Lorena Simpson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lorena Simpson
Nascimento 30 de março de 1987 (36 anos)
Manaus, Amazonas
Nacionalidade brasileira
Ocupação
Carreira musical
Período musical 2006–presente
Gênero(s)
Instrumento(s) Vocal
Gravadora(s) Maxpop (2008–2011)
Wegroup (2011–presente)
Página oficial
www.lorenasimpson.com.br

Lorena Braga Gomes Simpson (Manaus, 30 de março de 1987), é uma cantora, dançarina, compositora e coreógrafa brasileira nascida em Manaus, Amazonas. Dona de grandes hits como “Brand New Day” e “Can’t Stop Loving You” marcou uma geração com suas músicas, lotando casas de shows em todo o Brasil e grandes eventos na América Latina, Europa e Estados Unidos.

Lorena Simpson foi precursora em shows de qualidade dentro de boates LGBTQI+ do Brasil, mudando a cena da industria musical e virando inspiração e referência para outros artistas brasileiros que hoje seguem seu modelo de show e performance.

Ao completar 10 anos de carreira na cena eletrônica, diversas premiações e centenas de shows pelo mundo, Lorena iniciou em 2018, o desenvolvimento de um novo som chamado "Pop Amazônico", que é uma mistura de música pop e influências de sonoridade e ritmo da cultura indígena do Norte do país.

Em 2020, a artista lançou a música “Chama que Vem”, escrita por Vitão, dando início a uma nova fase em sua carreira e tendo excelente receptividade de público. O videoclipe foi gravado no Amazonas, onde a artista nasceu e cresceu. O cenário da floresta amazônica e a musica, criaram uma combinação perfeita do “ Pop Amazônico” que a artista vem desenvolvendo.

Após o lançamento de "Chama Que Vem" o termo "Pop Amazônico" passou a ser usado por outras artistas de origem nortista inspiradas por Lorena, assim criando um novo movimento e vertente musical para artistas do Norte dentro do mercado de música pop no Brasil.

Ao longo da carreira Lorena colaborou com inúmeros produtores musicais e DJ’s resultando em mais de 20 “feats” musicais. Além de contabilizar mais de 35 milhões de streams e views nas plataformas digitais como Spotify, YouTube e Deezer.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Lorena Simpson nasceu na cidade de Manaus, capital do Amazonas. É descendente de portugueses por parte de mãe e irlandeses por parte de pai.[1]  Desde jovem sempre sonhou em ser artista, mesmo tendo dificuldades impostas pela localização demográfica, nunca desistiu dos seus sonhos e continuou lutando pelos seus objetivos. Aos 17 anos de idade, Lorena deixou sua cidade natal ao rumo das grandes metropoles em busca de aperfeiçoamento na arte da dança,e após anos trabalhando profissionalmente como dançarina em programas de televisão, comerciais entre outros projetos, iniciou sua carreira solo como cantora.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 2006, morando no Rio de Janeiro, passou nos testes para fazer parte do ballet da  cantora Kelly Key, com a qual se apresentou em diversos programas de televisão, duas turnês e no DVD Toda Linda. Ainda em 2006 se tornou coreógrafa oficial da cantora devido ao bom desempenho na dança. Durante entrevista à rádio Omega Hitz, anos depois, Lorena afirmou que o período foi fundamental para a formação de suas características artísticas: "Minha experiência de trabalhar com a Kelly acrescentou muito na minha vida profissional, aprendi bastante com os quase 3 anos fazendo parte da equipe, tudo foi um grande aprendizado e sou muito grata por ter trabalho com ela."

Na metade de 2008, Lorena deixou o ballet de Kelly Key para focar na carreira como cantora e assinou com o selo Maxpop Music, por onde lançou o primeiro single intitulado "Feel Da Funk".  No mesmo ano, em parceria com o DJ e produtor Filipe Guerra  lançou a canção "Can't Stop Loving You" e “ Brand New Day”, hits responsáveis por estabelecer a artista no cenário da música eletrônica Brasileira e tornando o nome de Lorena Simpson uma marca de peso na música nacional.

