Festival Eurovisão da Canção 1994

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Festival Eurovisão da Canção 1994
39° edição
Datas
Final 30 de abril de 1994
Anfitrião
Local Point Theatre, Dublin, Irlanda
Apresentador(es) República da Irlanda Cynthia Ní Mhurchú
República da Irlanda Gerry Ryan
Maestro República da Irlanda Noel Kelehan
Diretor República da Irlanda Patrick Cowap
Supervisor executivo Dinamarca Christian Clausen
Produtor executivo República da Irlanda Moya Doherty
Estação Anfitriã Raidió Teilifís Éireann
Website Website oficial
Participantes
Número de entradas 25 países
Países estreantes  Eslováquia
 Estónia
 Hungria
 Lituânia
 Polónia
 Roménia
 Rússia
Países de regresso Nenhum
Países de saída  Bélgica
 Dinamarca
 Eslovénia
 Israel
 Itália
 Luxemburgo
 Turquia
Actuações
Actuações de abertura(s) Macnas
Actuações nos intervalos Riverdance
Mapa dos países participantes
Um mapa colorido dos países da EuropaPortugal no Festival Eurovisão da CançãoEspanha no Festival Eurovisão da CançãoSan Marino no Festival Eurovisão da CançãoFrança no Festival Eurovisão da CançãoReino Unido no Festival Eurovisão da CançãoIrlanda no Festival Eurovisão da CançãoIslândia no Festival Eurovisão da CançãoBélgica no Festival Eurovisão da CançãoPaíses Baixos no Festival Eurovisão da CançãoSuíça no Festival Eurovisão da CançãoAlemanha no Festival Eurovisão da CançãoDinamarca no Festival Eurovisão da CançãoMalta no Festival Eurovisão da CançãoItália no Festival Eurovisão da CançãoNoruega no Festival Eurovisão da CançãoSuécia no Festival Eurovisão da CançãoFinlândia no Festival Eurovisão da CançãoEstónia no Festival Eurovisão da CançãoLetónia no Festival Eurovisão da CançãoLituânia no Festival Eurovisão da CançãoEslováquia no Festival Eurovisão da CançãoÁustria no Festival Eurovisão da CançãoEslovénia no Festival Eurovisão da CançãoHungria no Festival Eurovisão da CançãoCroácia no Festival Eurovisão da CançãoBósnia e Herzegovina no Festival Eurovisão da CançãoSérvia e Montenegro no Festival Eurovisão da CançãoSérvia e Montenegro no Festival Eurovisão da CançãoAlbânia no Festival Eurovisão da CançãoMacedónia no Festival Eurovisão da CançãoGrécia no Festival Eurovisão da CançãoBulgária no Festival Eurovisão da CançãoRoménia no Festival Eurovisão da CançãoMoldávia no Festival Eurovisão da CançãoUcrânia no Festival Eurovisão da CançãoBielorrússia no Festival Eurovisão da CançãoRússia no Festival Eurovisão da CançãoGeórgia no Festival Eurovisão da CançãoAzerbaijão no Festival Eurovisão da CançãoTurquia no Festival Eurovisão da CançãoChipre no Festival Eurovisão da CançãoIsrael no Festival Eurovisão da CançãoArménia no Festival Eurovisão da CançãoMarrocos no Festival Eurovisão da CançãoLiechtenstein no Festival Eurovisão da CançãoAndorra no Festival Eurovisão da CançãoMónaco no Festival Eurovisão da CançãoPolónia no Festival Eurovisão da CançãoRepública Checa no Festival Eurovisão da CançãoLuxemburgo no Festival Eurovisão da CançãoLíbano no Festival Eurovisão da CançãoTunísia no Festival Eurovisão da CançãoArgélia no Festival Eurovisão da Canção

     Países confirmados que já escolheram o seu artista e/ou canção     Países que não se classificaram para a final     Países que participaram no passado mas não em 1994

Votação
Sistema de
voto
A votação baseou-se num júri por país que atribuiu 12, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto às suas 10 canções favoritas, por ordem de preferência.
Votos nulos  Lituânia
Vencedor(a)
Portal da Eurovisão
1993Festival Eurovisão da Canção1995

O Festival Eurovisão da Canção 1994 (em inglês: Eurovision Song Contest 1994; em francês: Concours Eurovision de la chanson 1994; em irlandês: Comórtas Amhránaíochta na hEoraifíse 1994) foi o 39ª edição anual do evento e teve lugar a 30 de abril de 1994 em Dublin. Os apresentadores do evento foram Cynthia Ní Mhurchú e Gerry Ryan. Paul Harrington e Charlie McGettigan foram os vencedores do festival com a canção Rock 'N' Roll Kids.

