Lista de tipos de sanduíches

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta é uma lista dos tipos mais comuns de sanduíches e suas características. Um sanduíche é um prato que consiste de uma ou duas fatias de pão com um ou mais ingredientes entre eles.[1] É atribuída sua invenção ao almirante John Montagu, 4.º Conde de Sandwich.[2]

Sanduíches[editar | editar código-fonte]

Nome Imagem Origem Descrição
Barros Luco  Chile Sanduíche popular no Chile que inclui carne e queijo derretido em alguns tipos específicos de pão
Bauru  Brasil De acordo com a lei nº 4.314 de 24 de junho de 1998 da Câmara de Vereadores da cidade de Bauru, os ingredientes são: pão francês, rosbife, tomate, picles de pepino e mussarela, condimentado com orégano e sal. Hoje o Bauru possui um programa de certificação. Além desse há o Bauru de carne composto de: pão francês, carne (filet, contra-filet, alcatra, etc...) queijo mussarela, fatias de tomate, condimentado com molho de pimenta, ou não e sal. É muito apreciado e consumido na região central e norte do estado de São Paulo.
Xis  Brasil Sanduíche muito popular no Rio Grande do Sul. Um sanduíche de pão, bife, queijo, alface, tomate, milho, ervilha e maionese, que pode conter outras misturas como frango e calabresa, que é prensado em uma chapa quente
Beirute  Brasil Sanduíche feito tradicionalmente com pão sírio, rosbife, queijo, alface, tomate, ovo frito. De origem desconhecida, o pão especial, também chamado de pão sírio, foi trazido para São Paulo no início do século XX pelos imigrantes árabes.
Bifana Portugal Portugal Carne de porco laminada cozinhada em molho picante, servida em pão bijou ou de forno de lenha. Comida típica das festas populares de verão. No sul do país é servida uma versão com febra grelhada.
Bocadillo ou Bocata Espanha Feito com pão espanhol cortado ao meio com molho de maionese, alho, ketchup ou tomate e com algum tipo de carne ou ovos e peixe.
Cachorro quente  Estados Unidos Sanduíche em que se coloca uma salsicha (vina) ou mais dentro de um longo pão sovado ou pão francês.
Cachorro-quente vegetariano  Estados Unidos Uma variação do cachorro quente tradicional, porém feito com salsichas à base de soja ou outra proteína não animal.
Chivito Uruguai Sanduíche de carne e outros ingredientes, geralmente coberto com molho de maionese e servido com batatas fritas, salada russa ou outro acompanhamento.
Choripán  Argentina Tipo de alimento que consiste em duas fatias de pão, entre as quais é colocada um chouriço, geralmente temperado com chimichurri ou salsa criolla.
Döner kebab  Turquia Döner kebab é um prato nacional turco, feito de carne assada num espeto vertical e fatiada antes de ser servida com pão.
Francesinha Portugal Portugal Tem a forma de uma sanduíche e é constituída por linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias e bife de carne de vaca ou, em alternativa, lombo de porco assado e fatiado, coberta com queijo posteriormente derretido.
Francesinha poveira Portugal Portugal É uma variação da Francesinha tradicional, porém de origem de Póvoa de Varzim. É feita de linguiça, fiambre, queijo e mostarda em pão cacete.
Gyros  Grécia Carne assada num forno vertical, servida num pão de pita ou sanduíche. Como acompanhamento da carne incluem-se algumas verduras e molhos. Os mais comuns acompanhamentos são o tomate, a cebola e o molho tzatziki.
Hambúrguer  Alemanha O hambúrguer é uma espécie de bolinho achatado de carne moída, servido entre dois pães, formando um sanduíche. Pode ser acompanhado por condimentos e outros ingredientes também colocados dentro dos pães.
Hambúrguer vegetariano  Estados Unidos Variação do hambúrguer tradicional, porém feito com uma proteína não animal.
Kokoretsi  Grécia Intestinos de cabra ou cordeiro temperada com Offal dentro de um pão sírio
Kummelweck  Estados Unidos Sanduíche de carne bovina, normalmente rosbife, servida num pãozinho salpicado com sal grosso e sementes de alcaravia.
Leberkäse  Alemanha É uma preparação à base de carne de vaca e de porco misturada com água, sal e condimentos, e moída até formar uma pasta que depois é cozida no forno numa forma de pão.
Mett ou Hackepeter  Alemanha Prato típico alemão feita a base de carne crua e com outros temperos fortes e servido com pão.
Misto-quente  Reino Unido Sanduíche feito de duas fatias de pão (de hambúrguer, francês ou de forma) com recheio de queijo e presunto. Quando aquecido na chapa, chama-se de misto-quente. O misto quando feito somente com queijo é chamado de queijo-quente. Quando servido frio, chama-se de misto-frio.
Poboy  Estados Unidos Tradicionalmente feito de rosbife, mas a maior parte das vezes leva peixe ou mariscos fritos, picles, molho picante, alface, maionese ou outros.
Sanduíche de bacon  Reino Unido Consiste de duas longas fatias de pão cortadas longitudinalmente com bacon, manteiga e condimentos.
Sanduíche submarino  Estados Unidos Consiste de duas longas fatias de pão cortadas longitudinalmente recheadas com carne, queijo, tomate, alface e condimentos.
Smørrebrød  Dinamarca Fatia de pão de forma escuro, denominado rugbrød, coberta com diversos tipos de recheios, tais como saladas, frango, atum, pasta de fígado, rodelas de tomate ou carne de bovino.
Souvlaki  Grécia Pequenas espetadas grelhadas de pequenos pedaços de carne e vegetais. Pode ser servido apenas no palito, para ser comido com as mãos, em um sanduíche com pita, guarnição e molhos ou no prato, com batatas fritas ou arroz pilaf..
Tonkatsu  Japão Prato originalmente composto de fatias finas de frango ou carne de vaca assados em um espeto vertical e servidas no pão de forma[3] com legumes e outros acompanhamentos.
Xauarma  Turquia Prato originalmente composto de fatias finas de frango ou carne de vaca assados em um espeto vertical e servidas no pão sírio com legumes e outros acompanhamentos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Sanduíche

Referências

  1. Folha de S.Paulo. «Conheça a provável história do sanduíche e 19 tipos vendidos nos EUA». Consultado em 23 de Janeiro de 2017 
  2. UFRGS. «Quem Inventou o Sanduíche?». Consultado em 23 de Janeiro de 2017 
  3. «カツサンド». Wikipedia (em japonês). 16 de novembro de 2022. Consultado em 7 de fevereiro de 2023