Little Women (1949)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Little Women
Quatro destinos (BR)
 Estados Unidos
1949 • cor • 121 min 
Direção Mervyn LeRoy
Roteiro Louisa May Alcott (livro)
Victor Heerman
Sarah Y. Mason
Andrew Solt
Elenco Elizabeth Taylor
June Allyson
Janet Leigh
Margaret O'Brien
Mary Astor
Peter Lawford
Rossano Brazzi
C. Aubrey Smith
Género drama
romance
Página no IMDb (em inglês)

Little Women (br.: Quatro destinos) é um filme estadunidense de 1949 do gênero Drama dirigido por Mervyn LeRoy. O roteiro é baseado na novela homônima de Louisa May Alcott.[1] [2] A música original é de Adolph Deutsch.

O filme era para ter sido lançado em 1948 mas a "premiére" foi adiada até março de 1949, quando foi apresentado como a atração da Páscoa no Radio City Music Hall em Nova Iorque.O adiamento pode ter sido causado para que o filme fizesse parte da Celebração de Aniversário da MGM. Little Women se tornou a maior bilheteria de 1949.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Durante a Guerra Civil Americana, quatro irmãs de uma família de Massachusetts outrora próspera passam por dificuldades enquanto o pai (Senhor March) está no serviço militar. Jo é a mais espontânea e dinâmica, gosta de escrever contos de aventura e romance. Ela faz amizade com o vizinho "Laurie", neto de um homem rico e que fugira para se alistar na guerra e agora retornara após adoecer. Mas Jo não quer compromisso para desapontamento do rapaz e não gosta quando sua irmã mais velha Meg começa a ser cortejada pelo tutor militar de Laurie, John Brooke. Amy é a mais egoísta das irmãs e arruma problemas na escola com o seu esnobismo. A caçula Beth é tímida e frágil e ganha um piano do senhor Laurence, avô de Laurie.

Diferenças entre o filme e o livro[editar | editar código-fonte]

  • Nessa versão, Beth March (Margaret O'Brien) é mostrada como sendo muitos anos mais jovem do que Amy March (Elizabeth Taylor), enquanto no livro ela é um ano mais velha.
  • Ao invés da festa de Natal, a primeira vez que Jo e Laurie se encontram é quando as irmãs estão levando seu café da manhã para os Hummels, e depois Jo visita Laurie quando ele está doente e confinado a sua casa.
  • Na festa de Natal, todas as irmãs vão enquanto no livro apenas Meg e Jo estão presentes.
  • No começo do livro, quando as irmãs ganham um dólar cada uma, elas compram presentes para a mãe, ou "Marmee", como a chamam. No filme, antes de decidirem comprar os presentes para mãe, elas gastam o dinheiro consigo próprias e depois fazem a troca.
  • No livro, Amy sai da escola quando seu professor, Senhor Davis, bate em sua mão com uma régua por ela esconder frutas na carteira; no filme, o problema ocorre quando ela desenha caricaturas em sua lousa sem, contudo, levar de fato as reguadas.
  • Muitas passagens foram deixadas de lado, como a do picnic quando Amy sofre uma queda no gelo ao seguir Jo e Laurie até o rio, além dos encontros de Amy e Laurie na Europa.
  • Jo e Laurie são grandes amigos no livro e ela o chama por um apelido carinhoso ("Teddy"). No filme, apesar da amizade próxima, a relação é bem menos íntima.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Venceu[3]
Indicado

A versão de Selznick[editar | editar código-fonte]

David O. Selznick era para ser o produtor do filme. As filmagens iriam iniciar em setembro de 1946 mas Selznick decidiu esperar finalizar Duel in the Sun (1946) o qual tinha vendido o roteiro e os direitos para a MGM. O elenco da versão de David O. Selznick incluía Jennifer Jones (Jo), Diana Lynn (Amy), Bambi Linn (Beth), Rhonda Fleming (Meg) e Anne Revere (Marmee).

Referências

  1. Variety resenha; 23 de fevereiro de 1949, página 10.
  2. Harrison's Reports resenha do filme; 26 de fevereiro de 1949, pág. 34.
  3. NY Times: Little Women NY Times.. Página visitada em 20-12-2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Little Women (1949)