O Livro Vermelho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Livro Vermelho)
 Nota: Se procura por outras acepções, veja Livro Vermelho (desambiguação).
小红书
红宝书
毛主席语录 Mao zhǔxí yǔlù

Edição em Português de 1967, pela Edições em Línguas Estrangeiras
Autor(es) Mao Tsé-Tung
Idioma Chinês
País  China
Assunto Maoismo
Editora Governo da República Popular da China
Lançamento abril de 1964 (59 anos)

Citações do Presidente Mao Tsé-Tung (Chinês simplificado: 毛主席语录; pinyin: Máo - zhǔxí yǔlù) ou O Pequeno Livro Vermelho (Chinês simplificado: 红宝书) ou ainda O Livro Vermelho ou O Livrinho Vermelho (Chinês simplificado: 小红书) como é mais conhecido no Ocidente, e conforme sugere o próprio nome, é uma coletânea de citações do presidente da República Popular da China Mao Tsé-Tung, com o intuito de difundir o seu pensamento e educar ideologicamente a sociedade chinesa.[1] Foi organizado por Lin Piao, ministro da Defesa de Mao.[2] O livro possui 33 capítulos. Os seus tópicos abordam a ideologia de Mao, conhecido no Ocidente como Maoismo ou, oficialmente, como "Pensamento de Mao Tsé-Tung". Inicialmente publicado na China, teve distribuição internacional após abril de 1964.

A distribuição subsidiada deste livro pelo governo comunista chinês fez com que O Livro Vermelho se tornasse o segundo livro mais vendido na história, atrás apenas da Bíblia, tendo aproximadamente 900 milhões de cópias impressas.[carece de fontes?] A popularidade do livro está ligada ao fato de que era uma exigência "não-oficial" para todo cidadão chinês possuir o livro, exigência essa que se fez notar especialmente durante a Revolução Cultural.[3] Durante a Revolução Cultural, o livro passou a ser estudado não só nas escolas mas também a sua leitura era exigida no mercado de trabalho.[carece de fontes?]

Durante os anos 60, o livro era um ícone importante na cultura da China, tão visto quanto a imagem de Mao. Em cartazes e quadros criados pelos artistas de propaganda do PCCh, Mao era muitas vezes visto com uma cópia do livro na mão dele.[4] Depois do fim da Revolução Cultural, em 1976, e a subida ao poder de Deng Xiaoping em 1978, a importância do livro diminuiu consideravelmente.

Atualmente, a identidade de seu verdadeiro autor é por vezes questionada. Fontes alegam que O Livro Vermelho teria sido escrito por Hu Qiaomu, ajudante de ordens de Mao por 25 anos.[5]

Conteúdo e formato[editar | editar código-fonte]

O Livro Vermelho compreende 427 citações de Mao, divididas em 33 capítulos. As citações de Mao eram em negrito ou em vermelho, para serem bem destacadas. É também chamado de Reflexões do presidente Mao por muitos chineses. As citações compreendem poucos parágrafos. Na segunda metade do livro, uma forte tendência empirista evidencia-se no pensamento de Mao. A tabela abaixo resume o livro.

