos vilões etc. O terceiro era um monstro com um olho na cara e outro na ponta de uma antena e tinha o poder do toque nuclear mas aparece já velho no episódio Homem-Sereia e Mexilhãozinho 2, já aposentado. O quarto consiste em uma lagosta grande super forte . Já a quinta é uma lesma gigante e canibal que vive nos esgotos e lança gosma grudenta.

Squilliam Fancyson III(Dee Bradley Baker)

Ele é o rival do Lula Molusco dos tempos de colégio. Squilliam é um polvo que frequentava a banda da turma do Lula Molusco, e sempre humilhava lula Molusco como um pobretão fracassado qualquer. Apareceu nos episódios Doidos Pela Banda (2ª temporada), O Retorno do Squilliam (3ª temporada), Casa Chique (6ª temporada), Professor Lula Molusco (6ª temporada), Adoro Dançar (Sétima Temporada), De Volta ao Passado (Sétima temporada) e Mantenha a Fenda do Bikini Bonita (Sétima temporada). Nasceu em 09 de outubro de 1977 (37 anos) .ele quer ser o amigo do Lula Molusco mas não sabe como , apenas quer ser melhor que todos e mora em uma casa gigante na King Street, 950.

Patchy, o Pirata(Tom Kenny)

Patchy, o Pirata é um pirata fan de bob esponja que aparece apresentando vários episódios especiais, ele é o criador do fã-clube do Bob Esponja. Ele tem um papagaio chamado Potty. Aparece na 2ª temporada(Natal Quem? e Marujos na Marra), na 3ª temporada(Festa do Calça Saltitante, Uga Uga e A Esponja que Sabia Voar), faz um cameo na 4ª temporada em Cadê Esse Caracol, na 5ª temporada(Amigo ou Inimigo e Descobrindo Atlântida, também faz cameos em A Peste do Oeste e O Que Aconteceu Com Bob Esponja), na 6ª temporada em Entrando Numa Fria e na 8ª temporada em É um Natal do Bob Esponja na sua versão animada. Ele mora numa casa terrerea em Encino, California.

Potty, o Papagaio (Stephen Hillenburg e Paul Tibbitt)

Potty, o Papagaio é uma marionete de um papagaio que vive junto com Patchy em Encino, California,e quase sempre se dá bem. Originalmente foi dublado por Stephen Hillenburg, mas depois que ele renunciou o cargo em 2004, Paul Tibbitt começou a dublá-lo. Não se sabe que dublador dubla ele no Brasil.

Johnny Erain

Johnny "Elaine" Erain é um peixe realístico repórter que aparece em alguns episódios e na abertura da série.

Rei Netuno(Jeffrey Tambor)

Rei Netuno é referido pelos personagens com um rei que governa a Fenda do Biquíni, e aparece em Bob Esponja - O Filme e faz um cameo em Bob Esponja VS A Maquina de Fazer Hambúrguer , ele uma filha chamada Mindy. Diferente do deus Netuno que aparece na série de TV do Bob Esponja, o Netuno do filme é bem mais gordo, tem um nariz comprido e é careca (e usa uma coroa para esconder sua calvície),não deve ser confundido. com o Netuno (deus dos mares)

Netuno (deus dos mares)

É referido pelos personagens como um deus de todos os mares. Apareceu pela primeira vez no episódio "A Espátula de Netuno" em 1999, depois em um episódio especial de 2009, e depois no episódio "A Vingança de Tritão" de 2010 (exibido no Brasil em 12 de Novembro de 2010). Ele tem uma esposa chamada Anfitrite, e um filho único chamado Tritão. Ele pode ser confundido com um outro personagem chamado "Netuno" que aparece no filme do Bob Esponja,não deve ser confundido com o rei Netuno.

Holandês Voador

Um fantasma, meio ajudante do Bob Esponja e seus amigos, e meio inimigo deles. Gosta de assustar a todos que encontra. Aparece em vários episódios do desenho. O Holandês voador tem 6000 anos, a data de seu aniversário é 21 de setembro de 3 987 a.C.. "Holandês Voador" é o nome de um navio de uma lenda de marinheiros muito antiga. Possui uma grande fissura por assustar no episódio Anfitrião do Fantasma, neste episódio, ele vai passar um tempo com Bob e percebe que não tem mais jeito para assustar.Ele vive em busca de sua meia para jantar.

Capitão

Painty "Capitão", o Pirata é um quadro de um pirata que aparece na abertura da série e nos episódios Sapato Está Desamarrado(2ª temporada) e Pintores Molhados(3ª temporada). Também tem uma aparição pequena no filme Bob esponja: Um herói fora d'água .Ele sempre pergunta ''Vocês estão prontas, Crianças?'' no começo da abertura da série.

Robalo

Robalo "Bacalhau" É um robalo que aparece na 1ª temporada(Picles, Diversão e Primeiro de Abril) e na 8ª temporada(O Olho Bom do Plankton).

Senhora. Siriguejo

Betsy Siriguejo (no original, Betsy Krabs) é a mãe do Seu Sirigueijo. Mora em uma âncora igual ao do filho, só que a dela é rosa. Já namorou o Plâncton. Apareceu nos episódios Boca de Marinheiro (2a temporada), Crustáceo de Meia Idade (3a Temporada), Padrasto Inimigo (4ª temporada), Amigo ou Inimigo? (5ª temporada) e Esponjicus (6ª temporada).

