Livraria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Livraria tradicional no Porto.
Livraria em Buenos Aires, Argentina.

Livraria é um tipo de loja que vende livros e outros itens relacionados com a leitura, como jornais e revistas. As faculdades e universidades costumam ter as suas próprias livrarias destinadas aos estudantes em seu campus, as quais normalmente especializam-se em livros e textos relacionados com os respetivos cursos, apesar de algumas livrarias universitárias pertencerem a grandes cadeias livreiras. As maiores livrarias podem ter mais de 200.000 títulos e as livrarias online podem oferecer, em alguns casos, ainda mais.

O comércio livreiro

Outro tipo comum de livraria é o sebo ou alfarrabista, que compra e vende livros usados, quase sempre por preços muito mais baratos que os novos. Contudo, livros raros, especialmente algumas primeiras edições, podem ser muito mais caros. Os colecionadores de livros tendem a frequentar sebos. As grandes livrarias online também oferecem livros usados. Os indivíduos que desejem vender os seus livros usados através deste meio têm de concordar com os termos exigidos pelas livrarias, designadamente pagar à livraria online uma comissão predeterminada assim que o livro for vendido.

Durante os anos 1990 muitas livrarias (tanto de grandes cadeias, como independentes) começaram a incluir cafés em suas lojas, relançando a tradição vienense do século XVIII, associada à república das letras. Hoje é raro ver uma livraria média ou grande sem um café dentro ou muito próximo. Além disso, grandes redes de livrarias assumiram um lado de "biblioteca pública" quando incorporaram ao planejamento do espaço da loja cadeiras confortáveis e sofás. Convenientemente espalhados pela loja, esses espaços de leitura encorajam os clientes a sentar e ler o quanto quiserem, sem serem pressionados a comprar nada.

A livraria mais antiga do mundo

A livraria mais antiga do mundo, em actividade contínua no local atual, é a Livraria Bertrand, situada na rua Garret 73/75 em Lisboa, Portugal, desde 1773.[1]

A livraria foi fundada em 1732, na rua Direita do Loreto, por Pedro Faure. Em 1755 foi destruída pelo grande terramoto e maremoto, seguido de incêndio, que assolou a cidade de Lisboa, sendo instalada noutro local. Dezoito anos depois, após a reconstrução da cidade, a Livraria Bertrand foi instalada no local onde ainda hoje existe, completando assim 238 anos de funcionamento continuado.

Desde então que a Livraria Bertrand faz parte do património cultural da cidade. Por lá passaram gerações de escritores portugueses, como Alexandre Herculano, Oliveira Martins, Eça de Queirós, Antero de Quental e Ramalho Ortigão ou, mais recentemente, Fernando Namora e José Cardoso Pires.

A Livreria Bertrand não só comercializa livros e artigos relacionados, mas também é uma editora prestigiada. Apesar da livraria original se encontrar no Chiado, perto do local onde Fernando Pessoa nasceu, e do café A Brasileira, que frequentou, a Bertrand expandiu-se, transformando-se numa cadeia que conta actualmente com 53 livrarias em Portugal.

A célebre livraria Galignani de Paris reivindica ser a mais antiga do mundo, por ter sido fundada em 1520, na cidade de Veneza, em Itália. Contudo, apenas foi instalada em 1856 na sua actual localização, rue de Rivoli 224, pelo que a sua congénere lisboeta tem um historial de laboração contínua no mesmo local de mais 83 anos.

Referências

Ver também

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Livraria
Ícone de esboço Este artigo sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Livraria