Locutor de rádio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Locutor de Rádio)
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde julho de 2010).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo.
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Editor: considere colocar o mês e o ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por {{subst:rec}}
  • Muitas pessoas consideram que para ser um locutor de rádio basta apenas falar.

Este ledo engano ocorre por conta de alguns fatores, dois deles são, a proliferação das rádios FMs e AMs por todo o Brasil a partir da década de 90 e as rádios comunitárias que surgiram a partir da década de 2000, quando da necessidade de se fazerem os programas, apareceram diversas pessoas não preparadas, o que acabou banalizando a profissão.
Um bom locutor de rádio vai muito além de ser um simples falante, ele deve ser um comunicador, alguém com uma responsabilidade que chega a falar para centenas, milhares ou milhões de pessoas ao mesmo tempo. Imagine por exemplo, um locutor da Rádio Globo AM de São Paulo que pode falar para um público imenso de ouvintes ao mesmo tempo.
Devido a essa responsabilidade, um locutor de rádio deve ser uma pessoa que pelo menos saiba inglês, espanhol, que tenha domínio da língua portuguesa, clareza ao falar, segurança, boa dicção e com interpretação para as diversas situações que se apresentarem.

Requisitos


  • Dicção
  • Ênfase
  • Interpretação
  • Técnica Vocal
  • Domínio do microfone
  • Técnicas de comunicação

Dicção


  • A dicção é fundamental a todo locutor de Rádio. Um locutor deve ter sua dicção em 100 % para se tornar compreensível. Uma fonoaudióloga fonoaudiologia pode lhe ajudar a ter uma dicção melhor.

Respiração


  • Quanto melhor um locutor respira mais ele tem condições de poder falar e se expressar por meio da sua comunicação. A respiração indicada para os locutores de rádio em geral é a respiração diafragmática. Para ter uma boa respiração depende de muito treino e técnica.

Ênfase


  • Muitos locutores imaginam e tem em mente que ênfase é gritar, pois quando se faz o ênfase, você realça as palavras. O ênfase bem feito está relacionado com a respiração e significa uma pausa dentro da sua fala. Para dar ênfase, basta apenas que você faça uma pausa em sua fala.

Interpretação


  • Quando você interpreta um texto dentro do rádio, você deve levar em consideração diversos fatores como o ritmo, as músicas, plástica da rádio, estilo do programa, sua voz e o objetivo do texto ou programa que você está fazendo.

A interpretação de um texto gravado por exemplo é diferente de um comercial ao vivo, que por sua vez é diferente da interepretação de um programa romântico. A quantidade de pausas de respiração que você faz dentro de um texto (ênfase), determina se este texto será rápido ou lento.

Técnicas Vocais e Técnicas de Comunicação


  • Quanto mais você usa sua voz de forma adequada, mais você tem uma técnica de comunicação apurada podendo por meio da diferenciação entre tom, timbre e ritmo modificar sua voz para interpretar, expressar-se ou fazer locução de forma que as pessoas possam entender você e consequentemente, você poderá fazer mais sucesso em rádio ou outros meios de comunicação que utilizam a voz voz humana.

Utilização da Voz


  • Um locutor ou comunicador, não se restringe apenas a trabalhar em Rádio, outros meios de comunicação onde um locutor pode trabalhar são: tv, web rádios, carros de som, sistema de som em porta de loja, estúdios de gravação de offs e vinhetas e muitos outros.

Para saber mais:

.