Loki (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Predefinição:Info/Super-herói Loki é um personagem de história em quadrinhos (banda desenhada), um supervilão da Marvel Comics baseado em Loki da mitologia nórdica. Ele fez sua primeira aparição oficial na Marvel em Journey into Mystery (vol.1) nº85 (Outubro de 1962).

História

Foi o vilão responsável pela primeira reunião dos Vingadores, grupo de super-heróis formado pelo seu arqui-inimigo e meio irmão Thor, Homem-Formiga, Vespa, Homem de Ferro e Hulk. O grupo se formou após combater um dos ataques do vilão. Lóki também foi o responsável pela criação do Homem-Absorvente[1] e pelos ataques do Destruidor, um robô criado por Odin, ambos inimigos de Thor. Entre tantas maldades que foi capaz de cometer com o intuito de usurpar o trono de Odin (que, por direito, é de Thor), Loki fez parte da Cabala de Norman Osborn[2], posteriormente incitando o Cerco a Asgard[3]. Seu fim aconteceu nas mãos do super-humano Vácuo, alter ego demoníaco de Robert Reynolds (que chegou a fazer parte dos Vingadores sob a identidade heroica do Sentinela). Mas, na Era Heroica, foi ressuscitado em sua forma adolescente.

Loki na verdade é mal compreendido, ele sempre acreditou que Odin o adotara para que fosse enaltecida a grandeza de Thor, Loki ficou desgostoso com sua condição submissa em relação a aqueles que lhe tiraram sua condição de herdeiro de Laufey, rei dos gigantes de gelo. Toda a sua luta é para mostrar a todos que ele tem valores, ainda que distorcidos.

Morte

Vácuo ("personalidade malvada" de Robert Reynolds) matou Loki, o desintegrando, porém Loki foi ressucitado no corpo de um jovem chamado Seure.

Poderes e habilidades

Loki é um dos vilões mais poderosos da Marvel, ao lado de seres como Apocalipse e Thanos, estando sempre em eventos importantes (e por vezes até os causando),como por exemplo foi o responsável por deflagrar o Ragnarok (Crepúsculo dos Deuses). De todos os seus poderes, se pode citar:

  • Atributos físicos sobre-humanos: Embora inferiores em comparação a Thor em termos de aptidão física, Loki continua sendo um deus asgardiano e está longe de ser um "fraco". Seus golpes podem destruir rochas e estruturas de grandes dimensões, e sua velocidade é tamanha que ele é capaz de dar a volta na terra em questão de segundos. Sua durabilidade e resistência são grandes o suficiente para sobreviver até aos mais poderosos golpes de Thor em múltiplas ocasiões, e durante um encontro com o Homem-Aranha, ele suportou um ataque de espinhos mágicos e os punhos do escalador de paredes com facilidade.
  • Maestria em combate: Embora Loki prefira manipular as pessoas ao seus redor ou usar magia, Loki é um lutador hábil e mais do que capaz em combate. Apesar de sua tendencia a fugir do que lutar contra Thor, em bem mais de uma ocasião Loki enfrentou seu meio irmão no campo de batalha, frequentemente dando um tempo difícil . Embora raramente mostrado, Loki é um verdadeiro mestre em combate de espadas, derrotando as Disir facilmente, e uma vez ele conseguiu bloquear um golpe de espada de Sif com um galho.
  • Feitiçaria: Considerado um mestre na magia, Loki possui poderes capazes de concluir feitos impossíveis de acordo com a física moderna. Loki pode controlar o fogo e o gelo, é capaz de se transfigurar na aparência de qualquer ser vivo no tamanho que desejar, pode manipular matéria a nível molecular e conjurar objetos. Ele também é capaz de projetar energia, voar,ilusionismo, entre outras magias. Seu conhecimento em magia é superior ao de outros personagens como Doutor Destino, e sua projeção astral quase derrotou o Doutor Estranho em combate mágico direto.
  • Intelecto genial: Por ultimo, mas não menos importante, Loki demonstra uma inteligência descomunal, Sendo um dos mais importantes manipuladores e persuasores do Universo Marvel, e frequentemente formula planos para derrotar Thor e/ou conquistar Asgard. Infelizmente para Loki, sua arrogância e ambição em poder ou destruir seu meio irmão frequentemente leva seus planos elaborados por terra.
  • E em certas ocasiões chegou a possuir a joia do infinito da mente (no cetro em Os Vingadores the avengers )

Em outras mídias

Desenhos animados

Cinema

Loki foi interpretado por Tom Hiddleston no filme Thor, de 2011, e retorna na continuação Thor: The Dark World (2013). Foi também o antagonista principal de Os Vingadores (2012).[4]

Jogos

Referências

  1. Journey Into Mystery (1952) n° 114/1965
  2. Secret Invasion: Dark Reign (2009) n° 1
  3. Siege: The Cabal (2010) n° 1
  4. Thor IMDB

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre uma banda desenhada da Marvel Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.