Com músicas tocando em diversos países, a artista deu seus primeiros passos internacionais e foi nomeada “Embaixadora da Diversidade Sexual” no México, ficando entre as cinco artistas mais tocadas do país. Suas turnês passaram por todo Brasil e mais outros 7 países, incluindo Panama, Chile, Estados Unidos e Europa.

Em 2013, ela lançou o seu primeiro EP “ Lorena Simpson” composto por quatro faixas.  A canção "This Moment" foi o primeiro single do projeto que conta a produção do israelense Yinon Yahel, conhecido por trabalhar com grandes artistas como Offrer Nissim, Jennifer Lopez e Madonna.

Devido o sucesso de seus shows, a artista passou a receber convites de colaboração de outros artistas em acensão na época, como Anitta e Ludmilla.

No ano de 2014, ela recriou a apresentação de Britney Spears no MTV Video Music Awards de 2003 da canção "I'm a Slave 4 U" juntamente com a cantora Anitta durante o evento Chá da Alice, no Rio de Janeiro causando um alvoroço na mídia e no publico.

Ao completar 10 anos de carreira na cena eletrônica, diversas premiacoes e mais de 600 shows pelo mundo, Lorena resolveu incluir musicas em português em seu repertório com lançamentos ecléticos e mostrando muita versatilidade musical. Seu primeiro single em português foi a musica “ Eu Quero Mais” em 2018.

Apos diversos lançamentos ao decorrer de sua trajetória, em 2020 a artista lançou a musica “Chama que Vem”,  escrita por Vitao, dando início a uma nova fase de volta as origens. O videoclipe foi gravado em sua terra natal, no Amazonas. O cenário da floresta amazônica e a musica que tem influencias de sonoridade e ritmo da cultura indigna do Norte do pais criaram uma combinação perfeita do “ pop amazônico” que a artista vem desenvolvendo. Também no mesmo ano de 2020, Lorena foi convidada para ser featuring no novo album “Deluxe111” de Pablo Vittar com remix oficial da musica “ Flash Pose Remix” sendo uma das faixas mais ouvidas do album.

Lorena Simpson é uma artista que continua a surpreender o publico com sua autenticidade e performance de nível internacional após todos esses anos no mercado fonográfico.  Além de lutar por seu espaço como artista independente, ela também e representante e defensora e representante de diversas causas LGBTQIA+ e da  preservação da Amazônia.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Lorena Simpson
  • The Singles (2010)[2][3]
  • Lorena Simpson (2013)[4]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Programa Personagem Nota
2011 Eliana Ela mesma / Jurada Quadro: "Duelo Bate-Cabelo"[5]

Internet[editar | editar código-fonte]

Ano Programa Personagem Nota
2013 Lorena Ela mesma Web-documentário[6]

Vídeos musicais[editar | editar código-fonte]

Ano Título Artista Ref.
2006 "Shake Boom" Kelly Key [7][8]
2010 "Money" Angel B. [9]

Turnês[editar | editar código-fonte]

  • Spirt Of London Tour (2008–10)
  • Dreams Tour (2011–12)
  • Neo Time Tour[10] (2012)
  • To The Ground Tour[11] (2013–15)
  • Haus Of Pop Tour (2015– 18)
  • Hey Hey Tour
  • @ tour_ - Qual é o seu @? (2019 - presente)
  • LS Lovers Tour

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado Ref.
2009 Top Music Brasil Melhor Música Dance Nacional "Breathe Again" Venceu [12]
Destaque Nacional Lorena Simpson Venceu
2010 DJ Sound Awards Single Produção Nacional "Breathe Again" Indicado [13]
Artista Dance Nacional Lorena Simpson (com Filipe Guerra) Indicado
Ômega Hitz Awards Performance Nacional "Breathe Again" Venceu [14][15]
Show Dance Nacional Spirit of London Tour Venceu
Performance Feminina Lorena Simpson Indicado
2011 Ômega Hitz Awards Performance Nacional Lorena Simpson Indicado [16]
DJ Sound Awards Artista Dance Nacional Lorena Simpson Indicado [17]
Show Dance Nacional Spirit of London Tour Venceu
PapoMix Diversidade Awards Melhor Cantora Lorena Simpson Venceu [18]
2012 Prêmio Jovem Brasileiro Melhor Cantora de Música Eletrônica Lorena Simpson Venceu [19]
Ômega Hitz Awards Performance Nacional Lorena Simpson Indicado [20]
Tour do Ano Neo Time Tour Indicado
DJ Sound Awards Single Dance Nacional Feminino "Jump Up" Venceu [21]
Artista Dance Nacional Lorena Simpson Indicado
2013 DJ Sound Awards Artista Dance Nacional Lorena Simpson Venceu
2015 Prêmio DNA da Balada Melhor Cantora EDM Nacional Lorena Simpson Venceu
2016 Melhor Cantora Nacional Pista Venceu

