Lost in Space

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lost in Space
LostinSpace logo.jpg
Informação geral
Formato
Gênero Comédia
Aventura
Ficção Científica
Duração 60 minutos
Criador(es) Irwin Allen
Desenvolvedor(es) Irwin Allen
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es)
associado(s)
Jerry Briskin
William D. Faralla
Cinematografia Estados UnidosLos Angeles
Estados Unidos Cantil , Califórnia
Câmera Single-camera
Distribuída por Estados Unidos CBS
Brasil RBTV
Roteirista(s) Irwin Allen
Peter Packer
Barney Slater
Elenco Mark Goddard
Marta Kristen
Billy Mumy
Angela Cartwright
Jonathan Harris
Bob May
Dick Tufeld
June Lockhart
Guy Williams
Empresa(s) de produção Estados Unidos20th Century Fox
Estados UnidosCBS
Localização Estados UnidosEstados Unidos
Emissora de
televisão original
Estados Unidos CBS
Formato de áudio Mono (RCA)
Transmissão original 6 de Março de 1968
N.º de temporadas 3
N.º de episódios 84

Perdidos no Espaço é um seriado de televisão produzido entre 1965 e 1968, que contava as aventuras da família Robinson no espaço, a bordo da nave Júpiter 2, juntamente com o Robô B9 e o Dr. Zachary Smith (Jonathan Harris).

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

No ano 1997, a Terra sofre com sua superpopulação. O Professor John Robinson, sua esposa Maureen, seus filhos (Judy, Penny e Will) e o Major Don West são selecionados para viajar pelo espaço até um planeta do sistema Alpha Centauri a fim de estabelecer uma colônia da Terra para que outras pessoas possam viver lá. Eles estão a ir em uma espaçonave batizada de Júpiter 2. No entanto, o doutor Zachary Smith, um agente de um governo inimigo, é enviado para sabotar a missão. Ele é bem sucedido em reprogramar o robô B9 para destruir os equipamentos da nave 8 horas após a decolagem, mas no processo atrasa-se ficando na espaçonave que decola com ele a bordo. Ele então tenta desativar o robô, mas este percebe que foi desligado e se auto religa. Sem saber do perigo que ele criou para todos, o doutor Zachary Smith decide acordar a família Robinson que estava em tubos de hibernação e quando o pessoal menos espera, o robô B9 inicia a sua programação, conseguindo destruir o sistema de navegação, rádio e vários aparelhos importantes da espaçonave antes de ser desativado. Com a espaçonave em sérias avarias e já muito distante da rota programada, todos a bordo tornam-se perdidos no espaço e agora lutam tentando encontrar o caminho de volta para casa.

Produção[editar | editar código-fonte]

Jonathan Harris (Doutor Smith) ao lado do robô em 1967

O seriado, produzido pela CBS e que tinha como criador e produtor executivo Irwin Allen, foi ao ar pela primeira vez nos Estados Unidos em setembro de 1965 e permaneceu até março de 1968.

A série teve o episódio piloto mais caro da história da televisão, e que nunca foi ao ar (cenas do episódio piloto foram reaproveitadas nos primeiros cinco episódios da série). Segundo rumores da época, caso a série não fosse um sucesso, a CBS poderia quebrar pelo dinheiro gasto na produção.

Irwin Allen foi um produtor de televisão muito bem sucedido, que emplacou outros sucessos tais como "Terra de Gigantes", "O Túnel do Tempo" e "Viagem ao Fundo do Mar". No entanto, Perdidos no Espaço foi, sem dúvida, seu maior sucesso. Allen aproveitou ainda na sua série elementos do clássico de 1956, Forbidden Planet (br.: O Planeta Proibido), tais como o formato de disco da nave Jupiter 2; e o robô serviçal humanóide, que no filme era chamado de Robby.

Jonathan Harris (que interpreta o doutor Smith) foi contratado por último para participar da série, e por isto aparece nos créditos como "participação especial" (termo usado na televisão pela primeira vez no seriado). Apesar de ter sido o último personagem a ser incluído na idéia da série (no episódio piloto não há Dr. Smith nem o Robô), ele acaba sendo o centro da trama.

