O Livro de Mórmon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Série temática sobre os
Santos dos Últimos Dias
História
Primeira Visão
Crise na sucessão
Escrituras-padrão
Livro de Mórmon
Doutrina e Convênios
Pérola de Grande Valor
Bíblia
Importantes líderes
Joseph Smith Jr. · Oliver Cowdery
Sidney Rigdon · Brigham Young
Publicações Periódicas (em português)
A Liahona
Doutrinas
Regras de fé
Estrutura
Primeira Presidência
Quórum dos Doze Apóstolos
Quórum dos Setenta
Conflitos
Guerra Mórmon · Guerra de Utah
Legião Nauvoo · Batalhão Mórmon
Ramificações
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Comunidade de Cristo
Bickertonitas · Strangitas
Igreja de Cristo (Lote do Templo)


O Livro de Mórmon é um dos quatro livros usados como escritura por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. As demais obras são a Bíblia, Doutrina e Convênios e a Pérola de Grande Valor. Muito semelhante ao Livro d'A Alva, de 1723.

A exemplo da Bíblia, o Livro de Mórmon é uma coleção de pequenos livros. O livro ganhou esse nome por conta de um de seus escritores que se chamava, Mórmon, que viveu em aproximadamente 380 DC, considerado pela religião um antigo profeta de Deus. O livro de Mórmon é considerado pelos membros como "Um outro testamento de Jesus Cristo", ou seja, não é uma outra aliança, nem um outro evangelho, mas é mais um testemunho se unindo a Bíblia de que Jesus é o Cristo, apresentando, como destaque, a vinda do Cristo à América do Norte[1].

Os santos dos Últimos Dias são comumente chamados mórmons devido a este livro.

"Outro Testemunho de Jesus Cristo"

Resumo

O Livro de Mórmon é um "volume de escrituras sagradas comparável à Bíblia" e é um "registro da comunicação de Deus com os antigos habitantes das Américas" além de "conter a plenitude do Evangelho eterno".[2][3]

De acordo com o relato do próprio livro, ele foi escrito por muitos profetas antigos, pelo "espírito de profecia e revelação".[4] Suas palavras, escritas originalmente em placas de ouro, foram resumidas por um profeta-historiador chamado Mórmon e por este motivo o livro tem este nome até hoje. O registro contém um relato de duas grandes civilizações. 'Uma' veio de Jerusalém no ano 600 a.C. e posteriormente se dividiu em duas nações, conhecidas como nefitas e lamanitas. A 'outra' veio muito antes, quando o Senhor confundiu as línguas na Torre de Babel. Este grupo é conhecido como jareditas. Milhares de anos depois (segundo a obra) foram todos destruídos, exceto os lamanitas, que (de acordo com os relatos descritos na obra) são os principais antepassados dos índios americanos".[2]

Estes registros teriam sido mantidos por profetas que viveram entre esses povos, até que Mórmon, um desses profetas, fez uma compilação desses anos num único volume, gravado em placas de metal. Morôni,[5] filho de Mórmon, recebeu essas placas e acrescentou nas mesmas o seu próprio registro, e ocultou-as seguindo orientação divina.

O anjo Morôni, na Monte Cumorah, Nova York, entrega a Joseph Smith Jr. as placas de ouro em 1827.

Na narrativa de Joseph Smith Jr, o restaurador da Igreja de Jesus Cristo, apelidada de "mórmon", Morôni visitou-o em 21 de setembro de 1823, instruindo‑o a respeito do antigo registro e da tradução que seria feita para o inglês. Smith também conta que quatro anos mais tarde as placas finalmente lhe foram entregues, traduzindo-as em seguida, acreditando ter auxílio divino. Joseph Smith Jr publicou a tradução pela primeira vez, em inglês, em 1830, como "The Book of Mormon", ou seja, O Livro de Mórmon, em referência ao personagem do livro responsável pela compilação dos registros. Como resultado do trabalho missionário intenso de membros da Igreja, o livro se acha publicado integralmente em 107 idiomas, tendo sido já impressas mais de 120 milhões de cópias.[6] Para os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias esse é um livro sagrado, que usado lado a lado com a Bíblia, proporciona ao leitor uma compreensão maior do Verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo.[7][8]