A Irlanda foi representada por Paul Harrington & Charlie Mcgettigan com "Rock 'n' Roll Kids", que alcançaram o 1º lugar com 226 pontos, ultrapassando pela primeira vez a meta de 200 pontos. Ao sagrar-se vencedora pela 6ª vez, a Irlanda alcançou também a sua terceira vitória consecutiva, sendo o único a atingir esta marca.

A Polónia esteve envolvida num grande escândalo logo no ano da sua estreia. Edyta Górniak optou por cantar em inglês no ensaio geral que até 1997 era visualizado pelos júris nacionais, quebrando assim a regra que obrigava os países participantes a cantarem numa das suas línguas oficiais. Seis países propuseram que este tema fosse desclassificado e treze propuseram um impedimento definitivo à participação deste país no festival. No entanto, nada foi feito e a Polónia alcançou o segundo lugar na sua primeira participação.

Local[editar | editar código-fonte]

Mais sobre a cidade anfitriã : Dublin
O local para o Festival, o Point Theatre, em Dublin.

O Festival Eurovisão da Canção 1994 ocorreu em Dublin, na Irlanda. Dublin é a capital e maior cidade da Irlanda. O nome em inglês deriva da palavra irlandesa "Dubhlinn" (ocasionalmente também grafada Duibhlinn ou Dubh Linn), que significa "Lago Negro". Localiza-se na província de Leinster próxima ao ponto mediano da costa leste da Irlanda, sendo cortada pelo Rio Liffey e o centro da região de Dublin. Desde 1898 possui nível administrativo de condado (county-boroughs). Seus limites são os condados de Fingal a norte, Dublin meridional a sudoeste e Dun Laoghaire-Rathdown a sudeste. Tem uma população de 527.612 habitantes na cidade, e sua área metropolitana tem 1.804.156 habitantes. Fundada como um assentamento viquingue, foi o centro do Reino de Dublin e se tornou a principal cidade da Ilha após a invasão dos Normandos. A cidade cresceu de maneira rápida durante o século XVII; se tornou na época a segunda maior cidade do Império Britânico e a quinta maior da Europa. Dublin entrou em um período de estagnação após o Ato de União de 1800, mas continuou o centro económico da Ilha. Após a Partição da Irlanda em 1922, virou a capital do Estado Livre Irlandês, e mais tarde, da República da Irlanda. Dublin é reconhecida como uma cidade global, com um ranking "Alpha-", colocando a cidade entre as 30 mais globalizadas do mundo.[1] Atualmente é o principal centro histórico, cultural, económico, industrial e educacional da Irlanda.

O festival em si realizou-se no Point Theatre (agora designado de 3Arena), na capital do país, Dublin.[2] O Point Theatre, construída em 1998, foi um espaço destinado a atrações públicas e festivais localizado perto do Rio Liffey, em DublinPortugal. Com uma capacidade de 8 500 espectadores, o Point Theatre era conhecido pela sua flexibilidade de organização de eventos, que poderiam ir desde eventos musicais, a convenções, eventos desportivos e espetáculos circenses.

Formato[editar | editar código-fonte]

Para fazer face ao aumento de países interessados em participar no Festival Eurovisão da Canção, a EBU adoptou um novo método de selecção dos participantes. Assim, os 18 melhores países do ano anterior estavam directamente apurados e a estes juntaram-se os países estreantes. Os países afastados do concurso passaram a ser designados "passivos" e era-lhes assegurada a participação no ano seguinte desde que continuassem a transmitir o festival.

Foi ao fim de 38 anos de votação do júri europeu que pela primeira vez os telespectadores puderam ver a imagem do porta-voz de cada júri nacional a atribuir as suas pontuações. Esta novidade provocou algumas gargalhadas do público pois a extravagância da imagem de alguns porta-vozes era notória e propicia a uma boa gargalhada.

Apesar de as votações serem provenientes do júri nacional, em Portugal foi feita um experiência com base no televoto. Assim, foram dados os números de telefone para onde os telespectadores deveriam votar. Essa votação deu o primeiro lugar a Portugal, o segundo à Alemanha, o terceiro à Irlanda, o quarto ao Reino Unido e o quinto à Áustria.

