Lista de personagens da série Robôs de Isaac Asimov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta página é uma lista dos personagens da Série Robôs de Isaac Asimov.

Kelden Amadiro[editar | editar código-fonte]

Kelden Amadiro é um "Spacer nas novelas The Robots of Dawn e Robots and Empire. Ele é o "cabeça"do Instituto de Robótica em Aurora.Ele é conhecido por contribuir extremamente na expansão da Terra para outros planetas e no final tenta destruir a terra para inpedir a propagação de radiação na sua crosta.

Milton Ashe[editar | editar código-fonte]

Milton Ashe aparece por um pequeno tempo no Capítulo 5 de I, Robot ("Mentiroso!"). Ele é descrito como "o jovem oficial da U.S. Robôs & Homens Mecânicos S.A.,e presa muito por seu posto."

Bentley Barley[editar | editar código-fonte]

'Bentley Baley é um personagem ficcional na Série Robôs. Ele é filho de Elijah Baley.

Barley foi creditado por começar a "exploração espacial inter estelar". Ele é responsável pela fundação da Barleyword (depois conhecida como "Comparellon"),o primeiro a colonizar o mundo de "Settlers".

Daneel Giskard Baley[editar | editar código-fonte]

Daneel Giskard Baley é a sétima-geração descendente de Elijah Baley,quem viajou com Gladia Delmarre para Solaria e Comporellon. Gladia depois se apaixonou por ele.

Elijah Baley[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Elijah Baley

Elijah (lije) Baley é detetive de homicídios na cidade de Nova Iorque Força Policial. Em The Caves of Steel, ele se muda para "Space". Lá ele recebe um robô ajudante, R. Daneel Olivaw, com quem se torna amigo de longa data,aparecendo juntos por mais dois livros.

Peter Bogert[editar | editar código-fonte]

Dr. Peter Bogert era o segundo no comando depois de Alfred Lanning.Ele algumas vezes é caracterizado como "tentando tomar a posição de Lanning". Ele é,contudo,um brilhante matemático e é,algumas vezes,bem sucedido nas histórias em que ele aparece,peuncipalmente aqueles com Susan Calvin como personagem principal.Em"Mentiroso!" ele pergunta ao robô se Lanning está pensando em se retirar,e o robô diz que sim,e que é o obvio sucessor. Bogert usa isso para aumentar seu poder,mas Lanning fica furioso com essa mudança repentina na hierarquia e garante que Bogert entenda quem é o responsável. Bogert depois sucede Lanning como diretor de pesquisa da U.S. Robôs e Homens Mecânicos S.A.

Susan Calvin[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Susan Calvin

Dr.a. Calvin é a personagem principal em grande parte dos contos.Ela é robopisicóloga chefe na U.S. Robos e Homens Mecânicos S.A., a maior manofaturadora de robôs no século 21.Tipicamente,Asimov retrata Dr.a Calvin como uma mulher muito comum,focada no seu trabalho e indiferente ás emoções normais,quase mais robótica do que seus "pacientes mecânicos".

Gladia Delmarre[editar | editar código-fonte]

Gladia Delmarre,depois conhecida como Gladia Solaria e Gladia Gremionis,é uma personagem da Série Robôs de Isaac Asimov.

Referências

Bibliografia

1. Asimov, Isaac. The Naked Sun. London: Collins. ISBN 0-586-01016-5. 2. Asimov, Isaac. The Robots of Dawn. Halmstad: Spectra. ISBN 0-553-29949-2. 3. Asimov, Isaac. Foundation and Earth. Halmstad: Spectra. ISBN 0-553-58757-9. 4. Asimov, Isaac (January 10, 1994). Robots and Empire . Collins. p. 10. ISBN 0-385-19092-