Litro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.

O litro é uma unidade de medida de volume ou capacidade (simbolizada por l, L ou, de forma não-aprovada pelo BIPM ou pela CGPM, ) que obedece ao sistema métrico decimal e é aceita pelo Sistema Internacional de Unidades, embora não seja uma de suas unidades oficiais. O metro cúbico (m³) é a unidade oficial do SI para medidas de volume/capacidade.

Equivalências[editar | editar código-fonte]

1 litro é igual a:

Cada litro corresponde a 1 decímetro cúbico ou também a 0,001 metro cúbico. Como referência, 1 litro de água corresponde aproximadamente a 1 quilograma da mesma substância, uma vez que a densidade da água se aproxima de 1 kg/l.

A milésima parte de um litro (0,001) é o mililitro (ml ou mL). A maioria das garrafas de produtos têm seu volume (o qual é escrito no rótulo e gravado no fundo das garrafas) expresso em mililitros (mL), tornando-o uma das medidas volumétricas mais utilizadas. Também estão expressos em mL os volumes de vidros de remédios, mamadeiras, frascos de soro hospitalar, etc. No cotidiano, utiliza-se muito a expressão mL ("eme-ele") no lugar de mililitros. É uma forma errônea de expressar esta medida de capacidade.

Símbolo[editar | editar código-fonte]

Originalmente, o único símbolo para o litro era o l minúsculo. No entanto, tanto na tipografia quanto na caligrafia, o "l" minúsculo pode ser muito parecido com o algarismo 1 ou com o "i" maiúsculo, o que pode causar confusão. Este problema foi e continua sendo contornado pelo uso do l em letra cursiva. A partir da década de 1970, começou-se a sugerir o uso do L maiúsculo, e atualmente vários organismos de padronização seguem essa recomendação, inclusive para os múltiplos e submúltiplos do litro.[1]

Múltiplos e sub-múltiplos[editar | editar código-fonte]

O litro pode ser usado com qualquer prefixo do S.I. O mais frequentemente usado é o mililitro, definido como a milésima parte do litro (um centímetro cúbico). Outras unidades podem ver-se na tabela a seguir:

Múltiplo Nome Símbolo Múltiplo Nome Símbolo
100 litro L
101 decalitro daL 10–1 decilitro dL
102 hectolitro hL 10–2 centilitro cL
103 quilolitro kL 10–3 mililitro mL
106 megalitro ML 10–6 microlitro µL
109 gigalitro GL 10–9 nanolitro nL
1012 teralitro TL 10–12 picolitro pL
1015 petalitro PL 10–15 femtolitro fL
1018 exalitro EL 10–18 attolitro aL
1021 zettalitro ZL 10–21 zeptolitro zL
1024 yottalitro YL 10–24 yoctolitro yL


Referências

  1. Sistema Internacional de Unidades - INMETRO - 8a edição (REVISADA), Rio de Janeiro, 2007, p. 33.

Ver também[editar | editar código-fonte]