Liwa Abu al-Fadhal al-Abbas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brigada al-Abbas
كتائب العباس
País Síria
Subordinação Coat of arms of Syria.svg Forças Armadas da Síria
Hezbollah[1]
Criação ~ 2012
História
Guerras/batalhas Guerra Civil Síria
Logística
Efetivo 10 000+[1]
Comando
Comandante Abu Ajeeb
Abu Hajar

Liwa Abu al-Fadhal al-Abbas (em português: Bandeira de Abu al-Fadhal al-Abbas, também conhecida como Brigada al-Abbas, em árabe: كتائب العباس, ou Kata'ib al-Abbas) é uma milícia xiita que atua na Síria. Seu nome é uma homenagem a Al-Abbas ibn Ali, um herói muçulmano da antiguidade. Este grupo tem ligações com o governo sírio de Bashar al-Assad e luta ao lado de suas forças na guerra civil que assola o país. A maioria dos combatentes desta milícia são de origem síria, mas combatentes de outras nacionalidades também se juntaram a esta brigada.[2] Entre maio e junho de 2013, segundo o jornal britânico Reuters, um racha dentro da milícia entre membros sírios e estrangeiros fez com que o grupo se dividisse, com uma unidade com comando independente sendo formada apenas com estrangeiros.[3]

Referências

  1. a b "Syrian war widens Sunni-Shia schism as foreign jihadis join fight for shrines", The Guardian, 4 de junho de 2013. Página visitada em 24 de junho de 2013.
  2. Fierce clashes in Damascus district: NGO. Página acessada em 20 de junho de 2013
  3. "Iraqi Shi'ites flock to Assad's side as sectarian split widens", Reuters, 19 de junho de 2013. Página visitada em 24 de junho de 2013.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.