Lonicera japonica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaLonicera japonica
Lonicera japonica

Lonicera japonica
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Dipsacales
Família: Caprifoliaceae
Género: Lonicera
Espécie
Lonicera japonica Thunb.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Lonicera japonica

Lonicera japonica é uma espécie do gênero botânico Lonicera, da família das Caprifoliaceae

A espécie Lonicera japonica é uma planta nativa da Ásia, Japão oriental, Coreia, região norte e oriental da China, e Formosa.

Conhecida em português erroneamente como "madressilva", "madressilva-da-china", "madressilva-dos-jardins" e "madressilva-do-japão". A madressilva verdadeira é a espécie Lonicera periclymenum.

É uma trepadeira capaz de escalar até 10 m de altura numa árvore. As folhas são opostas, ovadas, elípticas, oblongas ou lanceoladas, com 3 a 8 cm de comprimento e 2 a 3 cm de largura. As flores são brancas a amareladas com uma doce fragrância. A fruta é uma baga, globosa, azul escura, de 5 a 8 mm de diâmetro, contendo numerosas sementes.

A flor tem um alto valor medicinal na medicina chinesa tradicional. Tem propriedades antibacteriana e anti-inflamatória. Combinada com a Forsythia suspensa) é usada para reduzir a febre e eliminar toxinas. As folhas secadas também são usadas na homeopatia chinesa.

Devido a beleza de suas flores e fragrância agradável, a planta é muito utilizada para fins ornamentais. Também é usada como forrageira , e na apicultura como fonte de néctar e pólen.

É uma espécie invasora e exótica na Argentina, Brasil, México, Nova Zelândia, Estados Unidos incluindo o Havaí, e em muitas ilhas do Pacífico e Caribe.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Lonicera japonica
Ícone de esboço Este artigo sobre asterídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.