Visual[editar | editar código-fonte]

A abertura da competição começou com um vídeo mostrando estrelas a flutuar na água, fogos de artificio e caricaturas a dançar, beber café e a andar de bicicleta. Após esse pequeno filme, foi mostrada a arena em si, onde dançarinos vestidos de branco e a usar caricaturas de figuras conhecidas da Irlanda, deram as boas vindas ao público, carregando bandeiras de Países europeus. Os apresentadores chegaram à arena numa plataforma que desceu até ao palco. Os cartões-postais desse ano tiveram um tema literário, mostrando os participantes a ler, pescar e a fazer outras atividades pela Irlanda.

A orquestra era dirigida por Noel Kelehan.

O palco, da autoria de Paula Farrell, incluía no seu design uma cidade com arranha-céus com 500 lâmpadas arquitecturais, cinco projectores gigantes e duzentos ecrãs, além do pano de fundo de um céu noturno em constante mudança, baseava-se no conceito de como seria uma Dublin futurista, com uma constante remanescente no rio Liffey. O chão foi pintado com uma tinta reflexiva azul escura para dar um efeito de água.

Os apresentadores foram Cynthia Ní Mhurchú e Gerry Ryan[3], que falaram aos espectadores em irlandês, inglês e francês.

Os cartões postais mostravam os participantes à descoberta da riqueza cultural e turística da Irlanda.

O intervalo foi ocupado pela primeira interpretação dos Riverdance, uma mistura de dança folclórica irlandesa e sapateado. Originalmente, a RTÉ tinha encomendado ao compositor Bill Whelan, para ele escrever uma peça de música celta tradicional. A coreografia do número foi confiada aos campeões mundiais de dança Michael Flatley e Jean Butler. Na noite do concurso, Riverdance recebeu uma enorme ovação pública no salão. Posteriormente, a faixa permaneceu classificada durante dezoito semanas nas paradas irlandesas e tornou-se um grande sucesso comercial, não apenas da edição de 1994 do concurso, mas também de todos os números de intervalo já apresentados. Mais tarde foi estendido para show completo que o conhecia como um grande sucesso em todo o mundo e foi visto por milhões de pessoas.

Votação[editar | editar código-fonte]

Cada país tinha um júri composto por 11 elementos, que atribuiu 12, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 pontos às dez canções mais votadas.

O supervisor executivo da EBU foi Christian Clausen.

Durante a votação, a câmera fez vários close-ups dos artistas. Em particular, Paul Harrington e Charlie McGettigan, Edyta Górniak, Friderika Bayer e Sara Tavares apareceram.

Devido aos avanços tecnológicos, este foi o primeiro festival em que se podia ver a imagem do porta-voz do júri nacional. Nos inícios, pensou-se na possível vitória da Hungria (pontuações máximas dos 3 1ºs júris nacionais), mas as votações seguintes foram mais fracas e deram mais uma vitória à Irlanda, o primeiro país a conseguir vitória três vezes consecutivas.

Participações individuais[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Participações Individuais ESC1994

Participantes[editar | editar código-fonte]

