Locução adjetiva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrow 2.svg
Este artigo ou secção deverá ser fundido com Adjetivo. (desde dezembro de 2013)
(por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.).
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde maio de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

As locuções adjetivas são conjuntos de palavras (preposição + substantivo) que, em sua maioria, possuem valor e função de adjetivo. Geralmente são introduzidas com a preposição de.

Lembremos que uma locução não pode conter verbo, senão seria uma oração. Podemos dizer que a locução é uma palavra com mais de uma palavra.

Muitas locuções adjetivas possuem um adjetivo correspondente, podendo ser substituído por este. Veja alguns exemplos: de aluno (discente), de chuva (pluvial), energia do vento (eólica).