Llewellyn Ivor Price

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Llewellyn Ivor Price
Paleontologia
Nacionalidade Brasil
Residência Brasil e Estados Unidos.
Nascimento 9 de Outubro de 1905
Local Santa Maria,Rio Grande do Sul
Morte 1980
Causa ataque cardíaco
Atividade
Campo(s) Paleontologia

Llewellyn Ivor Price (Santa Maria, 9 de outubro de 19051980) foi um dos primeiros paleontológos brasileiros. Faleceu aos 75 anos, vítima de um ataque cardíaco.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Seus trabalhos contribuíram para o desenvolvimento da paleontologia brasileira e mundial. Foi o paleontólogo que coletou o Estauricossauro, o primeiro dinossauro encontrado no território brasileiro.

Filho de pais estadunidenses, estudou química e se graduou em zoologia e geologia na Universidade de Oklahoma nos Estados Unidos da América. Após ser professor em Harvard, voltou ao Brasil.

Llewllyn Ivor Price é considerado o pai da paleontologia de vertebrados no Brasil e foi fundamental para o desenvolvimento da pesquisa paleontológica nacional.

O cientista iniciou seu trabalho como professor na Universidade de Harvard e depois de alguns trabalhos publicados, foi convidado para voltar ao Brasil. Embora o país já fosse reconhecido como um vasto campo para paleontologia, por falta de estrutura, os estudos eram feitos por cientistas estrangeiros.

No Brasil, Price investiu na criação de laboratórios de pesquisa, treinamento de pessoas e ampliação de bibliotecas. Estudou répteis, anfíbios, mamíferos, peixes e entre seus maiores achados estão o Peirosaurus torminni e do Baurusuchus pachecoi, duas espécies de crocodilomorfos do cretáceo (período da era Mesozóica, compreendido entre 145 milhões e e 65 milhões de anos atrás). Essa descoberta incentivou a criação de linhas de pesquisa para o estudo de registros pré-históricos do animal, marcando um grande passo para a história da paleontologia no Brasil.

A coleção de vertebrados estudada pelo cientista está no acervo da DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), em Brasília.

Nas expedições paleontológicas ocorridas na Paleorrota, nas décadas de 40 e 50, Llewellyn Ivor Price se hospedava no Colégio Centenário.

Centro de Pesquisas Paleontológicas[editar | editar código-fonte]

Na década de 1940, foi o primeiro paleontólogo a estudar a região e Peirópolis, em Uberaba, Minas Gerais, onde permaneceu por mais de 20 anos. Tanta dedicação rendeu uma bela homenagem: o Centro de Pesquisas Paleontológicas de Peirópolis, inaugurado na década de 1990, recebeu o nome de Llewellyn Ivor Price e é hoje uma referência no país.[1]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Livro: Os Fascinantes Caminhos da Paleontologia. Autor : Antônio Isaia. Comentários : Conta as historia dos paleontólogos de Santa Maria e região. 60 páginas. Editora Pallotti.
  • Livro: "Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho." 1787-1933. Vol I. Autor: Romeu Beltrão, Editora Pallotti, 1958.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]