Perdidos no Espaço teve 3 temporadas produzidas. A 1ª temporada foi produzida em preto-e-branco. Na 2ª temporada a série ganha cores, mas perde bastante em qualidade, deixando de lado o foco na ficção científica, e adotando um tom mais de comédia. Na 3ª e última temporada, esse tom de comédia se acentua ainda mais. Pouco antes de se começar a produção da 4ª temporada, a série é cancelada, mesmo apesar de alguns roteiros já estarem escritos e de algumas cenas já terem sido gravadas.

História[editar | editar código-fonte]

A história do seriado se passa no futuro. Em 16 de outubro de 1997, a espaçonave Júpiter 2 está em contagem regressiva para ser lançada ao espaço com a família Robinson, que tentará colonizar um planeta em Alfa Centauri, projeto que resolveria o problema da superpopulação da Terra.

Participavam também da expedição, além do Professor John Robinson, sua esposa Maureen Robinson, e seus filhos, Judy, Will e Penny, o Major Don West que era o piloto da nave Jupiter 2 (no episódio-piloto a nave chama-se Gemini 12 — alusão ao projeto Gemini, do programa espacial norte-americano).

Um espião estrangeiro infiltrado sabota a missão, levando-os a ficar perdidos no espaço. No entanto, este espião-sabotador acaba preso na nave com a família Robinson. Ele é o Doutor Zachary Smith.

Tema musical[editar | editar código-fonte]

O tema musical do seriado ficou a cargo de John Williams, mais tarde consagrado como compositor de sucessos do cinema. E muito bem reaproveitado no filme de 1998.

Fim da série e repetições[editar | editar código-fonte]

É interessante notar que a série foi encerrada não por estar com baixos índices de audiência, mas por medidas de contenção de despesas da CBS, que estava com suas finanças abaladas por outros projetos mal sucedidos.[carece de fontes?] No entanto, tornou-se sucesso absoluto em inúmeras repetições na televisão em todo o mundo.

Em 1997 — ano que seria o lançamento da Júpiter 2 — é produzido o filme Lost in Space (filme). Com participação especial de June Lockhart (Maureen Robinson), que no filme aparece como a diretora da escola (em holograma), e das atrizes Angela Cartwright (Penny Robinson) e Marta Kristen (Judy Robinson), como repórteres. Mark Goddard, o intérprete do piloto Major Don West na TV, aparece no longa do cinema como o general que apresenta Don ao Professor John Robinson.

Houve ampla repercussão em 2004 na mídia brasileira sobre o lançamento do DVD de "Perdidos no Espaço". Além disto, contra a vontade da distribuidora internacional, no Brasil, o DVD sai com a dublagem original da série e com o inédito episódio piloto como bônus.[1]

Exibição no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, a série estreou em 4 de dezembro de 1966, nas tardes de domingo da TV Record, então transmitida apenas para São Paulo, às 18h, logo após o programa Jovem Guarda.

Em 1970, Perdidos passou a ser exibida na Rede Globo, onde ficou até 1978, quando passou para a TV Tupi. Com a extinção da emissora, em 1980, os direitos foram adquiridos pela Rede Bandeirantes, que exibiu a série esporadicamente durante a década de 1980. Em 1988, a TV Gazeta, então com programação dirigida ao público jovem da época, com programas como TV Mix e Clip Trip, compra Perdidos e enfim - graças a protestos de fãs - volta a exibir a primeira temporada da série, produzida em preto e branco e ignorada pelas emissoras anteriores desde que as cores foram instituídas na televisão brasileira, em 1972.

Em 1990, a Rede Record é comprada pela Igreja Universal, que refaz toda a programação da emissora. Como tapa-buraco no horário da manhã, é exibida a faixa Manhã de Aventura, na qual eram exibidas várias séries clássicas, entre elas, Perdidos. Fato curioso é que a reapresentação da Record se iniciou precisamente no episódio seguinte ao último apresentado pela TV Gazeta no ano anterior.

