Longboard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Um surfista carregando um longboard.

O longboard é um tipo de prancha alongada usada no esporte de surfe.

História[editar | editar código-fonte]

As primeiras pranchas de espuma e fibra de vidro, foram construídas no final da década de 50, na Califórnia.

Essas pranchas eram usadas em locais como Rincon-Delmar, Redondo, Winlansea, Tretles e Malibu e, por algum motivo desconhecido, esta última deu o nome as pranchas.

Nos anos 60 os californianos eram mestre no uso dessas pranchas, nomes como Mickey "Mr. Malibu" Dora, foi um dos primeiros atletas a incentivar a cultura do surfe durante as décadas de 50 e 60 e sua fama de rebelde e carisma lhe renderam apelidos como "Da Cat" (o gato) e "King of Malibu" (rei de Malibu). Foi a época que surf era a graciosa arte de passear a prancha, onde o cutback era a maior manobra.

A medida que o surf evoluiu as pranchas se tornaram menores e o surf malibu foi desaparecendo gradualmente. Durante quase vinte anos a técnica original só pode ser vista na Califórnia, onde os surfistas dos velhos tempos ainda usam Malibu.

Em dado momento do início da década de 80, em Byron Bay, na Austrália, houve um retorno daquele que se concretizou como estilo Malibu, atualmente conhecido como "longboard", assim não demorou muito até os fabricantes voltarem a produzir o estilo clássico.

Alguns defendem que "quanto mais clássico melhor", um desses é Joel Tudor, longboarder clássico, treinado por uma lenda do surf Nat young,[1] onde aprendeu a essência do surf.

"Joel Tudor é o mais clássico de todos. Em condições de mar pequeno ele é quase imbatível." Disse Augusto César Saldanha, surfista profissional do WLT (World Longboard Tour - Atual elite do longboard profissional - ASP)

Longboard nos tempos de hoje[editar | editar código-fonte]

A partir dos anos atuais , a expressão longboard se alterou ao decorrer do tempo se tornando assim uma referencia a skates de corrida , que se tornaram muito comuns entre os jovens participantes do esporte , levando assim a um apelido de long perdendo assim seu foco a pranchas de surf e esportes aquáticos habituais de sua origem .

Referências