Logomania

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Logomania é o acto de falar compulsivamente sem parar, às vezes proferindo um discurso incoerente. Também chamada de logorreia, verbomania, verborreia ou verbosidade.

O episódio de euforia se traduz por um estado de completa, artificial e patológica satisfação e felicidade. Verificam-se elevação do estado de ânimo, aceleração do curso do pensamento, loquacidade, vivacidade da mímica facial, aumento da gesticulação, riso fácil e logorreia.

É um sintoma de diversos transtornos mentais como algumas afasias, lesões no tálamo, alguns tipos de esquizofrenia, do transtorno de personalidade esquizóide, do transtorno esquizoafetivo e da hiperatividade. Por vezes também é associada a doenças do foro cardíaco, tais como hipertensão e taquicardia. 1


Pode variar desde um murmúrio consigo mesmo, uma fala ininterrupta onde as palavras são misturadas e o tema é alternado seguindo uma lógica subjetiva até gritos incompreensíveis aos outros durante um surto psicótico.

No CID-10 os transtornos da fala e comunicação estão na letra R 47.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Arseni, C.; Dănăilă, L. (1977). "Logorrhea Syndrome with Kyperkinesia". European Neurology 15 (4): 183–7. doi:10.1159/000114831