Perch Perckins

Perch Perckins é o repórter da Fenda do Bikini. No Filme, ele entrevista Plankton quando ele começa a vender Hambúrgueres de Siri no Balde de Lixo. No episódio: A Bolha de Grude, ele teoricamente morre quando uma onda gigante o engole. Nos primeiros episódios aparece com a cor roxa mas atualmente, é laranja. No filme Bob esponja - Um herói fora d'água é revelado que ele é careca ( e por isso usa uma peruca ).

Harold e Margaret Calça Quadrada

São os pais do Bob Esponja. São mais velhos e redondos. Aparecem nos episódios Black Jack , Férias Da Família Calça Quadrada , Pilotando De Chorar , Lar Doce Abacaxi ,Pilotar Sem Saber Não Vai , A Música Do Patrick , O Homem Sereia E O Mexilhãozinho 4 e Choque Cultural.

Vovó Calça Quadrada

É a avó do Bob Esponja . Ela cozinha bem , e o que tem de velha tem de carinhosa. Aparece nos episódios Beijos da vovó, Patrick babá de mascotes , Black Jack , O Lado Abrasivo e outros.

Personagens de Fundo e moradores da Fenda do Bikini

Fred

Fredrick "Fred" Rechid É um peixe marrom que aparece em diversos episódios como figurante. Seu nome é revelado em Hambúrguer Decepcionante. Ele é famoso por dizer frases como "Minha perna!" ( em alguns episódios e no segundo filme ) e "Meus olhos!"(no primeiro filme). No episódio Doidos pela banda ele teoricamente morre quando é atingido por um dirigível , mas ele retorna em episódios futuros.

Harold

Harold Willian "Bill" Reginald é um peixe azul de camisa branca e short vermelho que aparece em muitos episódios como figurante. Na 1 temporada muitas vezes ele aparece pelado. Seu nome é revelado em O gary apaixonado.

Nat Peterson

Um peixe amarelo que aparece como figurante em muitos episódios, mas tem uma grande aparição no episódio Plankton's Regular(6ª temporada), onde seu nome é revelado quando ele finge gostar da comida do Balde de Lixo por dinheiro oferecido pela Karen.

Velho Jenkins

Velho Jenkins é um peixe idoso que aparece como figurante em muitos episódios. Existem muitas versões dele mostradas ao longo da série. Em alguns episódios ele morre , mas ele sempre retorna em episódios futuros.

Sandals

Sandals é um peixe verde-oliva que usa um short azul com flores brancas e aparece em vários episódios como figurante. Sua maior aparição é em Mexilhões quando Sirigueijo ganha seu milionésimo dólar.

Sadie

Sadie Rechid é uma peixe laranja que aparece em vários episódios como figurante. Ela é uma das esposas de Fred.

Tom

Thomas "Tom" Smith é um peixe verde que aparece em diverso episódios como figurante. Ele veste uma camisa roxa e calças azuis. Seu nome é revelado em Hambúrguer Decepcionante. Ele é casado com Martha.

Dr. Gill Gilliam

Doutor Gill Gilliam é um peixe roxo médico que aparece em diversos episódios geralmente no hospital ( por exemplo : episódio Trapaça com a casca ) ou como veterinário ( por exemplo : episódio Tornei-me um gary adolescente ).

Nazz-Mimi

Nazz-Mimi é uma peixe rosa que aparece como figurante em vários episódios. No filme ela avisa para Lula Molusco sobre os capacetes que Plâncton está dando.

Martha Smith

Martha Smith é uma peixe azul de vestido roxo que aparece em vários episódios. Ela é casada com Tom. Seu nome é revelado no episódio Adoro a patty

Scooter

É um surfista roxo que não tem medo do perigo e parece ser louco. Aparece em diversos episódios que envolvam a Lagoa Goo, mas apenas tem seu nome revelado em Festa do Calça Saltitante. Nasceu em 01 de janeiro de 1989 e é geralmente dublado por Carlos Alazraqui. No episódio O Amigo Bolha ele téoricamente morre com a maré alta, mas ele retorna em episódios futuros.

Abigail-Marge

Abigail-Marge é uma peixe azul de vestido roxo. Ela é casada com Nat. Seu nome é revelado em Bob Esponja Protesta.

Annete

Annete é uma peixe rosa de cabelo loiro. Ela faz cameos em diversos episódios, seu nome é revelado em sua primeira aparição, em Salva Vidas Bob em Serviço, quando Larry apresenta ela para Bob Esponja.

Archie

Archie Jacob Cole é um peixe laranja de calças marrons que faz curtas aparições em muitos episódios.

Barbara

Barbara é uma peixe que trabalha no noticiário da Fenda do Bikini. Ela aparece na 5ª temporada(A Esponja Cascuda e Monumento de Esponja) e na 7ª temporada(De Volta para o Passado e Esponja Modelo).

Bill

Bill é um peixe cinza que usa shorts verdes com flores, ele faz cameos em vários episódios

Billy Fishball

William "Billy" James Fishbowl é um peixe verde que aparece em vários episódios fazendo pequenas aparições. Seu nome é revelado em Relatório oral.

Susie Fishball

Susie Tina Fishbowl é uma peixe marrom que usa um tutu rosa e faz algumas aparições em poucos episódios. É irmã de Billy. Seu nome é revelado no episódio Cavernas do salmão.

