Loefgrenianthus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaLoefgrenianthus
Loefgrenianthus blanche-amesiae
Loefgrenianthus blanche-amesiae
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Género: Loefgrenianthus
Espécies
Loefgrenianthus blanche-amesiae

Loefgrenianthus é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por Hoehne no Boletim do Instituto brasileiro de Sciencias 2: 352 em 1927, baseando sua descrição em sua única espécie Loefgrenianthus blanche-amesiae, antes descrito por Loefgren, que na ocasião subordinou esta espécie ao gênero Leptotes. O nome do gênero é uma homenagem de Hoehne ao autor que primeiro descreveu esta espécie, botânico sueco que chegou a ser diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.[1]

Dispersão[editar | editar código-fonte]

A única espécie de Loefgrenianthus é uma pequena planta epífita, de crescimento subcespitoso e hábito pendente, que vive sob a copa das árvores nas zonas úmidas e mais altas da Mata Atlântica do Rio de Janeiro ao Paraná.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Apresentam longo rizoma, ramoso ou simples revestidos por Baínhas secas imbricadas e caules secundários curtos, pseudobulbosos, enci¬mados por uma só folha elíptico-lanceolada plana comparativamente grande. inflorescência apical uniflora, curta, em regra pendente como a planta, e com a flor tombada.

As flores são relativamente grandes em relação à planta, de segmentos pouco abertos, com sépalas lanceoladas, algumas vezes com ápice recurvado para trás; e pétalas linear-lanceoladas atenuadas para a base, mais estreitas que as sépalas, todas brancas. labelo amarelo concheado, franjado na parte superior, internamente pubescente. A coluna é branca, claviforme, com antera púrpura, contrastando com o restante da flor, e oito polínias.

Filogenia[editar | editar código-fonte]

Segundo a filogenia de Laeliinae publicada no ano 2000 em Lindleyana por Cássio van den Berg et al., Loefgrenianthus é muito próximo de Leptotes e ambos situam-se entre os clados de Pseudolaelia e Schomburgkia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Loefgrenianthus — World Flora Online». www.worldfloraonline.org. Consultado em 19 de agosto de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Loefgrenianthus
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Loefgrenianthus

Referências[editar | editar código-fonte]

  • L. Watson and M. J. Dallwitz, The Families of Flowering Plants, Orchidaceae Juss.