Lord Jim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Lord Jim é um livro escrito por Joseph Conrad, publicado em forma serial na revista Blackwood's entre outubro de 1899 e novembro de 1900.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O livro pode ser dividido em duas partes. A primeira lida com o acidente do navio Patna. Jim é um marinheiro que no meio da confusão escapa do navio cheio de muçulmanos fazendo o hajj. O navio não afunda e Jim fica desonrado. Ele encara a justiça e é estirpado de seu posto. Jim conhece Marlow, que narra a maior parte da história. Após fugir da história que o persegue, Jim parte para Patusan e assim começa a segunda parte. Ele vira líder da região e defende contra o Gentleman Brown.

Recepção crítica[editar | editar código-fonte]

O livro começou como um conto que por pedido de William Blackwood foi feito em livro. A maior parte do livro é escrito sob aspas visto que Marlow narra os eventos e as falas de outros personagens. O livro é complexo e termina na forma de uma longa missiva a um ouvinte imaginário..

Estilo de Conrad[editar | editar código-fonte]

Conrad escreve de forma clara e prima pelas descrições. Ele escreveu no prefácio de The Nigger of the Narcissus que seu objetivo era fazer o leitor "ver" a cena narrada. É interessante notar que Conrad usa muitas vezes a forma trina de listar itens ao fim de frases numa espécie de anáfora limitada.