Dale

Dale (Pronuncia-se " Deyol ") é um peixe marrom de camisa laranja. Sua maior aparição foi em "A Trapaça" onde seu nome é revelado quando ele é preso por mascar chicletes com sabor de peixes.

Suzy Peixosa

Suzy Peixosa é uma peixe cinza de cabelos brancos que usa um vestido ( e , ás vezes , um biquíni ) amarelo que faz várias aparições. Seu nome é revelado em "Qual é o Nome Dele?" e "Homem Sereia Vs. Bob Esponja". É casada com Sandals.

Don

Don , a Baleia é uma baleia orca forte provavelmente amigo de Larry que aparece em alguns episódios geralmente na lagoa goo ou onde tem musculação. Seu nome é revelado no episódio Bob músculo calça cheia.

Frank

Frank é um peixe laranja bem grande e musculoso que faz algumas aparições geralmente na lagoa goo ou onde envolva exercícios. Seu nome é revelado em Os palhaços do assobio.

Monroe

Monroe é um peixe laranja de shorts e chapéu de hélice que aparece em alguns episódios como figurante. Seu nome é revelado no episódio Sirilândia.

Águas vivas

Águas-vivas são criaturas de vários tamanhos e cores que moram no campo de águas vivas e geralmente dão choque nas pessoas. Elas aparecem em quase todos os episódios ( como personagens secundários ou de fundo ) e são alvos de caçadores de água viva como o Bob Esponja e o Patrick.

Prefeito

É o prefeito da fenda do biquíni. Existe mais de uma versão dele. Aparece em Drive-thru , Criando tempo , A grande corrida de caracóis , Bob esponja protesta e Esponja vulcão , entre outros .

Mabel

Mabel(Pronuncia-se "Meyboul") é uma peixe idosa amarela que usa óculos e um vestido roxo . Ela faz pequenas aparições em poucos episódios. Seu nome é revelado em sua maior aparição , no episódio Embarque atrapalhado. Nesse episódio ela revela ser amiga do homem raio quando o encontra na lavanderia.

Frank

Frank é um peixe laranja de camisa azul que aparece em muitos episódios como figurante. É casado com Nazz- Mimi. Seu nome é revelado no episódio Morrendo Por Uma Torta.

Salva-Vidas

É um peixe verde anônimo ( sem nome ) meio esquentado e que aparece em alguns episódios que envolvam a lagoa goo.

Fininho , o Linguado

É um peixe ( bem diferente dos outros ) que aparece como figurante em alguns episódios. Seu nome é revelado em sua maior aparição , no episódio O Incômodo , quando ele vai para a escola de pilotagem da Sr. Puff e diz que vai chutar o traseiro do Bob Esponja , mas no final acaba dando socos nele.Só que , por ser uma esponja , o Bob não sentiu nada.

Aparições especiais

Personagens que aparecem no máximo 3 vezes.

Nick

É o repórter do programa de TV casa chique, que apareceu no episódio com mesmo.nome. Nesse episódio ele vai na casa do Lula Molusco para elege-lá a mais chique.

J.K.L

J.K.L é a abreviação de Jack Kahuna Laguna. Ele é um surfista que ensinou Bob Esponja, Patrik e Lula Molusco a surfarem em um episódio.

Lado Abrasivo do Bob Esponja

É um lado abrasivo encomendado pelo Gary para ajudar o Bob Esponja com sua dificuldade de falar não, diferente do Bob o lado abrasivo é mau e grosso ( e verde , já que ele é como o outro lado de uma esponja de cozinha). Ele aparece no episódio O Lado Abrasivo.

Billy

É o garoto que acha o trator do Plankton. Aparece apenas no episódio "Passos Pequeninos".

Lagartinha

É um dos animais de estimação de Sandy e vira amiga de Bob Esponja e Patrick. Aparece apenas em um episódio, Faz o processo de metamorfose e vira uma borboleta. Patrick e Bob Esponja acham que a borboleta comeu a lagartinha , ficam apavorados e causam um caos na fenda do bikini pois a borboleta fica dentro de uma bolha pra poder respirar fora da casa da Sandy.Mas quando a Sandy volta ela põe a lagartinha num pote e todos na cidade acham que ela capturou o monstro.

Snaile

É a caracol fêmea de Lula Molusco. É treinada para competir na corrida de caracóis mas só apareceu no episódio A Grande Corrida de Caracóis da 3a temporada.

Anfitrite

É a esposa do deus Netuno, e mãe de Tritão. Ela tende a ser muito carinhosa com o marido. Aparece no episódio A vingança de tritão.

Tritão

É o filho do deus Netuno e Anfitrite.Apareceu pela primeira vez no episódio "A Vingança de Tritão".

Mindy(Scarlett Johansson)

É a filha e herdeira do Rei Netuno( E consequentemente, irmã de Tritão, apesar de que eles nunca apareceram juntos e cada um se mostra filho de uma versão diferemte do Rei Netuno ).Apareceu somente no filme do Bob Esponja. Patrick é apaixonado por ela.

Sr. Piratoso

É o Patrão de Potty e Patty no episódio Amigo ou Inimigo?

Smith Werben Jager Man Jensen

É um peixe morto vivo dono de um boné que o Seu Sirigueijo vendeu para o Bob Esponja e depois descobriu que vale muito dinheiro . Só aparece no episódio O lixo do caranguejo.

Duque Thomas Fidenmurfin

É Bob Esponja passando-se por freguês para ensinar a Senhora Puff como atender um pedido no episódio Emprego de verão.

