Lobo Mau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo.
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Editor: considere colocar o mês e o ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por {{subst:rec}}
Lobo Mau e Chapeuzinho vermelho, ilustração de Gustave Doré.

O Lobo Mau é um personagem criado séculos atrás e ainda utilizado com frequência hoje em dia, já que encontra-se em domínio público.

O lobo fictício e mal-intencionado famoso por seu apetite e seu talento em "soprar e bufar" apareceu em histórias clássicas como Os Três Porquinhos, Pedro e o Lobo e Chapeuzinho Vermelho; no programa de televisão infantil Sesame Street; no filme de animação Deu a Louca na Chapeuzinho; nos filmes da série Shrek; etc... O personagem também foi referenciado na série de ficção científica Doctor Who.

As histórias do Lobo Mau nasceram na Europa, onde o lobo sempre foi um animal incompreendido e temido.

Disney[editar | editar código-fonte]

A Disney criou sua própria versão do personagem, que eventualmente se tornou conhecido como Lobão. Aparecendo nas histórias dos Três Porquinhos, ele se tornou famoso na canção Quem Tem Medo do Lobo Mau?. O lobo também apareceu em vários outros desenhos animados, a maioria adaptações da história dos Três Porquinhos. O Lobo Mau visto na adaptação Disney de Pedro e o Lobo é bem diferente e não possui, assim como o outro, a habilidade da fala.

Sesame Street[editar | editar código-fonte]

A série Sesame Street (Vila Sésamo no Brasil), de Jim Henson conta com sua própria versão do personagem. O Lobo Mau de Sesame Street tem o pelo roxo e uma grande sobrancelha negra, e assim como em sua versão clássica, possui grande apetite e gosta muito de soprar e bufar. O personagem foi interpretado por Jerry Nelson.

O Lobo Mau apareceu pela primeira vez nas Notícias da Vila Sésamo, sendo entrevistado por Caco, o Sapo. Nas primeiras aparições ele tinha pelo azul (o boneco utilizado para o personagem era uma versão modificada do boneco do monstro azul Herry Monster) e geralmente só aprecia nas notícias. Na década de 1980, porém, ele foi substituído pelo lobo roxo e passou a aprecer mais e ganhou mais personalidade, além de ter revelado seu verdadeiro nome: Jackman Wolf, apesar disso ele ainda é chamado mais frequentemente de Lobo Mau pelos outros personagens.

Na maioria de suas aparições, Lobo Mau (ou Jackman, se preferirem) costuma ser visto caçando porquinhos ou soprando e bufando. Em um episódio em que Cookie Monster estava recontando a história Chapeuzinho Vermelho, Jackman aparece na história como o Dr. Lobo, tratando da Vovózinha, que estava doente. Em outra ocasião ele invadiu o apartamento de Ênio e Beto, onde Beto acreditou que ele era o Ênio fantasiado de lobo. O lobo também já foi visto na platéia nos segmentos de Game Shows do Guy Smiley, e num segmento do Monsterpiece Theater apresentado por Cookie Monster numa peça chamada Dança com Lobos, sobre um porco que não queria dançar com o Lobo (Dança com Lobos também é o nome de um filme).

No episódio 3980, o Lobo revela ser o Inspetor de Ninhos da cidade, e inspeciona cuidadosamente o ninho do Garibaldo para saber se ele era capaz de aguentar um furacão. No especial O Melhor de Caco, o Sapo, ele se apresenta como agente do Controle de Porcos e se oferece a ajudar Caco e Grover a se livrarem dos porcos. Sua aparição mais importante no entanto foi na adaptação especial da história Pedro e o Lobo. O Lobo Mau também foi o apresentador do Show de Rock & Roll de Sesame Street.

No episódio 4035, o irmão do Lobo Mau, Leonard Wolf, vem visitá-lo e ensina que nem todos os lobos são sopradores e devoradores de porcos. Leonard, ao contrário de seu irmão, é amigo dos porcos e gosta de atividades mais relaxadas como jogar canasta, tocar violino, jogar xadrez e praticar tai chi.

Deu a Louca na Chapeuzinho[editar | editar código-fonte]

Uma versão diferente do Lobo Mau chamado de Wolf W. Wolf foi um dos personagens principais do filme de animação de 2006 Deu a Louca na Chapeuzinho (nome original Hoodwinked). Aqui o Lobo mau é um repórter e escreve a columa Fatos de Contos de Fadas do jornal. Ele é um dos principais suspeitos do caso das receitas roubadas que ele próprio está secretamente investigando. Ele também tem um ajudante, um esquilo hiperativo chamado Twitchy. O lobo é interpretado por Patrick Warburton, o Kronk de A Nova Onda do Imperador.

Shrek[editar | editar código-fonte]

Apesar de não aparecer no livro original, o Lobo Mau foi introduzido na adaptação cinematográfica de Shrek feita pela DreamWorks. Aqui também, o Lobo Mau é uma figura mau compreendida, amigo dos Três Porquinhos e que aparentemente ainda veste com frequência a camisola da Vovó.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.