Martin Harris, Oliver Cowdery e David Whitmer pediram a Joseph Smith que orasse e perguntasse ao Senhor se eles poderiam ser as testemunhas prometidas. Joseph assim o fez, sendo-lhe dito que se exercessem fé e tivessem sincero propósito de coração teriam o privilégio de ver as placas sagradas, o peitoral, a espada de Labão, o Urim e o Tumim usados pelo irmão de Jarede e a Liahona - a bússola miraculosa dada a Lei no deserto. Foi-lhes declarado que "É por vossa fé que os vereis, sim, por aquela fé que possuíam os profetas da antiguidade". Essas três testemunhas foram incumbidas de prestar testemunho dessas coisas e testificaram sobre a veracidade do Livro de Mórmon. Depois mais oito testemunhas testificaram essas coisas, sendo todos os testemunhos registrados nas páginas iniciais do Livro de Mórmon.

Para os Santos dos Últimos Dias, o Livro de Mórmon é uma escritura que complementa a Bíblia (Apocalipse 22:18), sendo um "Outro Testamento de Jesus Cristo",[9]destina-se a mostrar aos remanescentes da casa de Israel as grandes coisas que o Senhor fez por seus antepassados; e para que possam conhecer os convênios do Senhor e saibam que não foram rejeitados para sempre, e também para convencer os judeus e os gentios de que Jesus é o Cristo, o Deus eterno, que se manifesta a todas as nações."[10] "O livro expõe as doutrinas do evangelho, delineia o plano de salvação e explica aos homens o que devem fazer para ganhar paz nesta vida e salvação eterna no mundo vindouro."[11]

[2]

Jesus Cristo

Dito na página principal do Livro de Mórmon, o propósito central do livro é convencer o judeu e gentio que Jesus é O Cristo, O Eterno Deus (Marcos 10:17,18), manifestando-se a todas as nações. O livro descreve Jesus e sua missão aqui na terra como nosso Salvador e Redentor. Os autores do Livro de Mórmon escrevem muito sobre a importância de ter fé em Cristo e segui-lo.

O Livro de Mórmon também descreve a visita de Jesus Cristo nas Américas depois de ressuscitar.[12] Jesus ensina o povo muitas coisas que ensinou entre os judeus e abençoa o povo.[13] Durante sua visita, Jesus diz para o povo que sua visita nas Américas foi predito para os judeus.[14]

Contradições

Anacronismo

O Livro de Mórmon sempre tem levantado dúvidas entre os fiéis de todo o movimento Santos dos Últimos Dias. A principal razão é que o livro é totalmente anacrônico, sendo questionado no campo da história, arqueologia, antropologia, zoologia, geologia, fauna, flora e outros campos acadêmicos.

Umas das evidências de anacronismo mais chamativas no Livro de Mórmon, é a presença de cavalos na América do Norte antes de 1000 d.C. (Alma 18:9,12; 20:6; 3 Néfi 3:22) Algo já provado impossível, visto que cavalos só passaram a existir no continente americano a partir de 1493, levados da Europa por espanhóis.

Os que lêem com cuidado O Livro de Mórmon ficam perplexos com certos eventos que parecem fora da ordem cronológica correta. Por exemplo, Atos 11:26 diz: “Os discípulos foram chamados cristãos pela primeira vez em Antioquia.” (KJ) Mas Alma 46:15, segundo dá a entender ao descrever eventos em 73 AEC, fala de cristãos na América antes de Cristo vir à Terra.