Sam

É a irmã do Patrick . Só aparece no episódio Sam , a irmã mais velha . Ao contrário do Patrick ela é grande , grossa , forte e parece não gostar muito do bob esponja e do lula molusco. Estranhamente , no episódio Está cheirando alguma coisa , Patrick fala que não tem uma irmã.

Clettos

É o tio avô do Patrick . Só é citado no episódio Bob esponja protesta. Nesse episódio é dito que ele foi preso em uma marcha pela liberdade.

Bilhão

É o guia turístico do passeio pela casa da moeda ( onde produzem todo o dinheiro ). Só aparece no episódio O Senhor Siriguejo Tira Férias.

Fuzy Ei Corns

É um mestre de caratê que foi pra fenda do Biquini julgar se a Sandy e o Bob Esponja mereciam faixas de caratê. Só aparece no episódio O jeito da esponja.

Udon

O dono da Ilha Karatê que fica mandando vídeos ou cartas enganando as pessoas para fazê-las comprarem o seu terreno muito caro. Aparece apenas no episódio A ilha do karatê.

Kenny

É um gato cinza que se tornou muito famoso e virou ídolo do Bob Esponja por conseguir segurar o fôlego por muito tempo , permitindo que ele ficasse na fenda do bikini sem capacetes como o da Sandy.Mas depois de um tempo sua farsa foi descoberta ( ele tinha um tanque de oxigênio escondido ).Só aparece no episódio "O Gato Kenny".

Rusty

É o dono de um restaurante chamado Costela do Ferrugem , que exstia antes do siri cascudo.Há 20 anos (quando ainda estava vivo) , ele tinha o apelido de Ferrugem Raquítico.Ele aparece como um fantasma no episódio Sessão Espírita , quando Bob Esponja o "invoca" para aprender uma receita , mas acaba chamando a atenção de muitos fantasmas que quase destruíram o siri cascudo.

Siri das Neves

É uma criatura parecida com um yeti ( além da aparência ele também mora em uma montanha coberta de neve ) que Seu Siriguejo disse a Bob Esponja que ia devorá-los por causa da preguiça do Lula Molusco , mas no final esse só estava com fome e foi atraído pelo cheiro do hambúrguer de siri.Só aparece no episódio Siri das Neves.

Rogger

É um ovo que era usado na escola de pilotagem da Sra. Puff para representar a importância da aprendizagem ( ele tinha uma lâmpada representando a sabedoria , e sem ela o esquentando ele morreria ). No final do episódio o ovo choca , graças a Bob esponja e Patrick , que trocaram a lâmpada que tinha queimado. Só aparece no episódio Aluno Novo Estrela Do Mar.

Larry , Jerry e Rex

São os animais de estimação que Bob Esponja adotou quando Gary o trocou pelo patrick. Larry é um caracol muito esquentado , Jerry é um caracol realista que ficou no bolso do Bob Esponja e Rex é uma minhoca que não faz nada. Só aparecem no episódio Descartado.

O Famoso Zé do Picadinho

É o personagem da história que o lula molusco contou pro Bob Esponja no episódio Turno macabro. Ele pode ser uma ligeira alusão ao Zé do Caixão.

Month F. Dinheirama

É o mundialmente famoso colecionador de arte da fenda do bikini. Apareceu somente no episódio Artista Desconhecido.

Bacalhau

É um peixe que pertence ao grupo dos desleixados e é o ídolo da pérola. Ele é muito sujo. Aparece no episódio O Amigo Da Bolha.

Jeffrey "Jeff" água-viva

É o "mascote" da convenção bianual de caçadores de água-viva e ídolo do Patrick.Só aparece no episódio Sou o seu maior fã.

Atores

São os atores que foram contratados para interpretar o homem sereia e o mexilhãozinho. Aparecem no episódio O homem sereia e o Mexilhãozinho 6 - o filme.

Gominha

É uma goma de mascar enorme ( e mascada ) cheia de coisas nojentas que o Patrick deu de presente pro Bob Esponja no dia do melhor amigo. Apareceu apenas no episódio O presente da goma de mascar.

Monstro Da Alga Marinha

É um monstro verde e muito esquisito que tem um nariz comprido e só aparece no episódio Não é uma dama.

Amigo Bolha

É uma bolha que Bob Esponja criou para brincar quando seus amigos estavam fora. Ele causa muito prejuízo a todos na cidade e até mata o Scooter afogado. No final do episódio ele mostra que tem vida própria. Só aparece nos episódios O amigo da bolha e O retorno do amigo bolha.

Brilhoso

É o filho do amigo bolha. É muito bagunceiro e por isso deu um trabalhão para o Bob Esponja quando o amigo bolha pediu que ele tomasse conta dele. Só aparece no episódio O retorno do amigo bolha.

Sra. Vermosa

É um verme que Bob Esponja e Patrick acharam e começaram a cuidar. Ela tem filhotes e é expulsa da casa do Bob pelo Gary , deixando-os para os dois criarem. Seu nome é porque Bob Esponja e Patrick acharam que era homem e chamaram de sr. Vermoso mais depois descobriram que era mulher.Só aparece no episódio Mascotes ou pestes.

Verminhos

São os 5 filhos da sr. Vermosa. Bob Esponja tentou achar um lar pra cada um mas no final do episódio o Seu SirigueIjo vendeu eles. Aparecem no episódio Mascotes ou pestes.