  Países participantes
País Título original da Canção Artista Processo Data da Selecção
Tradução em Português Idiomas de Interpretação
 Alemanha "Wir geben 'ne Party" Mekado Seleção interna 21 de março de 1994
Nós fazemos uma festa Alemão
 Áustria "Für den Frieden der Welt" Petra Frey Österreichische Vorausscheidung 1994 8 de março de 1994
Para a paz no Mundo Alemão
 Bósnia e Herzegovina "Ostani kraj mene" Alma e Dejan Eurosong BiH 1994 26 de fevereiro de 1994
Fica ao meu lado Bósnio
 Chipre "Eimai Anthropos Ki Ego" Evridiki Kíprii Telikoú tis Diagonismós Tragoudioú Eurovision 1994 18 de março de 1994
Eu também sou humana Grego
 Croácia "Nek' ti bude ljubav sva" Tony Cetinski Dora 1994 20 de março de 1994
Podes ficar com todo o amor Croata
 Eslováquia "Nekonečná pieseň" Tublatanka Selecção Interna -
Canção sem fim Eslovaco
 Espanha "Ella no es ella" Alejandro Abad Selecção Interna -
Ela não é ela Castelhano
 Estónia "Nagu merelaine" Silvi Vrait Eurolaul 1994 26 de fevereiro de 1994
Como uma onda de mar Estónio
 Finlândia "Bye Bye Baby" CatCat Euroviisut 1994 5 de março de 1994
Adeus, Adeus querido Finlandês
 França "Je suis un vrai garçon" Nina Morato Selecção Interna -
Eu sou um verdadeiro rapaz Francês
 Grécia "To Trehandiri" Kostas Bigalis & The Sea Lovers Seleção interna -
O Trehandiri Grego
 Hungria "Kinek mondjam el vétkeimet?" Friderika Bayer Nemzeti Döntő 1994 5 de fevereiro de 1994
A quem vou contar os meus pecados?" Húngaro
 Irlanda "Rock 'n' Roll Kids" Paul Harrington & Charlie McGettigan Eurosong 1994 13 de março de 1994
Os rapazes do rock 'n' roll Inglês
 Islândia "Nætur" Sigga Íslenska Söngvakeppni Sjónvarpsins 1994 23 de fevereiro de 1994
Noites Islandês
Lituânia Lituânia "Lopšinė mylimai" Ovidijus Vyšniauskas Seleção interna -
Canção de embalar para a minha querida Lituano
 Malta "More than Love" Chris & Moira Festival Tal-Kanzunetta Maltija 1994 5 de fevereiro de 1994
Mais que amor Inglês
 Noruega "Duett" Elisabeth Andreassen & Jan Werner Danielsen Melodi Grand Prix 1994 26 de março de 1994
Dueto Norueguês
 Países Baixos "Waar is de Zon?" Willeke Alberti Nationaal Songfestival 19984 26 de março de 1994
Onde está o sol? Holandês
 Polónia "To nie ja!" Edyta Górniak Selecção Interna -
Não sou eu! Polaco
 Portugal "Chamar a Música" Sara Tavares Festival RTP da Canção 1994 4 de março de 1994
Chamar a Música Português
 Reino Unido "Lonely Symphony (We Will Be Free)" Frances Ruffelle A song for Europe 1994 18 de março de 1994
Sinfonia solitária (Nós sermos livres) Inglês
 Roménia "Dincolo de nori" Dan Bittman Selecţia Naţională 1994 20 de março de 1994
Para além das nuvens Romeno
 Rússia "Vyechnyy strannik" Youddiph Nacional’nyj otbor 1994 12 de março de 1994
Vagabundo eterno Russo
 Suécia "Stjärnorna" Marie Bergman e Roger Pontare Melodifestivalen 1994 12 de março de 1994
As estrelas Sueco
 Suíça "Sto pregando" Duilio Selecção Interna -
Estou rezando Italiano

Festival[editar | editar código-fonte]

# País Idioma Artista Canção Lugar Pontuação
 Suécia Sueco Marie Bergman e Roger Pontare "Stjärnorna" 13º 48
 Finlândia Finlandês CatCat "Bye Bye Baby" 22º 11
 Irlanda Inglês Paul Harrington e Charlie McGettigan "Rock 'n' Roll Kids" 226
 Chipre Grego Evridiki "Eimai Anthropos Ki Ego"
(Είμαι άνθρωπος κι εγώ)
11º 51
 Islândia Islandês Sigga "Nætur" 12º 49
 Reino Unido Inglês Frances Ruffelle "We Will Be Free (Lonely Symphony)" 10º 63
 Croácia Croata Tony Cetinski "Nek' ti bude ljubav sva" 16º 27
 Portugal Português Sara Tavares "Chamar a música" 73
 Suíça Italiano Duilio "Sto pregando" 19º 15
10º  Estónia Estónio Silvi Vrait "Nagu merelaine" 24º 2
11º  Roménia Romeno Dan Bittman "Dincolo de nori" 21º 14
12º  Malta Inglês Chris & Moira "More than Love" 97
13º  Países Baixos Holandês Willeke Alberti "Waar is de Zon?" 23º 4
14º  Alemanha Alemão Mekado "Wir geben 'ne Party" 128
15º  Eslováquia Eslovaco Tublatanka "Nekonečná pieseň" 19º 15
16º Lituânia Lituânia Lituano Ovidijus Vyšniauskas "Lopšinė mylimai" 25º 0
17º  Noruega Norueguês Elisabeth Andreassen e Jan Werner Danielsen "Duett" 76
18º  Bósnia e Herzegovina Bósnio Alma e Dejan "Ostani kraj mene" 15º 39
19º  Grécia Grego Kostas Bigalis e The Sea Lovers "To Trehandiri" (Το tρεχαντήρι) 14º 44
20º  Áustria Alemão Petra Frey "Für den Frieden der Welt" 17º 19
21º  Espanha Castelhano Alejandro Abad "Ella no es ella" 18º 17
22º  Hungria Húngaro Friderika Bayer "Kinek mondjam el vétkeimet?" 122
23º  Rússia Russo Youddiph "Vyechnyy strannik" (Вечный странник) 70
24º  Polónia Polaco Edyta Górniak "To nie ja!" 166
25º  França Francês Nina Morato "Je suis un vrai garçon" 74

