Lone Survivor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lone Survivor
O Sobrevivente (PT)
O Grande Herói (BR)
Pôster promocional
 Estados Unidos
2013 • cor
Direção Peter Berg
Produção Peter Berg
Sarah Aubrey
Randall Emmett
Norton Herrick
Barry Spikings
Akiva Goldsman
Mark Wahlberg
Stephen Levinson
Vitaly Grigoriants
Roteiro Peter Berg
Baseado em Lone Survivor de Marcus Luttrell
Patrick Robinson
Elenco Mark Wahlberg
Taylor Kitsch
Emile Hirsch
Ben Foster
Eric Bana
Gênero Ação
Drama
Guerra
Idioma Inglês
Música Explosions in the Sky[1]
Steve Jablonsky
Cinematografia Tobias A. Schliessler
Edição Colby Parker Jr.
Estúdio Emmett/Furla Films
Film 44
Herrick Entertainment
Spikings Entertainment
Closest to the Hole
Distribuição Universal Pictures (EUA)
Foresight Unlimited (International) [2]
Lançamento Estados Unidos 12 de novembro de 2013 (Festival de Cinema AFI)
Portugal 20 de fevereiro de 2014
Orçamento US$40 milhões[3]
Página no IMDb (em inglês)

Lone Survivor (em Portugal: O Sobrevivente no Brasil: O Grande Herói ) é um filme de guerra de 2013, escrito e dirigido por Peter Berg. Ele é baseado em livro de 2007 de não-ficção de Marcus Luttrell com o mesmo nome, e retrata acontecimentos dos fracassados Navy Seals dos ​​Estados Unidos na missão Operação Red Wings durante a guerra no Afeganistão, em que quatro membros da SEAL Team 10 foram incumbidos de capturar ou matar o líder do Taliban Ahmad Shah. O filme é estrelado por Mark Wahlberg como Luttrell, com um elenco de apoio que inclui Taylor Kitsch, Emile Hirsch, Ben Foster, e Eric Bana.

Berg primeiro soube do romance em 2007 durante as filmagens de Hancock, e mais tarde perseguiu os direitos de filmagem com uma reunião com Luttrell para discutir uma adaptação para o cinema do livro. Depois de licitação contra a Warner Bros, Sony Pictures, Paramount Pictures e DreamWorks, Universal Studios ganhou os direitos de filmagem, com Berg para dirigir. A filmagem principal de Lone Survivor começou em outubro de 2012, e concluída após 42 dias; filmagens ocorreram no local, no Novo México. Lone Survivor é ajustado para ter um lançamento limitado em 27 de dezembro de 2013, e tem uma grande liberação em 10 de janeiro de 2014.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme é baseado no SEAL Team 10 a qual a missão falhou: Operação Red Wings em 28 de junho de 2005, para capturar ou matar um líder talibã notório durante a guerra no Afeganistão.[4]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. ‘Lone Survivor’ Soundtrack Announced (10 de dezembro de 2013). Página visitada em 19 de dezembro de 2013.
  2. LONE SURVIVOR | Foresight Unlimited Foresight Unlimited.. Página visitada em 19 de dezembro de 2013.
  3. Jordan, Pat (15 de agosto de 2013). Peter Berg Threw Himself Under a Bus. Now What? - NYTimes.com The New York Times.. Página visitada em 19 de dezembro de 2013.
  4. Radish, Christina (3 de dezembro de 2012). Eric Bana Talks DEADFALL, Unique Story Structure and Sibling Dynamic with Olivia Wilde, Plus Future Projects LONE SURVIVOR and BEWARE THE NIGHT Collider. Página visitada em 19 de dezembro de 2013.
  5. a b c d e f Shirey, Paul (30 de novembro de 2012). First set pics from Peter Berg's Lone Survivor show off Mark Wahlberg, Eric Bana, Emile Hirsch and more in uniform JoBlo. Página visitada em 19 de dezembro de 2013. Cópia arquivada em 19 de dezembro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]