Logotipos da Wikipédia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Logomarcas da Wikipédia)
Os quatro primeiros logotipos utilizados pela Wikipédia desde sua criação.

Logotipos da Wikipédia são os sinais gráficos que representam a identidade do projeto Wikipédia desde a sua criação em 2001. A Wikipédia tem usado, desde então diferentes logotipos, todos eles incluem uma esfera escrita como uma forma central, simbolizando o mundo e o conhecimento.

Desde 2003 foi adotada uma esfera incompleta, conhecido como wikiesfera, composta por peças de um quebra-cabeça com pedaços de escrita, acompanhada da expressão «Wikipedia the free encyclopedia» (Wikipédia A enciclopédia livre), traduzido para o idioma em que está escrito em cada uma.

Em maio de 2010 o logotipo da Wikipedia refeito em 3D foi anunciado, apresentando com várias modificações, dentre elas as peças do quebra-cabeça, agora individualmente modeladas, com novos caracteres, inclusive com a definição daqueles presentes nas peças do lado "oculto" da esfera.

A primeira imagem[editar | editar código-fonte]

A Wikipédia começou como um projeto em Inglês, em 15 de janeiro de 2001. A imagem usada pela primeira vez a bandeira americana que foi colocada por um dos iniciadores do projeto, Jimmy Wales, de forma precária e sem a intenção de assumir o estatuto do logotipo do projeto. No entanto, o fato gerou algumas críticas sobre o etnocentrismo.

A primeira identidade oficial[editar | editar código-fonte]

O primeiro Logotipo Wikipédia

Pouco tempo depois, o primeiro logo oficial da Wikipédia foi desenhado. A imagem foi apresentada por Bjørn Smestad[1], escolhida em uma competição no ano 2000. Em março de 2001, o logotipo já estava "instalado" na margem direita das páginas. Assim, manteve-se até o final de 2001. Após este tempo, continuou sendo usada em páginas especiais, tais como resultados de pesquisa.

Essa versão do logotipo foi feita através da sobreposição de uma frase do escritor e matemático Inglês Lewis Carroll em um círculo, usando o efeito olho de peixe para simular uma esfera. A área é parcialmente atravessado por duas linhas verticais pretas, difícil de interpretar, que aparentam ser ranhuras na esfera.

A frase é uma citação em Inglês tirado de Euclides e seus rivais modernos, de Lewis Carroll, que diz:

Em português, uma tradução correspondente a citação acima seria:

O segundo logo: The Cunctator[editar | editar código-fonte]

O segundo logotipo usado pela Wikipedia.

Em 20 de novembro de 2001, Larry Sanger, co-fundador da Wikipédia e editor chefe da Nupedia, propôs aos wikipedistas que começaram a estudar um novo logo, sugerindo a inclusão da palavra Wikipedia (sem acento, conforme a grafia original, em inglês), assim como a expressão The free encyclopedia[2] (Em português: A enciclopédia livre). Uma seleção dos 24 candidatos principais foi submetida a uma votação entre novembro e dezembro de 2001, tendo o logo nº. 24, desenhado pelo usuário The Cunctator como vencedor. [3] [4]

Como no logotipo original, a imagem foi feita pela superposição de uma linha em um círculo, utilizando o efeito "olho de peixe" para simular uma esfera. A frase é uma citação de do livro Leviatã de Thomas Hobbes (Parte I, Capítulo VI), que diz:

Em português, uma tradução correspondente a citação acima seria:

Adaptações internacionais[editar | editar código-fonte]

Devido ao texto em inglês, o logo mostrou-se inadequado para Wikipédias em outras línguas. Algumas criaram versões do logo em seu próprio idioma. Outras, mantiverem o logo em inglês, porém adicionaram uma bandeira de sua nacionalidade, ou uma tradução de "The Free Encyclopedia". Outras ainda desenharam um logo totalmente distinto.

A esfera quebra-cabeça original[editar | editar código-fonte]

O logo criado por Paul Stansifer.

