Livro verde (relatório governamental)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nota: Se procura pela obra homônima do líder líbio Muammar al-Qaddafi, consulte Livro Verde.

Na commonwealth, na Irlanda e nos Estados Unidos,[1] um livro verde é uma tentativa de um relatório governamental com uma proposta sem nenhum compromisso com alguma ação; a primeira etapa para mudar a lei. Livros verdes podem resultar na produção de um livro branco. Um livro verde em geral apresenta uma gama de ídéias e é voltado para convidar indivíduos ou organizações interessadas em contribuir com pontos de vista e informação. Pode ser seguido por um livro branco, um conjunto de propostas oficiais que é usado como um veículo para seu desenvolvimento em uma lei.

Os livros verdes lançados pela Comissão Europeia[2] são documentos de discussão voltados a estimular o debate e lançar um processo de consulta, no nível europeu, sobre um determinado tópico.

Notas e referências

  1. James Boyle. «The Public Domain - The Internet Threat». Yale University Press. Consultado em 16 de fevereiro de 2011. Arquivado do original em 27 de julho de 2010 
  2. «Glossary: Green Paper». europa.eu. Consultado em 16 de fevereiro de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um(a) cientista político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.