London Records

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

London Records é uma gravadora dos Reino Unido.[1]

London Records, sediada de Londres logo, é uma gravadora com sede no Reino Unido, com os registros originalmente comercialização nos Estados Unidos, Canadá e América Latina no período de 1947 a 1979, tornando-se então uma etiqueta semi-independente.

Londres surgiu a partir da divisão da propriedade entre a filial britânica da Decca Records e a filial do ramo nos EUA; a versão americana da London registrou o britânico Decca nos EUA, uma vez que não poderia usar o nome "Decca" por lá. Eles foram reservados para os seus álbuns clássicos feitos em seguida, som state-of-the-art estereofônico. Artistas como Georg Solti, Joan Sutherland e Luciano Pavarotti fizeram com que muitos, se não todos, gravassem para a empresa.

O nome London também foi usado pela British Decca no mercado do Reino Unido para lançar rótulos americanos que britânica Decca licenciou, como o Imperial, Xadrez, Dot, Atlantic, Especialidade e Sun, assim como os dois primeiros lançamentos do Reino Unido da Motown. Na década de sessenta mais ofertas de licenciamento foram feitas com Big Top, Monumento, Papagaio, Philles e Oi, e Atlântico London, London Monument e London Dot se tornaram subsidiárias. Uma característica incomum era o código de letra no sistema de numeração: ver Catálogo sistemas de numeração para os registros individuais. O rótulo trazia o logotipo "London American Recordings", e na Rádio Luxemburgo era conhecida como "London American".

Na América, o rótulo era mais conhecido como a marca americana das gravações pré-1971 de The Rolling Stones (agora propriedade da ABKCO). O rótulo também originalmente emitido alguns LPs e singles iniciais por texana ZZ Top banda (cujo catálogo foi para a Warner Brothers, quando a banda se mudou para lá).

O presidente da London Records em 1970 foi DH Tollerbond. [1]

Após a britânica Decca ser adquirida pela PolyGram, em 1979, a London, seguiu um caminho mais independente com rótulos subsidiários, como Slash, Essential Records Pete Tong e FFRR.

Universal Music Group (o proprietário da americana Decca) adquiriu PolyGram, em 1998 [1], no entanto, por esta altura, a London Records tornou-se um rótulo semi-independente dentro do grupo PolyGram operado por Roger Ames. Quando Ames mudou-se para a Warner Music Group, ele levou o rótulo com ele, e por isso quase todos catálogo de London imediatamente foi adquirida pela Warner, que também adquiriu o nome London e marca Decca [2] (que ainda possui catálogo pré-PolyGram). O nome ainda é usado, principalmente, para o Reino Unido com base em artistas, e por artistas ex-Factory Records. Artistas notáveis divulgados pela nova encarnação da London, chamada London Records 90, incluem New Order, Happy Mondays e Shakespears Sister.

Após PolyGram assumir a britânica Decca, a música clássica dos álbuns gravados pela britânica Decca continuou a ser lançada pela gravadora London dos EUA, com um logotipo semelhante ao da Decca clássica, até que a americana proprietária da Decca, a MCA Records (atual Geffen Records), comprou a britânica Decca do proprietário PolyGram em 1998, que formou a Universal Music, após reeeditar todos os álbuns do original selo Decca britânico nos EUA

O catálogo London de músicas pop de propriedade da Universal Music é agora gerido por Polydor Records, com distribuição nos EUA, fabricados por Mercury Records.

Em 2010, a Universal propriedade Música recuperou da marca London Records. Em 01 de julho de 2011 a Universal Music recuperou a LondonRecords e relançou-o sob a equipe executiva de Nick Raphael (Presidente) e, mais tarde Jo Charrington (vice-presidente sênior de A & R), que juntos anteriormente funcionou a Epic Records da Sony Music Entertainment desde 2001. Ambos começaram suas carreiras em registros de Londres na era Ames na década de 1990. [2] O catálogo tradicional da London, em sua maioria, não voltou para a Universal juto com o nome, sendo absorvido pela Warner Bros Records.

Notas e referências

  1. London Records - UK - HL series. globaldogproductions. Página visitada em 30/08/2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma gravadora é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.