Referências

  1. Ricardo Schott (7 de outubro de 2013). «Cantora Lorena Simpson prepara megashow no Brasil». odia.ig.com.br. Cópia arquivada em 7 de abril de 2017 
  2. «Lorena Simpson - The Singles». Portal G. Consultado em 20 de novembro de 2012 
  3. «ENTREVISTAS: Lorena Simpson». Portal G. Consultado em 20 de novembro de 2012. Arquivado do original em 10 de dezembro de 2013 
  4. «Lorena Simpson - EP de Lorena Simpson». iTunes. Consultado em 20 de novembro de 2012 
  5. «Lorena Simpson bate cabelo no programa da Eliana e bomba no Twitter». UOL. Consultado em 13 de janeiro de 2012. Arquivado do original em 20 de novembro de 2012 
  6. «Lorena Simpson lança curta metragem filmado durante a parada gay de São Paulo». Popline. Consultado em 13 de janeiro de 2012 
  7. «Mercado ganha mais uma produtora». UOL. Consultado em 18 de dezembro de 2010 [ligação inativa]
  8. «Kelly Key lança Toda Linda». Media Bang. Consultado em 18 de dezembro de 2010 
  9. «Angel B - Money». Vimeo. Consultado em 18 de dezembro de 2010 
  10. Leonardo Torres. «Lorena Simpson anuncia nova turnê». Pop Line, MTV Brasil. Consultado em 20 de novembro de 2012. Arquivado do original em 28 de julho de 2012 
  11. Leonardo Torres. «"To The Ground Tour": Lorena Simpson anuncia nova turnê». Pop Line, MTV Brasil. Consultado em 13 de outubro de 2013 
  12. Bryan Ferreira. «Top Music Brasil Premiação». Top Music Brasil. Arquivado do original em 3 de março de 2016 
  13. Fernando Sarmiento. «Dj Sound Premio Virgula 2010». Dj Sound, Vírgula/UOL. Consultado em 12 de novembro de 2012. Arquivado do original em 3 de março de 2016 
  14. «Vencedores Omega HitZ Awards 2010». Omega Hitz Brasil. Consultado em 12 de novembro de 2012. Arquivado do original em 4 de fevereiro de 2011 
  15. «Ômega Hitz apresenta os indicados ao Ômega Hitz Awards». Noticia G. Consultado em 12 de novembro de 2012 [ligação inativa]
  16. «Vencedores Omega HitZ Awards 2011» Verifique valor |url= (ajuda). Omega Hitz Brasil. Consultado em 12 de novembro de 2012 [ligação inativa]
  17. Fernando Sarmiento. «Dj Sound Premio Virgula Uol 2011». Dj Sound, Vírgula/UOL. Consultado em 12 de novembro de 2012. Arquivado do original em 22 de maio de 2013 
  18. «Papo Mix Premiação-Portal Fama». Portal Papo Mix. Consultado em 12 de novembro de 2012. Arquivado do original em 28 de maio de 2012 
  19. «Vencedores Prêmio Jovem Brasileiro 2012». R7, Rede Record. Consultado em 12 de novembro de 2012 
  20. «Vencedores Omega HitZ Awards 2012». Omega Hitz Brasil. Consultado em 12 de novembro de 2012 
  21. Fernando Sarmiento. «Ganhadores e finalistas: lista completa do Prêmio DJ Sound Awards 2012». Dj Sound, Vírgula/UOL. Consultado em 20 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 19 de fevereiro de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]