Na televisão a cabo, foi ao ar nos canais Fox durante a década de 90 e FX entre 2003 e 2007.

Lançamento em DVD[editar | editar código-fonte]

Perdidos no Espaço já teve suas 3 temporadas completas lançadas em DVD no Brasil. A 1ª temporada foi lançada conforme foi produzida, em preto-e-branco, e traz também o episódio piloto "No Place to Hide", jamais exibido no Brasil, e portanto, não-dublado. As 2ª e 3ª temporadas foram lançadas em cores. Todas as 3 temporadas apresentam a dublagem original brasileira, realizada na década de 1960.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Guy Williams John Robinson
June Lockhart Maureen Robinson
Mark Goddard Don West
Marta Kristen Judy Robinson
Billy Mumy Will Robinson
Angela Cartwright Penny Robinson
Jonathan Harris Zachary Smith

Vozes no Brasil[editar | editar código-fonte]

Voz Personagem
Astrogildo Filho e Rebello Neto John Robinson
Helena Samara Maureen Robinson
Ary de Toledo Don West
Neuza Maria e Áurea Maria Judy Robinson
Magali Sanches e Maria Inês Will Robinson
Cristina Camargo e Aliomar de Matos Penny Robinson
Borges de Barros Zachary Smith
José Soares, Jorge Ramos, Amaury Costa e Gilberto Baroli Robô

A narração é de Ibrahim Barchini, Emerson Camargo e Carlos Alberto Vaccari.

A dublagem no Brasil foi realizada pelos estúdios da AIC (Arte Industrial Cinematografica).

Episódios[editar | editar código-fonte]

É interessante observar que as três temporadas da série foram sensivelmente diferentes uma da outra: a primeira, em preto e branco, tinha mais embasamento tecnológico e apresentava o Dr. Smith como um perigoso espião estrangeiro, porém, pouco a pouco, ele passa a se tornar um covarde preguiçoso; na segunda temporada, a trama, com ênfase na comédia, se centra no Dr. Smith e no Robô, e as aventuras tornam-se cada vez mais absurdas (recheadas de alienígenas birutas, como, por exemplo, em forma de cenoura), e também a partir desta segunda temporada, a série passa a ser em cores; finalmente, na última temporada, cada personagem passa a ter destaque alternadamente, reduzindo a participação do Dr. Smith. Nesta terceira temporada a série voltou a enfatizar a aventura.

  1. No Place To Hide (episódio piloto, nunca exibido)

Primeira temporada[editar | editar código-fonte]

Cena do primeiro episódio (1965)
  1. O Clandestino Teimoso (The Reluctant Stowaway)
  2. A Nave Fantasma (The Derelict)
  3. Ilha no Céu (Island in The Sky)
  4. Terra de Gigantes (There Were Giants in the Earth)
  5. Mar Revolto (The Hungry Sea)
  6. Hapgood Esteve Aqui (Welcome Stranger)
  7. Um Estranho Amigo (My Friend, Mr. Nobody)
  8. Invasores da Quinta Dimensão (Invaders from Fifth Dimension)
  9. O Estranho Oásis (The Oasis)
  10. Os Seres Eletrônicos (The Sky is Falling)
  11. A Lâmpada de Aladim (Wish Upon a Star)
  12. A Mini Espaçonave (The Raft)
  13. O Cão Desaparecido (One of Our Dogs is Missing)
  14. O Ataque das Plantas Monstruosas (Attack of The Monster Plants)
  15. Volta à Terra (Return from Outer Space)
  16. O Estranho Colecionador - 1ª parte (The Keeper)
  17. O Estranho Colecionador - 2ª parte (The Keeper)
  18. O Pirata do Céu (The Sky Pirate)
  19. O Fantasma do Espaço (Ghost in Space)
  20. A Guerra dos Robots (The War of the Robots)
  21. O Espelho Mágico (The Magic Mirror)
  22. O Desafio (The Challenge)
  23. O Mercador do Espaço (The Space Trader)
  24. Sua Majestade Smith (His Majesty Smith)
  25. Os Semeadores do Universo (The Space Croppers)
  26. Nem Tudo o que Reluz... (All That Gliters)
  27. A Civilização Perdida (The Lost Civilization)
  28. Um Passeio à Sexta Dimensão (A Change of Space)
  29. A Voz do Espírito (Follow The Leader)