Júnior

É uma ostra pequenininha que Bob Esponja e Patrick acharam e começaram a cuidar até que ele soubesse voar sozinha. Só aparece no episódio Nana neném conchinha.

Urso Do Mar

É um peixe enorme verde com cara de urso que ataca o lula molusco várias vezes em O Episódio Do Acampamento.

Rinoceronte Do Mar

É um bicho meio peixe e meio rinoceronte que só aparece no final do episódio O Episódio Do Acampamento.

Reg

É o peixe que não deixou Bob Esponja entrar no salão do salgado ( onde só entram pessoas rudes e fortes ). Aparece apenas no episódio "Não Pode Entrar Pirralho".

Drasticais

São um grupo de pessoas que praticam esportes radicais. O grupo é formado por Jonny Krill ( uma lagosta ) , Ted Não Morto ( um peixe muito diferente dos outros ) e Vovó Marreta Grande ( por incrível que pareça , uma peixe idosa ). Bob esponja e Patrick tentaram entrar para esse grupo , mas tudo o que eles faziam não era radical e os Drasticais transformavam em algo radical. Aparecem no episódio Esportes radicais.

Bertrani

É o repórter que ficou no lugar de Perch Perkins ( que estava com indigestão ) . Aparece no episódio Bob esponja protesta.

Gene Marisco

É um crítico de restaurantes calado e observativo. Só aparece no episódio A Esponja Cascuda.

Estouradores De Bolhas

É uma gangue de peixes que odeiam bolhas de sabão e por isso proibiram elas na cidade de Nova Alga. Aparecem no episódio "O Que Aconteceu Com O Bob Esponja?".

Fantasmas Piratas

Sâo a tripulação do Holandês Voador , que acabou condenando eles por roubarem seu ouro. Aparecem no episódio Tem Gente Que Acredita Em Fantasmas.

Craig Melonton

É um leão marinho famoso e cheio de fãs que fez um arrasta pé de verão só para pessoas bronzeadas como ele. Aparece no episódio Alvejado.

Papai Noel

O bom velhinho de sempre , que entrega presentes para todos na fenda do bikini ( exceto Plâncton , q sempre recebe carvão , por ser muito mala o ano todo ). Aparece nos episódios O Natal Do Bob Esponja ( versão animada ) e Natal Quem ?

Charles

É um marinheiro misterioso. Só aparece no episódio Bem Vindo ao Triângulo da Fenda do Bikini, onde fica no lugar de Bob Esponja no Siri Cascudo.

Bob Rabisco

É um desenho que Bob Esponja fez com o lápis mágico. É bem parecido com o Bob Esponja , mas é do mau e fala uma lingua parecida com coreano . Só aparece no episódio Franken Rabisco (onde acaba preso num papel , por ser um desenho).

Sra. Tentáculos

É a mãe do lula molusco . Aparece nos episódios Primeiro De Abril , Anfitrião Do Fantasma e A Torre Cascuda. Ela é muito velha.

Vovó Tentáculos

É a avó de Lula Molusco, é bastante parecida com a Sra. Tentáculos. Foi ela que criou a famosa receita de fricassé de salmão.Ela aparece no episódio Fricassé De Salmão.

Tio Capitão azul

É o tio do Bob Esponja . Ele já foi policial , mora numa fazenda e só aparece em um episódio.

Black Jack

É o primo do Bob Esponja . Só aparece em um episódio que tem o seu nome. Quando eram crianças ele torturava o Bob mas atualmente ele é bem pequeno. Na sua única aparição é dito que ele foi preso por sujar as ruas.

Stanley S. Calça Quadrada

É outro primo de Bob Esponja . Só aparece no episódio que tem o seu nome. Tudo o que ele toca acaba explodindo e por causa disso o Seu Sirigueijo mandou ele ir pro balde de lixo.

Super amigos

São o Bob Esponja , o Patrick , o Lula Molusco e a Sandy transformados em super heróis para lutar contra o Homem Raio , a Bolha Suja e o Homem Mexilhão ( Mexilhãozinho quando virou vilão ).Bob Esponja é o Ligeirinho ( capaz de correr muito rápido ), Patrick é o Cinturão Elástico ( capaz de esticar qualquer parte do corpo ) , Lula Molusco é o Capitão Magma ( capaz de soltar lava da cabeça ) e Sandy é a Senhorita Sumiço ( capaz de ficar invisível ). Todos eles acabaram muito mau depois da batalha : Bob Esponja ficou na cadeira de rodas ( todo enfaixado ) , Sandy precisou de muletas , lula molusco ficou com um cone na cabeça e Patrick acabou com o pescoço todo esticado. Só aparecem no episódio O Homem Sereia e o Mexilhãozinho 5.

Abominável molusco das neves

É um monstro enorme de quatro braços e muitas línguas azuis que Bob Esponja e seus amigos pensaram que queria machucá-los , mas no final ele só queria as balas de goma do Patrick. Só aparece no episódio Confronto Congelado.

Kevin pepino

É um pepino do mar caçador de águas vivas famoso e ídolo do Bob Esponja. Só aparece no episódio Sou o Seu Maior Fã.

Estrangulador mexeriqueiro

É um criminoso de mãos sujas que Bob Esponja mandou prender, mas depois acabou com medo quando ele fugiu da polícia e se viu obrigado a achar um guarda costas. Seu nome em inglês é "Tattletale Strangler" e Só aparece no episódio Bob esponja encontra o estrangulador.

