Lojas Elektra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lojas Elektra (Grupo Elektra)
Filial em Olinda, Pernambuco.
Atividade Varejista e serviços financeiros
Fundação 1957
Sede  México
Website oficial www.grupoelektra.com.mx

As lojas Elektra é uma rede mexicana varejista de produtos eletrodomésticos e moveis fundada em 1957 focada em consumidores de baixa renda, além de ser uma loja de serviços financeiros. É uma das maiores redes do México, além de atuar em outros países da América Latina como Brasil, Argentina, Guatemala, Honduras e Peru.

A operação de serviços financeiros das lojas se dá através do Banco Azteca (no qual cada loja possui uma mini-agência dentro dela) do grupo Salinas - mesmo dono da rede Elektra (assim como outras empresas do grupo).

Iniciou suas operações no Brasil começando pelo Estado de Pernambuco no qual já tem mais de trinta lojas. O presidente do Grupo - Ricardo Benjamín Salinas Pliego - disse que seu foco de atuação será a Região Nordeste e a Região Norte.

O grupo prevê que em 2009 serão abertas 50 lojas em Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Mais tarde, a empresa deve seguir para o Ceará, Piauí, Bahia, Maranhão e, saindo do Nordeste, no Pará. A meta, reafirmada ainda agora pela empresa, é atingir dois mil pontos de atendimento no Brasil, até 2013[1].

Encerramento das lojas no Brasil[editar | editar código-fonte]

Em 2015 após diversas polêmicas em volta do método de cobrança realizado pela empresa, que não conseguiu se adaptar ao sistema brasileiro informou que iria encerrar as atividades no Brasil, a principio abrindo cerca de 35 lojas no estado de Pernambuco com meta de atingir 1.000 lojas até 2018, porém não foi possível continuar com o funcionamento das lojas devido a acusações de invasão de propriedades sendo assim limitada ao estado de Pernambuco.

Método de cobrança[editar | editar código-fonte]

O método de cobrança foi um dos fatores que levou ao encerramento das atividades, também devido a acusações de invasão de residências dos clientes com a busca do eletrodoméstico comprado ou equivalente decorrente do atraso de pagamento do carnê semanal que era no mínimo em torno de R$10,00. Por ser um valor muito baixo a loja não realizava checagem de crédito e em meados de 2013 constava mais de 70% dos clientes inadimplentes.

Queixas e Acusações de roubo[editar | editar código-fonte]

Foram prestadas no mínimo 4 queixas na cidade de Recife, onde os funcionários subtraiam o produto adquirido caracterizando roubo e ameaçavam os clientes caso não fosse realizado o pagamento ou devolução dos produtos.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

68% dos clientes do Banco Azteca têm direito a seguro

Elektra encerra atividades em Pernambuco e no Brasil

Delegacia registrou 4 queixas contra loja Elektra neste ano

Aposentado é ameaçado por funcionários de loja do Recife