Resultados[editar | editar código-fonte]

A ordem de votação no Festival Eurovisão da Canção 1994, foi a seguinte:[4]

  Vencedor
  2º classificado
  3º classificado
Países Votantes Países Pontuados
Suécia Finlândia República da Irlanda Chipre Islândia Reino Unido Croácia Portugal Suíça Estónia Roménia Malta Países Baixos Alemanha Eslováquia Lituânia Noruega Bósnia e Herzegovina Grécia Áustria Espanha Hungria Rússia Polónia França
 Suécia 10 8 5 4 6 7 2 1 12 3
 Finlândia 7 10 1 5 6 3 2 4 12 8
 Irlanda 6 1 8 10 5 3 12 4 7 2
 Chipre 8 5 2 6 10 12 7 3 1 4
 Islândia 2 12 3 8 7 1 10 4 6 5
 Reino Unido 10 6 8 1 7 4 3 2 5 12
 Croácia 12 6 7 10 3 4 2 5 1 8
 Portugal 12 5 3 8 4 10 1 2 7 6
 Suíça 7 12 2 3 8 5 6 1 4 10
 Estónia 2 10 5 7 3 8 4 1 12 6
 Roménia 8 10 12 4 6 1 5 2 3 7
 Malta 3 5 10 1 8 6 12 7 4 2
 Países Baixos 6 12 2 3 1 4 7 10 5 8
 Alemanha 5 12 4 3 2 1 7 6 10 8
 Eslováquia 6 1 3 12 10 7 8 5 2 4
Lituânia Lituânia 5 10 3 2 7 4 1 6 12 8
 Noruega 10 12 5 2 1 4 8 3 6 7
 Bósnia e Herzegovina 1 10 4 12 7 6 5 3 8 2
 Grécia 10 12 5 2 6 7 3 1 8 4
 Áustria 5 10 3 1 4 2 8 6 12 7
 Espanha 1 10 4 6 3 12 2 8 5 7
 Hungria 2 10 3 7 12 5 1 4 6 8
 Rússia 12 2 1 5 4 7 8 3 6 10
 Polónia 8 5 4 3 1 7 2 12 10 6
 França 8 3 4 6 5 10 2 7 1 12
Total 48 11 226 51 49 63 27 73 15 2 14 97 4 128 15 0 76 39 44 19 17 122 70 166 74
Lugar 13º 22º 11º 12º 10º 16º 19º 24º 21º 23º 19º 25º 15º 14º 17º 18º
Países Votantes Suécia Finlândia República da Irlanda Chipre Islândia Reino Unido Croácia Portugal Suíça Estónia Roménia Malta Países Baixos Alemanha Eslováquia Lituânia Noruega Bósnia e Herzegovina Grécia Áustria Espanha Hungria Rússia Polónia França
Países Pontuados
Resultados acumulados
Países Votantes Países Pontuados
Suécia Finlândia República da Irlanda Chipre Islândia Reino Unido Croácia Portugal Suíça Estónia Roménia Malta Países Baixos Alemanha Eslováquia Lituânia Noruega Bósnia e Herzegovina Grécia Áustria Espanha Hungria Rússia Polónia França
 Suécia 0 0 10 0 8 0 0 5 0 0 0 4 0 6 0 0 7 0 2 1 0 12 0 0 3
 Finlândia 0 0 17 10 9 0 0 10 0 0 0 10 0 9 0 0 7 2 6 1 0 24 0 8 3
 Irlanda 0 0 17 10 15 1 0 18 0 0 0 20 0 14 0 0 10 2 6 1 0 36 4 15 5
 Chipre 0 0 25 10 15 6 0 18 0 0 0 22 0 20 0 0 20 2 18 8 0 36 7 16 9
 Islândia 2 0 37 13 15 6 0 26 0 0 0 22 0 27 0 0 21 2 18 8 0 46 11 22 14
 Reino Unido 2 0 47 13 21 6 0 34 0 0 0 23 0 34 0 0 25 2 18 11 0 48 16 34 14
 Croácia 2 0 59 13 21 12 0 34 0 0 0 30 0 44 0 0 28 6 18 13 0 53 17 42 14
 Portugal 2 0 71 18 24 20 0 34 0 0 0 34 0 54 0 0 28 6 18 13 0 54 19 49 20
 Suíça 9 0 83 20 27 28 0 39 0 0 0 40 0 54 0 0 29 6 18 13 0 58 19 59 20
 Estónia 11 0 93 20 27 33 0 39 0 0 0 47 0 57 0 0 37 6 18 13 0 62 20 71 26
 Roménia 11 0 101 20 27 33 0 39 0 0 0 57 0 69 0 0 41 6 24 14 5 64 23 78 26
 Malta 14 0 106 20 27 33 10 40 8 0 6 57 0 69 12 0 41 13 28 14 5 64 23 80 26
 Países Baixos 20 0 118 20 27 35 10 43 8 0 6 58 0 73 12 0 48 13 28 14 5 74 28 88 26
 Alemanha 25 0 130 20 27 39 10 43 8 0 6 61 0 73 12 0 50 13 29 14 5 81 34 98 34
 Eslováquia 25 0 136 20 28 42 22 43 8 0 6 71 0 80 12 0 50 21 34 14 7 81 34 102 34
Lituânia Lituânia 30 0 146 20 31 42 22 43 8 0 8 78 0 84 12 0 51 21 34 14 7 81 40 114 42
 Noruega 40 0 158 25 31 44 22 43 8 0 8 78 0 85 12 0 51 21 38 14 7 89 43 120 49
 Bósnia e Herzegovina 40 1 168 25 31 48 22 43 8 0 8 90 0 92 12 0 57 21 38 19 7 92 43 128 51
 Grécia 40 11 168 37 31 48 27 43 8 2 14 97 0 92 15 0 58 21 38 19 15 92 47 128 51
 Áustria 45 11 178 37 34 49 27 43 8 0 14 97 4 94 15 0 58 21 38 19 15 100 53 140 58
 Espanha 46 11 188 41 40 52 27 55 10 0 14 97 4 102 15 0 63 28 38 19 15 99 53 140 58
 Hungria 48 11 198 41 40 55 27 62 10 0 14 97 4 114 15 0 68 29 42 19 15 99 59 148 58
 Rússia 48 11 210 43 41 60 27 66 10 0 14 97 4 121 15 0 76 29 42 19 15 102 59 154 68
 Polónia 48 11 218 48 45 63 27 67 10 0 14 97 4 128 15 0 76 29 44 19 15 115 69 154 74
 França 48 11 226 51 49 63 27 73 15 0 14 97 4 128 15 0 76 39 44 19 17 122 70 166 74
Lugar 13º 22º 11º 12º 10º 16º 19º 24º 21º 23º 19º 25º 15º 14º 17º 18º
Países Votantes Suécia Finlândia República da Irlanda Chipre Islândia Reino Unido Croácia Portugal Suíça Estónia Roménia Malta Países Baixos Alemanha Eslováquia Lituânia Noruega Bósnia e Herzegovina Grécia Áustria Espanha Hungria Rússia Polónia França
Países Pontuados

