Lonicera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaLonicera
Lonicera caprifolium
Lonicera caprifolium
Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Clado: asterídeas
Ordem: Dipsacales
Família: Caprifoliaceae
Géneros
Ver texto
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies
Lonicera japonica

Lonicera L. é um gênero botânico pertencente a família das Caprifoliaceae.

As espécies incluídas no gênero Lonicera normalmente são conhecidas pelo nome popular de madressilvas, nativas do hemisfério norte. São arbustos arqueados ou parreiras sarmentosas, a maioria com fragrâncias doces, com flores na forma de campainha.

O termo madressilva foi usado por muito tempo para designar as espécies integrantes do gênero Lonicera, porém deveria ser aplicado apenas para designar a espécie Lonicera caprifolium L., planta sarmentosa encontrada nos bosques europeus, e denominar as demais simplesmente como loniceras.

As folhas são opostas, ovaladas, simples, com 10 cm de comprimento; na maioria das espécies as folhas são decíduas, porém algumas são perenes. Muitas das espécies apresentam flores que apresentam um odor perfumado, produzindo um doce néctar comestível. A fruta é uma baga de coloração, roxa, azul ou preta contendo várias sementes; na maioria das espécies as bagas são levemente tóxicas, porém algumas (notadamente a Lonicera caerulea) têm bagas comestíveis. A planta é fonte de alimento de larvas de algumas espécies de Lepidopteras.

A Lonicera xylosteum é uma planta usada em homeopatia para tratamento de asmas, dificuldades respiratórias e sífilis. A Lonicera periclymenum é usada como remédio homeopático para o tratamento da irritabilidade com explosões violentas. A madeira da espécie Lonicera tartarica, nativa da Eurásia, é vendida para a produção de brinquedos para gatos porque contém um princípio ativo ao qual os gatos reagem favoravelmente.

A Lonicera caprifolium é muito apreciada como planta ornamental, devido a suas bonitas e aromáticas flores.

A Lonicera japonica e a Lonicera maackii são espécies consideradas invasivas nos Estados Unidos e na Nova Zelândia. O controle é feito pelo corte e queima das plantas, operação que deve ser repetida por semanas, ou pela aplicação do herbicida glifosato.

O termo "Lonicera" foi usado pela primeira vez por Carl Linné em 1753 adaptando ao latim o nome "Lonicer", em homenagem ao médico e botânico Adam Lonicer (1528-1586).

No sistema de classificação filogenética Angiosperm Phylogeny Website, este género é sinónimo de Dendrophthoe.

Sinonímia[editar | editar código-fonte]

Principais espécies[editar | editar código-fonte]

O gênero é constituido por aproximadamente 840 espécies. As principais são:

Sistema Classificação Referência
Linné Classe Pentandria, ordem Monogynia Species plantarum (1753)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre asterídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.