Capítulo Número de citações Título Resumo
1 13 O partido comunista O Partido Comunista chinês é o núcleo da revolução chinesa e os seus princípios são baseados no marxismo-leninismo. Críticas devem ser realizadas dentro do Partido.
2 22 Classes e luta de classe A revolução, o reconhecimento das classes e da luta de classes, são necessárias para o povo e os camponeses chineses superarem tanto inimigo e elementos nacionais como estrangeiros. Este não é um caminho simples, limpo, rápido ou sem luta.
3 28 Socialismo e o comunismo Socialismo deve ser desenvolvido na China e a rota para tal fim é uma revolução democrática, o que permitirá a consolidação socialista e comunista ao longo de um período de tempo. Também é importante para unir os meios camponeses e educá-los sobre as falhas do capitalismo.
4 16 O tratamento correto das contradições entre o povo Existem pelo menos dois tipos básicos de contradição: contradições antagônicas que existem entre países comunistas e capitalistas e seus vizinhos e entre os povos e os inimigos do povo, e as contradições entre as próprias pessoas, as pessoas não estão convencidas do novo caminho da China, que deve ser tratado de forma democrática e não antagônicas.
5 21 Guerra e paz A guerra é uma continuação da política, há pelo menos dois tipos: justas (progressivas) e guerras injustas, que apenas servem aos interesses burgueses. Embora as guerras não sejam boas, temos de permanecer prontos lutar em guerras contra as potências imperialistas.
6 10 Imperialismo e reacionários, todos tigres de papel O imperialismo dos Estados Unidos e da Europa e as forças reacionárias nacionais representam perigos reais, a este respeito são como verdadeiros tigres. No entanto, porque o objetivo do comunismo chinês é justo, e interesses reacionários são egocêntricos e injustos, depois da luta, que será revelada a ser muito menos perigosa do que eram antes disso.
7 10 Ouse lutar, ouse ganhar Lutar é desagradável e as pessoas da China preferem não fazê-lo em tudo. Ao mesmo tempo, estão dispostos a travar uma luta apenas de autopreservação contra elementos reacionários, tanto estrangeiros como nacionais.
8 10 A guerra de pessoas As massas de China são a maior arma concebível por lutar contra imperialismo japonês e reacionários internos. Pontos estratégicos básico para a guerra contra o Kuomintang também são enumerados.
9 8 O exército das pessoas O exército do povo não é apenas um órgão para combater, é também um órgão para o avanço político do Partido, bem como da produção.
10 14 Liderança e comitês do partido A vida interna do Partido é discutida. Comitês são úteis para evitar a monopolização por outros e os membros do Partido devem demonstrar honestidade, serem abertos à discussões de problemas e da capacidade de aprender.
11 22 A linha de massa As massas representam à linha criativa e produtiva da população chinesa, que são potencialmente inesgotáveis. Membros do Partido devem assumir a liderança das massas e reinterpretarem a política no que diz respeito ao benefício das massas.
12 21 Trabalho político É necessário que os intelectuais, estudantes, soldados e camponeses prestem atenção e se envolvam com o trabalho político. Isto é particularmente necessário em tempos de guerra.
13 7 Relações entre oficiais e homens As relações democráticas não-antagônicas entre os oficiais e os homens são necessárias para um forte exército.
14 6 Relações entre o exército e a república popular Um exército que é valorizado e respeitado pelo povo, e vice-versa, é uma força quase invencível. O exército e o povo tem de se unir com o fundamento básico do respeito.
15 8 Democracia nos três principais domínios Democracia e honestidade desempenham funções no âmbito da reforma do exército, assim como na vida do Partido e de outros quadros. A "Ultrademocracia" é a definição dos individualistas burgueses que têm aversão à disciplina e deve ser evitada.
16 9 Educação e a formação das tropas A educação deve ter uma base prática e política para o exército. Juntamente as linhas democráticas, também é possível para os agentes ensinar os soldados, para os soldados para ensinar os funcionários e para os soldados se ensinarem uns aos outros.
17 9 Servir o povo É o dever dos dirigentes do Partido servir o povo. Sem os interesses do povo constantemente no coração, o seu trabalho é inútil.
18 7 Patriotismo e internacionalismo Um patriota e um comunista internacionalista que possuí simpatia por lutas em outros países, não são princípios antagônicos, pelo contrário, estão profundamente ligados, como o comunismo se espalha por todo o mundo. Ao mesmo tempo, é importante para um país manter a modéstia e evitar arrogância.
19 8 Heroísmo revolucionário A mesma energia e criatividade ilimitada das massas é também visível no exército, na sua luta com o estilo e a vontade indomável.
20 8 Construir o nosso país, através de diligência e frugalidade O caminho para a modernização da China será construído sobre os princípios da celeridade e simplicidade. Também não é legítimo relaxar e, 50 anos depois, a modernização será realizada em uma escala maciça.
21 13 Autossuficiência e luta árdua É necessário que a China se torne autossuficiente no decurso da revolução, ao longo das linhas usuais da luta de classes.
22 41 Formas de pensar e métodos de trabalho O materialismo dialético marxista, que conota a luta constante entre opostos em uma definição empírica, é o melhor método para uma melhoria constante. A análise objetiva dos problemas com base em resultados empíricos é um prêmio.
23 9 Investigação e estudos É necessário investigar os fatos e a história de um problema, a fim de estudar e compreender este problema.
24 15 Corrigir Ideias erradas Arrogância, a falta de sucesso após um período próspero, egoísmo, fugir do trabalho, e liberalismo, são todos os males a serem evitados no desenvolvimento da China. Liberalismo é colocado no sentido de problemas envolvendo trabalho.
25 5 Unidade Unidade de massas, do Partido e de todo o país é essencial. Ao mesmo tempo, a crítica e a camaradagem são linhas possíveis, ao mesmo tempo uma unidade básica é sentida e preservado. Este é o método dialético.
26 5 Disciplina Disciplina não é a exclusão de métodos democráticos. Pontos básicos de conduta militar também são enumeradas.
27 15 Crítica e autocrítica A crítica é uma parte do método dialético marxista, que é parte fundamental para a melhoria; como tal, os comunistas não devem temê-la, mas exercê-la abertamente.
28 18 Comunistas Um comunista deve ser altruísta, com os interesses das massas no coração. Ele também deve possuir generosidade de espírito.
29 11 Estruturas As estruturas para unir e trabalhar para o povo, devem ter líderes versados no marxismo-leninismo. Eles devem ter tanto a liberdade de orientação e de usar a sua criatividade na resolução de problemas. Os dirigentes mais velhos devem trabalhar em conjunto com camaradagem e aprender uns com os outros.
30 7 Juventude A Juventude chinesa é a força vital da China. Ao mesmo tempo, é necessário educá-la e a Liga da Juventude deve dar especial atenção aos seus problemas e interesses.
31 7 Mulher As mulheres representam uma grande força produtiva na China e a igualdade entre os sexos é uma das metas do comunismo.
32 8 Cultura e arte Literatura e arte são discutidas com relação ao comunismo de uma forma ortodoxa.
33 16 Estudo É da responsabilidade de todos cultivar a si e estudar profundamente o marxismo-leninismo. É também necessário que as pessoas voltem a sua atenção para os problemas contemporâneos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Livro Vermelho». Super. Consultado em 22 de dezembro de 2022 
  2. Mao: A História desconhecida. Jon Halliday e Jung Chang. Tradução de Pedro Maio Soares. Editora Companhia Das Letras. ISBN 85-359-0873-0
  3. Santiago, Emerson. «O Livro Vermelho - Mao Ze Dong». InfoEscola. Consultado em 22 de dezembro de 2022 
  4. «Quotations from Chairman Mao». Chineseposters.net (em inglês). Consultado em 17 de junho de 2022 
  5. El libro rojo de ¿Mao? - Jornal El Mundo, 7 de Junho de 2011 (em castelhano). Acessado em 26/07/2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre O Livro Vermelho:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Wikisource Textos originais no Wikisource
Commons Categoria no Commons

Citações do Presidente Mao Zedong completo, no marxists.org