Lobo-árabe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaLobo-árabe
Canis lupus arabs head front.JPG

Estado de conservação
Status iucn3.1 CR pt.svg
Em perigo crítico
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Género: Canis
Espécie: C. lupus
Subespécie: C. l. arabs
Nome trinomial
Canis lupus arabs
Schreber, 1775
Distribuição geográfica
Área de distribuição do lobo-árabe
Área de distribuição do lobo-árabe

O lobo-árabe (Canis lupus arabs) é uma subespécie do lobo. Anteriormente, a sua área de distribuição compreendia parte significativa da Península arábica. Actualmente encontra-se restrito a pequenas regiões em Israel, Oman, Iémen, Jordânia e Arábia Saudita

É menor que o seu parente euroasiático e americano. Possui um pelo de dimensões mais reduzidas, com uma coloração bege-acinzentada. Como a maioria dos lobos, têm uma aparência magra. Não convivem em alcateias grandes, caçando normalmente aos pares ou em grupos de três ou quatro animais. Os seus olhos são amarelos, embora alguns possam ter olhos de cor castanha, uma indicação que os seus antepassados podem ter-se cruzado com cães selvagens. Este último detalhe poderá ser um factor de ameaça para a sobrevivência da subespécie.

Estes lobos atacam e alimentam-se de qualquer animal doméstico com tamanho até ao de uma cabra. Como resultado, os criadores de gado não hesitam em alvejá-los, envenená-los ou colocar armadilhas contra eles.

Alimentam-se de lebres, roedores, ungulados e carne putrefacta que encontram.

Em Oman, a população lupina aumentou de maneira significativa desde que a caça foi banida, existindo possibilidade forte que se possam restabelecer naturalmente nesta região. Em Israel existem entre 100 a 150 indivíduos, na região do Negev e Ha'arava.


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies
Ícone de esboço Este artigo sobre carnívoros, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.