Locomóvel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um locomóvel típico preservado: motor agrícola "Evedon Lad" 1910 com 7 nhp da Wiliam Allchin Ltd, no rally a vapor de 2005 em Stoke Goldington

Um locomóvel (do latim locus: local e mobilis: móvel) é uma máquina a vapor automotora usada para movimentar cargas pesadas sobre estradas, para aragem de solo ou para fornecer energia em locais determinados. É também denominado "locomotiva de estrada", para distinguí-lo das locomotivas ferroviárias.

Um locomóvel tende a ser grande, robusto e de grande potência, sendo porém pesado, lento e de baixa manobrabilidade. Contudo, os locomóveis revolucionaram a agricultura e o transporte rodoviário, em uma época em que a única alternativa disponível para a realização de trabalho era o cavalo.

Os locomóveis tornaram-se popular nos países industrializados a partir de ca. 1850, quando os primeiros motores a vapor com autopropulsão foram desenvolvidos para fins agrícolas. Sua produção manteve-se elevada até as primeiras décadas do século XX, quando a competição dos tratores movidos por motores de combustão interna suplantou-os, ocasionando seu desaparecimento gradual. No Brasil ainda eram usados na década de 1970. Atualmente não existem mais locomóveis em instalações industriais. Em localidades ermas, onde a energia elétrica ainda não é disponível, existem locomóveis em operação. Milhares deles foram preservados, muitos em condições funcionais.


Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:Traction engine. Ajude e colabore com a tradução.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Locomóvel

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

História[editar | editar código-fonte]

Preservação[editar | editar código-fonte]

Informações adicionais[editar | editar código-fonte]