Live CD

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Live Cds)
Live CD do ubuntu, rodando Firefox, OpenOffice.org e Pidgin

Live CD ou CD-executável é um CD que contém um sistema operacional/operativo (GNU/Linux, BSD ou outro) que não precisa ser instalado no disco rígido do usuário/utilizador uma vez que o sistema operacional/operativo completo é executado diretamente a partir do CD e da memória RAM. A maioria das distribuições também permite que se instale o sistema operacional/operativo no disco rígido com as mesmas configurações do sistema que roda no CD, caso o usuário/utilizador deseje.

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

Com o BIOS sendo configurado para buscar o sistema operacional no CD, logo após o processo de arranque (boot) o conteúdo do live cd/CD-executável é lido, e o ambiente de trabalho é disponibilizado. Apesar de não instalado, o sistema consegue trabalhar como se estivesse, podendo acessar todos os dispositivos de hardware, conectar-se à Internet e executar aplicativos. Atualmente os live CDs permitem inclusive a instalação virtual de programas durante uma sessão e até mesmo criar um novo live CD configurado conforme as necessidades dos usuários.

Uma das distribuições brasileiras que popularizou este tipo de distribuição foi o Kurumin Linux, desenvolvido por Carlos Morimoto, baseada no Debian e no Knoppix (que também é um live CD).

Representam uma revolução no universo dos sistemas operacionais e no mundo linux em particular, pois permitem aos usuários experimentarem o sistema sem ter que abandonar os sistemas operacionais mais comuns.

Uma outra característica interessante dos live CDs é que eles tem permitido que pessoas com poucos conhecimentos de informática sejam capazes de construir as suas próprias distribuições através de um processo denominado de remasterização. Este processo, porém, é uma característica nem sempre presente numa versão de live CD.

Live CD Modular[editar | editar código-fonte]

Além dos live cds comuns, existem os modulares que se caracterizam por possuírem seu conteúdo dividido em módulos, arquivos compactados, comumente utilizando-se o sistema de arquivo squashfs,ou similar, contendo aplicativos, bibliotecas, configurações etc. Estes módulos são montados e unidos, através do sistema de arquivo unionfs ou aufs, durante a inicialização do sistema ou posteriormente no decorrer do seu uso, sendo possível adicionar novos módulos, a partir do próprio CD, de outras midias ou por rede. Alguns exemplos de live cds, que podem ser classificados como modulares são:

Distribuições Linux em Live CD[editar | editar código-fonte]

Entre outras.

Outros sistemas em Live CD[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]