Loch Lomond

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Loch Lomond
Loch Lomond
Localização
Localização Escócia
País  Reino Unido
Localidades mais próximas Balloch, Ardlui, Balmaha, Luss, Rowardennan, Tarbet
Características
Altitude 7 9 m
Área * 71 km²
Profundidade média 39 m
Profundidade máxima 190 m
Ilhas 38 a 60 (dep. do nível da água); as principais: Inchcailloch, Inchcruin, Inchmurrin
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O Loch Lomond (em gaélico escocês Loch Laomainn) é um lago (ou loch em gaélico) do oeste da Escócia, a sul das Highlands. Faz parte simultaneamente das regiões de Stirling, de Argyll e Bute e de West Dunbartonshire, situando-se aproximadamente a 23 km a norte da cidade de Glasgow. Hoje, o loch é amplamente conhecido pelo clube de golf do Loch Lomond, que acolhe competições de nível internacional.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Vista para o Loch Lomond e o Ben Lomond a partir da margem noroeste.

O Loch Lomond é um lago de água doce na Falha das Highlands, a fronteira entre a parte ocidental das Terras baixas da Escócia, na Escócia Central, e o sul das Terras altas da Escócia.

As suas dimensões são aproximadamente 39 km de comprimento para um máximo de 8 km de largura. A sua profundidade media é de 37 metros, con uma profundidade máxima de 190 metros. Possui uma superfície de 71 km², com um volume de 2,6 km³. Pela sua extensão, é o maior dos lochs da Grã-Bretanha, e o segundo, depois do Loch Ness, pelo seu volume[1] . Não obstante, não se trata do maior lago existente nas ilhas britânicas, já que é superado pelo Lough Neagh na Irlanda do Norte[2] .

O Loch Lomond faz parte desde Julho de 2002 do Parque Nacional das Trossachs e do Loch Lomond.

Na margem oriental do loch destaca-se a silhueta do Ben Lomond, com 974 m de altitude, que é o cume mais meridional do maciço de Munro.

Ilhas[editar | editar código-fonte]

Do ponto mais alto da ilha de Inchcailloch para Torrinch, Creinch, Inchmurrin e Ben Bowie, ilhas no Loch Lomond

Cerca de 60 ilhas, dependendo do nível da água[3] , encontram-se dispersas pelo lago, possuindo algumas ruínas de interesse. Uma delas, a ilha de Inchmurrin, é a maior ilha lacustre das ilhas britânicas[4] . Tal como sucede com o Loch Tay, várias das ilhotas do lago parecem ter sido crannogs, ou seja, ilhas artificiais construídas para ser habitadas durante a Pré-história.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Em 2005, uma sondagem efectuada entre os leitores da revista britânica sobre televisão Radio Times colocava o Loch Lomond no sexto lugar das mais belas maravilhas naturais da Grã-Bretanha.
  • Uma melodia tradicional da música tradicional escocesa é The Bonnie Banks o'Loch Lomond.

Referências

  1. "Scotland's Water Environment Review 2000-2006". Página visitada em 11-10-2008.
  2. Whitaker's Almanack (1991) London. J. Whitaker and Sons. p. 127.
  3. Loch Lomond, Callander and Trossachs: Introduction to Loch Lomond Islands. Página visitada em 25-9-2008.
  4. Worsley, Harry. Loch Lomond: The Loch, the Lairds and the Legends. Glasgow: Lindsay Publications, 1988. ISBN 978-1-898169-34-5

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Loch Lomond