Lorenzo di Pierfrancesco de Médici

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Lorenzo di Pierfrancesco de Médici (4 de agosto de 1463 - 20 de maio de 1503) foi um político e banqueiro italiano. Encomendou o quadro "A Primavera" de Botticelli e também encomendou o quadro O Nascimento de Vênus do mesmo artista.

Lorenzo di Pierfrancesco de ' Medici ( 4 de agosto de 1463 - Maio 20, 1503) , apelidado de Popolano , foi um banqueiro e político italiano , e irmão de Giovanni il Popolano . Ele pertencia ao ramo junior ( ou " Popolani " ) da Câmara dos Medici de Florença.

Lorenzo nasceu em Florença , filho de Pierfrancesco de ' Medici ( o Velho) e Laudomia Acciaioli . As relações entre o ramo Medici sênior e os mais jovens " Popolani " ramo tinha sido tensa desde a década de 1440 , e Pierfrancesco tentou proteger seus filhos da influência do ramo sênior . [1] Mas Lorenzo e Giovanni ainda eram meninos quando seu pai Pierfrancesco morreu em 1476, e eles prontamente veio sob a tutela de seu primo mais velho , Lorenzo ( il Magnifico ), o governante efetivo de Florença. Enfrentando dificuldades financeiras após 1478, Lorenzo il Magnifico saquearam a herança Popolani meninos com "empréstimos forçados " . [1] No momento em que atingiu a maioridade , eles alegaram Lorenzo il Magnifico lhes devia mais de 100.000 ducados ( Il Magnificao eventualmente pago um pouco mais metade do que em 1485 ) .

No entanto, Lorenzo il Magnifico garantiu sua ala obteve a melhor educação que poderia ser comprado na hora . Lorenzo di Pierfrancesco estudou com notável humanistas do Renascimento florentino Marsilio Ficino , Angelo Poliziano e Giorgo Antonio Vespucci ( tio do navegador Américo Vespúcio , Américo era um sujeito -aluno e , a partir do 1483, tornou-se um empregado e amigo de Lorenzo di Pierfrancesco , no início de 1500, Amerigo Vespucci iria enviar a maioria de suas cartas famosas no "Novo Mundo" para Lorenzo di Pierfrancesco ) . Lorenzo di Pierfrancesco surgiu com a reputação de ser um homem de idéias liberais , um poeta e conhecedor de arte em seu próprio direito .



Mercury de Botticelli em Primavera pode ter sido modelado após Lorenzo di Pierfrancesco

Em 1482 , Lorenzo il Magnifico marcada para o casamento entre o jovem Lorenzo di Pierfrancesco e Semiramide Appiano, filha do senhor Appiani Jacopo III de Piombino , que trouxe não só lucrativas relações comerciais , mas também ligações políticas ( o Appiani foram relacionados pelo casamento com a aragonesa de Nápoles). Lorenzo il Magnifico pode ter encomendado de Sandro Botticelli Pallas Athene Domar um centauro como presente de casamento para o novo casal , presumivelmente sugerindo que Semirande ( representado por Pallas ) devem se esforçar para " domar " jovem Lorenzo di Pierfrancesco ( representado pelo centauro ) (ou mais metaforicamente , a entrega de insticts bruta para a deusa da razão, uma referência para a entrada de Lorenzo di Pierfrancesco de masculinidade ) . Acredita-se que também nesta ocasião , seja Lorenzo il Magnifico ou Lorenzo di Pierfrancesco próprio , encomendado Alegoria da Primavera de Botticelli para celebrar o casamento - com Mercúrio representa Lorenzo di Pierfrancesco e Semiramide representado pela Graça central ( ou , possivelmente, Flora) . Lorenzo di Pierfrancesco Acredita-se que depois de encomendado Botticelli O Nascimento de Vênus , uma das mais famosas pinturas do Renascimento.

Lorenzo di Pierfranceso era o proprietário do Villa del Trebbio , herdada de seu avô Lorenzo , o Velho, e Villa di Castello , adquirida em 1477 por ordem de Lorenzo il Magnifico . Em 1483 , ele foi enviado como embaixador de Florença para Paris, para testemunhar a coroação de Carlos VII de França .

Discussões sobre a herança permaneceu . A ruptura com Lorenzo il Magnifico veio à tona em outubro de 1484, quando o ditador garantiu o apagamento do nome de Lorenzo di Pierfrancesco das listas de pessoas elegíveis para a eleição para as instituições políticas florentinas . Como parte do acordo , em 1485 , que envolveu fora de arbitragem , Lorenzo di Pierfrancesco e seu irmão Giovanni il Popolano recebeu a propriedade de Villa Cafaggiolo família Médici , na região de Mugello. No entanto, ficou claro que Lorenzo di Pierfrancesco teria de engavetar qualquer cargo público ou ambições políticas durante o governo de il Magnifico .

Quando Lorenzo il Magnifico morreu ( 1492 ) , Lorenzo e Giovanni aliaram contra o filho deste último, Piero ( il fátuo ) . Dois anos depois, eles foram exilados , mas voltou quando o rei Charles VIII da França invadiu a Itália e Piero foi expulso de Florença por um governo republicano. Os dois irmãos alinhou com o Partido Republicano , e recebeu o apelido de Popolano ( "Popular " ) . Lorenzo di Pierfrancesco tornou-se uma das figuras mais marcantes da nova administração , e foi considerado por muitos como o herdeiro cultural do il Magnifico . Ele protegeu Botticelli, Michelangelo , Filippino Lippi , Bartolomeo Scala, e em 1494 ele fundou uma oficina de cerâmica em Cafaggiolo .

Ele foi ofuscado por Savonarola , mas após a morte deste último, havia rumores de que ele receberia a regra de pessoal efetivo da República , no entanto, ele se recusou . Em 1501 , Lorenzo di Pierfrancesco era suspeito de um lote de terreno com Cesare Borgia para favorecer este último na conquista da cidade , mas as acusações nunca foram confirmadas . Ele morreu em Florença, em 1503.

Seu neto Lorenzino de ' Medici era o assassino de Alessandro de' Medici, o último governante de Florença a partir do ramo "senior" do Medici , passando , assim, poder para o bisneto de Lorenzo Cosimo I de ' Medici .