Segunda temporada[editar | editar código-fonte]

  1. Fuga Desesperada (Blast Off Into Space)
  2. A Estranha Dama Verde (Wild Adventure)
  3. O Planeta Fantasma (The Ghost Planet)
  4. O Mundo Proibido (The Forbidden World)
  5. Circo do Espaço (Space Circus)
  6. O Tribunal das Galáxias (The Prisoners Of Space)
  7. A Máquina Andróide (The Android Machine)
  8. Os Torneios Mortais de Gama 6 (The Deadly Games of Gamma 6)
  9. O Ladrão do Espaço Sideral (The Thief From Outher Space)
  10. A Maldição do Primo Smith (Curse of Cousin Smith)
  11. A Oeste de Marte (West Of Mars)
  12. Uma Visita ao Inferno (A Visit To Hades)
  13. A Destruição do Robô (The Wreck Of The Robot)
  14. O Monstro do Pesadelo (The Dream Monster)
  15. O Homem Dourado (The Golden Man)
  16. A Moça da Dimensão Verde (The Girl From The Green Dimension)
  17. O Cavaleiro Espacial (The Questing Beast)
  18. O Fabricante de Brinquedos (The Toymaker)
  19. Motim no Espaço (Mutiny In Space)
  20. Os Vikings do Céu (The Space Vikings)
  21. Foguete para a Terra (Rocket To Earth)
  22. A Caverna dos Mágicos (The Cave Of The Wizards)
  23. O Tesouro do Planeta Perdido (Treasures Of The Lost Planet)
  24. A Revolta dos Andróides (Revolt Of The Androids)
  25. Os Colonizadores (The Colonists)
  26. Viagem Através do Robô (Trip Through The Robot)
  27. A Família Fantasma (The Phantom Family)
  28. Os Homens Mecânicos (The Mechanical Men)
  29. O Viajante Astral (The Astral Traveller)
  30. O Amuleto da Galáxia (The Galaxy Gift)

Terceira temporada[editar | editar código-fonte]

  1. Os Condenados (The Condemned of Space)
  2. Visita a um Planeta Hostil (Visit To A Hostile Planet)
  3. O Ataque dos Homens-Relógio (Kidnapped in Space)
  4. A Noite do Caçador (Hunter's Moon)
  5. Primitivos do Espaço (The space Primevals)
  6. O Terrível Exército Cyborgue (The Space Destructors)
  7. O Inacreditável Zaybo (The Haunted Lighthouse)
  8. O Misterioso Planeta Verde (Flight Into The Future)
  9. Colisão de Planetas (Collision Of The Planets)
  10. Criaturas da Névoa (The Space Creatures)
  11. A Namorada do Robô (Deadliest of the Species)
  12. Jardim Zoológico das Galáxias (A Day at the Zoo)
  13. O Grande Hotel Espacial (Two Weeks In Space)
  14. A Princesa do Planeta Gelado (Castles in Space)
  15. Robinson Número 2 (Anti-Matter Man)
  16. Ataque à Terra (Target: Earth)
  17. Penny, A Princesa do Espaço (Princess Of Space)
  18. O Mercador do Tempo (The Time Merchant)
  19. O Planeta Prometido (The Promised Planet)
  20. Os Fugitivos (Fugitives In Space)
  21. O Concurso de Beleza Cósmica (Space Beauty)
  22. O Inacreditável Monstro Vegetal (The Flamig Planet)
  23. A Revolta das Plantas (The Great Vegetable Rebellion)
  24. A Enorme Sucata do Espaço (Junkyard of Space)

Referências

  1. Central RetrôTV. DVD Perdidos no Espaço (em Português). Página visitada em 5 de abril de 2011.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Lost in Space

Ligações externas[editar | editar código-fonte]