Little Busters!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Little Busters!
リトルバスターズ!
(Ritoru Basutāzu!)
Gênero Drama, Fantasia, Harém, Romance
Mangá
Autor Key
Editora(s) Japão ASCII Media Works
Revista Japão Dengeki G's Magazine
Data de publicação Março de 2006 – Março de 2010
Volumes 2
Jogo
Desenvolvedor Key
Distribuidor Visual Art's
Gênero Eroge, Visual Novel
Censura Livre (Original) 18+ (Ecstasy)
Plataforma PC
Lançamento Julho 27, 2007
Light Novel
Autor Jun Maeda, Yūto Tonokawa,

Leo Kashida, e Chika Shirokiri

Ilustrador Itaru Hinoue e Na-Ga
Editora Japão ASCII Media Works
Volumes 12
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Little Busters! (リトルバスターズ!, Ritoru Basutāzu!?) é um Visual Novel japonês desenvolvido pela Key. Sua primeira versão com classificação livre foi lançada em edição limitada em 27 de Julho de 2007, de plataforma PC e distribuído em DVD; a segunda edição de 28 de Setembro de 2007 também classificada para todos os públicos. Little Busters! é o sexto jogo a Key, a mesma criadora de títulos como Kanon, Air TV e Clannad. Depois das primeiras duas versões de Little Busters! foi criada uma versão com cenas eróticas e demais fan services, denominada Little Busters!: Ecstasy, lançada em 25 de Julho de 2008, com conteúdo adulto assim como foi em Kanon e Air TV. O título Little Busters! vem do grupo de amigos na história que se juntaram desde que eram crianças, o protagonista é Riki Naoe, que era também é um membro desde essa época. O sistema de jogo em Little Busters! é constituída de várias histórias paralelas, oferecendo os cenários e falas dos personagens, cuja única jogabilidade é selecionar opções que envolvem as cinco garotas principais. Com a adição de minigames que dão sequência ao jogo como lutas e jogos de baseball, que acumulam experiência, acessórios e estatísticas aos personagens.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

A jogabilidade em Little Busters! tem apenas uma pequena interação com o jogador, já que o jogo é composto simplesmente pela leitura de textos que aparecem na tela que representam o diálogo em vários personagens ou apenas a narração do protagonista. Em algumas partes aparecem os "Pontos de Decisão" que quando são apresentadas opções para serem escolhidas, normalmente duas ou três por vez. Na versão original, são seis histórias paralelas em que o jogador poderá ter a chance de interagir com uma das heroínas por vez. Na Ecstasy tem a adição de mais duas personagens e respectivamente, histórias. Os membros do Little Busters várias vezes envolvem-se em lutas, durante essas ocorrem os minigames. Cada membro nos combates tem estatísticas atribuidas (força, estamina, agilidade, reflexo, concentração, organização e sorte) e a barra de vida vai diminuindo dependendo da quantidade de hits e pontos.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Locais e Temas[editar | editar código-fonte]

O local onde se passa a maior parte da história é em uma escola de Ensino Médio no Japão. Este é o "segredo deste mundo" como Kyousuke fala. Os personagens vivem divididos entre os dormitórios masculino e feminino e se encontram em outros lugares nos terrenos da escola. Infância e adolescência são dois importantes temas em Little Busters! No vídeo de abertura do Visual Novel começa com duas linhas escritas em inglês: "What 'Adolescence' do you have?" e "Do you remember 'Childhood'?", respectivamente: "Qual 'Adolescência' você tem?" e "Você lembra da 'Infância'?". Riki Naoe, o protagonista, teve quatro importantes amigos durante a sua infância, e cresceram juntos até sua adolescência, que é onde a história começa. A amizade é outro tema presente nas relações de Riki com seus colegas.

Personagens Principais[editar | editar código-fonte]

O jogador assume o papel de Riki Naoe, o protagonista de Little Busters!, um membro do grupo de amigos chamado Little Busters, que originalmente consistia em quatro membros, e que se expandiram para cinco com a entrada de Riki, ainda enquanto eram crianças. Mais tarde passou a serem dez, incluindo na história seis heroínas principais. O líder do Little Busters é Kyousuke Natsume, que é o mais velho dos membros; ele também tem uma irmã mais nova, que também faz parte do grupo, chamada Natsume Rin, que é a garota principal do jogo e inicialmente a única garota, ela dificilmente comunicava-se com os outros e chega ao ponto de ser anti-social e sempre ser encontrada sozinha. Rin ama gatos e cuida de vários gatos de rua. Outro membro é Masato Inohara, que adora trabalhos e frequentemente se preocupa com seus músculos, tem como rival Miyazawa Kengo, outro integrante, que tem bastante talento para o kendo e costuma agir com uma personalidade cínica, mas tem uma verdadeira paixão pelo Little Busters e todos os outros membros. Mais tarde, Riki conhece mais cinco outras garotas na escola que se tornam membras do Little Busters; que constituem as outras heroínas do jogo. A primeira delas é Komari Kamikita, de personalidade infantil por adorar contos-de-fadas, livros ilustrados, doces e roupas cheias de lenços e acessórios. É bastante ativa e dificilmente pensará antes de realizar alguma ação. Surpreendentemente, ela se da bem nos estudos e é bastante atlética, embora não tenha muita força física. A segunda é uma garota da mesma série de Riki, porém de uma classe diferente: Haruka Saigusa, que frequentemente visita-o em sua sala, tem também uma irmã gêmea chamada Kanata Futaki, com quem frequentemente é confundida, embora suas personalidades sejam totalmente opostas. A outra é Noumi Kudryavka, também conhecida por "Kud" (クド, Kudo?), é uma garota um quarto japonêsa e três-quartos russa. Seu avô era japonês, o que a influenciou para conhecer a cultura do Japão, incluindo sua língua. Mesmo não sabendo muito inglês, pode pular um ano na escola devido a créditos obtidos por estudos no exterior, fazendo dela a mais nova do grupo. Yuiko Kurugawa é a quarta heroína, colega de classe de Riki, sempre carregando junto sua katana chamada Muramasa. Ela é considerada uma irmã mais velha entre todos, mesmo sendo da mesma idade. É referida como "Anego" (姉御, Anego? "irmã-mais-velha") por Haruka. A última é Mio Nishizono, calma e deligente, sempre anda com um para-sol devido a um segredo -ela nao possui sombra-. Adora ler livros, especialmente um que segundo ela, a representa. A história se passa com Naoe solucionando problemas do passado e do presente dos novos membros e mais tarde, se tornando líder.