A história dos mórmons fala de vastos povoamentos no continente norte-americano. Helamã 3:8 reza: “E sucedeu que se multiplicaram e se espalharam . . . de forma tal que começou a ser povoada toda a face da terra.” De acordo com Mórmon 1:7, a terra “se achava coberta com edifícios”. Muitos se perguntam onde estão os vestígios dessas civilizações florescentes. Onde estão os artefatos dos nefitas, suas moedas de ouro, espadas, escudos ou armaduras? Nada foi encontrado. — Alma 11:4; 43:18-20.


Plágio

Pesquisadores norte-americanos mórmons e não mórmons tem apresentado provas de que Joseph Smith plagiou obras fictícias para criar o Livro de Mórmon.

Uma dessas provas é o livro View of the Hebrews, de Esthan Smith, 1823, que foi atestado como base para criação do Livro do Mórmon. A teoria de Ethan sobre a origem dos indigenas americanos, apresentado em View of the Hebrews é igual às histórias do Livro de Mórmon, publicado seis anos depois, em 1829. O resumo do livro de Ethan segue abaixo:

""Israel trouxe a este novo continente um grau de civilização considerável; e a melhor parte é que eles trabalharam muito para mantê-lo. Mas outros começaram a caçar e consequentemente caíram em um estado selvagem; aquelas hordas de bárbaros invadiram as cidades mais civilizadas e consequentemente aniquilaram a maior parte delas, e tudo nestas regiões do nordeste."" (View of the Hebrews, pag. 184)

Doutrinas

O Livro de Mórmon diz ser uma obra que comprova a inspiração da Bíblia, mas, ao mesmo tempo, a chama de deturpada e alterada pelo Diabo. Conforme reza o texto de 1 Néfi:

""Eis que tiraram do evangelho do Cordeiro muitas partes que são claras e sumamente preciosas; e muitos convênios do Senhor foram tirados."" (1 Néfi 13:26)

Os mórmons explicam que o Livro de Mórmon completa a Bíblia, responde aquilo que foi tirado dela. Esse é um dos motivos, explicado por eles, para haver contradições entre a Bíblia e a obra Mórmon. Contudo, os Santos dos Últimos Dias ponderam nas palavras de Paulo, apóstolo, segundo a Bíblia:

""Mesmo que nós, ou um anjo do céu lhes declararem algo além do que lhe declaramos, seja amaldiçoado."" (Gálatas 1:8)

Segue abaixo algumas diferenças entre as doutrinas encontradas no Livro de Mórmons e a Bíblia.

1 Néfi 13:29 difere de Isaías 40:8

Alma 11:38,39,44 difere Deuteronômio 6:4; Marcos 10:18; Gálatas 3:20

Alma 12:19,19; 42:9 difere com Ezequiel 18:4,20

Alma 9:20 difere de Salmo 147:19,20

A Promessa de Morôni

Os que acreditam no Livro de Mórmon acredita que todos podem receber uma testemunha da veracidade do livro através do Espírito Santo. No final do livro, um dos autores do livro, Môroni, promete que se os leitores oram sobre o livro, Deus vai indicar através do Espírito Santo que o livro é verdadeiro.[15] Os Santos dos Últimos Dias convidam a todos (membros da igreja e não-membros) a perguntarem a Deus para saber se o livro é verdadeiro. Eles acreditam que todos os que perguntam a Deus com um coração sincero vão receber um testemunho de Deus.[16]

Os nomes e a ordem dos livros do Livro de Mórmon

  1. Primeiro Livro de Néfi
  2. Segundo Livro de Néfi
  3. Livro de Jacó
  4. Livro de Enos
  5. Livro de Jarom
  6. Livro de Ômni
  7. As Palavras de Mórmon
  8. Livro de Mosias
  9. Livro de Alma
  10. Livro de Helamã
  11. Terceiro Néfi
  12. Quarto Néfi
  13. Livro de Mórmon
  14. Livro de Éter
  15. Livro de Morôni

