Lojas Gang

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lojas Gang
Gang Comércio do Vestuário Ltda.
Slogan A loja que te entende
Tipo Privada
Fundação 1976 (38 anos)
Fundador(es) Sílvio Sibemberg
Sede Porto Alegre, RS,  Brasil
Produtos Varejo, Textil
Página oficial www.gang.com.br

Gang é uma rede de lojas de moda jovem presente no Sul do Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada no dia 21 de maio de 1976, a Gang teve sua primeira filial na Galeria Malcon, no Centro de Porto Alegre. Neste período, era vista como uma boutique que revendia diversas marcas. Dois anos depois, a Gang fecha um contrato audacioso para a época e passa a ser revendedora exclusiva da marca Levi Strauss & Co no Rio Grande do Sul. Em seguida, surgem novas filiais: uma no bairro Moinhos de Vento, na Otávio Rocha, em Capão da Canoa, Torres e a Gang do primeiro shopping de Porto Alegre, o Iguatemi.

Após o grande sucesso de vendas no Iguatemi, a empresa decide então começar sua expansão pelo interior do estado. A primeira cidade escolhida foi Pelotas, seguida por Santa Maria e São Leopoldo.

No final da década de 1980, os produtos da antiga parceria com a Levis começaram a perder espaço nas prateleiras para novos conceitos de moda jovem. Era hora de investir na marca própria, uma vez que estava suficientemente forte para esta operação.

A década de 1990 reserva grandes acontecimentos. A expansão dá vazão a mais lojas: Gang Praia de Belas, Gang Masson, Gang Passo Fundo, Gang Caxias do Sul, Gang Rio Grande, Gang Novo Hamburgo e Gang Rua da Praia Shopping.

Em seguida surge o projeto Pronta Entrega, com objetivo de revender a marca Gang em cidades onde não existam lojas próprias. Após alguns anos sem expansão, surgem mais filiais: Gang Bourbon Porto Alegre, Gang Bourbon Canoas, Gang Canoas Shopping e Gang Lindóia Shopping. O novo milênio reserva grandes projetos. Em 2000, surge a segunda Gang Santa Maria e o fato mais marcante, a expansão para Santa Catarina com a abertura de quatro lojas em pontos estratégicos nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Joinville e Balneário Camboriu. A loja de Florianópolis-SC foi desativada em 2012.

Em 2011 a marca é expandida para o interior do Rio Grande do Sul, onde já há duas lojas em Passo Fundo e uma em Erechim; abrindo lojas em Santo Ângelo e Ijuí, além de mais uma filial em São Leopoldo e a terceira loja na cidade de Santa Maria.

No final de agosto de 2013 a Gang é vendida para o grupo Lins Ferrão, dono da lojas Pompéia! De acordo com a superintendente de marketing e vendas, as duas marcas devem seguir independentes, cada um focando em público-alvo específico. Enquanto a Pompéia oferece produtos para mulheres entre 25 e 50 anos, a Gang direciona as vendas para jovens de 13 a 23 anos.

Hoje no total são 33 filiais espalhadas estrategicamente pelo Rio Grande do Sul e também Santa Catarina, além de mais de 150 pontos de revendedores autorizados conquistados com o projeto Pronta Entrega. A Gang é líder absoluta em seu segmento, tendo, inclusive, sido premiada seis vezes consecutivas no Top Of Mind Rio Grande do Sul.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.