Longan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaLongan
Longan - Fruto aberto

Longan - Fruto aberto
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Sapindales
Família: Sapindaceae
Género: Dimocarpus
Espécie: D. longan
Nome binomial
Dimocarpus longan
Lour.

Longans (em chinês: 龍眼; pinyin: lóngyǎn; em cantonês: long-ngan; "olhos-de-dragão"; nome científico: Nephelium longanum Cambess) são frutas usadas frequentemente em sopas, lanches, sobremesas e comidas agridoces na Ásia Oriental. Os frutos são redondos com uma casca fina mas dura, de cor castanho-claro. A sua polpa, que envolve um caroço grande e preto, é branca, macia e suculenta.

As árvores de longans e lichias frutificam na mesma época do ano. Longans secos (conhecidos como 圓肉, em Pinyin yuánròu; literalmente: polpa redonda) são usados frequentemente na culinária e fitoterapia chinesa. O longan é considerado um fruto possuidor de alto valor nutritivo. Para a medicina tradicional chinesa o logan, assim como a lichia, é um tipo de alimento altamente Yang.

Longan inteiro e aberto

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Longan

Não confunda Longans com loganberries.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]