Lulaura

É a namorada do Lula Molusco. Só aparece no episódio Adoro Essa Lula.

Estranhamente nos outros episódios Lula Molusco não tem uma namorada(Referente ao Patrick que diz que não tem uma irmã no episódio "Está Cheirando Alguma Coisa" mas ela aparece no episódio "Sam a irmã mais velha") , talvez o encontro não tenha dado certo. Mesmo ela dizendo que adorou ele quando Bob Esponja o apresentou e quando o encontrou gritando e xingando o Bob esponja.

Jim

É o antigo cozinheiro do siri cascudo. Só aparece no episódio O mestre cuca original.

Vovó plâncton

É a vó do plâncton. Ela usa óculos , dentadura e gosta de chocolate. Só aparece no episódio A fórmula secreta da vovó.

Marry

É uma caracol por quem Gary se apaixona. Só aparece no episódio O Gary apaixonado.

Jack N. Peixe Doido

É um peixe grande de bigode. Ele é mais ou menos um vilão. Só aparece no episódio Esponja roxa.

Mariposa

É um pequeno vilão e inimigo do homem sereia e do mexilhãozinho. O homem sereia diz que o procurava há 57 anos. Só aparece no episódio Luz noturna.

Vovô barba vermelha

É o avô do seu siriguejo. É pirata. Parece gostar bastante de dinheiro também. Só aparece no episódio O vovô pirata.

Inspetor de saúde rabo amarelo

É um peixe roxo que bob esponja e seu sirigueijo pensaram que era um inpostor e serviram pra ele um hambúrguer de siri "poluído" , mas antes que ele comesse uma mosca entrou em sua garganta , fazendo com que ele engasgasse e escorregasse e desmaiasse no chão . Depois disso seu siriguejo e bob esponja pensaram que tinham matado ele. Só aparece no episódio O hambúrguer perigoso. Também tem uma pequena aparição no episódio A gazeta do siri , onde fecha o balde de lixo.

Patrick não estrela

É uma estrela do mar igual ao patrick , exceto pela cara e pela voz. Só aparece no episódio Esconda-se E Aí O Que Acontece?

Toni ligeiro

É um piloto de corridas famoso. Só aparece no episódio A celebridade.

Toni ligeiro jr.

É o filho do Toni ligeiro. Ele vai pra escola da senhora puff e ensina bob esponja a dirigir . Só aparece no episódio A celebridade.

Homens da caverna

São monstros laranjas com dentes afiados que moram numa caverna subterrânea. Só aparecem no episódio Cavernas do salmão.

Phill Praflanster

É o homem do tempo do noticiário da fenda do biquíni. Só aparece no episódio Tempo de abacaxi , onde avisa sobre uma tempestade horrível.

Mystery

É um cavalo marinho que virou o melhor amigo do bob esponja , mas foi embora porque atrapalhou o seu trabalho. Só aparece no episódio O meu belo cavalo marinho.

Patty

É um hambúrguer de siri que bob esponja achou tão perfeito que começou a namorá-la . Só aparece no episódio Adoro a patty.

Sem nome

É uma água-viva azul que bob esponja chamou de sem nome porque ele não a tinha pegado e nem dado nome ainda. No final do episódio ela entra na rede do bob e ganha o nome de Amiga. Só aparece no episódio O caçador de água-viva.

Randy

É o irmão gêmeo da sandy . Ele nunca apareceu mas foi citado no episódio Confusão no rodeio , quando ele manda uma carta pra sandy.

Charles e Fuffy

Charles é um peixe que parece ser rico e fuffy é seu caracol chique e mimado. Eles ganharam o concurso de mascotes cinco vezes seguidas. Só aparecem no episódio O gary enfeitado.

Rargh

É um monstro gigante que virou amigo do bob esponja e do patrick , mas foi embora porque destruiu as casas deles e do lula molusco , além da cidade toda. Na verdade seu nome não é dito mas eles o chamam de rargh porque quando perguntaram seu nome ele rugiu.Só aparece no episódio O monstro que foi pra fenda do biquíni.

Minhoca touro do alasca

É uma minhoca enorme que come tudo o que vê pela frente . Só aparece no episódio Sandy , bob esponja e a minhoca.

Tio Sherm

Outro tio de Bob Esponja. É famoso por enfiar uma melancia inteira no nariz. É mencionado apenas nos episódios Stanley S. Calça Quadrada, A Peste do Oeste e Siri Borg.

Patrícia

É o patrick disfarçado de mulher para fugir de um cara que ele pensava que queria expulsa-lo da cidade. So aparece no episódio Não é uma dama.

Howard Blandy

É um peixe rico e ídolo do seu siriguejo que compra o siri cascudo . Só aparece no episódio Á venda.

Carl

É o peixe que virou o novo gerente quando o seu siriguejo vendeu o siri cascudo para Howard Blandy. Só aparece no episódio Á venda.

Mãe da Karen

É a sogra do plâncton . É bem parecida com a filha , mas tem nariz e usa óculos. Só aparece no final do episódio Aniversário de casamento do unicelular.

Robalo Carlos

É um peixe que toca músicas tristes . Ele nunca apareceu "ao vivo" , mas é citado e tem sua música mais recente tocada no rádio do bob esponja no episódio Um dia sem lágrimas. É uma paródia de Roberto Carlos

Jeta Pintadinho

É um peixe que toca músicas animadas na Fenda do Bikini. É famoso por sua música samba-canção. Como Robalo Carlos, nunca apareceu ao vivo mas é citado no rádio de Bob Esponja no episódio Um Dia Sem Lágrimas. É uma paródia de Zeca Pagodinho.

