Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Los Angeles Galaxy (ou L.A. Galaxy) é uma equipe americana de futebol com sede na cidade de Los Angeles.
O clube surgiu em 1995 e foi um dos fundadores da Major League Soccer (MLS, a liga de futebol estadunidense) que teve seu primeiro campeonato realizado em 1996. O nome Galaxy é uma referência a Hollywood, o famoso bairro da cidade de Los Angeles (sede da equipe) que é o lar de muitas estrelas de cinema.
Campeonatos [editar]
Cobi Jones atuando pelo Los Angeles Galaxy em 2003
O Los Angeles Galaxy chegou à grande final da Major League Soccer, a MLS Cup, sete vezes: 1996, 1999, 2001, 2002, 2005, 2011 e 2012, vencendo-a em quatro ocasiões: 2002, 2005, 2011 e 2012. Em 2005, venceu também a US Open Cup fazendo o chamado Double (dupla, popular "dobradinha" no Brasil), que designa a vitória nos dois campeonatos mais importantes do futebol dos Estados Unidos. Venceu também o MLS Supporters' Shield em 1998, 2002, 2010 e 2011.
Copa dos Campeões da CONCACAF [editar]
Em 2000, o Los Angeles Galaxy venceu o seu campeonato mais importante até hoje: a Copa dos Campeões da CONCACAF, o principal torneio interclubes da região das Américas do Norte, Central e do Caribe. O adversário batido em jogo único foi o Olimpia, de Honduras, pelo placar de 3 a 2.
Mundial de Clubes da FIFA [editar]
Ao vencer a Copa dos Campeões da CONCACAF em 2000, o Los Angeles Galaxy ganhou o direito de disputar o Mundial de Clubes da FIFA de 2001. Porém, com a falência da ISL, empresa parceira da FIFA, o campeonato foi cancelado e o Galaxy perdeu a oportunidade de ser a primeira equipe estadunidense e da MLS a participar dessa competição.1
David Beckham [editar]
Em 11 de Janeiro de 2007, o Los Angeles Galaxy anunciou a contratação do jogador - e popstar - do Real Madrid David Beckham.2 Com a assinatura deste contrato e com outros contratos publicitários, David Beckham tornou-se um dos futebolistas mais bem pagos do mundo.
Sob o slogan Beckham comes to America, a expectativa pela chegada do craque britânico no verão estadunidense deste ano, tanto de torcedores como de jornalistas do mundo inteiro, foi enorme.
E o chamado "efeito Beckham" já se faz sentir: em 10 de fevereiro de 2007, oitocentas pessoas (o dobro em relação ao ano passado) se apresentaram para testes no Los Angeles Galaxy. Aspirantes a astros de várias nacionalidades (entre eles brasileiros, ingleses, mexicanos, sul-africanos, entre outros) vieram tentar conseguir uma vaga na equipe da Califórnia.
Em 14 de maio, o Galaxy também anunciou oficialmente a contratação do defensor português Abel Xavier,3 que fez sua estréia em 17 de junho na vitória do Galaxy sobre o Real Salt Lake por 3 a 2 com atuação elogiada.
Beckham finalmente chegou no Los Angeles Galaxy em 13 de julho de 2007 com uma grande recepção por parte dos adeptos, dirigentes e mídia estadunidenses.4 Sua estréia oficial foi em 21 de julho (embora tenha jogado apenas dez minutos) em um amistoso contra a equipe britânica Chelsea para quem o Los Angeles Galaxy perdeu por 1 a 0. 5
Em 15 de agosto, Beckham marcou seu primeiro gol pelo Galaxy - e ainda fez uma assistência para outro gol, de Landon Donovan - na vitória de 2 a 0 de sua equipe sobre o arquirival DC United na disputa da Superliga (campeonato jogado entre equipes da MLS e do México para disputar o título de campeão da América do Norte). Com a vitória, o Los Angeles Galaxy ganhou o direito de decidir, em 29 de agosto, a primeira final da primeira Superliga contra a equipe mexicana Pachuca. Porém perdeu o título na cobrança de penaltis, por 4 a 3, após um empate no tempo normal em 1 a 1. Não teve melhor sorte na MLS Cup não chegando aos playoffs finais, apesar de uma boa recuperação. Em 2008, participou do primeiro Campeonato Pan-Pacífico, porém foi derrotado pela equipe japonesa Gamba Osaka e ficou fora da grande final. Mas, ainda assim, obteve o terceiro lugar ao derrotar o Sydney FC. Em 22 de novembro de 2009, chegou à final da MLS Cup, mas foi superado pela equipe Real Salt Lake[1]. O primeiro título de Beckham no Los Angeles Galaxy foi a MLS Supporters' Shield, conquistada em 20106 sendo bicampeão em 2011.7 Nesse mesmo ano conquistou o mais importante título do futebol estadunidense, a MLS Cup.8
Rivalidades [editar]
Os dois maiores rivais do Los Angeles Galaxy são o Club Deportivo Chivas USA e o San José Earthquakes. Estas rivalidades devem-se sobretudo à proximidade geográfica existente entre os clubes. Os jogos entre Los Angeles Galaxy e o Club Deportivo Chivas USA dão origem ao Honda SuperClasico. Já os encontros contra o San José Earthquakes são denominados de Clássico da California.
Até 2002 o Los Angeles Galaxy jogou os seu jogos em casa, no estádio Rose Bowl.
Em 2003 mudou-se para o Home Depot Center, onde ainda hoje joga as suas partidas. A partir de 2005 começa a partilhar este estádio com o seu rival Club Deportivo Chivas USA.
Este estádio tem capacidade máxima de 27.000 lugares e já sediou diversos eventos desportivos e culturais. Tem como principal patrocinador a empresa estadunidense Home Depot.
Elenco atual [editar]
Atualizado em 8 de março de 2013.9
- Legenda:
: Capitão atual
²: Vice capitão
Jogadores históricos [editar]
O estadunidense
Landon Donovan, um dos maiores craques da história do Los Angeles Galaxy, atuando durante a temporada 2011
Números de camisa aposentados [editar]
13 –
Cobi Jones (1996–2007)
Treinadores [editar]
Cozmo, o "sapo extraterrestre" que é o macote do Los Angeles Galaxy
Uniformes atuais [editar]
- 1º uniforme: Camisa branca,calção e meias brancas;
- 2º uniforme: Camisa azul,calção e meias azuis;
- 3º uniforme: Camisa preta, calção e meias pretas.
Uniformes dos goleiros [editar]
Uniformes anteriores [editar]
Referências
Ligações externas [editar]