12 pontos[editar | editar código-fonte]

Os países que receberam 12 pontos foram os seguintes:

# Países Pontuados Países Votantes
8  Irlanda Alemanha, Croácia, Islândia, Noruega, Países Baixos, Portugal, Rússia, Suíça
5  Polónia Áustria, Estónia, França, Lituânia, Reino Unido
4  Hungria Irlanda, Finlândia, Polónia, Suécia
2  Alemanha Hungria, Roménia
1  Croácia Eslováquia
 Chipre Grécia
 Grécia Chipre
 Malta Bósnia e Herzegovina
 Portugal Espanha
 Eslováquia Malta

Maestros[editar | editar código-fonte]

Em baixo encontra-se a lista de maestros que conduziram a orquestra, na respectiva actuação de cada país concorrente.

País Maestro
 Suécia Anders Berglund
 Finlândia Olli Ahvenlahti
 Irlanda Nenhum
 Chipre George Theophanous
 Islândia Frank McNamara
 Reino Unido Michael Reed
 Croácia Miljenko Prohaska
 Portugal Thilo Krassman
 Suíça Valeriano Chiaravalle
 Estónia Urmas Lattikas
 Roménia Noel Kelehan
 Malta Anthony Chircop
 Países Baixos Harry van Hoof
 Alemanha Norbert Daum
 Eslováquia Vladimír Valovič
Lituânia Lituânia Tomas Leiburas
 Noruega Pete Knutsen
 Bósnia e Herzegovina Sinan Alimanović
 Grécia Noel Kelehan
 Áustria Hermann Weindorf
 Espanha Josep Llobell
 Hungria Péter Wolf
 Rússia Lev Zemlinski
 Polónia Noel Kelehan
 França Alain Goraguer
Maestro anfitrião Noel Kelehan

Artistas repetentes[editar | editar código-fonte]

