Guilford Dudley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lord Guilford Dudley)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Lorde Guildford Dudley
Nascimento c. 1535
Morte 12 de fevereiro de 1554 (19 anos)
Tower Hill, Londres,
Reino da Inglaterra Inglaterra
Progenitores Mãe: Joana Guildford
Pai: João Dudley, 1.º Duque de Northumberland
Cônjuge Joana Grey (1553–1554)

Guilford Dudley (c. 1535 - 12 de fevereiro de 1554) foi o marido de Joana Grey, nomeada herdeira do Reino da Inglaterra e Reino da Irlanda por seu primo o rei Eduardo VI. Dudley teve uma educação humanista e casou-se com Joana em uma magnífica celebração seis semanas antes da morte do rei em julho de 1553. Depois de seu pai João Dudley, 1.º Duque de Northumberland, ter arrumado a sucessão de Joana, o casal residiu na Torre de Londres. Eles ainda estavam lá quando o regime ruiu, permanecendo em aposentos diferentes como prisioneiros. Os dois foram condenados a morte por alta traição em novembro de 1553. A rainha Maria I estava inclinada a popuar suas vidas, porém a Rebelião de Wyatt contra seu casamento com Filipe da Espanha levou a execução do casal, um medida que foi amplamente considerada como excessivamente severa.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.