Fofo Felpudo

Um bichinho de estimação que bob esponja comprou para fazer companhia pro gary , mas que no final era um monstro enorme. Só aparece no episódio Um Companheiro Para O Gary.

Herb E Margie

São os pais do patrick , só aparecem no episódios Sou pelos idiotas e Reinado de Idiotas. Também são citados no episódio Lar doce abacaxi.

Monstro Do Mar

É uma criatura enorme que parece um dragão chinês , mas é verde. Só aparece no episódio Salva vidas bob em serviço , onde fala que os monstros do mar fizeram grandes avanços na ciência e literatura.

Água Viva Rei

É uma água viva ENORME que usa uma coroa e um manto . Só aparece no episódio Sou o seu maior fã.

Dennis

É um peixe grande que plâncton contratou para acabar com Bob Esponja e Patrick ( pisando neles , como vingança por todas as vezes que foi pisoteado sem querer pelo Bob Esponja ) .Aparece apenas no filme.

Robô Siriguejo

É um robô que plâncton inventou para roubar a receita do hamburguer de siri. Só aparece nos episódios Imitação de caranguejo e Amigos espiões,mas também no episódio Virando a Página,aparece junto com as outras máquinas fracassadas de Plankton que ficaram no Siri Cascudo.

Garota adolescente

É uma esponja do mar igual ao bob esponja . Ela tenta ir na festa do pijama da pérola mas ela acha que a garota é o bob esponja disfarçado para espionar a festa pro seu siriguejo. Sô aparece no episódio A festa do pijama.

Botão

Um botão que patrick achou e acabou virando seu amigo. Só aparece no episódio Ordem de restrição ao bob esponja.

Fritinha, Guardanapo Usado e Tostão

São amigos que Bob Esponja faz dentro de casa quando não pode sair mundo afora pois está machucado. Só aparecem no episódio Sofri um Acidente.

Esponja-tron

É o Bob Esponja do futuro. Ele voa, faz um monte coisas legais e tem vários clones ( somente 3 aparecem , os outros são citados ). Só aparece no episódio SB-129.

Patrick-Tron

É o Patrick do futuro . Ele tem duas cabeças. Só aparece no episódio SB-129.

Bob Esponga , Patá e Lulusco

São os ancestrais do Bob Esponja, Patrick e Lula Molusco na pré-história. Lulusco só aparece no episódio Uga Uga, onde descobrem o fogo. Bob Esponga e Patá,além desse episódio,aparecem também no episódio SB-129.

Luloso

É o ancestral medieval do lula molusco . Ele era o bobo da corte do rei. Aparece no episódio Masmorras e dragoes.

Cavaleira Da Noite

É a ancestral medieval da sandy. Ela ainda não conhecia o karatê, mas sabia lutar muito bem.Curiosamente ela não precisava de um capacete para respirar na fenda do bikini. Aparece no episodio Masmorras e dragoes.

Rei Sirigueijo

É o ancestral medieval do seu siriguejo. Ele é o rei de uma vila. Aparece no episódio Masmorras e dragoes.

Princesa Pérola

É a ancestral medieval da pérola . É a filha do rei siriguejo. Aparece no episodio Masmorras e dragoes.

Plânktonomus

É o ancestral medieval do plânkton. Ele é um bruxo do mal que tem como esposa uma bola de cristal verde (ancestral medieval da Karen). Aparece no episodio Masmorras e dragoes.

Dragao

É uma água viva gigante que solta fogo ao invés de dar choque. Ele pode ser um ancestral medieval das águas vivas. Aparece no episódio Masmorras e Dragões.

Gordon

É o líder de uma tribo de vikings, a quem bob esponja queria saber tudo a respeito. Só aparece no episódio Queridos vikings.

Olaf #1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8

O nome de praticamente todos os vikings de uma tribo, exceto Gordon.

Verme de ouvido

É um verme que entrou no ouvido do Bob Esponja e o fez ficar cantando uma música toda hora. No final do episódio ele entra no ouvido do Lula Molusco. Só aparece no episódio Verme de ouvido.

Mestre boy , o defensor do hambúrguer de siri

É o Bob Esponja como super herói para lutar contra o Homem-Sereia e o Mexilhãozinho, que estavam sob o controle de Plânkton. Só aparece no episodio Homem-Sereia vs Bob Esponja.

Patrick-Man

É o Patrick se passando por super-herói no episódio de mesmo nome. Na verdade ele atrapalhou mais do que ajudou a cidade.

Karen 2

É uma robô que plancton construiu para substituir a karen. Só aparece no episódio Karen 2.0

T119A , SPU31 e Módulo De Comando

São os robôs que o plâncton fez para substituir a karen. Juntos eles formam um só robô grande. Só aparecem no episódio Computador sobrecarregado.

Le Pate Tit

É o cozinheiro de pratos chiques que ficou no siri cascudo no lugar do bob esponja no episódio La grande troca.

Vovô Calça Quadrada

É o vô do bob esponja . Só aparece nos pensamentos do bob e do patrick no episódio A esponja que sabia voar.Também e citado por Bob Esponja no episódio Fenda Da Pedra.

Bocão Azul

É um mexilhão enorme que comeu o milionésimo dólar do seu sirigueijo. É uma referência ao filme Tubarão. Só aparece no episódio Mexilhões.