Ver também

Notas e referências

  1. Boyd K. Packer (Apóstolo). «Outro testamento». Site oficial da Igreja 
  2. a b c (O Livro de Mórmon | Pref. Introdução:3)
  3. Apesar de encararem como inspirado, alguns mórmons ponderam na falta de registros antigos dos manuscritos que compõem o livro; de dois escritores da obra, Néfi e Moroni, assumirem que ela é de autoria própria, negando ser inspirada, e devido o Livro de Mórmon não ser mencionado diretamente por nenhum escritor da Bíblia, mas ao contrário, rejeitando outros escritos "inspirados" - Gálatas 1:8; 1 João 4:1; Apocalipse 22:18.
  4. "Euruditos mórmons e não mórmons procuram evidências sobre estes profetas e seus escritos, mas nada foi encontrado"- Escrituras Inspiradas e Apócrifos, pág. 121
  5. Segundo o Livro de Mórmon, Morôni, após a morte, [Eclesiastes 9:5; Ezequiel 18:4] se tornou um anjo, [2 Coríntios 11:14] que voltou para dar as Placas de Ouro, outras partes das Escrituras [Apocalipse 22:18], a Joseph Smith, que foi escolhido como Profeta do Senhor. [Mateus 7:22; 24:24]
  6. «Folha de S.Paulo» 
  7. Paulo alertou sobre "alguém pregar um Jesus diferente, um espírito diferente ou boas novas diferente" da Bíblia. (2 Coríntios 11:4) Compare os ensinos do Livro de Mórmon com da Bíblia. Jesus - 2 Nefi 26:12 # Marcos 10:17,18; João 14:26. Espirito - 1 Nefi 1:4 # 2 Pedro 1:21; Boas Novas -
  8. "Surgirão muitos falsos profetas, com declarações, que enganarão a muitos; Então, se alguém lhes disser: ‘Vejam! Aqui está o Cristo!’ ou: ‘Ali!’, não acreditem. Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e milagres a fim de enganar, se possível, até mesmo os escolhidos"-Mateus 24: 11,23-25.
  9. Os mórmons poderam nas palavras de Paulo: "No entanto, mesmo que um de nós [apóstolos] ou um anjo do céu lhes declare como Testamento algo além do Testamento que lhe declaramos, que ele seja amaldiçoado" - Galátas 1:8.
  10. (O Livro de Mórmon | Pref. Folha de rosto:2)
  11. Uma das maiores esperanças apresentadas no Livro de Mórmon é possibilidade do homem se tornar Deus e Criador, esta porém só é oferecida, na Bíblia, pelo Diabo à a Eva - Gênesis 3:4; João 8:44
  12. O livro de Atos, da Bíblia, porém, diz que Jesus "foi visto por eles durante 40 dias" e depois "nenhum homem o viu" -Atos 1:3 e 1 Timóteo 6:16.
  13. O Livro de Mórmon ensina que a "alma nunca poderia morrer" (Alma 42:9); Jesus porém disse que se pode "destruir tanto a alma como o corpo, na Geena", confirmando a doutrina bíblica de que "a alma que pecar, vai morrer" - Ezequiel 18:4,20; Mateus 10:28.
  14. Veja, porém, o que Jesus disse a seus apóstolos antes de morrer: "Em breve o mundo não me verá mais.” — João 14:19.
  15. "...a atuação de Satanás, com toda obra poderosa, com SINAIS e milagres mentirosos." - 2 Tessalonicenses 1:9,10.
  16. Os mórmons dizem que o "testemunho" é dado por uma ardência, uma sensação diferente no coração; A Bíblia, porém incentiva a não confiar no próprio coração (Provérbio 28:26; Jeremias 17:9), mas usar a "faculdade de raciocínio", e "à colocar a prova as declarações inspiradas para ver se elas se originam de Deus."- Hebreus 5:14; 1 João 4:1.

Ligações externas