Alguns artistas repetiram a sua experiência Eurovisiva. Em 1994, os repetentes foram:

País (1994) Foto Artista Ano Anterior País Representado Canção Tradução Pontuação Classificação
 Suécia Marie Bergman ESC 1971 (parte dos Family Four) Suécia "Vita vidder" Horizontes brancos 91
ESC 1972 (parte dos Family Four) Suécia "Härliga sommardag" Bonito dia de verão 73 13º
 Noruega Elisabeth Andreassen ESC 1982 (parte dos Chips) Suécia "Dag efter dag" Dag efter dag 67
ESC 1985 (parte das Bobbysocks) Noruega "La det swinge" Vamos deixar dançar swing 123
 Islândia Sigga ESC 1990 (como parte dos Stjórnin) Islândia "Eitt lag enn" Mais uma canção 124
ESC 1991 (como corista) Islândia "Draumur um Nínu" Um sonho sobre Nina 26 15º
ESC 1992 (como parte dos Heart 2 Heart) Islândia "Nei eða já" Não ou Sim? 80
 Chipre Evridiki ESC 1992 Chipre "Teriazoume" Nós combinamos 57 11º

Transmissão do Festival[editar | editar código-fonte]

Países participantes[editar | editar código-fonte]

País Canal Comentador(es) Porta-voz
 Suécia SVT, Kanal1 Pekka Heino[5] Marianne Anderberg[5]
SR P3 Claes-Johan Larsson
Lisa Syrén
 Finlândia YLE TV1 Erkki Pohjanheimo
Kirsi-Maria Niemi[6][7]
Solveig Herlin[8]
YLE Radio Suomi Desconhecido
 Irlanda RTÉ1 Pat Kenny Eileen Dunne
RTÉ Radio 1 Larry Gogan
 Chipre RIK 1 Evi Papamichail[9] Anna Partelidou[9]
CyBC Radio 2 Pavlos Pavlou
 Islândia Sjónvarpið Jakob Frímann Magnússon[10] Sigríður Arnardóttir
 Reino Unido BBC1 Terry Wogan Colin Berry
BBC Radio 2 Ken Bruce
 Croácia HRT 1 Aleksandar Kostadinov[11] Helga Vlahović (co-apresetadora do Festival Eurovisão da Canção 1990)[12]
HR 2 Draginja Balaš
 Portugal Canal 1 Eládio Clímaco[13] Isabel Bahia[13]
Antena 1 Desconhecido
 Suíça SF DRS Bernard Thurnheer Sandra Studer (representante da Suíça no Festival Eurovisão da Canção 1991)
TSR Jean-Marc Richard
TSI Wilma Gilardi
 Estónia Eesti Televisioon Vello Rand Urve Tiidus[14]
Raadio 2 Marko Reikop
 Roménia TVR1 Gabriela Cristea Cristina Țopescu
 Malta TVM Charles Arrigo John Demanuele
 Países Baixos Nederland 3 Willem van Beusekom[15] Joop van Os
Radio 2 Cornald Maas
 Alemanha Das Erste Jan Hofer[16] Carmen Nebel
Deutschlandfunk/WDR 4 Horst Senker
 Eslováquia STV2 Martin Sarvaš[16] Juraj Čurný
Rádio FM Desconhecido
Lituânia Lituânia LTV Darius Užkuraitis Gitana
 Noruega NRK Jostein Pedersen[17] Sverre Christophersen
 Bósnia e Herzegovina TVBiH Ismeta Dervoz-Krvavac[16] Diana Grković-Foretić
 Grécia ET1 Dafni Bokota[18] Fotini Giannoulatou[19]
ERA ERT1 Giorgos Mitropoulos
 Áustria ORF1 Ernst Grissemann[20] Tilia Herold
Hitradio Ö3 Martin Blumenau
 Espanha TVE1 José Luis Uribarri[21] María Ángeles Balañac[22]
 Hungria MTV2 István Vágó Iván Bradányi
Rádió Kossuth Desconhecido
 Rússia RTR Vadim Dolgachev Irina
Voice of Russia Desconhecido
 Polónia TVP1 Artur Orzech[23] Jan Chojnacki
Polskie Radio Program I Dorota Wellman
 França Antenne 2 Patrice Laffont[24] Laurent Romejko[25]

Países não participantes[editar | editar código-fonte]