O Que te Interessa

É um peixe rabugento e velho que Lula Molusco roubou a carteira para saber seu nome. Só aparece no episódio Qual É O Nome Dele?

Sra. Crema Viva

É a mãe de uma velhinha quando Bob Esponja e Patrick vendiam chocolates. Nasceu em 11 de outubro de 1865. Só apareceu no episódio Chocolate with Nuts (em português, Chocolate com Nozes). Ela não tem pernas, mãos e não ouve direito.

Espasmo

Um dos personagens que está perdido numa ilha, aparece no episódio Bob Esponja E A Onda Gigante

Fedorento

Dono de uma lanchonete que serve um hambúrguer horrível e fedorento, aparece no episódio Friend Or Foe? (em português, Amigo Ou Inimigo?) e tem atualmente 90 anos


Janett

É uma mulher que finge ser a mãe do Patrick no episódio Sou Pelos Idiotas

Mart

É um homem que finge ser o pai do Patrick, acompanhado por Janett, aparece no episódio Sou Pelos Idiotas.

Adiministrador Floatsam

Adiministrador Floatsam é o administrador do Hospital da Fenda do Bikini. Aparece em O Colchão Perdido(4ª temporada), onde fala para Dr. Ator para retirar Sirigueijo da calçada durante sua "coma de dinheiro".

Al Priss

Ele é o chefe de policia da Fenda do Bikini, é casado com Srta. Gristle-Puss. Ele aparece em "Interdição da Fenda do Bikini", onde fecha o Siri Cascudo.

Srta. Gristle-Puss

Ela é uma peixe idosa que interdita e fecha o Siri Cascudo e tem preconceitos contra o Hambúrguer de Siri. É casada com Al Priss. Só aparece em "Interdição na Fenda do Bikini".

Avaliador

Ele é o dono das Quadras de Volei e Avaliação da Fenda Do Bikini e da Loja de Penhores. Ele aparece em Bolsos Porosos (6ª temporada) e Olá Fenda do Bikini (8ª temporada).

Fredrick T. Nitpick

Ele é o famoso crítico de arte da Fenda do Bikini. Ele aparece somente em O Artista dos Olhos Enviesados (8ª temporada).

Jack Bravo

Dono da Loja de Cascas do Jack Bravo. Aparece somente em Casca em Choque(6ª temporada).

Howard

É um peixe roxo e gosta de pilas com óculos amarelos e Camisa Verde que se mudou para o quintal alugado do Patrick. Howard aparece em Peixe Novo na Cidade, ele mora em um trailer e gosta das mesmas coisas que o Lula Molusco, ele não gosta de Caçadores de água viva e sopradores de Bolhas.

Kelp Jee

É um famoso tocador de jazz suave e ídolo de Lula Molusco. Apareceu nos episódios A Coisa (4ª temporada) e em Jazz Suave na Fenda do Bikini (8ª temporada). É uma referência ao saxofonista Kenny G

Coronel Carper

É um produtor de discos que queria contratar Lula Molusco e Bob Esponja para fazerem uma turnê mundial.Só aparece no episódio "Olá Fenda do Bikini".

Capitão Caneco Gélido

Um militar e instrutor de fazer milk-shake e dono da Academia de Milk-Shake. Já foi professor de Bob Esponja e vinte anos antes, o vendedor de milk-shake mais famoso da Fenda do Bikini. Só apareceu no episódio Licença para Fazer Milk-Shake.

Barba Burger(Antonio Banderas)

É um pirata, dono de um food-truck que também é um navio pirata.só aparece no filme Um herói fora d'água, onde é dado como o principal vilão por roubar a fórmula secreta do hambúrguer de siri.

Gaivotas

São as gaivotas falantes que "ajudam" o pirata Barba Burger. Elas parecem gostar do Bob Esponja. Também adoram cantar. Aparecem no filme Bob Esponja - Um Herói Fora D'água.

Equipancada

É uma equipe de super heróis formada por Invencibolha ( Bob Esponja ) , Senhor Super Maneiríssimo ( Patrick ) , Sopro Ardido ( Lula Molusco) , Roedora (Sandy) , Lorde Pinça Tudo ( Seu Siriguejo ) e Plank-Tônus ( Plâncton ). Aparecem no filme

Bolha

É um golfinho que trabalhou 10.000 anos protegendo o universo . Isso até o bob esponja e plankton (que viajavam no tempo) fazerem ele perder seu emprego sem querer. Mas ele agradece a eles depois e os ajuda. Aparece no filme Bob Esponja - Um Herói Fora D'água e pode lançar um raio pelo espiráculo.

David Hasselhoff

É o surfista que ajudou Bob Esponja e Patrick a voltarem para a fenda do bikíni . Aparece apenas no filme de Bob Esponja e é interpretado por ele mesmo.

Mancha

É o novo animal de estimação do Plankton. É uma ameba muito esperta e quando fica com raiva, cresce e vira uma fera. Só aparece no episódio O Animal de Estimação do Plankton.

Senhorita Verdinha

É apenas um monte de dinheiro por quem Seu Sirigueijo se apaixona dentro de um cofre. Aprece apenas no episódio O Cofre do Sirigueijo.

Fiasco

É o artista que fez uma obra de arte com hambúrgueres de siri e condimentos ( a obra de arte também se chama fiasco) . Só apareceu nos episódios Fiasco! e Está Feliz Agora?