Após uma [5] de Erik Möller, foi iniciado um concurso [6] para definir um logo adequado para todas as linguagens. Após uma votação em dois turnos, um desenho de Paul Stansifer (ex-Paullusmanus) foi escolhido e passou a ser usado oficialmente a partir de 26 de setembro de 2003.

O logo mostrava um globo feito de peças de quebra-cabeça de várias cores. Coberto com textos e links, o logo simbolizava a contínua construção e desenvolvimento do projeto. O logo foi feito em POV-Ray, usando uma imagem de quebra-cabeças projetada em torno de uma esfera. O arquivo .pov encontra-se aqui.

"A Bola de Prata" de Nohat.
O quebra-cabeça em miniatura.

Variantes[editar | editar código-fonte]

Uma ratificação da votação foi feita em seguida para confirmar o consenso da comunidade. Como resultado, doze adaptações do desenho original foram sugeridas pelos membros da comunidade[7]. Uma das modificações do de David Friedland (Nohat), identificada com "bola de prata", foi finalmente escolhida. Com a revisão, o desenho original de Stansifer perdeu as cores e o texto corrido foi substituído por um caracter em cada peça do quebra-cabeça.

Modelos físicos[editar | editar código-fonte]

Um enorme globo apelidado "Wikiball"[8], mostrando uma versão aproximada do logo da Wikipédia, foi exibido na Wikimania 2007. Após o evento, o globo foi desmontado e pedaços dele foram disputados pelos participantes. Um modelo menor foi distribuído aos participantes.

O novo logo 3D[editar | editar código-fonte]

Atual logotipo da Wikipedia.

Embora a versão de Nohat fosse feita em POV-Ray, era apenas uma imagem projetada em uma esfera, com um mapa de relevo aplicado para simular a separação das peças.

Algumas inciativas independentes começaram a surgir com a intenção de criar um objeto efetivamente tridimensional[9], com cada peça do quebra-cabeça esculpida indedependentemente, permitindo variadas representações.

No final de 2009, a Wikimedia Foundation decidiu corrigir alguns problemas existentes na esfera quebra-cabeça tais como pequenos erros tipográficos, limitações de ampliação da imagem existente, além de melhorias na definição do sombreamento da esfera. A oportunidade foi aproveitada também para o desenvolvimento de uma esfera totalmente nova, com cada peça do quebra-cabeça redesenhada independentemente em 3D, além da uniformização do logotipo pelas diversas Wikipédias.

Para isso, a Wikimedia Foundation contou com a colaboração do designer Philip Metschan, de San Francisco. Voluntários trabalharam pesquisando quais caracteres constavam no logo existente e uma discussão foi levada adiante para definir quais caracteres deveriam constar no novo logo, incluindo aqueles nas peças do lado "oculto da esfera. Uma significativa modificação na identidade da Wikipédia foi a adoção da fonte Linux Libertine, distribuída sob Código aberto (open source) em substituição à fonte Hoefler Text, anteriormente usada. Em maio de 2010 o novo logotipo foi finalmente apresentado[10].

Referências

  1. «www.webarchive.org». Consultado em 14 de novembro de 2018. Arquivado do original em 29 de agosto de 2000 
  2. «[Wikipedia-l] New logo?». Wikimedia. 20 de novembro de 2001. Consultado em 13 de janeiro de 2011 
  3. «Logo suggestions». Wikimedia. 28 de novembro de 2001. Consultado em 13 de janeiro de 2011 
  4. «Logo suggestions/Leading candidates». Wikimedia. 6 de dezembro de 2001. Consultado em 13 de janeiro de 2011 
  5. Wikipedia-l Do we need a new logo contest?" 14/06/2003
  6. logo contest
  7. International logo contest/Final logo variants
  8. 2007 Wikiball
  9. blenderartists.org Arquivado em 4 de fevereiro de 2011, no Wayback Machine. modeling the 3D wikipedia puzzle ball
  10. Wikipedia in 3D

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Logotipos da Wikipédia