País Canal Comentador(es)
 Bélgica BRTN TV2 André Vermeulen[16]
BRTN Radio 2 Julien Put
RTBF La Une Jean-Pierre Hautier[24]
RTBF La Première Patrick Duhamel
 Dinamarca DR TV Jørgen de Mylius[26]
DR P3 Ole Jacobsen
 Eslovénia SLO1 Damjana Golavšek
 Israel HaTelevizia HaIsraelit Sem comentador
 Macedónia do Norte MTV 2 Milanka Rašik
República Federal da Jugoslávia RTS 3K Mladen Popović[27]
 Turquia TRT 1 Bülend Özveren

Referências

  1. http://www.lboro.ac.uk/gawc/world2008t.html
  2. http://www.eurovision.tv/page/history/by-year/contest?event=309#About%20the%20show
  3. https://eurovision.tv/event/dublin-1994
  4. A ordem de votação foi efectuada através da visualização de vídeos da edição do festival, à semelhança de outras secções deste artigo
  5. a b «Infosajten.com». Infosajten.com. Consultado em 10 de agosto de 2012. Arquivado do original em 18 de julho de 2012 
  6. «Selostajat ja taustalaulajat läpi vuosien? • Viisukuppila». Viisukuppila.fi. Consultado em 21 de abril de 2012 
  7. Itä-Eurooppa rynnii Euroviisuihin, Helsingin Sanomat, 30 April 1994
  8. «Selostajat ja taustalaulajat läpi vuosien? • Viisukuppila». Viisukuppila.fi. Consultado em 21 de abril de 2012 
  9. a b Savvidis, Christos (OGAE Cyprus)
  10. «Morgunblaðið, 28.04.1994». Timarit.is. Consultado em 10 de agosto de 2012 
  11. «Pogledajte temu - POVIJEST EUROSONGA: 1956 - 1999 (samo tekstovi)». forum.hrt.hr. Consultado em 21 de abril de 2012. Arquivado do original em 14 de março de 2012 
  12. «Pogledajte temu - SPOKESPERSONS». forum.hrt.hr. Consultado em 21 de abril de 2012. Arquivado do original em 14 de março de 2012 
  13. a b «Comentadores Do ESC - escportugalforum.pt.vu | o forum eurovisivo português». 21595.activeboard.com. Consultado em 21 de abril de 2012. Arquivado do original em 21 de abril de 2012 
  14. [1] Arquivado em agosto 22, 2011, no Wayback Machine
  15. «Welkom op de site van Eurovision Artists». Eurovisionartists.nl. Consultado em 21 de abril de 2012 
  16. a b c d «Eurovision Song Contest 1994». Ecgermany.de. Consultado em 21 de abril de 2012 
  17. «Alt du trenger å vite om MGP - Melodi Grand Prix - Melodi Grand Prix - NRK». Nrk.no. Consultado em 21 de abril de 2012 
  18. «Η Δάφνη Μπόκοτα και η EUROVISION (1987-2004)». Retromaniax.gr. Consultado em 21 de abril de 2012. Arquivado do original em 12 de setembro de 2012 
  19. «Εκφωνητές της ΕΡΤ για τις ψήφους της Ελλάδας στην EUROVISION - Page 3». Retromaniax.gr. Consultado em 21 de abril de 2012. Arquivado do original em 11 de setembro de 2012 
  20. [2] Arquivado em outubro 24, 2007, no Wayback Machine
  21. «FORO FESTIVAL DE EUROVISIÓN • Ver Tema - Uribarri comentarista Eurovision 2010». Eurosongcontest.phpbb3.es. Consultado em 21 de abril de 2012. Arquivado do original em 17 de março de 2012 
  22. «María Ángeles Balañac». Imdb.es. 1 de maio de 2009. Consultado em 21 de abril de 2012. Arquivado do original em 12 de março de 2012 
  23. «Zobacz temat - Eurowizyjna gra». Eurowizja.Com.Pl. Consultado em 21 de abril de 2012. Arquivado do original em 23 de março de 2012 
  24. a b «1994 - Dublin». Songcontest.free.fr. Consultado em 21 de abril de 2012 
  25. «Concours Eurovision de la Chanson • Consulter le sujet - Porte-paroles des jurys des pays francophones». Eurovision.vosforums.com. Consultado em 21 de abril de 2012 
  26. «Danske kommentatorer og pointsoplæsere». Esconnet.dk. Consultado em 21 de abril de 2012. Arquivado do original em 24 de março de 2012 
  27. «Nostalgični RTV press clipping». rtvforum.net. Consultado em 2 de setembro de 2015. Arquivado do original em 29 de setembro de 2015 

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Os mapas presentes neste artigo, respeitam as fronteiras geográficas estabelecidas na altura em que o festival ocorreu.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Festival Eurovisão da Canção 1994